Tapete Cravo | Croche.com.br

Tapete Cravo

No passo a passo de hoje vou ensinar este lindo tapete utilizando a FLOR CRAVO. Assim como a flor este tapete é super fácil e rápido para ser confeccionado. Alem disso você pode fazer com quantas flores desejar seguindo o mesmo passo a passo.

Para este tapete utilizei o maravilhoso fio Barroco Decore Luxo da Círculo S/A  um fio super felpudo que veio para agregar ainda mais valor as peças.

Quer saber quanto cobrar em suas peças? Veja o artigo que temos AQUI no blog.

Tapete cravo passo a passo (1)

ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

MATERIAIS

01 – Confeccione 3 flores seguindo o passo a passo que temos disponível AQUI no blog. As flores ficarão com uma base quadrada prontas para darmos continuidade. Veja que atras de cada canto da flor temos uma alça com 4 correntes. Amarre o fio Barroco Maxcolor branco em um destes cantos.

Tapete cravo passo a passo (1) Tapete cravo passo a passo (2) Tapete cravo passo a passo (3) Tapete cravo passo a passo (4)

02 – Após amarrar prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos. Faça duas correntes e mais 3 pontos altos na mesma alça formando um leque que serve de canto.

Tapete cravo passo a passo (5) Tapete cravo passo a passo (6) Tapete cravo passo a passo (7) Tapete cravo passo a passo (8) Tapete cravo passo a passo (9) Tapete cravo passo a passo (10)

03 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça um bloquinho com 3 pontos altos no espaço que fica antes da folha seguinte. Veja que indiquei com a agulha na terceira imagem, os pontos serão feitos prendendo a alça que liga uma folha a outra…

Tapete cravo passo a passo (12) Tapete cravo passo a passo (13) Tapete cravo passo a passo (14) Tapete cravo passo a passo (15)

04 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça novamente bloquinho com 3 pontos altos no espaço que fica logo após a folha como indicado na primeira imagem… faça uma corrente de espaço e faça leque na alça que fica embaixo da terceira folha.

Tapete cravo passo a passo (16) Tapete cravo passo a passo (17) Tapete cravo passo a passo (18) Tapete cravo passo a passo (19) Tapete cravo passo a passo (20) Tapete cravo passo a passo (21)

Veja como fica no avesso da peça…

Tapete cravo passo a passo (22) Tapete cravo passo a passo (23)

05 – Agora basta seguir fazendo em todas as laterais e finalizar a volta com ponto baixíssimo.

Tapete cravo passo a passo (24) Tapete cravo passo a passo (25) Tapete cravo passo a passo (26) Tapete cravo passo a passo (27)

06 – Para iniciar a segunda volta siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos do leque e faça ponto baixo no meio do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço ficando com leque em cima de leque.

Tapete cravo passo a passo (28) Tapete cravo passo a passo (29) Tapete cravo passo a passo (30)

07 – Após o leque faça uma corrente de espaço e faça bloquinho com 3 pontos altos nos espaços entre os bloquinhos da carreira anterior… Siga por toda a volta e no final faça ponto baixíssimo ou alongue bem o fio e corte para fazer o acabamento com ajuda de uma agulha de mão.

Tapete cravo passo a passo (31) Tapete cravo passo a passo (32)

08 – Se optou por fazer o acabamento com agulha de mão, passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (o primeiro são as correntes)

Tapete cravo passo a passo (33) Tapete cravo passo a passo (34) Tapete cravo passo a passo (35)

09 – Em seguida passe o fio na última corrente como mostrado na primeira imagem e passe no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto (segunda imagem) saindo na parte de trás da peça.

Tapete cravo passo a passo (36) Tapete cravo passo a passo (37) Tapete cravo passo a passo (38) Tapete cravo passo a passo (39) Tapete cravo passo a passo (40)

10 – Conduza o fio até onde está a outra ponta de fio que amarrou para iniciar, amarre as duas pontas, esconda parte do fio e corte as sobras. Veja que teremos um quadradinho perfeito! (Reserve)

Tapete cravo passo a passo (41) Tapete cravo passo a passo (42) Tapete cravo passo a passo (43)

11 – Com a segunda flor faça a primeira volta completa e na segunda volta faça apenas duas laterais como mostrado na imagem para que se inicie a emenda dos motivos.

