Tapete ESPIRAIS passo a passo – Parte 2

Na primeira parte do passo a passo, aprendemos a confeccionar os MÓDULOS ESPIRAIS que utilizaremos para montar o tapete. Caso queira ver a primeira parte siga o link abaixo:

Veja no esquema abaixo como vamos montar os módulos. Clique na imagem para ampliar.

Captura de tela inteira 06022015 095308

01 – Corte um pedaço de barbante (o mesmo utilizado na confecção dos módulos).Com o auxílio da agulha de mão vamos costurar um ao outro sempre na parte que forma as “hélices”. Inicialmente vamos unir 3 módulos como mostrados na segunda imagem (módulos 1, 2 e 3).

Tapete espirais parte 2 (1) Tapete espirais parte 2 (2) Tapete espirais parte 2 (3)

02 – Veja na imagem abaixo que vamos iniciar sempre de baixo para cima para que a sobra de barbante fique no avesso para facilitar o arremate. A costura é feita sempre pegando encima dos pontos altos de um módulo e do outro. A costura é simples, clique nas imagens para ampliar e ter uma noção exata.

Tapete espirais parte 2 (4) Tapete espirais parte 2 (5) Tapete espirais parte 2 (6) Tapete espirais parte 2 (7) Tapete espirais parte 2 (8) Tapete espirais parte 2 (9) Tapete espirais parte 2 (10)

03 – Veja na imagem abaixo que estamos unindo dois módulos e a costura é feita apenas nas hélices.

Tapete espirais parte 2 (11) Tapete espirais parte 2 (12)

04 – Ao completar a costura, observe que ela praticamente não aparece… Ao completar a costura nos pontos altos vamos fazer o arremate no avesso do tapete.

Tapete espirais parte 2 (13) Tapete espirais parte 2 (14) Tapete espirais parte 2 (15)

05 – Costure um pouco na parte de trás da peça, divida o barbante em duas partes e faça dois nós. Corte as sobras.

Tapete espirais parte 2 (16) Tapete espirais parte 2 (17) Tapete espirais parte 2 (18) Tapete espirais parte 2 (19) Tapete espirais parte 2 (20)

Veja como ficam 3 módulos unidos…

Tapete espirais parte 2 (21) Tapete espirais parte 2 (22) Tapete espirais parte 2 (23)

06 – Em seguida vamos unir os módulos 4, 5 e 6. Faça as costuras e arremates como mostrado anteriormente…

Tapete espirais parte 2 (24) Tapete espirais parte 2 (25)

07 – Faça a união dos módulos 7 e 8 e por fim o módulo 9.

Tapete espirais parte 2 (26) Tapete espirais parte 2 (27)

08 – Após unir os 9 módulos, vamos fazer o acabamento. Inicie prendendo com ponto baixo no segundo ponto de uma das hélices externas. Assim como na confecção dos módulos sempre vamos pular o primeiro ponto alto da base de cada hélice.

Tapete espirais parte 2 (28) Tapete espirais parte 2 (29)

09 – Faça 7 correntes, volte na quarta corrente e faça 1 ponto alto. Em seguida faça mais 3 pontos altos sendo 1 em cada corrente totalizando então 5 pontos altos contando com as correntes que ao virar forma o primeiro ponto alto.

Tapete espirais parte 2 (30) Tapete espirais parte 2 (31) Tapete espirais parte 2 (32) Tapete espirais parte 2 (33) Tapete espirais parte 2 (34)

10 – Pule 3 pontos de base e faça 1 ponto alto, em seguida faça duas correntes e mais 4 pontos altos pegando o ponto de base como alça.

Tapete espirais parte 2 (35) Tapete espirais parte 2 (36) Tapete espirais parte 2 (37)

11 – Novamente pule 4 pontos de base e faça 1 ponto alto… repita o passo anterior e se fez corretamente vai terminar com ponto alto no ultimo ponto de base como mostra a terceira imagem. Neste ultimo ponto alto repita os passos com duas correntes e 4 pontos altos e em seguida faça um ponto alto na alça de 6 correntes que separam as hélices e novamente trabalhe o acabamento.

Tapete espirais parte 2 (38) Tapete espirais parte 2 (39) Tapete espirais parte 2 (40) Tapete espirais parte 2 (41)

12 – Observe na imagem abaixo que sempre que iniciar em uma nova hélice não pode esquecer de pular o primeiro ponto de base…

Tapete espirais parte 2 (42)

13 – Ao chegar na emenda onde temos duas alças com 6 correntes, faça assim como anteriormente, um ponto alto e acabamento em cada uma das alças como mostra as imagens abaixo. Siga fazendo o acabamento por toda a volta, corte o fio e arremate e seu tapete estará pronto!

