Tapete Lavanda – passo a passo | Croche.com.br

Tapete Lavanda – passo a passo

Neste passo a passo vou explicar como fazer o TAPETE LAVANDA, uma criação exclusiva para você que acompanha o blog :)

O tapete lavanda foi todo confeccionado com fio Barroco. Nas flores e acabamento utilizei o Barroco Multicolor, já na parte branca utilizei o Barroco Maxcolor nº6. Acreditem, apenas 1 novelo com 400g rendeu este maravilhoso tapete medindo 110cm x 67cm.

Utilizei a Flor Cravo que é uma das minhas criações também, o passo a passo está AQUI no blog já faz algum tempo e não alterei em nada! Você também pode utilizar outras flores que tenham 8 pétalas e aqui no blog tem mais de 70 modelos com passo a passo e você pode conferir clicando  AQUI.

1

MATERIAIS

Confeccionei as flores seguindo o passo a passo que tem AQUI no blog.  O miolinho fiz com amarelo 9368, a primeira camada de pétalas fiz com o lilás 9587, a segunda camada com o lilás 9353 e as folhas fiz com o verde 9384. Utilizei a agulha 3.0mm para que o trabalho fique mais delicado. No miolinho da flor utilizei pérola nº10 que é opcional.

Tapete lavanda - Passo a passo (2)

No avesso da flor temos as alças com 4 correntes formando os 4 cantos da base da flor. Amarre o fio em um destes cantos.

Tapete lavanda - Passo a passo (3) Tapete lavanda - Passo a passo (4) Tapete lavanda - Passo a passo (5)

Após amarrar prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 1 ponto alto, duas correntes e mais 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete lavanda - Passo a passo (6) Tapete lavanda - Passo a passo (7) Tapete lavanda - Passo a passo (8) Tapete lavanda - Passo a passo (9)

Agora faremos ponto alto em cima dos pontos altos do leque da base. Para que a folha não fique muito presa o primeiro ponto alto faremos pegando por baixo do cordão de correntes que liga uma folha na outra. Observe as imagens:

Tapete lavanda - Passo a passo (10) Tapete lavanda - Passo a passo (11) Tapete lavanda - Passo a passo (12)

Os outros 2 pontos altos faça prendendo a corrente.

Tapete lavanda - Passo a passo (13) Tapete lavanda - Passo a passo (14) Tapete lavanda - Passo a passo (15)

Faça 1 ponto alto no espaço e faremos ponto alto nos 3 pontos altos seguinte. Como o primeiro ponto é o que fica próximo da folha vamos fazer o ponto alto por baixo das correntes.

Tapete lavanda - Passo a passo (16) Tapete lavanda - Passo a passo (17) Tapete lavanda - Passo a passo (18) Tapete lavanda - Passo a passo (19)

O segundo ponto alto vamos fazer pegando no meio da folha. Basta introduzir a agulha de trás pra frente no meio da alcinha de 8 correntes, pegue no mesmo ponto alto que foi preso as folhas e faça ponto alto.

Tapete lavanda - Passo a passo (20) Tapete lavanda - Passo a passo (21)

O próximo ponto alto faça por baixo

Tapete lavanda - Passo a passo (22) Tapete lavanda - Passo a passo (23)

Agora prendendo a alça de 5 correntes faça o ponto alto no espaço entre um bloquinho e outro. Faça os próximos 2 pontos altos ainda prendendo a alça… e o terceiro ponto alto em cima do leque será por baixo da alça novamente.

Tapete lavanda - Passo a passo (24) Tapete lavanda - Passo a passo (25) Tapete lavanda - Passo a passo (26) Tapete lavanda - Passo a passo (27)

Teremos pela frente um cantinho e consequentemente uma alça com 4 correntes. Faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete lavanda - Passo a passo (28) Tapete lavanda - Passo a passo (29) Tapete lavanda - Passo a passo (30) Tapete lavanda - Passo a passo (31)

Veja como fica o avesso:

Tapete lavanda - Passo a passo (32)

Agora só seguir contornando toda a flor e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete lavanda - Passo a passo (33) Tapete lavanda - Passo a passo (34) Tapete lavanda - Passo a passo (35) Tapete lavanda - Passo a passo (36)

Teremos um total de 15 pontos altos em cada lateral.

