Tapete oval passo a passo parte 1

Tapete da pia
Tapete oval passo a passo – Este tapete pode ser confeccionado com quantas flores desejar, basta emendar mais flores e seguir o mesmo passo a passo.
ESTA É A 1ª  PARTE DO PASSO A PASSO Se você está procurando a continuação do tapete visite o link abaixo:

Materiais 

MATERIAIS – Para o jogo de banheiro com 3 peças

Jogo completo

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (2) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (3)

01 – Confeccionei o miolinho das flores com o barbante roxo (9563) as pétalas com o lilás (9587) e as folhas com o verde 9384. Fiz a flor exatamente como temos o passo a passo aqui no blog.

Veja na imagem abaixo que na parte de trás de cada pétala fica visivelmente dois fios onde serão presas as alças, mas tudo isso está explicadinho no passo a passo da flor.

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (4) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (5) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (6)
A flor ficará com 8 alças de 4 correntinhas onde trabalharemos a base.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (7) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (8)
02 – A primeira volta será um quadradinho comum. Faça 1 leque na primeira alça (3 pontos alto, duas correntes de intervalo  e 3 pontos alto), uma corrente de intervalo, 3 pontos alto na 2ª alça, uma corrente de espaço, 1 leque na 3ª alça e siga intercalando que ficará como a imagem abaixo. Finalize a volta com ponto baixíssimo, ande com ponto baixíssimo até o meio do leque e inicia a segunda volta. Onde for canto faça leque e nas laterais 3 pontos alto e uma correntinha de intervalo.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (9) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (10) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (11) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (12)
03 – Faça por 3 voltas, corte o fio e arremate, assim estará pronto o primeiro motivo.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (13) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (14) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (15)
04 – O segundo motivo, faça apenas uma das laterais da terceira volta e vamos emendar no primeiro motivo.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (16)
05 – Ao chegar no canto que seria um leque, faça apenas 3 pontos alto e faça apenas 1 correntinha, em seguida prenda diretamente com ponto baixo no canto do primeiro motivo.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (17) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (18) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (19)
06 – Agora sem correntinha de intervalo volte a fazer mais 3 pontos alto no mesmo leque da volta anterior para formar o canto. Durante toda a emenda não faremos correntinha de intervalo, então após os 3 pontos alto como abaixo, prenda com ponto baixo no intervalo seguinte do primeiro motivo. Veja as imagens abaixo.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (20) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (21) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (22)
07 – Ao chegar no canto seguinte e prender com ponto baixo, faça então 1 correntinha de intervalo, novamente os 3 pontos alto para concluir este canto e siga a volta normalmente, ao final corte o fio e arremate.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (23) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (24) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (25)
08 – Agora já temos os dois motivos unidos.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (26)
09 – No terceiro motivo, assim que fizer os 3 primeiros pontos altos faça uma correntinha e já vamos unir aos outros 2 motivos. Assim vamos terminar em uma excelente posição para continuar nosso tapete. Desta vez não vamos cortar o fio.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (27) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (28)
10 – Ao terminar esta volta finalize com ponto baixo onde iniciou a volta no terceiro motivo. Então faça 2 correntinhas e vamos trabalhar uma volta em todos os motivos com ponto alto.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (29) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (30) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (31)
11- Em cima de cada ponto alto dos motivos faremos um ponto alto.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (32)
12 – No intervalo das emendas faremos da seguinte forma: (veja com atenção porque isso é muito importante na sequência do tapete)

2 pontos alto no intervalo (este que é um leque unido) como na imagem abaixo

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (33)
Bem no meio da emenda faça 1 ponto alto
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (34)
Novamente 2 pontos alto no intervalo (este que é um leque do motivo seguinte)
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (35)
Novamente 1 ponto alto em cima de cada ponto alto seguinte
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (36) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (30)-MOTION
E nos intervalos comuns faça apenas 1 ponto alto, isso é muito importante para a sequência do tapete.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (37)
13 – No canto (dentro do leque) faremos o seguinte:
2 pontos alto, apenas uma correntinha de separação, novamente 2 pontos alto… siga normalmente sempre respeitando a regrinha nas emendas dos motivos.

