Tapete ESPIRAIS passo a passo | Croche.com.br

Tapete ESPIRAIS passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender como confeccionar o tapete ESPIRAIS. Este tapete é todo feito por módulos e o trabalho pronto causa uma ilusão de óptica formando um novo desenho no centro do tapete.

A execução é fácil e rápida, por ser um trabalho em módulos não fica cansativo já que trabalhamos muito pouco tempo com a peça inteira na mão.

MATERIAIS

Tapete espirais - parte 1 (2)

01 – Inicie com 10 correntes e feche com ponto baixíssimo formando um anel.

Tapete espirais - parte 1 (3) Tapete espirais - parte 1 (4)

02 – Faça 1 ponto baixo dentro do anel e já prendendo a sobra de barbante e em seguida duas correntes para dar altura de 1 ponto alto.

Tapete espirais - parte 1 (5) Tapete espirais - parte 1 (6)

03 – Agora trabalhe mais 23 pontos altos dentro do anel completando então um total de 24 pontos altos contando com as duas correntinhas iniciais, finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha formando um círculo.

Tapete espirais - parte 1 (7) Tapete espirais - parte 1 (13) Tapete espirais - parte 1 (14)

04 – 2ª volta – Inicie a volta com duas correntes e em seguida faça mais 3 pontos altos sendo um em cada ponto de base.

Tapete espirais - parte 1 (15) Tapete espirais - parte 1 (16)

05 – Faça duas correntes de espaço e trabalhe mais 4 pontos altos nos pontos de base. Não pule nenhum ponto de base, temos 24 pontos na primeira volta e vamos trabalhar sobre todos eles, apesar das duas correntes de espaço não precisa pular pontos na primeira volta. Siga trabalhando ponto alto e a cada grupinho com 4 pontos altos faça duas correntes de espaço. Veja na 4ª imagem abaixo que teremos então 6 grupinhos com 4 pontos altos cada. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete espirais - parte 1 (17) Tapete espirais - parte 1 (18) Tapete espirais - parte 1 (19) Tapete espirais - parte 1 (20)

06 – 3ª volta – Ande com ponto baixíssimo e vamos iniciar no segundo ponto alto (lembre-se: Todas as vezes que iniciar um espiral em um grupinho pule o primeiro ponto de base) Suba com duas correntes e trabalhe ponto alto encima de ponto alto.

Tapete espirais - parte 1 (21) Tapete espirais - parte 1 (22) Tapete espirais - parte 1 (23)

07 – Teremos a frente duas correntes de espaço, na primeira corrente faça 2 pontos altos juntos e na segunda corrente apenas 1 ponto alto.

Tapete espirais - parte 1 (24) Tapete espirais - parte 1 (25)

08 – Faça duas correntes de espaço, pule o primeiro ponto alto do segundo grupinho e trabalhe ponto alto encima de ponto alto… Nas correntes repita o passo a anterior… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete espirais - parte 1 (26) Tapete espirais - parte 1 (27) Tapete espirais - parte 1 (28) Tapete espirais - parte 1 (29) Tapete espirais - parte 1 (30)

09 – 4ª volta – Ande com ponto baixíssimo para iniciar no segundo ponto de base, faça das correntes e em seguida faça ponto alto encima de ponto alto. Na primeira corrente faça 2 pontos altos juntos e na segunda corrente apenas 1 ponto alto, em seguida faça 3 correntes de espaço.

Tapete espirais - parte 1 (31) Tapete espirais - parte 1 (32) Tapete espirais - parte 1 (33) Tapete espirais - parte 1 (34) Tapete espirais - parte 1 (35)

Para relembrar, sempre que iniciar em um novo grupinho, pule o primeiro ponto de base para que tenhamos o efeito “espiral” Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete espirais - parte 1 (37) Tapete espirais - parte 1 (38) Tapete espirais - parte 1 (40)

10 – 5ª, 6ª, 7ª e 8ª voltas – Novamente quero lembrar para fazer ponto baixíssimo e iniciar no segundo ponto de base… Trabalhe ponto alto encima de ponto alto, quando chegar nas correntes faça 1 ponto alto em cada corrente e faça 3 correntes de espaço.

Tapete espirais - parte 1 (41) Tapete espirais - parte 1 (42) Tapete espirais - parte 1 (43) Tapete espirais - parte 1 (44) Tapete espirais - parte 1 (45) Tapete espirais - parte 1 (46) Tapete espirais - parte 1 (47) Tapete espirais - parte 1 (48) Tapete espirais - parte 1 (49) Tapete espirais - parte 1 (50) Tapete espirais - parte 1 (51) Tapete espirais - parte 1 (52) Tapete espirais - parte 1 (53) Tapete espirais - parte 1 (54) Tapete espirais - parte 1 (55) Tapete espirais - parte 1 (56) Tapete espirais - parte 1 (57) Tapete espirais - parte 1 (58) Tapete espirais - parte 1 (59) Tapete espirais - parte 1 (60) Tapete espirais - parte 1 (61)

11 – 9ª volta – Faça como nas voltas anteriores, mas desta vez faça 4 correntes de espaço.

Tapete espirais - parte 1 (62) Tapete espirais - parte 1 (63) Tapete espirais - parte 1 (64) Tapete espirais - parte 1 (65) Tapete espirais - parte 1 (66)

12 – 10ª volta – Faça como nas voltas anteriores, ao chegar nas 4 correntes de espaço, faça 3 pontos altos sendo um ponto em cada uma corrente e então vai sobrar uma correntinha já que na volta anterior fizemos 4 correntes de espaço. Nesta volta faça 5 correntes de espaço.

