Tapete espiral – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o TAPETE ESPIRAL. Um belíssimo trabalho que também pode ser utilizado como trilho de mesa. Utilizei os fios Barroco Maxcolor nº8 para o tapete e Barroco multicolor para contorno, flores e folhas. Se for utilizar como trilho de mesa aconselho um fio mais fino e delicado como os fios Duna ou um fio nº4 .

Esta é a primeira parte do passo a passo, se está procurando a continuação veja o link abaixo:

MATERIAIS

Neste passo a passo vamos aprender como confeccionar os 2 módulos do tapete e na segunda parte tem as explicações para aplicar flores e folhas como nos exemplos abaixo.

Tapete espiral (42) Tapete espiral passo a passo (1) Tapete espiral passo a passo (2) Tapete espiral (48)

01 – Inicie com anel mágico ou com uma argolinha formada por 12 correntes. Se iniciar com o anel mágico deixe uma sobra de fio no início que seja suficiente para fazer o arremate.

Tapete espiral passo a passo (7)

02 – Após prender o anel mágico faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 24 pontos altos. No total teremos 25 pontos altos. Ajuste o anel mágico de forma que acomode bem os 25 pontos porém sem fechar o círculo e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete espiral passo a passo (8) Tapete espiral passo a passo (9) Tapete espiral passo a passo (10) Tapete espiral passo a passo (11)

03 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base, desta forma teremos 2 pontos altos no mesmo ponto de base. ( Se preferir faça o falso ponto alto no lugar das correntes para iniciar a volta, veja AQUI)

Tapete espiral passo a passo (12) Tapete espiral passo a passo (13)

04 – Siga fazendo 2 pontos altos em cada ponto de base até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo. Teremos um total de 50 pontos altos.

Tapete espiral passo a passo (14) Tapete espiral passo a passo (15) Tapete espiral passo a passo (16)

05 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga para o próximo ponto de base e faça ponto alto. Veja que não fiz aumento em nenhum dos pontos de base ainda.

Tapete espiral passo a passo (17) Tapete espiral passo a passo (18)

06 – No terceiro ponto de base faça 2 pontos altos . Faça novamente uma sequência de 2 pontos altos sendo um em cada ponto de base e então faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base. ou seja, nesta volta você fará o aumento a cada 2 pontos… Pula 2 e faz aumento… pula 2 e faz aumento… siga até o final e faremos um aumento diferente apenas no final da volta…

Tapete espiral passo a passo (19) Tapete espiral passo a passo (20) Tapete espiral passo a passo (21)

07 – Veja que ao completar a volta se finalizarmos com ponto baixíssimo teremos uma sequência de 4 pontos altos sem fazer aumento já que iniciamos a volta com uma sequência de 2 pontos e termina a volta novamente com sequência de 2 pontos altos… então no último ponto alto de base faça 2 pontos altos novamente, assim a última sequência antes de finalizar a volta fica com apenas 1 ponto de espaço entre um aumento e outro. Ao final da volta teremos 67 pontos altos, finalize com ponto baixíssimo.

Tapete espiral passo a passo (22) Tapete espiral passo a passo (23) Tapete espiral passo a passo (24) Tapete espiral passo a passo (25)

08 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça um sequência de 4 pontos altos e então faça 2 pontos no mesmo ponto de base novamente… siga fazendo aumento a cada 4 pontos… Para que a volta dê certo por duas vezes nesta volta entre um aumento e outro pule 5 pontos de base. Ao final da volta teremos um total de 80 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete espiral passo a passo (26) Tapete espiral passo a passo (27) Tapete espiral passo a passo (28) Tapete espiral passo a passo (29) Tapete espiral passo a passo (30) Tapete espiral passo a passo (31) Tapete espiral passo a passo (33) Tapete espiral passo a passo (34) Tapete espiral passo a passo (35) Tapete espiral passo a passo (36)

09 – 1ª carreira – Faça 5 correntes (duas para dar altura do primeiro ponto alto, na terceira vamos finalizar a carreira e outras duas para o primeiro espaço), pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Em seguida faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… Novamente duas correntes de espaço, pule apenas 1 ponto de base e faça ponto alto… siga intercalando até sobrar apenas 4 pontos de base. No total teremos 30 espaços de duas correntes.

