Tapete catavento – passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o TAPETE CATAVENTO. Um tapete simples porém muito bonito. O acabamento do tapete pode ser feito todo da mesma cor predominante, escolhi fazer com as cores utilizadas nas flores para dar mais destaque. Esta é a primeira parte do tapete, siga os links abaixo para acessar as outras partes e também para confeccionar as flores.

MATERIAIS

01 – Para este tapete vamos precisar de 3 flores. Utilizei a FLOR CATAVENTO que temos o passo a passo aqui no blog. No passo a passo da flor ensina como fazer as alças e a base, a única diferença é que fiz as alças para base com a mesma cor que fiz a flor, no passo a passo as alças foram feitas com o barbante branco, mas não faz diferença. Para ver o passo a passo da flor CLIQUE AQUI.

Flor catavento (4) Flor catavento (12) Flor catavento (14)

02 – Aqui você pode ver o avesso da flor, temos 8 alças onde vamos iniciar o trabalho. Amarre o barbante em qualquer uma das alças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes. Iniciei o trabalho em uma das flores mais escura por ser a que vai ficar na ponta do tapete.

Tapete catavento - passo a passo (1) Tapete catavento - passo a passo (2) Tapete catavento - passo a passo (3) Tapete catavento - passo a passo (4)

03 – Faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e mais 3 pontos altos ainda na mesma alça formando um leque. Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça apenas um bloquinho com 3 pontos altos. Na terceira alça faça novamente um leque… siga intercalando e finalize a volta com ponto baixíssimo. Teremos então um quadradinho como base.

Tapete catavento passo a passo (1) Tapete catavento passo a passo (2) Tapete catavento passo a passo (3) Tapete catavento passo a passo (4) Tapete catavento passo a passo (5) Tapete catavento passo a passo (6)

04 – Após finalizar a volta, siga com ponto baixíssimo e no meio do leque faça 1 ponto baixo. Em seguida faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e então faça um leque.

Tapete catavento passo a passo (7) Tapete catavento passo a passo (8)

05 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 1 bloquinho com 3 pontos altos no espaço de uma corrente da volta anterior, faça novamente uma corrente de espaço e novamente bloquinho no espaço seguinte.

Tapete catavento passo a passo (9) Tapete catavento passo a passo (10)

06 – Agora vamos fazer a primeira parte oval do tapete, faça uma corrente de espaço e em seguida faça 1 ponto alto no terceiro ponto alto do leque, veja que é exatamente o ponto que fica mais próximo das duas correntes de espaço. Em seguida faça 4 pontos altos dentro do espaço de duas correntes.

Tapete catavento passo a passo (11) Tapete catavento passo a passo (12) Tapete catavento passo a passo (13)

07 – Após os 4 pontos altos faça 1 ponto alto no primeiro ponto alto do leque, ou seja, o que está mais próximo do espaço de duas correntes. Desta forma teremos então 6 pontos altos formando o primeiro canto arredondado do tapete.

Tapete catavento passo a passo (14) Tapete catavento passo a passo (15)

08 – Faça uma corrente de espaço e siga trabalhando bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior, no leque seguinte será o outro canto arredondado do tapete, então repita os passos do canto anterior formando então um canto arredondado com 6 pontos altos.

Tapete catavento passo a passo (16) Tapete catavento passo a passo (17) Tapete catavento passo a passo (18) Tapete catavento passo a passo (19) Tapete catavento passo a passo (20)

09 – Após fazer os dois cantos arredondados, siga com bloquinhos e no canto seguinte faça 1 leque, pois esta parte será emendada com a flor do meio e por isso não será arredondada. Siga até o fim da volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Veja como ficou este motivo, coloquei imagem do avesso para que possa entender melhor.