Tapete cravo passo a passo (44)

12 – Chegando no canto da segunda lateral onde faríamos um leque, logo após fazer os 3 pontos altos da primeira parte do leque faça apenas uma corrente e prenda com ponto baixo em um dos cantos do primeiro motivo. (No leque seriam duas correntes de espaço, fizemos apenas uma e no lugar da segunda corrente fizemos o ponto baixo prendendo no primeiro motivo)

Tapete cravo passo a passo (45) Tapete cravo passo a passo (46) Tapete cravo passo a passo (48) Tapete cravo passo a passo (49)

13 – Após prender com ponto baixo não faça corrente de espaço apenas enrole o fio na agulha como mostra a imagem acima e em seguida complete o leque no seguindo motivo fazendo 3 pontos altos como mostra a imagem abaixo.

Tapete cravo passo a passo (50)

14 – Novamente sem corrente de espaço prenda com ponto baixo no espaço de uma corrente do primeiro motivo. O ponto baixo além de unir os motivos substitui a corrente de espaço que faríamos entre um bloquinho e outro.

Tapete cravo passo a passo (51) Tapete cravo passo a passo (52)

15 – Após o ponto baixo enrole o fio na agulha e faça o bloquinho com 3 pontos altos no segundo motivo como mostra a segunda imagem… sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no espaço de uma corrente do primeiro motivo… siga até completar a lateral de emenda chegando no canto onde faremos o leque novamente e então faremos uma corrente…

Tapete cravo passo a passo (53) Tapete cravo passo a passo (54) Tapete cravo passo a passo (55) Tapete cravo passo a passo (56) Tapete cravo passo a passo (57)

16 – Veja que após fazer os 3 primeiro pontos altos do canto, sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no leque do primeiro motivo e então faça uma corrente de espaço para depois completar o leque do segundo motivo com mais 3 pontos altos. (Esta corrente de espaço é necessária porque dentro do leque seriam duas correntes, uma foi trocada pelo ponto baixo que fizemos para prender o canto).

Tapete cravo passo a passo (58) Tapete cravo passo a passo (59)

17 – Agora basta seguir fazendo a lateral normalmente e finalizar com ponto baixíssimo ou alongar o fio, cortar e finalizar com agulha de mão como demonstrado no primeiro motivo.

Tapete cravo passo a passo (60) Tapete cravo passo a passo (61) Tapete cravo passo a passo (62) Tapete cravo passo a passo (63)

18 – Siga os passos acima para emendar quantos motivos desejar (para este tapete emendei 3 motivos), corte o fio e arremate.

Tapete cravo passo a passo (64) Tapete cravo passo a passo (65)

ATENÇÃO: As próximas 5 voltas serão feitas com o fio Barroco Decore Luxo, vou demostrar no passo a passo utilizando o fio Barroco Maxcolor Branco apenas para que possam visualizar como são feitos os pontos, portanto troque de fio e utilize as imagens seguintes apenas para se guiar já que o Barroco Decore Luxo dificulta a visualização dos pontos.

19 – 1ª volta com Barroco Decore Luxo – Faça leque dentro de leque… a única diferença é que para trabalhar com o Barroco Decore Luxo esta parte será feita no avesso da peça e então basta amarrar o fio dentro de um dos cantos, prender com ponto baixo, fazer duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e completar o leque dentro do leque.

Tapete cravo passo a passo (66) Tapete cravo passo a passo (67)

Veja como fica com o Barroco Decore Luxo…

Tapete cravo passo a passo (107) Tapete cravo passo a passo (108) Tapete cravo passo a passo (109)

20 – Nas laterais faça bloquinhos com 3 pontos altos entre os bloquinhos da volta anterior… Siga normalmente e vamos ver como faremos nas emendas?