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (38) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (39) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (40)

Ao final termina com 71 pontos no comprimento e 23 pontos na largura

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (41)
14 – Finalizada a primeira volta nos motivos, prenda com ponto baixo, suba com duas correntes e faça mais 1 ponto alto. Agora vamos fazer uma volta de intervalos na lateral do tapete e nas pontas faremos diferente.Vai ficar da seguinte forma:
Subindo com 2 correntes, 1 ponto alto em cima do ponto alto seguinte, faça uma corrente de separação, pule um ponto de base e faça novamente 2 pontos alto, faça uma corrente de separação, pule um ponto de base e siga assim até que falte 3 pontos de base para chegar no canto: Veja as imagens abaixo:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (42) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (44) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (45) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (46)
15 – Faltando 3 pontos de base para atingir o canto faça duas correntinhas e faça 2 pontos alto dentro do canto.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (47) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (48)
16 – Novamente 2 correntinhas de intervalo e mais 2 pontos alto dentro do mesmo canto
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (49)
17 – Faça 2 correntes, pule 5 pontos de base e faça 2 pontos alto, 2 correntes de espaço e mais 2 pontos alto tudo isso em cima do mesmo ponto de base. Novamente 2 correntes de intervalo, pule 5 pontos de base e repita estes passos até chegar na próxima lateral do tapete. Veja nas imagens:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (50) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (51) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (52)
18 – Ao fazer o leque do canto, faça 2 correntinhas de intervalo, pule 3 pontos de base e prossiga como na lateral anterior.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (53) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (54)
19 – Na ponta seguinte, repita como explicado no passo 15, 16 e 17
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (58)
20 – Então completando a volta prenda com ponto baixíssimo, faça 2 correntinhas para dar altura do ponto alto e vamos fazer todo fechadinho na lateral. (1 ponto alto em cima de cada ponto alto de base e 1 ponto alto nos intervalos
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (59) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (61) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (62)
21- Ao chegar no ultimo ponto alto de base vamos fazer da seguinte forma:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (63) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (64)
2 correntes, prenda com ponto baixo nas duas correntinhas da volta anterior, novamente 2 correntes e faça 4 pontos alto dentro do leque. Veja abaixo:

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (65) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (66)

22 – Novamente 2 correntes, prenda com ponto baixo nas duas correntes entre os leques, mais 2 correntinhas e 4 pontos alto no leque seguinte… siga assim até completar a volta onde fará ponto alto em cima do primeiro ponto alto da lateral e seguir com a volta toda fechada.

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (67) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (68) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (69) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (70) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (71)
Ao final ficará assim:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (72)
23 – Veja que nas laterais vamos sempre repetir a mesma coisa, uma volta fechada e outra com intervalos de uma corrente pulando 1 ponto de base. Isso se repetirá até o final do tapete, então vou explicar como faremos as pontas do tapete que é o único lugar que faremos os aumentos para que nosso tapete fique oval.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (73) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (74)
24 – Ao atingir o ultimo ponto alto de base da volta anterior, faça 2 correntinhas.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (58)
25 – Agora vamos começar os aumentos; Em cima do primeiro ponto alto (co conjuntinho de 4 pontos da volta anterior) faça 2 pontos alto.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (76)
26 – Nos dois pontos alto seguinte faça apenas 1 ponto alto em cima de cada um como na imagem abaixo.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (77)
27 – No 4º ponto alto faça novamente 2 pontos alto em cima do mesmo ponto alto. (O conjuntinho tinha 4 pontos alto e aumentamos para 6). Então faça 2 correntes de intervalo e repita estes aumentos no segundo conjuntinho de 4 pontos alto.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (78)
Vamos relembrar?
(na volta anterior tem um conjuntinho de 4 pontos alto)
No 1º – 2 pontos alto
No 2º – 1 ponto alto
No 3º – 1 ponto alto
No 4º – 2 pontos alto
2 correntes de intervalo.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (79) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (80)
Ao final da volta vai ficar assim:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (81)
Inicie mais uma volta toda fechada
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (82)
28 – Ao chegar novamente no ultimo ponto alto da volta anterior, faça 2 correntes, prenda com ponto baixo no meio das correntinhas da volta anterior, faça novamente duas correntinhas e vamos aumentar da seguinte forma:
(na volta anterior tem um conjuntinho de 6 pontos alto)
No 1º – 2 pontos alto
No 2º – 1 ponto alto
No 3º – 1 ponto alto
No 4º – 1 ponto alto
No 5º – 1 ponto alto
No 6º – 2 pontos alto
2 correntes de intervalo, prenda com ponto baixo, duas correntes e siga para o próximo conjuntinho de 6 pontos alto e repita os aumentos.Veja as imagens abaixo:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (83) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (84) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (85)
Veja que nosso conjuntinho agora tem 8 pontos alto
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (86) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (87) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (88)
Ao final da volta vai ficar assim:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (89)

29 – Novamente ao atingir o ultimo ponto de base, faça 2 correntes de espaço e faremos da seguinte forma:

(na volta anterior tem um conjuntinho de 8 pontos alto)
No 1º – 2 pontos alto
No 2º – 1 ponto alto
No 3º – 1 ponto alto
No 4º – 1 ponto alto
No 5º – 1 ponto alto
No 6º – 1 ponto alto
No 7º – 1 ponto alto
No 8º – 2 pontos alto
2 correntes de intervalo e siga para o próximo conjuntinho de 8 pontos alto e repita os aumentos.

