Tapete Floral – Passo a passo | Croche.com.br

Tapete Floral – Passo a passo

Olá,

No passo a passo de hoje vou explicar como fazer um lindo TAPETE FLORAL utilizando o SQUARE que postei aqui no blog. Este modelo é fácil, rápido e bem econômico, outra opção é fazer os squares com sobras de fios e deixar o tapete bem colorido.

Existe ainda a vantagem de montar seu tapete do tamanho que desejar ou variar o formato (quadrado ou retangular) dependendo da quantidade de square.

Para confeccionar o TAPETE FLORAL utilizei os fios Barroco Maxcolor e Barroco Natural da Círculo S.A. Suas cores firmes e vibrantes dão um toque especial de alegria neste trabalho sem contar a maciez! Os fios  são 100% algodão, garantia de qualidade e valorização do seu trabalho. Vamos ver o passo a passo?

MATERIAIS

1 Tapete floral passo a passo (1) Tapete floral passo a passo (2)

01 – Para emendar os motivos corte um pedaço de fio Barroco Natural, para que tenha certeza que o tamanho vai dar para fazer toda a costura basta medir 6 vezes a largura do quadradinho, observe na imagem.

Tapete floral passo a passo (3)

02 – Com o auxílio de uma agulha de tapeceiro passe o fio de baixo para cima na primeira corrente das duas que formam o cantinho do motivo. Passe quase todo o fio e deixe apenas uma sobra suficiente para fazer o arremate posteriormente.

Tapete floral passo a passo (4) Tapete floral passo a passo (5) Tapete floral passo a passo (6)

03 – Agora passe o fio de cima para baixo na correntinha da segunda peça. Veja na imagem que estou utilizando uma das correntes que ficam ao lado do ponto alto da lateral que será costurado. Em seguida passe de baixo para cima na mesma corrente da primeira peça para que a costura forme uma linha reta.

Tapete floral passo a passo (7) Tapete floral passo a passo (8) Tapete floral passo a passo (9)

04 – Novamente na primeira peça passe o fio de cima para baixo no alto do primeiro ponto alto da lateral. Em seguida passe o fio de baixo para cima no alto do primeiro ponto alto da segunda peça como mostrado nas imagens…

Tapete floral passo a passo (10) Tapete floral passo a passo (11) Tapete floral passo a passo (12) Tapete floral passo a passo (13)

05 – Para completar este ponto passe o fio de cima para baixo no primeiro ponto alto da primeira peça e saia com ele de baixo para cima no primeiro ponto alto da segunda peça e então ficará com mais um ponto formando uma linha reta como mostrado na imagem.

Tapete floral passo a passo (15) Tapete floral passo a passo (16) Tapete floral passo a passo (17)

06 – Agora basta fazer o contrário, passe o fio de cima para baixo no segundo ponto alto da segunda peça como mostra a primeira imagem e em seguida de baixo para cima no segundo ponto alto da primeira peça…

Tapete floral passo a passo (18) Tapete floral passo a passo (19) Tapete floral passo a passo (20)

07 – Repita o passo passando o fio de cima para baixo no segundo ponto alto da segunda peça e em seguida de baixo para cima no segundo ponto alto da primeira peça formando então uma linha reta com a costura.

Tapete floral passo a passo (21) Tapete floral passo a passo (22) Tapete floral passo a passo (23) Tapete floral passo a passo (24) Tapete floral passo a passo (25) Tapete floral passo a passo (26)

08 – Veja como vai ficando:

Tapete floral passo a passo (27) Tapete floral passo a passo (28)

09 – Faça a costura até completar a lateral, esconda parte da ponta do fio no avesso da peça, divida o fio, amarre bem e corte as sobras. Assim ficará com duas peças unidas. Fiz meu tapete com 8 motivos, primeiro fiz a costura de todos unindo sempre 2 motivos formando retângulos com 2 motivos cada e depois fazer as emendas restantes. É sempre melhor unir de 2 em 2 e depois novamente na largura para que não precise costurar com um fio tão grande.

