Tapete oval passo a passo parte 2

Tapete oval passo a passo – Este tapete pode ser confeccionado com quantas flores desejar, basta emendar mais flores e seguir o mesmo passo a passo.
ESTA É A 2ª PARTE DO PASSO A PASSO Se você está procurando o início do tapete visite o link abaixo:

Materiais 

Na 1ª parte do passo a passo vimos como deixar nosso trabalho como na imagem abaixo:

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (98)
30 – Agora com o fio lilás (9587) prenda com ponto baixo em qualquer ponto alto na lateral da volta anterior. Suba com duas correntinhas e siga normalmente uma volta toda fechada. Vamos ver como ficará nas pontas já que na lateral do tapete é sempre igual intercalando entre volta fechada e volta com intervalos.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (101) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (102)
31 – Ao chegar no ultimo ponto alto de base da volta anterior que está na lateral, faça apenas uma correntinha de intervalo, faça um ponto alto no meio das duas correntinhas da volta anterior, faça novamente uma correntinha de intervalo e faça um ponto alto em cima do primeiro ponto alto do conjuntinho de 10 pontos alto. Veja as imagens abaixo:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (103) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (104)

32 – O conjunto tem 10 pontos alto certo, faremos agora um aumento em um dos pontos mais no meio do conjunto, escolha um deles e faça 2 pontos alto em cima do mesmo ponto assim o conjuntinho vai ficar com 11 pontos alto.

No final do conjuntinho faça uma corrente de espaço, 1 ponto alto no intervalo de duas correntes, uma corrente de espaço e siga no conjunto seguinte… repita até o fim. Nãos e esqueça que no final do ultimo conjuntinho faça uma corrente, 1 ponto alto nas duas correntinhas da volta anterior, uma correntinha e inicia a lateral novamente.

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (105)
veja que marquei com a agulha de costura onde fiz dois pontos alto juntos.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (106) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (107)
Ao final desta volta ficará assim:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (108) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (109) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (110)
33 – Inicia mais uma volta e nas pontas do tapete ficará da seguinte forma:
1 corrente de espaço,
1 ponto alto no intervalo da volta anterior,
1 corrente de espaço,
1 ponto alto no segundo intervalo,
1 corrente de espaço  e agora pule o primeiro ponto do conjuntinho de 11 pontos alto, incie apenas no segundo ponto da volta anterior. Isso apenas no inicio do conjunto, no final do conjunto não pule, faça os 10 seguintes deste conjunto. Veja as imagens abaixo:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (111) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (112) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (113)
Marquei com a agulha de costura que pulei o primeiro ponto.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (114) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (115) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (116)
34 – Novamente uma corrente de intervalo, um ponto alto em cada intervalo seguinte sempre separados por uma correntinha. No conjunto seguinte faça como no anterior, pule o primeiro ponto e faça ponto alto nos 10 pontos seguinte.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (117)
Veja como fica entre um conjunto e outro:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (118) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (119) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (120) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (121) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (122) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (123)
35 – Na 3ª volta com o barbante lilás (é uma volta toda fechada nas laterais) e nas pontas vai ficar da seguinte forma:1 corrente e um ponto alto em cada intervalo
No conjunto que tem 10 pontos alto, pule o primeiro e faça ponto alto nos 9 pontos seguintes:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (124)
Veja que entre um conjuntinho e outro sempre fará ponto alto com uma corrente de intervalo.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (125) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (126) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (127)
Aqui você pode ver que pulei o primeiro ponto de base e então nosso conjunto está diminuindo para 9 pontos alto.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (128) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (129) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (130) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (131)
Ao final da terceira volta lilás corte o fio e arremate e seu tapete estará como nas imagens abaixo:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (132) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (133) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (134)
36 – De volta com o Barbante EuroRoma branco prenda com ponto baixo em qualquer ponto alto na lateral do tapete e prossiga a volta como as anteriores, nas pontas do tapete também continuará da mesma forma, sempre pulando o primeiro ponto alto do conjuntinho, veremos como vai ficar.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (135) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (136)
37 – Pulando o primeiro ponto alto do conjuntinho, faça ponto alto nos 8 pontos seguinte, veja nas imagens abaixo:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (137)
Aqui estou apontando com a agulha onde terminou a lateral, seguindo para a esquerda é a ponta do nosso tapete onde faremos uma corrente de intervalo e um ponto alto nos intervalos da volta anterior.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (138)
Veja que o conjuntinho terminou com 8 pontos alto sendo que só pulamos o primeiro ponto, nunca pule o ultimo senão seu tapete fica torto.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (139) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (140)
Ao final desta volta ficará assim:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (141)
Inicie mais uma volta e veremos nas pontas do tapete.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (142) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (143)
Agora vamos seguir repetindo os passos anteriores, veja:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (144)
38 – Sempre pule o primeiro ponto alto do conjuntinho assim ele vai diminuindo e formando o desenho, nesta volta vai terminar com 7 pontos alto. Como é apenas uma repetição, vou apenas indicar quantos pontos alto ficará no conjuntinho certo?Esta é a segunda volta de branco após o lilás e cada conjuntinho fica com 7 pontos alto.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (145) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (146) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (147)
39 – 3ª volta com o fio branco e cada conjuntinho ficará com 6 pontos alto.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (149) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (150) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (151)
40 – 4ª volta de branco e cada conjuntinho ficará com 5 pontos alto
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (152)
Veja que entre um conjunto e outro vai aumentando o número de pontos alto a cada volta, isso mantém o formato oval do tapete.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (153) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (154)
41 – 5ª volta e cada conjuntinho ficará com 4 pontos alto
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (156) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (157)
42 – 6ª volta e cada conjuntinho ficará com 3 pontos alto
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (158) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (159)
43 – 7ª volta e cada conjuntinho ficará com 2 pontos alto
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (160) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (161)
44 – 8ª e ultima volta com o fio branco e cada conjuntinho encerra com apenas 1 ponto alto, ao final da volta corte o fio e arremate. Vamos trabalhar o acabamento.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (162) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (163)
Esta ultima volta é toda fechada na lateral
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (164) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (165)