Ao finalizar esta volta vamos cortar o fio e arrematar, no passo seguinte vamos aprender a dar sequência no nosso tapete.

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (93) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (94) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (95) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (96) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (97)
Ao final ficará assim:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (98) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (99) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (100)

Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!

Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias categorias!

Chegamos ao fim da 1ª parte do passo a passo, na 2ª parte vamos ver como dar continuidade e finalizar o nosso trabalho.

64 comentários em “Tapete oval passo a passo parte 1

  1. Seu trabalho é lindo. Parabéns, e muito obrigada por compartilhar conosco.
    Uma pergunta: quanto tempo você leva pra montar um tutorial como esse?

    1. Oi Angélica, leva em média uma semana. Tem a confecção fotografando, edição de imagens para que fiquem prontas para vir pro blog e finalmente a digitação conferindo imagem e tapete para garantir que nada saia diferente do que realmente fiz… coisa pouca :)

    1. Olá Isa, com 6 flores vai ficar com o comprimento desejado ou muito próximo disso porque depende da altura dos pontos altos de cada pessoa.
      Já a largura não muda, por se tratar de um modelo oval vai continuar com 60cm, só se fizer mais voltas criando algo para ficar mais largo e isso aumentará o comprimento também.

  2. Obrigado samuel vou tentar fazer ele e posto no grupo feliz em conhecer o blog ja fiz diversos trabalhos e todos eu consegui fazer parabens o blog e realmente maravilhoso.

  3. Olá Samuel, se eu fizer esse tapete com barbante n8 fica mto grande? Pretendo fazer uma passadeira de mais ou menos 1,5m estou com medo de ficar mto Largo sabe?
    Parabéns pelo seu trabalho! É maravilhoso!

  4. Boa noite samuel tudo bem? Eu sei que por escrito fica um pouco complicado de explicar mas eu queria muito que vc me ajudase a fazer este tapete porem ele redondo por causa dos detalhes que ele tem nao saberia fazer sem alguma ajuda se da pra fazer redondo e como eu poderia estar começando e aonde fazer os aumentos ficarei muito grata seu blog tem me ajudado muito e eu adoro o site deus abencoe a sua vida abracos fico no aguardo

    1. Olá Natalia, nunca fiz este modelo redondo… mas se fizer com apenas uma flor este modelo ficará praticamente redondo, não vai dar nem para notar que seria oval. Basta fazer com uma flor e seguir o passo a passo normalmente. :)

  5. Oi.

    Amei esse jogo. Eu quero fazer mas não achei o passo a passo do galão de água. Ele está aqui ou não tem? Ou vc tem como me passar.? Agradeço. Sincléia

  6. ola Samuel muito obrigado por responder isso ajuda muito nos que somos iniciantes ,entao so mais uma duvida vou fazer com 5 flores dei uma olhada no PAP e vi que a 1 flor faz 3voltas na 2 e 3 vc fez a 2volta incompleta e isso mesmo ou e a 3 volta?como a minha e 5 flores faco 3 flores com 3voltas ou 4 flores e dou sequencia na 5 flor.OBRIGADO.

    1. Oi Fabiana a primeira flor tem 3 voltas, a segunda flor para unir na primeira que já tem 3 voltas eu fiz duas voltas completas e na terceira volta já fui fazendo a união ao mesmo tempo… isso vale para todas as demais independente da quantidade já que você vai ter que unir uma na outra e isso é feito enquanto faz a última (3ª) volta.

      Só lembrando, a segunda flor fiz apenas duas voltas completas antes de unir, depois de unida ela também fica com 3 voltas :)
      Veja no passo a passo!

      Forte abraço e bom trabalho.

  7. Olá faço alguns trabalhos por estes PAP e gostaria de fazer uma passadeira no modelo oval brco/verm preciso com 1,20 de comp.comprei barbante n4 qtas flores preciso usar me ajudem por favor obrigado.

