Tapete oval em crochê com aplicação de flores – Passo a passo (3ª Parte)

Como prometido vamos ver como fazer a aplicação de flores no tapete. Vale lembrar que é bastante simples e conta muito com a criatividade e gosto de cada um.

Vou fazer uma aplicação simples, utilizando apenas fios das mesmas cores dos botões, flores e folhas. Pode utilizar também cola universal apropriada ou até mesmo cola quente para fixar antes de iniciar as costuras.

PARTE 1 – TAPETE OVAL COM APLICAÇÃO DE FLORES PARTE 1
PARTE 2 – TAPETE OVAL COM APLICAÇÃO DE FLORES PARTE 2
FLOR CARACOL – FLOR CARACOL PASSO A PASSO
BOTÃO DE ROSA – BOTÃO DE ROSA PASSO A PASSO
Folha de crochê para aplicações – FOLHA DE CROCHÊ PASSO A PASSO

MATERIAIS

(Todas as peças utilizadas temos passo a passo aqui no blog)

Tapete oval simples
Flores para aplicações, utilizei a flor caracol com linha Anne
Folhas para aplicações
Botões de rosa para aplicações

Agulha de costura
Fios das mesmas cores utilizadas nas flores, folhas e botões
Tesoura para recortar
Fio de qualquer cor para alinhavar – Utilizei Anne na cor branca

01 – Inicialmente monte a forma que vai ficar o resultado final. Disponha os botões, folhas e flores para ter uma ideia dos espaços.

IMG_9849
02 – Com o fio Anne, utilizei o branco pra destacar, faça apenas um alinhavo para fixar antes de iniciar o procedimento de costura definitiva. Não precisa dar nó, apenas prender… você pode fazer isso com alfinete… cola… o importante é que elas fiquem presas não mudando a direção onde você vai fixar por definitivo
IMG_9850-300x225 IMG_9851-300x225
Veja que fui prendi todas as partes… com a linha branca
IMG_9852-300x225 IMG_9853-300x225
03 – Agora vamos começar a costura definitiva sempre do botão, ele vai ficar embaixo da folha… e assim por diante… sendo assim não aparecem os arremates.
IMG_9854-300x225
 04 – Passe o fio de trás para a frente do botão, vamos fazer costuras para que fique bem firmes e no final arrematar na parte de baixo do tapete.
IMG_9857-300x225
05 – Como havia dito, as costuras podem ser da forma que achar que fica mais harmonioso. Algumas pessoas preferem que apareça outras preferem a costura de forma que não deixe visível…. então veja nas imagens iniciais que costurei por cima fazendo “ponto atrás” de forma que fique parecendo veios em cima do botão.
IMG_9859-300x225 IMG_9860-300x225 IMG_9861-300x225 IMG_9862-300x225 IMG_9863-300x225 IMG_9864-300x225 IMG_9865-300x225 IMG_9866-300x225 IMG_9867-300x225
06 – Também tem a forma de costura com pontos invisíveis, pegando sempre no meio da corrente da lateral do trabalho deixando somente o trabalho em crochê aparente.
IMG_9868-300x225 IMG_9869-300x225 IMG_9870-300x225
Na parte de trás do trabalho, conduza o fio até o inicio e faça os nós, esconda as pontas e recorte.
IMG_9871-300x225 IMG_9872-300x225
07 – Para prender o cabinho e as folhas, utilizei fio Anne um tom mais escuro que o que utilizei para confeccionar as folhas… assim ao fazer as costuras fica parecendo os veios das folhas. Vejam as imagens
IMG_9873-300x225 IMG_9874-300x225 IMG_9875-300x225 IMG_9876-300x225 IMG_9877-300x225 IMG_9878-300x225 IMG_9879-300x225 IMG_9880-300x225 IMG_9881-300x225 IMG_9882-300x225 IMG_9883-300x225 IMG_9884-300x225 IMG_9885-300x225
Para parecer veios as costuras é feita realmente por cima do trabalho… e vai muito do gosto pessoal, se for fazer desta forma, tente fazer pontos miúdos.
IMG_9886-225x300 IMG_9887-300x225
Outra forma é fazer a costura apenas na parte central da folha e nas laterais deixando também pouco aparente.
IMG_9888-300x225 IMG_9889-300x225
08 – Para prender as flores, faça a costura apenas na parte central (miolo) da flor. Utilize também o ponto atrás deixando sempre bem fixa.
IMG_9890-300x225
O trabalho é sempre o mesmo em todas as peças… só tomando o cuidado de revisar se o direcionamento do desenho formado pelo arranjo está correto….
09 – Na imagem abaixo, meu trabalho já está pronto.
IMG_9891
Espero que tenham aproveitado de alguma forma este passo a passo. Como disse antes, as aplicações de flores vai depender muito do gosto pessoal e do capricho de cada um. É sempre importante olhar os trabalhos com atenção e ver o que mais agrada. Se for costura tipo bordado mais trabalhados ou com cola universal (a círculo tem esta cola e provavelmente você encontra nos armarinhos de sua cidade) O importante é usar a criatividade! Bom trabalho e até o próximo passo a passo.

19 comentários em “Tapete oval em crochê com aplicação de flores – Passo a passo (3ª Parte)

  1. Amo os seus trabalhos e seus ensinamentos passo a passo, estou fazendo este tapete e não ficou claro para mim se as flores aplicadas neste tapete são feitas com linha duna ou anne.
    Por favor me ajude me esclarecendo esta dúvida
    Muito obrigada
    Maria do Carmo

    1. Olá Maria, as flores, botões pequenos e folhas pequenas foram feitas com fio Anne, os botões grandes e folhas grandes com fio Duna.

    1. Olá Silvani, este começando com 38 correntes fica com 63cm de comprimento… para fazer maior Basta fazer um cordão de correntes do tamanho que queira a mais além das 38. Ex. Se com 38 correntes fica com 63cm e quero com 1 metro, faço correntes até completar 37cm (que é a diferença de tamanho que eu preciso) e depois faço mais 38 correntes e continuo o tapete normalmente

  2. Sou iniciante e estou amando seu blog. Meu primeiro tapete confeccionado foi deste blog, o tapete redondo com flor girassol e agora estou terminando o jogo de banheiro oval bico duplo. Gostaria muito que vc postasse um jogo de banheiro completo passo a passo deste Tapete Oval em Crochê com Aplicação de Flores. Meu próximo trabalho pretendo confeccionar este tapete, e se possível for, um jogo de banheiro do mesmo. Desde já agradeço!

  3. Eu fiz, amei….. Super simples e rápido. Dois dias foi o suficiente para eu terminar esse lindo tapete. <3

  4. ADOREI ESSE TAPETE COM AS APLICAÇÕES E FIZ PRA MIM,MAS GOSTARIA DE FAZER O JOGO COMPLETO DELE PARA BANHEIRO E SE POSSÍVEL,GOSTARIA DO PASSO A PASSO DELE TAMBÉM E NÃO ESTOU ENCONTRANDO. CASO TENHA,POR FAVOR ME PASSE! DESDE JÁ AGRADEÇO.

  5. preciso do passo a passo do tapete coruja , jogo banheiro 3 peças , obrigada , nao estou encontrando . esse tapete oval ficou maravilhoso , tambem fiz

  6. bom dia ,adoro seus trabalhos so que eu ainda estou aprendendo a fazer croche e eu queria muito que voce me ensinase a fazer este tapete para o pe do vaso de banheiro .obrigada