Tapete espirais - parte 1 (67) Tapete espirais - parte 1 (68) Tapete espirais - parte 1 (69) Tapete espirais - parte 1 (70) Tapete espirais - parte 1 (71) Tapete espirais - parte 1 (72)

13 – 11ª volta – Faça como nas voltas anteriores. Ao chegar nas 5 correntes de espaço, faça 3 pontos altos sendo um em cada uma das 3 primeiras correntes sobrando então duas correntes… Em seguida faça 6 correntes de espaço.

Tapete espirais - parte 1 (75) Tapete espirais - parte 1 (77) Tapete espirais - parte 1 (78) Tapete espirais - parte 1 (79) Tapete espirais - parte 1 (80)

14 – 12ª e 13ª voltas – Faça como nas voltas anteriores. Ao chegar nas 6 correntes de espaço, faça 3 pontos altos sendo um em cada uma das 3 primeiras correntes sobrando então 3 correntes… Em seguida faça 6 correntes de espaço. Finalize a 13ª volta nas 6 correntes e vamos arrematar com a agulha de tapeceiro (agulha de mão)

Tapete espirais - parte 1 (81) Tapete espirais - parte 1 (82) Tapete espirais - parte 1 (83) Tapete espirais - parte 1 (84) Tapete espirais - parte 1 (85) Tapete espirais - parte 1 (86) Tapete espirais - parte 1 (87) Tapete espirais - parte 1 (88) Tapete espirais - parte 1 (89) Tapete espirais - parte 1 (90) Tapete espirais - parte 1 (91)

15 – Alongue o barbante e corte, com a ajuda da agulha de mão vamos fazer o arremate de forma que não fique visível onde terminamos este espiral.

Tapete espirais - parte 1 (92) Tapete espirais - parte 1 (93)

16 – Passe a agulha pegando encima do segundo ponto alto, introduza a agulha do avesso para a frente do trabalho, veja que pulei as duas correntes que iniciei a volta.

Tapete espirais - parte 1 (94)

17 – Passe a agulha com barbante dentro da ultima correntinha  que formará a alça e em seguida pegando encima da ultima correntinha que forma o primeiro ponto alto que iniciamos a volta e puxe, veja a segunda imagem.

Tapete espirais - parte 1 (95) Tapete espirais - parte 1 (96)

Veja na imagem abaixo que o arremate fica muito parecido com todas os inícios de grupinhos…

Tapete espirais - parte 1 (97)

18 – No avesso do tapete, vá trançando o barbante descendo em direção a volta anterior e esconda parte do fio. Em seguida divida o fio em duas partes (o barbante número 6 é composto por 6 fios) faça dois nós e corte as sobras.

Tapete espirais - parte 1 (98) Tapete espirais - parte 1 (99) Tapete espirais - parte 1 (100)

Temos um módulo pronto!

Tapete espirais - parte 1 (101) Tapete espirais - parte 1 (102) Tapete espirais - parte 1 (103)

Para fazer o tapete completo, precisaremos de 9 módulos iguais a este. Confeccione todos os módulos para que possamos montar então o tapete na segunda parte do passo a passo. Estou deixando o link logo abaixo:

***************************

34 comentários em “Tapete ESPIRAIS passo a passo

  1. Posso fazer com o barbante n°4? Quando vc fala de gramas, significa quanto em metros? Tenho essa dúvida, poderia me esclarecer essa dúvida? Agradeço atenção.

    1. Oi Lenisi, da para fazer com fio 4 sim!

      Neste caso mencionei a quantidade em gramas por ter citado uma marca específica de barbante. Se comprar de outras marcas da para comparar faça uma comparação da TEX do barbante (Ex. Veja a TEX do barbante 6 EuroRoma e faça a comparação com a TEX do que você pretende comprar) se for igual a quantidade será a mesma.

      1. Boa tarde Samuel, obrigado pela explicação, eu faria ele em fio (4) pq quero fazer um centro de mesa, em vez de tapete, vou tentar e depois te falo, um abraço.

  2. Faz um pap do jogo de banheiro dual color pra gente. Aquele que tem metade de uma cor e vai diminuindo os quadradinhos até ficar um. Aí entra a segunda cor. Obrigada

  3. Olá Samuel, tira uma dúvida você tem este tapete com flores. No caso onde começa o anel mágico começa com flores rasteiras. Mandaram um modelo do mesmo deste. O acabamento também tem flores
    Aguardo.
    Desde já agradeço

    1. Olá Cleusa, infelizmente não tenho :(
      Mas olha, não parece difícil… creio que se fizer uma flor com 6 pétalas e iniciar a terceira ou quarta volta nas alças da flor vai dar certo.

      Forte abraço.

  4. Gostaria de saber se eu posso aumentar indefinidamente para fazer uma toalha maior. Como proceder aos aumentos? Obrigada.

    1. Olá, para fazer ainda maior acredito que o círculo inicial também precisa ser maior, com mais voltas e assim ter um número maior de pontos, deixando sempre 2 “vãos” chega uma hora que acaba, ou seja, não tem como ser indefinidamente. Outra sugestão é não pular 2 vãos a cada carreira e sim 1 e teria um número maior de carreiras. Os aumentos são gradativos, se der uma lida no passo a passo verá que existe uma lógica de aumentos de pontos a cada carreira.

      Grato.

  5. Estou muito feliz, só havia aprendido os pontos básicos quando era criança e depois que conheci o blog, já fiz três lindos trabalhos.Obrigada, e Deus continue te abençoando e dando inspiração!

  6. Olá eu amei seus trabalhos, eu ainda sou aprendiz mas sei fazer muitas coisas, apesar de eu ser bem novinha (13 aninhos), obrigada por compartilhar seus belo taleto conosco e nos ensinar. bjus