    1. Oi Fabiana, o tamanho exato não dá pra cravar por conta de variação no tamanho dos pontos entre uma pessoa e outra. O tapete da imagem fiz com fio nº6, utilizei 3 flores e ficou com 90cm levando em conta que cada motivo tem cerca de 20cm eu gastaria mais duas flores e meu tapete ficaria com 1.30m Como o fio 4 deixa o trabalho menor acredito que com 6 flores seu tapete ficará com 1.20m

      Bom trabalho!

  8. GOSTARIA MUITO DE FAZER ESSES CONJUNTOS PARA BANHEIRO EU AMO CROCHÉ. MAS AONDE ENCONTRO ESSES MOLDES PARA COMEÇAR MEU TRABALHO. O MATERIAL DELINHA EU SEI COMPRAR MAS OS MOLDES NÃO. VAMOS LÁ EQUIPE ME AJUDA. FICO GRATA. E SEM MAS PARA O MOMENTO.

    1. Olá Maria, basta seguir o passo a passo que está desde o início da página e você fará seu tapete!

    1. Oi Maria, o inicio do tapete é no início desta postagem! Só fiz o passo a passo com cores diferentes, mas é o mesmo trabalho.

    1. Olá Vania, este trabalho se inicia na base quadrada das flores e não com correntes… As flores não são aplicadas.

  9. Olá Samuel… gostaria de saber de vc se eu fizer omeu tapete com 5 flores vai da certo no final , porque sou iniciante no crochê, já fiz algumas coisas daqui e adoro o site. Vou fzr o meu com as flores sem relevo que vc ensinou aqui com a base quadradas
    Obrigada

    1. Oi Thaynar, sim vai dar certo! Pode fazer com a quantidade que desejar. Na hora de fazer o bico de acabamento faça exatamente igual na lateral (fazendo cogumelo no primeiro espaço e depois prende com ponto baixo no segundo espaço…) Na parte oval você conta os espaços para ver se vai ficar certinho e não haverá problemas.

  10. Bom dia! Seus trabalhos são sempre lindos. Vc pode me dar um dica de como fazer este tapete sem as flores centrais? Não sou experiente, mas com graficos, paps e video aulas tenho feito belos trabalhos pra minha casa. Muito obrigada :)

  11. oi boa tarde eu gostaria de saber qual a numeracao melhor da agulha para fazer roupa pois eu tenho duvida .

  12. Olá, gostaria muito se você pudesse fazer o passo a passo do jogo de banheiro desse tapete oval com as flores catavento, é muito lindo e estou aprendendo muito com os passo a passo que você faz.
    Todos os seus trabalhos são muito bem explicados, eu sou iniciante no crochê e estou amando aprender com você. Muito obrigada por nos ensinar bjs

  13. Boa Tarde, é maravilhoso o site.
    Poderia por gentileza me informar como eu faço esse tapete na media de 2,12 de comprimento por 64 de largura?
    Como saber quantas flores preciso fazer?

    1. Olá Greice, como não sei a altura do seu ponto não tenho como saber, mas fica fácil você medir… veja a medida deste tapete e a medida do motivo (flor) adicione flores até atingir a metragem que falta neste tapete porque a largura não vai mudar.

  14. Bom dia, minha contagem de pontos bateu 188 pontos , mas na lateral na hora de fazer os leques com espaço de cinco correntes não deu certo como na foto, cinco leques na lateral, pois depois do quarto sobram 8 pontos altos ate chegar no leque da lateral.

  15. Olá!!!!
    O site é maravilhoso!!!! Tudo é muito belo e muito bem explicado (PAPs).
    Gostaria de entender como posso adquirir o PAP para que eu possa imprimi-los. Pois não tenho acesso o tempo todo para copiar o PAP olhando no computador.
    Vocês poderiam me orientar. Tentei entender o que vocês colocaram …. mais infelizmente não consegui compreender como, onde e o valor a pagar pára ter direito a imprimir o material que eu escolher.
    Obrigada pela atenção.
    Deus abençoe a todos.
    Gizxely

  16. Parabéns pelos belíssimos trabalhos, principalmente os PAPs!!! É muita bondade, generosidade e desprendimento fazer PAPs; que trabalhão pra fotografar cada continuação. Vc é 1000!

    Tb sou crocheteira há uns 6 anos, tenho meu site, mas havia parado por motivos de doenças na família. Agora retornando e aprendendo todos os dias…

    Grata, bjs.