Tapete espiral passo a passo (37) Tapete espiral passo a passo (38) Tapete espiral passo a passo (39) Tapete espiral passo a passo (40) Tapete espiral passo a passo (41) Tapete espiral passo a passo (42) Tapete espiral passo a passo (43) Tapete espiral passo a passo (44) Tapete espiral passo a passo (45)

10 – 2ª carreira – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes… Faça ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos nos espaços de duas correntes. Faça por toda a carreira e finalize na terceira das 5 correntes que iniciam a volta.

Tapete espiral passo a passo (46) Tapete espiral passo a passo (47) Tapete espiral passo a passo (48) Tapete espiral passo a passo (49) Tapete espiral passo a passo (50) Tapete espiral passo a passo (51) Tapete espiral passo a passo (52) Tapete espiral passo a passo (53) Tapete espiral passo a passo (54)

11 – 3ª carreira – Faça 6 correntes, vire o trabalho, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Veja que o ponto alto fica na mesma direção do que fizemos no passo número 9. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base novamente e faça ponto alto… ou seja, nesta carreira teremos 3 correntes de espaço… Faça até que sobre 2 espaços dos que fizemos na carreira anterior, observe as imagens e veja que sinalizei com a agulha.

Tapete espiral passo a passo (55) Tapete espiral passo a passo (56) Tapete espiral passo a passo (57) Tapete espiral passo a passo (58) Tapete espiral passo a passo (59) Tapete espiral passo a passo (61) Tapete espiral passo a passo (62) Tapete espiral passo a passo (63) Tapete espiral passo a passo (64) Tapete espiral passo a passo (65)

12 – 4ª carreira – Faça 3 correntes, vire o trabalho e volte fazendo 3 pontos altos nos espaços de 3 correntes e ponto alto em cima de ponto alto… (Viram como é progressivo? Na carreira anterior eram duas correntes de espaço, nesta são 3… na próxima serão 4 correntes e assim por diante, mas vou detalhar todas elas para auxiliar você caso precise.) Sempre finalize a carreira fazendo ponto alto na terceira corrente, veja no próximo passo.

Tapete espiral passo a passo (66) Tapete espiral passo a passo (67) Tapete espiral passo a passo (68) Tapete espiral passo a passo (69)

13 – Chegando no final da carreira, faça 3 pontos altos no último espaço e faça 1 ponto alto na terceira corrente de modo que duas delas fiquem como altura dos outros pontos altos, assim o trabalho vai ficando com reto deste lado.

Tapete espiral passo a passo (70) Tapete espiral passo a passo (71) Tapete espiral passo a passo (72) Tapete espiral passo a passo (73) Tapete espiral passo a passo (74)

14 – 5ª carreira – Faça 7 correntes para virar, pule 3 pontos de base e faça ponto alto. Faça 4 correntes de espaço, pule 3 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.

Tapete espiral passo a passo (75) Tapete espiral passo a passo (76) Tapete espiral passo a passo (77) Tapete espiral passo a passo (78) Tapete espiral passo a passo (79) Tapete espiral passo a passo (80) Tapete espiral passo a passo (81)

15 – 6ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 4 pontos altos no espaço de 4 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 4 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 7 que fizemos para iniciar.

Tapete espiral passo a passo (82) Tapete espiral passo a passo (83) Tapete espiral passo a passo (84) Tapete espiral passo a passo (85) Tapete espiral passo a passo (88)

16 – 7ª carreira – Faça correntes para virar, pule 4 pontos de base e faça ponto alto. Faça 5 correntes de espaço, pule 4 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.

Tapete espiral passo a passo (89) Tapete espiral passo a passo (90) Tapete espiral passo a passo (91) Tapete espiral passo a passo (92) Tapete espiral passo a passo (93) Tapete espiral passo a passo (94) Tapete espiral passo a passo (95) Tapete espiral passo a passo (96)

17 – 8ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 5 pontos altos no espaço de 5 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 5 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 8 que fizemos para iniciar.