Tapete cravo passo a passo (68) Tapete cravo passo a passo (69) Tapete cravo passo a passo (70)

21 – Chegando na emenda entre um motivo e outro utilize os espaços normalmente, veja que será feito um bloquinho dentro do leque do primeiro motivo, uma corrente de espaço e um bloquinho dentro do leque do segundo motivo… faça desta forma em todas as emendas… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete cravo passo a passo (71) Tapete cravo passo a passo (72) Tapete cravo passo a passo (73)

22 – 2ª volta com Barroco Decore Luxo – Faça leque dentro de leque… nas laterais siga com bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior inclusive na direção da emenda como mostrado na segunda imagem… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete cravo passo a passo (74) Tapete cravo passo a passo (75) Tapete cravo passo a passo (76)

23 – 3ª volta com Barroco Decore Luxo – Após finalizar com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto…

Tapete cravo passo a passo (77) Tapete cravo passo a passo (78)

24 – Chegando no canto faça 2 pontos altos dentro do leque, duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos ainda dentro do canto.

Tapete cravo passo a passo (79) Tapete cravo passo a passo (80)

25 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 1 ponto alto apenas nos espaços de uma corrente entre um bloquinho e outro. Veja que teremos uma volta toda em ponto alto… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete cravo passo a passo (81) Tapete cravo passo a passo (82) Tapete cravo passo a passo (83)

26 – 4ª volta com Barroco Decore Luxo – Faça dias correntes para dar altura do primeiro ponto alto e em seguida faça mais 2 pontos altos e teremos então um bloquinho como mostrado nas imagens abaixo.

Tapete cravo passo a passo (84) Tapete cravo passo a passo (85)

27 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto em cima do ponto alto seguinte, este é o último da lateral, para completar o bloquinho e também formar o canto faça 2 pontos altos dentro do leque.

Tapete cravo passo a passo (86) Tapete cravo passo a passo (87) Tapete cravo passo a passo (88)

28 – Faça duas correntes de espaço, faça 2 pontos altos ainda dentro do leque e para completar o bloquinho faça 1 ponto alto em cima do primeiro ponto de base da lateral seguinte.

Tapete cravo passo a passo (89) Tapete cravo passo a passo (90)

29 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça uma sequência de 3 pontos altos (1 bloquinho) como demostrado na imagem abaixo…

Tapete cravo passo a passo (91)

30 – Siga por toda a lateral sempre fazendo bloquinhos com 3 pontos altos, uma corrente de espaço pulando um ponto de base… Não se preocupe, dá certinho nos cantos exatamente como o primeiro que foi mostrado nas imagens acima. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete cravo passo a passo (92)

31 – 5ª volta com Barroco Decore Luxo – A Volta é exatamente igual a anterior, a única diferença será nos cantos. Como temos 3 pontos altos já contando com os pontos do canto, ao fazer ponto alto em cima de ponto alto faça 2 pontos altos dentro do leque do canto e então teremos uma sequência com 5 pontos altos e não apenas 3 como na volta anterior… Observe as imagens abaixo.

Tapete cravo passo a passo (93) Tapete cravo passo a passo (94)

32 – Faça duas correntes de espaço, 2 pontos altos ainda dentro do leque e faça os 3 pontos altos da lateral seguinte completando uma sequência com 5 pontos altos.

Tapete cravo passo a passo (95) Tapete cravo passo a passo (96)

33 – Agora siga com ponto alto em cima de ponto alto e uma corrente de espaço que ficará na mesma direção do espaço da volta anterior… Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo ou corte o fio e finalize com a ajuda de uma agulha de mão.

Tapete cravo passo a passo (99)

Veja como fica com o Barroco Decore Luxo.