Tapete espirais parte 2 (44) Tapete espirais parte 2 (45) Tapete espirais parte 2 (46) Tapete espirais parte 2 (47) Tapete espirais parte 2 (48) Tapete espirais parte 2 (49) Tapete espirais parte 2 (50) Tapete espirais parte 2 (51) Tapete espirais parte 2 (52) Tapete espirais parte 2 (53) Tapete espirais parte 2 (55)

Tapete espirais parte 2 (57) Tapete espirais parte 2 (58)

Tapete espirais parte 2 (56) Tapete espirais parte 2 (59) Tapete espirais parte 2 (60) Tapete espirais parte 2 (61) Tapete espirais parte 2 (62) Tapete espirais parte 2 (63)

Tapete espirais parte 2 (66) Tapete espirais parte 2 (68) Tapete espirais parte 2 (70)

Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham gostado. Em caso de dúvidas escreva para crochetapetes@gmail.com.

Até a próxima!

27 comentários em “Tapete ESPIRAIS passo a passo – Parte 2

  1. Fiz os 9 módulos, só falta unir e dar acabamento. É maravilhoso. Parabéns e muito obrigada. Bjs…

      1. Estou no acabamento, ficou maravilhoso. É a primeira vez que faço trabalho com módulos, eu pensava que fosse muito chato SQN, rs… Meu pto é folgado, ficou com 1,90m. A “sobrinha e mãe” adoraram o presentão. Mais uma vez, muito obrigada, quero fazer mais. Bjs…

        1. Maravilha Olenka!!!
          Fico muito feliz por ter aceitado o desafio de tentar :)
          Acredito que agora você vai se sentir encorajada a fazer outros modelos que também pensa ser difícil. Existe uma frase que diz:
          “O que não te desafia não faz você mudar”
          :)
          Forte abraço e tudo de bom sempre.

  2. Olá, acabo de finalizar o tapete espiral, achei lindíssimo. Parabéns pelo seu trabalho, tem me inspirado a vários trabalhos de crochê! Obrigada pela clareza nas explicações.

    1. Eu que agradeço o carinho e fico feliz que tenha conseguido executar seu trabalho Anne.

      Forte abraço.

  3. O site é o máximo, não tem outro igual. Parabéns e obrigada por compartilhar conhecimento, ensinar é para poucos. Estou me deliciando com tantas receitas maravilhosas!

    1. Oi Izabel, sim! Pode utilizar os módulos para montar no formato que ficar mais adequado para o seu ambiente. Bom trabalho!

  4. Eu gostaria de saber só pode ser feito com o barbante EuroRoma ou com qualquer tipo de barbante. Eu adorei ele tenho uma encomendas para fazer deste tapete espirais. Que Deus te abençoe muito

    1. Olá Andreia, tudo bem?
      Você pode fazer com qualquer tipo de barbante sem problemas!
      Sempre coloco a lista de materiais porque as vezes as pessoas ficam curiosas para saberem que tipo de material utilizei para que ficassem com o resultado apresentado, não recebo patrocínio desta marca e cito o nome do fio somente para que não fique dúvida para quem acompanhe. :) Grande beijo e que Deus abençoe a todos nós sempre!

  5. Esse tapete é um espetáculo. Estou fazendo o terceiro módulo e já estou apaixonada por ele. Todos os trabalhos em crochê que eu fiz seguindo o passo a passo do blog ficaram perfeitos. Gostaria de parabenizar e agradecer por todas as postagens. Aguardo sempre novidades, grande abraço.

  6. parabéns pelos seus trabalhos são lindos,e suas aulas são perfeitas,Que Deus te abençõe sempre……..

  7. Não sou profissional no croche, porém adoro fazer e estou terminando esse tapete espiral, achei lindo e esse passo a passo é fantástico. Parabéns, Deus a abençoe e que vc continue a partilhar essas maravilhas. Um abraço.

  8. Achei muito lindo esse tapete!! Você tem as dimensões de comprimento finais dele?

    Tenho uma segunda pergunta: você neste tutorial fez com 9 modulos. Eu poderia fazer com mais módulos ? Ou você acha inviável?

    Trabalho lindo! Continue assim e sucesso!