Veja como faço o arremate:

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (166) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (167) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (168) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (169)

45 – Agora prenda o fio lilás no 9º ponto alto, ele fica meio do 3º intervalo da volta anterior sendo que no final da volta chegando na ponta oval do tapete, veja que logo em seguida estão os pontos alto com uma correntinha de intervalo.

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (170)
46 – Agora vamos fazer 3 pontos alto no ponto alto do intervalo seguinte. Veja as imagens abaixo:
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (171) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (172)

47 – Agora faça 2 correntes e vamos fazer mais 2 pontos alto pegando o 3º ponto alto, veja que marquei ele com a agulha de costura.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (173) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (174)

48 – Agora 3 pontos alto novamente no mesmo ponto de base.

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (176)

fica assim:

3 pontos alto,
2 correntes
2 pontos alto pegando o 3º ponto alto
3 pontos alto no ponto de base

Este conjuntinho de pontos do acabamento vou chamar de “COGUMELO”
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (177)
49 – Prenda com ponto baixo no ponto alto do intervalo seguinte (digo ponto alto que fica no meio do intervalo da volta anterior)
Marquei com a agulha o primeiro intervalo de uma correntinha que temos na ponta do tapete. Neste local faremos mais um cogumelo.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (178) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (179)

50 – Agora vamos pular um espaço e prender com ponto baixo no espaço seguinte. Veja que marquei com a agulha de costura que vamos sempre pular um ponto pra prender e outro pra fazer o cogumelo. Só vamos mudar quando chegar no conjunto que forma o desenho do meio (exatamente no meio do tapete)
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (180)

Vai ficando como na imagem abaixo, veja:

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (181)
51 – Veja que na imagem abaixo fica bem visível os 5 desenhos da ponta do tapete. No conjunto de pontos do meio faremos um cogumelo exatamente em cima do ponto alto que finalizou nosso conjuntinho, assim o acabamento ficará igual nas laterais.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (182)
Veja que após prender, ao invés de pular um intervalo e fazer o cogumelo, vamos fazê-lo exatamente no ponto em cima do conjuntinho, marquei com a agulha de costura.
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (183)
Veja como ficou:

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (184)

52 – Agora siga normalmente, pule um intervalo e prenda, pule outro intervalo e faça o cogumelo.