Tapete catavento passo a passo (21) Tapete catavento passo a passo (22) Tapete catavento passo a passo (23) Tapete catavento passo a passo (24) Tapete catavento passo a passo (25) Tapete catavento passo a passo (26)

Temos um motivo com duas voltas em branco, sendo a segunda volta 2 cantos com leques e 2 cantos arredondados…

Tapete catavento passo a passo (27)

10 – Agora vamos trabalhar na flor mais clarinha, ela ficará no meio do tapete e por isso não tem nenhum dos cantos arredondados. A primeira volta faça como já fizeste na flor anterior, teremos uma base quadradinha.

Tapete catavento passo a passo (28) Tapete catavento passo a passo (29)

11 – Após finalizar a primeira volta, siga com ponto baixíssimo até o meio do leque, faça leque dentro de leque e em seguida trabalhe os bloquinhos com 3 pontos altos sempre com uma corrente de espaço.

Tapete catavento passo a passo (30) Tapete catavento passo a passo (31) Tapete catavento passo a passo (32)

12 – Após fazer a primeira lateral e chegando no cantinho, vamos fazer o leque mas ao mesmo tempo emendar no primeiro motivo. Por isso faça apenas 1 bloquinho com 3 pontos altos, faça uma corrente de espaço e em seguida emparelhe na primeira flor e prenda com 1 ponto baixo bem no meio do leque que forma 1 dos cantos do motivo, veja que temos leques em dois dos cantos do primeiro motivo, a parte arredondada não tem espaço e por isso é bem fácil visualizar.

Tapete catavento passo a passo (33) Tapete catavento passo a passo (34) Tapete catavento passo a passo (35) Tapete catavento passo a passo (36) Tapete catavento passo a passo (37) Tapete catavento passo a passo (38) Tapete catavento passo a passo (39) Tapete catavento passo a passo (40) Tapete catavento passo a passo (41)

13 – Após prender com ponto baixo, não precisa fazer corrente de espaço, trabalhe mais 3 pontos altos no mesmo canto do segundo motivo formando então o leque.

Tapete catavento passo a passo (42) Tapete catavento passo a passo (43) Tapete catavento passo a passo (44)

14 – Novamente sem fazer corrente de espaço, prenda com ponto baixo no espaço dos bloquinhos do primeiro motivo, prendendo com ponto baixo o próprio ponto dá o espaço necessário para que não fique repuxando.

Tapete catavento passo a passo (45) Tapete catavento passo a passo (46) Tapete catavento passo a passo (47)

15 – Após prende com ponto baixo, trabalhe o bloquinho com 3 pontos altos no segundo motivo normalmente, em seguida prenda no espaço seguinte do primeiro motivo… siga até que ao chegar no cantinho faremos leque prendendo no leque do primeiro motivo.

Tapete catavento passo a passo (48) Tapete catavento passo a passo (49) Tapete catavento passo a passo (50)

16 – Chegando no cantinho do segundo motivo, faça 3 pontos altos e em seguida prenda com ponto baixo no canto do primeiro motivo, faça uma corrente de espaço e em seguida complete o leque. Feito isso, siga trabalhando a segunda volta da segunda flor normalmente, no cantinho seguinte faça leque novamente… siga na lateral seguinte, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Tapete catavento passo a passo (51) Tapete catavento passo a passo (52) Tapete catavento passo a passo (53) Tapete catavento passo a passo (54) Tapete catavento passo a passo (55) Tapete catavento passo a passo (56) Tapete catavento passo a passo (57) Tapete catavento passo a passo (58)

Fica assim as duas primeira flores unidas…

Tapete catavento passo a passo (59)

17 – Agora vamos unir a segunda flor mais escura, nesta faremos novamente os cantinhos arredondados por ser a flor na outra ponta do tapete. A primeira volta é exatamente como já fizeste anteriormente, uma base quadradinha. Após finalizar a primeira volta, siga com ponto baixíssimo até o meio do leque para iniciar a segunda volta.

