Bem-vindo ao passo a passo do Tapete Espirais em crochê, um projeto fascinante que mescla habilidade com criatividade. Este tapete é composto por módulos e, quando finalizado, oferece uma atraente ilusão de ótica. O melhor de tudo? A construção modular torna este projeto rápido e fácil de manusear.
Você pode conferir a continuação deste projeto aqui:
Materiais Necessários
- Fio de algodão nº6 Cru (utilizei 1.400g)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 173 x 110cm
01 – Inicie com 10 correntes e feche com ponto baixíssimo formando um anel.
02 – Faça 1 ponto baixo dentro do anel, já prendendo a sobra de barbante e em seguida duas correntes para dar altura de 1 ponto alto.
03 – Trabalhe 23 pontos altos dentro do anel, completando um total de 24 pontos altos contando com as duas correntinhas iniciais. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha formando um círculo.
04 – 2ª volta – Inicie a volta com duas correntes e em seguida faça mais 3 pontos altos, um em cada ponto de base.
05 – Faça duas correntes de espaço e trabalhe mais 4 pontos altos nos pontos de base. Continue trabalhando ponto alto sobre ponto alto e a cada grupo de 4 pontos altos faça duas correntes de espaço. Veja na 4ª imagem abaixo os 6 grupos formados. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
06 – 3ª volta – Ande com ponto baixíssimo e inicie no segundo ponto alto (pule sempre o primeiro ponto ao iniciar um novo grupo espiral). Suba duas correntes e continue com ponto alto sobre ponto alto.
07 – Nas duas correntes de espaço, faça 2 pontos altos juntos na primeira corrente e 1 ponto alto na segunda.
08 – Faça duas correntes de espaço, pule o primeiro ponto alto do próximo grupo e continue com o padrão, finalizando com ponto baixíssimo.
09 – 4ª volta – Continue como antes, mas agora, após o aumento, faça 3 correntes de espaço.
Para lembrar, inicie sempre no segundo ponto para continuar com o efeito espiral decorativo. Finalize com ponto baixíssimo.
10 – 5ª, 6ª, 7ª e 8ª voltas – Continue com ponto alto e 3 correntes de espaço nas correntes.
11 – 9ª volta – Siga o padrão anterior, agora com 4 correntes de espaço.
12 – 10ª volta – Agora, ao chegar nos 4 correntes de espaço, faça 3 pontos altos, um em cada corrente, deixando uma sobrando. Então faça 5 correntes de espaço.
13 – 11ª volta – Continue com o padrão de ponto alto e, chegando nas 5 correntes, faça 3 pontos altos nas 3 primeiras correntes, sobrando 2. Em seguida, faça 6 correntes de espaço.
14 – 12ª e 13ª voltas – Mantenha o padrão. Ao chegar nas 6 correntes, faça 3 pontos altos nas 3 primeiras, sobrando 3. Desta vez, continue com 6 correntes de espaço, e finalize a 13ª volta nas 6 correntes, arrematando com a agulha de tapeceiro.
15 – Alongue o fio de algodão e corte. Com a agulha de tapeceiro, faça o arremate de forma que não fique visível onde terminamos este espiral.
16 – Passe a agulha pegando por cima do segundo ponto alto, introduza a agulha do avesso para a frente do trabalho, veja que pulei as duas correntes que iniciei a volta.
17 – Passe a agulha com fio de algodão dentro da última correntinha que formará a alça e, em seguida, pegue por cima da última correntinha que forma o primeiro ponto alto que iniciamos a volta e puxe. Veja segunda imagem.
Veja na imagem abaixo que o arremate fica muito parecido com todos os inícios de grupinhos…
18 – No avesso do tapete, vá trançando o fio de algodão descendo em direção à volta anterior e esconda parte do fio. Em seguida, divida o fio em duas partes (o número 6 é composto por 6 fios), faça dois nós e corte as sobras.
Temos um módulo pronto!
Para completar o tapete, você precisará de 9 módulos iguais a este. Confeccione todos os módulos para que possamos montar o tapete na segunda parte do tutorial.




























































