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (185) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (186)
Veja que ao atingir a lateral, fizemos um cogumelo imediatamente no intervalo antes da lateral, igual na borda do outro lado, agora vamos sempre usar como referencia a penúltima volta, e em um intervalo prender com ponto baixo e fazer cogulemo no ponto alto do intervalo seguinte. Veja a imagem abaixo:

Tapete oval passo a passo - www.croche.com (187)
Siga a volta toda, não esqueça de fazer o mesmo procedimento no meio da ponta do outro lado do tapete, ao final corte o fio e arremate e seu tapete estará prontinho!
Tapete oval passo a passo - www.croche.com (188) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (189) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (190) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (191) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (192) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (193) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (194) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (195) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (196) Tapete oval passo a passo - www.croche.com (197)

Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com teremos o maior prazer em ajudar você!

Você pode enviar imagem dos seus trabalhos também. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas, saber que estou contribuindo em seus trabalhos é muito gratificante. Bom trabalho e tudo de bom sempre!

61 comentários em “Tapete oval passo a passo parte 2

  1. Posso fazer esse tapete com apenas duas flores? Da certo? No final fica oval ou só fica se for acima de três flores?

    1. Oi Tamiris, da certo sim!
      A tampa do vaso inclusive faço com uma flor só e fica mais arredondado, mas com duas flores fica Lindo!

  2. Meu tapete oval está ficando irrugado… fiz a quantidade de pontos certos …. da impressão q tem ponto a mais sabe sobrando não tá ficando retinho no chão o q ser a q fiz ????

    1. Oi Amalia, se está utilizando fio número 6 e agulha número 3 pode ser o tamanho dos pontos. Talvez seus pontos sejam mais soltos que os meus e por isso está ficando enrugado. Se estiver utilizando agulha maior que 3.0 recomendo voltar para esta mais fina ou apertar mais os pontos.

      1. Minha agulha é 4.0 … é o fio acho q é o 6 ….. nossa direto faço peça e fica assim nunca imaginei q pudesse ser tamanho agulha x a linha kkkkk… p/ fio 6 uso qual agulha??? E com essa agulha 4 qual fio usar????

        1. Oi Amalia, para barbante nº6 sempre uso agulha 3 – Já para Fio Maxcolor número 6 utilizo agulha nº3.5 por ele ser mais macio e por isso ser um pouquinho mais grosso que barbante que é bem torcido.
          Agulha nº4 gosto muito para os fios Decore e Decore Luxo (aqueles peludinhos)

          Mas a dica crucial é:
          Agulha grande deixa os pontos maiores então se a numeração de agulha for suficiente para laçar o fio com facilidade pode usar sem problemas.
          Eu particularmente gosto dos pontos bem justinhos para o trabalho ficar uniforme, então sempre uso numeração no limite que dê pra laçar o fio e assim os pontos ficarem mais apertadinhos :)

          Um grande beijo minha amiga!

          1. Muito obg pelas dicas vou fazer outro com agulha 3 ve vê como fica. Bjs … estarei por aqui sempre amei o jeito q vc ensina.

  3. Adorei os tapetes com gráficos, fiz e já vendi todos. Estou sempre olhando o que voces postam.Obrigada por postar tantos tapetes bonitos.Bjs

  4. gostaria que vocês conficcionassem esses tapetes em forma de video pois estou aprendendo agora

  5. Oi boa noite adorei tudo tenho lguns desses tapetes são pra pia de cozinha
    Eu fiz um amei consegui faser direitinho ficou lindo mas e muito pequeno

    1. Oi Lorraine, se não tem nenhum erro na confecção precisa ver se os pontos não estão muito apertados.

  6. Terminei meu tapete nesse momento. Ficou lindo!
    Melhor site que encontrei na Internet… Tudo bem explicado onde você entende muito bem o que tem que fazer.
    Esse é meu segundo trabalho e estou adorando.
    Muito obrigada.
    Danisia.