Tapete catavento passo a passo (60) Tapete catavento passo a passo (61) Tapete catavento passo a passo (62)

18 – Após fazer o ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e em seguida faça mais 2 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e já vamos iniciar a emenda, desta forma vamos terminar a volta em uma ótima posição para continuar a confecção do tapete.

Tapete catavento passo a passo (63)

19 – Após as correntes e 2 pontos altos faça uma corrente de espaço e em seguida prenda com ponto baixo no cantinho direito da flor mais clara, ou seja, no leque. Siga com a emenda como já vimos nos passos anteriores.

Tapete catavento passo a passo (64) Tapete catavento passo a passo (65) Tapete catavento passo a passo (66) Tapete catavento passo a passo (67)

20 – Após emendar esta flor teremos então mais 3 laterias (2 cantos) para trabalhar, siga na lateral normalmente fazendo bloquinhos com 3 pontos altos e uma corrente de espaço, ao chegar no cantinho vamos repetir o mesmo que fizemos na primeira flor. Um canto arredondado sendo 1 ponto alto em cima do terceiro ponto alto do leque, 4 pontos altos no espaço de duas correntes e 1 ponto alto em cima do 4º ponto alto do leque. Exatamente como os cantinhos arredondados que já fizeste.

Tapete catavento passo a passo (68) Tapete catavento passo a passo (69) Tapete catavento passo a passo (70)

21 – Siga a lateral normalmente com bloquinhos e no canto seguinte novamente faça-o arredondado. Siga na ultima lateral e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntinhas que iniciaram esta volta.

Tapete catavento passo a passo (71) Tapete catavento passo a passo (72) Tapete catavento passo a passo (73) Tapete catavento passo a passo (74)

As flores emendadas ficam assim…

Tapete catavento passo a passo (75)

Aqui o avesso para que possa visualizar melhor, veja que as pontas são todas arredondadas, assim nosso tapete ficará perfeito!

Tapete catavento passo a passo (76)

22 – Após emendar os motivos vamos trabalhar a primeira volta do tapete, digo a primeira porque esta sim será a primeira volta que faremos em todos os motivos já emendados. Preste bastante atenção nesta volta, pois ela define exatamente se o tapete vai ficar certinho, um ponto a mais ou um ponto a menos vai fazer muita diferença nas voltas seguintes comprometendo todo o trabalho.

Após ter finalizado com ponto baixíssimo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e em seguida faça ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete catavento passo a passo (77) Tapete catavento passo a passo (78)

23 – Chegando na emenda, faça 2 pontos altos no primeiro espaço, no meio da emenda faça 1 ponto alto, no espaço seguinte faça novamente 2 pontos altos. Ou seja, na emenda teremos 5 pontos altos.

Tapete catavento passo a passo (79) Tapete catavento passo a passo (80) Tapete catavento passo a passo (81)

24 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto, agora nos espaços de uma corrente faça apenas 1 ponto alto. Observe as imagens… Chegando na emenda seguinte novamente faça 2 pontos altos nos espaços e não se esqueça de fazer 1 ponto alto no meio da emenda. Siga até chegar no ultimo bloquinho antes de chegar no cantinho arredondado.

Tapete catavento passo a passo (82) Tapete catavento passo a passo (83) Tapete catavento passo a passo (84) Tapete catavento passo a passo (85) Tapete catavento passo a passo (86)

25 – Chegando no ultimo espaço que temos antes dos 6 pontos altos formando o canto arredondado, faça 2 pontos altos juntos no mesmo espaço. Agora vamos trabalhar no canto arredondado, temos 6 pontos altos certo? Faça da seguinte forma:

Tapete catavento passo a passo (87) Tapete catavento passo a passo (88) Tapete catavento passo a passo (89) Tapete catavento passo a passo (90)

26 – Agora vamos trabalhar na ponta do tapete, nesta parte em todos os espaços faça 2 pontos altos juntos, em seguida ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete catavento passo a passo (91) Tapete catavento passo a passo (92)