Tapete lavanda - Passo a passo (37)

Excepcionalmente nesta volta vamos seguir com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto e fazer ponto baixo dentro do leque. Faremos isso estrategicamente para que a última volta termine em uma posição melhor para acabamento.

Tapete lavanda - Passo a passo (38) Tapete lavanda - Passo a passo (39)

Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo espaço.

Tapete lavanda - Passo a passo (40) Tapete lavanda - Passo a passo (41)

Faça duas correntes e mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço. Agora só seguir com ponto alto em cima de ponto alto e quando chegar no cantinho fazer 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.

Tapete lavanda - Passo a passo (42) Tapete lavanda - Passo a passo (43) Tapete lavanda - Passo a passo (44) Tapete lavanda - Passo a passo (45) Tapete lavanda - Passo a passo (46) Tapete lavanda - Passo a passo (47)

Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Tapete lavanda - Passo a passo (49) Tapete lavanda - Passo a passo (50) Tapete lavanda - Passo a passo (51)

Após finalizar com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto em cima do próximo ponto alto de base e já estaremos no canto. Faça exatamente como na volta anterior, são 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos para formar o cantinho.

Tapete lavanda - Passo a passo (52) Tapete lavanda - Passo a passo (53) Tapete lavanda - Passo a passo (54) Tapete lavanda - Passo a passo (55)

Siga com ponto alto em cima de ponto alto, chegando nos cantos repita o passo anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente.

Tapete lavanda - Passo a passo (56) Tapete lavanda - Passo a passo (57) Tapete lavanda - Passo a passo (58)

Na 4ª volta inicie com duas correntes e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.

Tapete lavanda - Passo a passo (59) Tapete lavanda - Passo a passo (60)

Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e vamos trabalhar o cantinho… são 2 pontos altos, 3 correntes e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete lavanda - Passo a passo (61) Tapete lavanda - Passo a passo (62) Tapete lavanda - Passo a passo (63) Tapete lavanda - Passo a passo (64)

Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos. Novamente duas corrente, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos.

Tapete lavanda - Passo a passo (65) Tapete lavanda - Passo a passo (66) Tapete lavanda - Passo a passo (67)

Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 3 pontos altos.

Tapete lavanda - Passo a passo (68) Tapete lavanda - Passo a passo (69)

Agora só seguir fazendo duas correntes e bloquinhos com 2 pontos altos… chegando no cantinho faça como o anterior… faça por toda a volta e vamos finalizar com agulha de costura para que fique perfeito.

Tapete lavanda - Passo a passo (70) Tapete lavanda - Passo a passo (71) Tapete lavanda - Passo a passo (72)

Chegando no final da volta, após as duas correntes alongue o fio, corte e coloque na agulha.

Tapete lavanda - Passo a passo (93) Tapete lavanda - Passo a passo (94)

Passe o fio de trás para frente no segundo ponto alto do primeiro bloquinho (lembre-se, o primeiro ponto alto é formado por duas correntes)

Tapete lavanda - Passo a passo (95)

Passe dentro da última corrente de espaço e em seguida dentro da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto da volta, saia com o fio na parte de trás do trabalho. :) Agora só esconder uma parte dele, dividir em 2 e amarrar bem.

Tapete lavanda - Passo a passo (96) Tapete lavanda - Passo a passo (97)

Teremos o primeiro motivo prontinho!

Tapete lavanda - Passo a passo (75) Tapete lavanda - Passo a passo (97-1)

Chegamos ao final da primeira parte do trabalho, no próximo passo vamos aprender que ao fazer o segundo motivo já faremos a emenda, então não se apresse em fazer todos os motivos separados, dá para emendar depois, mas facilita muito emendar enquanto faz.

Tapete lavanda (3) Tapete lavanda (4)

Parte 2

Parte 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.