Tapete espiral passo a passo (97) Tapete espiral passo a passo (98) Tapete espiral passo a passo (99)

18 – 9ª carreira – Faça 9 correntes para virar, pule 5 pontos de base e faça ponto alto. Faça 6 correntes de espaço, pule 5 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.

Tapete espiral passo a passo (100) Tapete espiral passo a passo (101) Tapete espiral passo a passo (102)Tapete espiral passo a passo (103)

19 – 10ª carreira –  Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 6 pontos altos no espaço de 6 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 6 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 9 que fizemos para iniciar.

 Tapete espiral passo a passo (104) Tapete espiral passo a passo (105)

Caso queira, faça as próximas 6 carreiras (contando a base e a carreira fechada) com fio colorido, optei por utilizar todo branco para ficar mais discreto. Meu tapete fica pronto com as laterais mais lisas em formato de S, se for fazer ele com as laterais toda em espirais (com essas pontinhas) faça ainda dará para fazer mais duas voltas no final… neste caso para que as voltas coloridas fiquem centralizadas você precisa fazer as 6 primeiras fechadas na cor branca, 3 carreira fechadas com a outra cor e então completará com mais 6 carreiras fechadas na cor branca.

20 – 11ª carreira – Faça 10 correntes para virar, pule 6 pontos de base e faça ponto alto. Faça 7 correntes de espaço, pule 6 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.

Tapete espiral passo a passo (106)

21 – 12ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 7 pontos altos no espaço de 7 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 7 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 10 que fizemos para iniciar.

Tapete espiral passo a passo (107) Tapete espiral passo a passo (108) Tapete espiral passo a passo (109)

22 – 13ª carreira – Faça 11 correntes para virar, pule 7 pontos de base e faça ponto alto. Faça 8 correntes de espaço, pule 7 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.

Tapete espiral passo a passo (110)

23 – 14ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 8 pontos altos no espaço de 8 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 8 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 11 que fizemos para iniciar.

Tapete espiral passo a passo (111) Tapete espiral passo a passo (112) Tapete espiral passo a passo (113)

24 – 15ª carreira – Faça 12 correntes para virar, pule 8 pontos de base e faça ponto alto. Faça 9 correntes de espaço, pule 8 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.

Tapete espiral passo a passo (114) Tapete espiral passo a passo (115)

25 – 16ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 9 pontos altos no espaço de 9 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 9 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 12 que fizemos para iniciar.

Tapete espiral passo a passo (116) Tapete espiral passo a passo (117) Tapete espiral passo a passo (118)

26 – 17ª carreira – Faça 13 correntes para virar, pule 9 pontos de base e faça ponto alto. Faça 10 correntes de espaço, pule 9 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.

Tapete espiral passo a passo (119)

27 – 18ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 10 pontos altos no espaço de 10 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 10 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 13 que fizemos para iniciar.

Tapete espiral passo a passo (120) Tapete espiral passo a passo (121)

28 – 19ª carreira – Faça 14 correntes para virar, pule 10 pontos de base e faça ponto alto. Faça 11 correntes de espaço, pule 10 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.

Tapete espiral passo a passo (122)

29 – 20ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 11 pontos altos no espaço de 11 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 11 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 14 que fizemos para iniciar.

Tapete espiral passo a passo (123) Tapete espiral passo a passo (124) Tapete espiral passo a passo (125)

29 – 21ª e 22ª carreiras – Faça 15 correntes para virar, pule 11 pontos de base e faça ponto alto. Faça 12 correntes de espaço, pule 11 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente. Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 12 pontos altos no espaço de 12 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 12 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 15 que fizemos para iniciar.

Tapete espiral passo a passo (126) Tapete espiral passo a passo (127)

30 – 23ª carreira –  Faça 16 correntes para virar, pule 12 pontos de base e faça ponto alto. Faça 13 correntes de espaço, pule 12 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.

Tapete espiral passo a passo (128) Tapete espiral passo a passo (129)

31 – 24ª carreira –  Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 13 pontos altos no espaço de 13 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 13 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 16 que fizemos para iniciar.