Tapete floral passo a passo (29) Tapete floral passo a passo (30) Tapete floral passo a passo (31)

10 – Na hora de costurar os motivos no sentido contrário veja que fiz a costura normalmente como se estivesse emendando 2 motivos e passei direto fazendo um ponto na mesma direção da emenda….

Tapete floral passo a passo (32) Tapete floral passo a passo (33) Tapete floral passo a passo (34)

11 – Veja como ficam os motivos unidos.

Tapete floral passo a passo (35) Tapete floral passo a passo (36) Tapete floral passo a passo (37)

12 – Após unir todos os motivos você vai notar que na direção das emendas o trabalho não está reto como nas demais partes. Isso ocorre porque os cantos são formados por duas correntes e na hora da emenda utilizamos apenas uma das correntes na lateral. Para corrigir vamos fazer uma volta toda em ponto baixo, prenda o fio Barroco Natural com ponto baixo. No meu caso iniciei na largura do trabalho e bem próximo da emenda, estou informando somente porque facilita na hora de fazer o acabamento caso queira fazer exatamente igual. Como mostrado na primeira imagem prendi com ponto baixo faltando 5 pontos para chegar na emenda que está na largura do trabalho… Siga com ponto baixo em cima dos pontos altos de base.

Tapete floral passo a passo (38) Tapete floral passo a passo (39)

13 – Chegando na emenda faça 1 ponto baixo na corrente que está sobrando no cantinho do primeiro motivo, faça meio ponto alto na direção da emenda e em seguida ponto baixo na corrente que sobrou no cantinho já do segundo motivo. Ao fazer meio ponto alto na emenda ao invés de ponto baixo você acaba deixando a peça bem nivelada! :)

Tapete floral passo a passo (40) Tapete floral passo a passo (41) Tapete floral passo a passo (42)

14 – Agora basta seguir com ponto baixo em cima de cada ponto de base até chegar no canto do tapete.

Tapete floral passo a passo (43) Tapete floral passo a passo (44) Tapete floral passo a passo (45)

15 – Chegando no canto faça ponto baixo na primeira corrente, faça duas correntes de espaço e faça ponto baixo na segunda corrente que forma o canto. Siga com ponto baixo em cima dos pontos de base, nas emendas não se esqueça de fazer meio ponto alto… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete floral passo a passo (46) Tapete floral passo a passo (47) Tapete floral passo a passo (48) Tapete floral passo a passo (49) Tapete floral passo a passo (50)

16 – A partir deste ponto você já poderá iniciar o acabamento que desejar ou até mesmo deixar somente assim. Vou explicar como fiz um acabamento bem similar ao que já expliquei no tapete ponto estrela. Após finalizar a volta com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cada ponto de base por toda a volta…

Tapete floral passo a passo (51) Tapete floral passo a passo (52) Tapete floral passo a passo (53) Tapete floral passo a passo (54)

17 – Chegando nos cantos faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes, faça duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete floral passo a passo (55) Tapete floral passo a passo (56) Tapete floral passo a passo (57) Tapete floral passo a passo (58) Tapete floral passo a passo (59) Tapete floral passo a passo (60) Tapete floral passo a passo (61)

18 – Em seguida faça ponto baixíssimo em cima do segundo ponto de base e ponto baixo no terceiro ponto de base.

Tapete floral passo a passo (63) Tapete floral passo a passo (64)

Os leques de acabamento foram adaptados para que os cantos fiquem corretos. Portanto se você fez o trabalho com outra quantidade de motivos pode ser necessário adaptar o acabamento. Não se preocupe, basta dividir corretamente para que o canto fique correto!

Veja como fiz:

19 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha, pule 3 pontos de base e faça ponto alto. Veja que ficou na em cima do ponto alto que está na direção da emenda.

Tapete floral passo a passo (65) Tapete floral passo a passo (66)

20 – Faça 3 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no alto do ponto alto formando 1 ponto picô.