Tapete cravo passo a passo (110) Tapete cravo passo a passo (111)

34 – De volta com o Barroco Maxcolor Branco e já trabalhando no lado correto da peça e não no avesso… faça uma volta exatamente como foi feita a 4ª volta de Barroco Decore Luxo. Ponto alto em cima de ponto alto e chegando nos cantos será feito 1 ponto alto em cima do último ponto de base e completando o bloquinho faça 2 pontos altos dentro do leque…

Tapete cravo passo a passo (112) Tapete cravo passo a passo (113)

Veja como seriam se não fosse barroco decore luxo, abaixo a única diferença é que todas as voltas anteriores foram feitas com o barroco maxcolor. A penúltima volta equivale a última de decore luxo e a que está sendo feita equivale a que foi explicada acima…

Tapete cravo passo a passo (101) Tapete cravo passo a passo (102)

Apontando com a agulha a carreira que equivale a 4ª volta de barroco decore luxo… veja que a volta que estamos fazendo é exatamente igual.

Tapete cravo passo a passo (103) Tapete cravo passo a passo (104) Tapete cravo passo a passo (105) Tapete cravo passo a passo (106)

Veja como vai ficando o trabalho… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com a ajuda de uma agulha de mão.

Tapete cravo passo a passo (114) Tapete cravo passo a passo (115) Tapete cravo passo a passo (116) Tapete cravo passo a passo (117) Tapete cravo passo a passo (118)

35 – Com o fio Barroco Multicolor 9482 faremos mais duas voltas seguindo o mesmo que fizemos nas voltas anteriores. Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete cravo passo a passo (119) Tapete cravo passo a passo (120)

36 – Na volta anterior os cantos ficaram com 3 pontos altos, desta vez faça ponto alto em cima de ponto alto, 2 pontos altos dentro do canto totalizando uma sequência de 5 pontos altos, faça duas correntes de espaço e faça mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço. Em seguida faça ponto alto em cima de ponto alto ficando com a sequência de 5 pontos altos novamente.

Tapete cravo passo a passo (121) Tapete cravo passo a passo (122)

37 – Nas laterais siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto e uma corrente de espaço na direção dos espaços da volta anterior… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete cravo passo a passo (123) Tapete cravo passo a passo (124)

38 – Na segunda volta a única diferença são os cantos, como temos uma sequência de 5 pontos altos na volta anterior, nesta volta após 3 pontos altos faça uma corrente, pule 1 ponto de base e faça ponto alto no último ponto de base. Em seguida complete o bloquinho fazendo 2 pontos altos dentro do canto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de mão.

Tapete cravo passo a passo (125) Tapete cravo passo a passo (126) Tapete cravo passo a passo (127) Tapete cravo passo a passo (128) Tapete cravo passo a passo (129) Tapete cravo passo a passo (130)

Fica assim:

Tapete cravo passo a passo (131) Tapete cravo passo a passo (132) Tapete cravo passo a passo (133)

39 – Novamente trabalhando no avesso da peça faça duas voltas com o Barroco Decore Luxo seguindo os mesmos passos das voltas anteriores… A única diferença é que você precisa trabalhar no avesso da peça.

Tapete cravo passo a passo (134) Tapete cravo passo a passo (135) Tapete cravo passo a passo (136) Tapete cravo passo a passo (137) Tapete cravo passo a passo (138)

Fica assim:

Tapete cravo passo a passo (139) Tapete cravo passo a passo (140)

40 – Novamente com o Barroco Maxcolor branco (8001) faça uma volta da mesma forma das anteriores… Observe que fazendo esta volta os cantos do tapete ficará com um bloquinho de 3 pontos altos e não uma sequência com 5 pontos altos, ou seja, da maneira que precisamos para fazer o acabamento. Confira as imagens.

Tapete cravo passo a passo (141) Tapete cravo passo a passo (142) Tapete cravo passo a passo (143) Tapete cravo passo a passo (144)

41 – Para fazer o acabamento utilize o fio Barroco Multicolor 9482. Amarre em um dos espaços e desta vez vou explicar como iniciar um ponto alto sem fazer as correntes.

Tapete cravo passo a passo (145)

42 – Deixe um espaço que fique da altura do ponto alto, enrole o fio duas vezes na agulha e faça o ponto alto normalmente. Veja que o fio inicial fica ao lado do ponto alto, viram que prático?

Tapete cravo passo a passo (146) Tapete cravo passo a passo (147)

43 – Faça 3 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no alto do ponto alto formando o primeiro ponto picô.