Tapete espiral passo a passo (130) Tapete espiral passo a passo (131) Tapete espiral passo a passo (132)

32 – 25ª e 26ª carreiras carreira – Faça 17 correntes para virar, pule 13 pontos de base e faça ponto alto. Faça 14 correntes de espaço, pule 13 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente. Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 14 pontos altos no espaço de 14 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 14 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 17 que fizemos para iniciar.

Tapete espiral passo a passo (133) Tapete espiral passo a passo (134)

O trabalho fica assim:

Tapete espiral passo a passo (135)

Se fizer mais duas carreiras fechadas o trabalho vai ficar com as pontinhas de espirais do início ao fim já que com mais duas voltas fechadas termina com apenas 2 módulos. Optei por fazer apenas até aqui para que o desenho do tapete fique mais liso em formato de S nas laterais.

Reserve e faça outra peça exatamente igual com o segundo novelo de fio Barroco maxcolor branco, veja que sobrou bem pouquinho do primeiro novelo. Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Após aprontar as duas peças igual a apresentada acima vamos aprender a fazer a união das peças e aplicar e fazer o acabamento… Veremos isso na segunda parte do passo a passo e o link você encontra logo abaixo.

Tapete espiral (12) Tapete espiral (24) Tapete espiral (42) Tapete espiral (48)

31 comentários em “Tapete espiral – Passo a passo

  1. Posso fazer com o fio Barroco número 4? Altera alguma coisa? Só esperando sua resposta para por a mão nas linhas e agulhas.

  2. Boa noite Feliz! Deus abençoe a nossa Família e as Famílias do mundo inteiro. Muito obrigada, pelo tapete espiral, estou ainda na primeira parte, está ficando bem bonito. Vou terminar e vou postar.
    Beijos

    1. Oi Cristina, como gosto dos pontos menores costumo utilizar a agulha 3.00mm para fio 6. A indicação que normalmente colocam nos rótulos são 3.50… 4.00mm e alguns colocam até numeração 5.00mm mas não se preocupe, o que conta mesmo é você se adaptar a uma determinada numeração.

      Agulhas mais finas tendem a ficar enroscando e desfiando na hora de tecer, mas agulha muito grossa deixa os pontos muito longos e espaçados e por isso minha opção pela numeração 3.00mm

  3. QUERO AGRADECER POR TODOS OS TRABALHOS MARAVILHOSOS QUE VOCES COMPARTILHAM CONOSCO, SOU MUITO GRATA POIS ATRAVES DESSE SITE CONSEGUI REALIZAR TRABALHOS MARAVILHOSOS E COMPLEMENTAR MINHA RENDA, AGRADECO DE CORACAO.

    1. Obrigado pelo carinho Carmen! Fico muito feliz por suas conquistas e por fazer parte de sua caminhada :) Um forte abraço e tudo de bom sempre!!!

  4. Boa tarde Samuel!!! Muito obrigada pela postagem eu fui uma fã do site que pedi a vc para fazer esse tapete, pois não consegui fazer sozinha.
    Muito agradecida adoro esse site.
    Abraços.
    Andréa

    1. Olá Andréa, que bom ler seu comentário :) Tinha certeza que ficaria feliz ao ver o passo a passo.

      Muito obrigado pelo carinho, forte abraço e tudo de bom sempre!

      1. BOM DIA! TENHO MUITO QUE AGRADECER POR ESSE SITE MARAVILHOSO E COM EXPLICAÇOES 100% OTIMAS.ESTAVA ESPERANDO UMA FORMA MAIS FACIL DE FAZER ESSE TAPETE E ENCONTREI AQUI.SEMPRE QUIS FAZER ESSE TAPETE MAS TINHA MUITA DIFICULDADE,VOU COMEÇAR O MEU HOJE.PARABENS PELO SITE!

        1. Fico feliz que tenha conseguido fazer seu tapete, Leia.
          Muito obrigado pelo carinho!

          Forte abraço,
          Samuel Ramos

  5. lindo de mais maravilha …vou fazer. obrigada por tdos os trabalhos lindos que vcs nos oferecem obrigada mais uma vez ….Deus abencoe e lhes de cada vez mais, ideias maravilhosas para compartir com nos—