Tapete floral passo a passo (67) Tapete floral passo a passo (68) Tapete floral passo a passo (69)

21 – Faça ponto alto no mesmo ponto de base e em seguida faça novamente ponto picô. Novamente ponto alto no mesmo ponto de base e então o 3º ponto picô, faça então o 4º ponto alto no mesmo ponto de base.

Tapete floral passo a passo (70) Tapete floral passo a passo (71) Tapete floral passo a passo (72)

22 – Faça duas correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete floral passo a passo (73) Tapete floral passo a passo (74)

Observe o seguinte, este leque de acabamento ficou na direção da emenda e as alças com duas correntes pulando 3 pontos de base. Os próximos serão diferentes e faremos igual novamente apenas ao chegar no canto do trabalho.

23 – Faça uma corrente, pule apenas 2 pontos de base para então fazer outro leque. Em seguida faça apenas uma corrente, pule apenas 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Faça até completar 3 leques e então faremos diferente…

Tapete floral passo a passo (79) Tapete floral passo a passo (80) Tapete floral passo a passo (81) Tapete floral passo a passo (82) Tapete floral passo a passo (83) Tapete floral passo a passo (84)

24 – Após o terceiro leque teremos então apenas 11 pontos para chegar no canto do trabalho. Faça duas correntes, pule 3 pontos de base e faça o leque. Em seguida faça duas correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo e sobrou apenas 3 pontos altos para chegar no canto.

Tapete floral passo a passo (85) Tapete floral passo a passo (86) Tapete floral passo a passo (87) Tapete floral passo a passo (88)

25 – Faça 3 correntes e então faremos um leque com 4 pontos picô e 5 pontos altos. Em seguida faça duas correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo para então começar a trabalhar no comprimento do tapete.

Tapete floral passo a passo (89) Tapete floral passo a passo (90) Tapete floral passo a passo (91)

26 – Para este trabalho com 8 motivos os leques da lateral do tapete ficou da seguinte forma:

Apenas o leque do canto e o primeiro e último leque da lateral (comprimento) foram feitos pulando 3 pontos de base. Todos os demais foram feitos com alças de uma corrente e pulando 2 pontos de base. Na largura do tapete os leques dos cantos, o primeiro leque, o leque do meio que fica em cima da emenda e o último leque foram feitos pulando 3 pontos de base.

Tapete floral passo a passo (92) Tapete floral passo a passo (93) Tapete floral passo a passo (94) Tapete floral passo a passo (95) Tapete floral passo a passo (96) Tapete floral passo a passo (97) Tapete floral passo a passo (98)

Aqui o tapete prontinho! Observe que os cantos ficaram maiores que os outros leques para que não fiquem repuxando.

Tapete floral passo a passo (102) Tapete floral passo a passo (103) Tapete floral passo a passo (104) Tapete floral passo a passo (105) Tapete floral passo a passo (106) Tapete floral passo a passo (107) Tapete floral passo a passo (109) Tapete floral passo a passo (111) Tapete floral passo a passo (112) Tapete floral passo a passo (113) Tapete floral passo a passo (115) Tapete floral passo a passo (117) Tapete floral passo a passo (120) Tapete floral passo a passo (121) Tapete floral passo a passo (122)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Um forte abraço e até o próximo!

31 comentários em “Tapete Floral – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Maravilhoso esse trabalho, estou fazendo e acabei de terminar os squares, e tenho uma duvida, voce fez a blocagem deles? o seu esta sempre bem retinho nas fotos, de qualquer forma terei que fazer a blocagem pra ficar reto. Mas queria saber se eu faço torto, ou se é normal que ele nao fiquem bem quadrado..
    obrigada, beijos

    1. Olá Ketryn, muito obrigado pelo carinho!

      Não faço blocagem, os meus ficam retos sem precisar fazer blocagem.

  2. Oie! Que trabalho lindo e maravilhosa sua dedicação! estou fazendo em barbante cru e verde, vai ficar lindo! Muito obrigada e Deus continue te abençoando mais e mais! bjs

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.