    1. Que legal Danusia! Fico muito feliz que você tenha feito seu tapete e feliz por sua alegria com o site.
      Um grande beijo no coração e espero que faça muitos outros modelos :)

      (vi seu outro comentário por isso alterei ok rsrsrs)

  7. Melhor site de crochê passo a passo que já conheci tudo muito bem explicado e lindo fiquei feliz de ter encontrado esse site me dando oportunidade de confeccionar peças maravilhosas já fiz 4 trabalhos daqui e sempre deu certo quero dar os parabéns ao Samuel pelo carinho e por esse jesto maravilhoso só tenho a agradecer por nos ensinar sem pedir nada em troca um grande abraço e que deus te abençoe Samuel Natália de sp

    1. Obrigado pelas palavras Natália!
      Eu que agradeço o carinho e espero sua visita sempre!
      Forte abraço.

  8. Olá boa tarde acabei fazer meu tapete ficou lindo perfeito só meu ficou enorme lindo rsss mais percebi q as minhas flores não ficaram juntinhas sabe? Mesmo assim amei já é terceira peça q faço por esse site bjos muito obrigada

    1. Oi Salete, neste caso faça uma volta a menos na base da flor e depois faça uma volta a mais antes de começar a fazer ele ficar oval… O que precisa levar em conta para seguir o passo a passo é a quantidade de bloquinhos que tem na base antes de tornar ele oval, se estiver correto basta seguir o passo a passo :)

      Muito obrigado pelo carinho! Grande beijo e tudo de bom sempre.

  9. Amo suas postagens! Estou aprendendo bastante com suas explicações. Parabéns pelo seu trabalho e por compartilhar com a gente!!!🌼🌺🌸❤

  10. Ooii a tempos acompanho lendo atentamente todas os passo a passo só agora mais eu já estou no meu terceiro jogo de tapete agora terminando esse lindo jogo muito obrigado

  11. Obrigada por compartilhar seus trabalhos! Fiz em vermelho,precisei desmanchar o bico duas vezes porque não entendi bem, apesar da explicação estar boa, mas ficou lindo no final. Obrigada mais uma vez!

    1. Oi Aurimar, fico feliz que tenha conseguido finalizar seu tapete. Talvez o detalhe do “cogumelo” que é feito em cima de um ponto alto tenha passado despercebido quado você estava fazendo. Grande beijo.

  12. Bom dia, achei lindo esse jogo e ja fiz um.
    Agora vou fazer outro com duas flores, e gostaria de saber a quantidade de pontos que fica nas laterais e nos cantos?

    Obrigada, amos seus trabalhos.

    beijos

    1. Olá Fátima, nas laterais deve ficar com 14 bloquinhos… nos cantos não muda nada. Fazendo com duas flores a única alteração é no comprimento, ele vai continuar com a mesma largura.

  13. Amei esse site,Deus abençoe amiga, é dificil hoje em dia alguem querer ensinar ou msm explicar alguma coisa p/ nós muito obrigada…..

  14. muito lindo tapete sou apaixoda por crocher e meu mundo magico fico encantado .amo fazer e uma terapia pramim.

  15. Boa noite
    Gostaria muito, mas muito mesmo que tivesse o pap do conjunto de banheiro harmonia, e muito difícil por vídeo.

  16. amei seu trabalho do tapete oval, vcs teriam um video explicativo passo à passo, pois sou iniciante , iri a me facilitar bastante obrigada

  17. ola! amei este site! tudo lindo amei o tapete oval mas nao consegui fazer tentei mas o meu ficou horrivel ficou franzido acho que e porque sou iniciante encontrei muita dificuldades mas e lindo parabens!