Tapete cravo passo a passo (148) Tapete cravo passo a passo (149) Tapete cravo passo a passo (150)

44 – Faça 3 correntes novamente e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o segundo ponto picô.

Tapete cravo passo a passo (151) Tapete cravo passo a passo (152) Tapete cravo passo a passo (153)

45 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo formando o terceiro ponto picô, em seguida faça 2 pontos altos no mesmo espaço de uma corrente da base do tapete.

Tapete cravo passo a passo (154) Tapete cravo passo a passo (155) Tapete cravo passo a passo (156) Tapete cravo passo a passo (157) Tapete cravo passo a passo (158)

46 – Observe que fizemos apenas 1 ponto alto no inicio, ao completar a volta termine fazendo 1 ponto alto ao lado deste primeiro ponto alto e então ele também vai esconder este fio inicial.

Tapete cravo passo a passo (159)

47 – Sem fazer corrente de espaço faça 2 pontos altos no espaço seguinte entre um bloquinho e outro, faça 3 pontos picô e faça novamente 2 pontos altos no mesmo espaço como apresentado nas imagens… siga assim em toda a lateral e a única diferença será nos cantos do tapete.

Tapete cravo passo a passo (160) Tapete cravo passo a passo (161) Tapete cravo passo a passo (162)

48 – Nos cantos faça 4 pontos picô ao invés de apenas 3, esta é a única diferença e assim os cantos não ficarão repuxando. Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate na parte de trás da peça.

Tapete cravo passo a passo (167) Tapete cravo passo a passo (168) Tapete cravo passo a passo (169)

Aqui o tapete pronto.

Tapete cravo passo a passo (170) Tapete cravo passo a passo (172) Tapete cravo passo a passo (173) Tapete cravo passo a passo (174) Tapete cravo passo a passo (176) Tapete cravo passo a passo (177) Tapete cravo passo a passo (178) Tapete cravo passo a passo (180) Tapete cravo passo a passo (181) Tapete cravo passo a passo (182) Tapete cravo passo a passo (183) Tapete cravo passo a passo (184) Tapete cravo passo a passo (186)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado do resultado :) Um forte abraço e até o próximo.

17 comentários em “Tapete Cravo

  1. Fiz meu tapete ficou com 83cm de comprimento e não não ficou com 90 como o seu pq?mas gostei do resultado tá um tamanho bom

    1. Olá Lucilene, esta variação pode ocorrer por conta da diferença de pressão dos pontos entre uma pessoa e outra. Seus pontos devem ser mais apertados que os meus e por isso seu trabalho ficou menor :)

  2. Bom dia ! Lindo este tapete, fiz um jogo de banheiro só com Barroco Decore, vou fazer este maravilhoso abraços.

  3. Olá! Acabei de fazer o tapete cravo seguindo o seu passo a passo.Usei as linhas como na receita, o número certo da agulha, só que ao final do trabalho o tamanho do tapete não ficou igual, ficou bem menor, porquê?

    1. Olá Ivana, por ser um trabalho manual pode haver variação dependendo da pressão do ponto. Neste caso acredito que seus pontos sejam menores (mais apertados) que os meus e por isso a diferença mesmo utilizando os mesmos materiais. Para se ter uma ideia, tenho um tapete que fiz quando estava aprendendo e meu ponto era muito apertado, fiz o mesmo modelo outro dia e ficou 15cm maior!

  4. Adoro seus trabalhos. Lembra do tapete Estrela?Foi o primeiro q fiz c seu passo a passo. E agora vários outros. Sempre aguardo seus trabalhos novos. São lindos e bem explicados. PARABENS SOMOS PRESENTEADAS C SEU TALENTO.

    1. Muito obrigado Wilma! Fico feliz com seu comentário e saber se sempre faz as peças disponibilizadas aqui. Grande beijo e tudo de bom sempre!

    1. Deve ter ficado lindo seu tapete com esta combinação de cores… Obrigado pelo carinho Carolina. Grande beijo.

    1. Olá Tita, seu blog está maravilhoso também! Visitei sim, só não encontrei onde deixar um recado. Bjsss