21 – No canto seguinte vamos fazer exatamente como no canto anterior…

Tapete catavento passo a passo (93) Tapete catavento passo a passo (94)

22 – No primeiro espaço após o canto arredondado novamente faça 2 pontos altos juntos, então siga com ponto alto em cima de ponto alto, nos espaços apenas 1 ponto alto e só volte a fazer 2 pontos altos juntos nas emendas e na ponta seguinte do tapete. Como as duas pontas são arredondadas e exatamente iguais, vou postar as images e você pode seguir os mesmos passos já visto. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete catavento passo a passo (95) Tapete catavento passo a passo (96) Tapete catavento passo a passo (97) Tapete catavento passo a passo (98) Tapete catavento passo a passo (99) Tapete catavento passo a passo (100) Tapete catavento passo a passo (101) Tapete catavento passo a passo (102) Tapete catavento passo a passo (103) Tapete catavento passo a passo (104) Tapete catavento passo a passo (105) Tapete catavento passo a passo (106)

Fica assim:

Tapete catavento passo a passo (107)

23 – 2ª volta – Agora saberemos se tudo ficou certinho na volta anterior. Se sobrar ou faltar ponto revise toda a volta. Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 4 correntes, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto.

Tapete catavento passo a passo (109) Tapete catavento passo a passo (110)

24 – Faça uma corrente de espaço, pule um ponto de base e faça ponto alto, novamente uma corrente de espaço, pule um ponto de base e faça ponto alto. Vamos seguir assim até o ponto alto que foi feito no ultimo ponto do bloquinho antes da parte arredondada do tapete, veja que apontei com a agulha.

Tapete catavento passo a passo (111) Tapete catavento passo a passo (112) Tapete catavento passo a passo (113) Tapete catavento passo a passo (114) Tapete catavento passo a passo (115)

25 – Nesta primeira lateral teremos um total de 20 pontos altos contando com as correntes iniciais

Tapete catavento passo a passo (116)

26 – Faça 5 correntes de espaço, pule 4 pontos de base e em seguida faça 3 pontos altos. (um em cada ponto de base)

Tapete catavento passo a passo (117) Tapete catavento passo a passo (118)

27 – Novamente 5 correntes de espaço, pule 4 pontos de base e faça 3 pontos altos.

Tapete catavento passo a passo (119) Tapete catavento passo a passo (120) Tapete catavento passo a passo (121)

28 – Siga novamente com 5 correntes de espaço, pule 4 pontos de base e mais uma vez 3 pontos altos, 5 correntes e 3 pontos altos, 5 correntes e faça ponto alto, veja que após fazer 4 bloquinhos de 3 pontos altos e 5 alças de 5 correntes de espaço novamente chegamos na lateral do tapete, exatamente em cima do ponto alto que fica na direção do primeiro bloquinho de 3 pontos altos.

Tapete catavento passo a passo (122) Tapete catavento passo a passo (123) Tapete catavento passo a passo (124)

29 – Na lateral faça sempre uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Nesta lateral teremos um total de 24 pontos altos até chegar no canto seguinte. Veja as imagens…

Tapete catavento passo a passo (125) Tapete catavento passo a passo (126) Tapete catavento passo a passo (127)

30 – Chegando no canto seguinte, (veja a primeira imagem que termina a lateral exatamente no ultimo ponto alto antes dos 2 pontos altos juntos) Faça a parte oval exatamente como a anterior.

Tapete catavento passo a passo (128) Tapete catavento passo a passo (129)

31 – Após terminar a parte oval ainda não terminou a volta, siga então com ponto alto e uma corrente de espaço até chegar no inicio da volta completando então 24 pontos altos como a outra lateral. Após o ponto alto faça uma corrente de espaço e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 que iniciaram a volta. Assim após a corrente teremos um espaço exatamente como todos os outros.

Tapete catavento passo a passo (130) Tapete catavento passo a passo (131) Tapete catavento passo a passo (132) Tapete catavento passo a passo (133) Tapete catavento passo a passo (134)

Se você fez tudo corretamente não vai sobrar nem faltar pontos, caso falte ou sobre revise as voltas anteriores.

Tapete catavento passo a passo (135) Tapete catavento passo a passo (136)

Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, mas não se preocupe! A continuação você encontra nos links abaixo:

36 comentários em “Tapete catavento – passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Tem uma cliente louca por esse modelo, já fiz dois desse tamanho agora eu queria saber se eu acrescentar mais flores dá certo na passadeira?

    1. Olá Débora, da para fazer sim. Você vai precisar adaptar para centralizar o coração que fica nas laterais do tapete… se for uma flor a mais por exemplo ele ficará com mais bloquinhos vazios antes e depois de cada coração… já se fizer com mais flores conte os bloquinhos para fazer 2 corações :)

  2. Bom dia! Gostei muito desse tapete e gostaria de fazer a tampa do vaso e o tapete do vaso para um jogo de banheiro. Há possibilidade de ser postado aqui? Onde encontrar revista que tenha esse gráfico?

    1. Oi Layane, Foi postado um jogo parecido em uma revista bem antiga. Creio que não tenha mais a revista para venda. Se conseguir encontrar o gráfico e mando pra você.

  3. Posso usar outra flor? Amo esse site fiko ansiosa aguardando novidade os pap sao perfeitos vcs sao nota 1000

  4. ola estou amando esse site,e perfeito,gostaria de ve se você conseguia o passo a passo do caminho de mesa brija flor,fico muito agradecida,bjs

  5. Olá gostaria de saber se posso fazer o tapete com mais flores ao invés de três colocar cinco por exemplo. Pois assim conseguiria fazer um jogo de cozinha.

  6. queria ver se vocês me conseguisse a receia do jogo de banheiro do tapete catavento bordado e sem flor no meio com o meio fechado e depois de pronto aplicar as flores,feito com cru e depois com arremate colorido

  7. Amei essa flor e tudo mais;o passo-passo muito bem explicado ñ tem como errar;vou seguir e fazer;quando eu fazer o meu vou postar no grupo viciadas por croche;obrigado

  8. Boa noite!! Estou fazendo esse modelo lindo, estou curiosa para saber qual o tamanho que ele fica, estou usando barbante número 8

    1. Eu fiz com fio 8, e o tapete ficou com quase 90 cm, ficou enorme. Mas amei, ficou lindo.

  9. Primeiramente quero agradecer ao site por disponibilizar tantos trabalhos lindos, com o passo a passo muito bem explicado! Obrigada! Gostaria de saber se alguém pode me ajudar, pois quero fazer este tapete com aproximadamente com 1.10 cm x 75 cm, como faço? Desde já agradeço!

    1. Olá Bárbara, para aumentar o comprimento basta aumentar o número de flores no inicio, porém a largura permanecerá a mesma. Neste caso realmente precisaria criar algo para deixá-lo mais largo e infelizmente nunca fiz para compartilhar algo que pudesse auxiliar você.

  10. Quero agradecer demais ao passo a passo tão bem explicado, que em nenhuma vez precisei desmanchar ou me confundi e tive que desfazer. Tudo é muito detalhado e minucioso, fica mesmo muito difícil o trabalho não ficar igual e perfeito! Muito obrigada à vocês que nos prestam esse serviço, que é de grande ajuda.

    “Sempre fica o perfume nas mãos que oferecem flores”

    Que todo o benefício que vocês nos trazem, vá em dobro para suas vidas! Muito sucesso meninas!

  11. Adorei esse site, parabéns e obrigada por compartilhar. O passo a passo é super explicativo, não tem como errar.

  12. Muito lindo, adoro esses tipos de tapetes e vou tentar fazer.obrigada por compartilhar essas obras lindas

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.