Tapete oval simples – Passo a passo – Parte 1 | Croche.com.br

Tapete oval simples – Passo a passo – Parte 1

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o TAPETE OVAL SIMPLES. Tapetes com flores são sempre encantadores, mas os tapetes clean são muito bem vindos na decoração não é mesmo?

Esta é a primeira parte do passo a passo, para ver a segunda parte siga o link:

 

Este já fiz duas vezes, um na cor Azul Serenity (6823) e outro cor Grafite (8212) da Circulo S/A. Se desejar fazer este tapete maior você pode aumentar o comprimento sempre em múltiplos de 3. Para quem tem dúvida de quanto aumentar para que o tapete oval fique com determinado tamanho vai a seguinte dica:

Tapete oval simples passo a passo (264) Tapete oval simples passo a passo (253)

ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

MATERIAIS

Para este passo a passo vamos utilizar apenas 2 novelos de fio Barroco Maxcolor n°8. Olha como aproveita-se quase todo o fio!

Tapete oval simples passo a passo (1) Tapete oval simples passo a passo (2) Tapete oval simples passo a passo (3)

01 – Deixe uma sobra de fio no inicio e faça 66 correntes, volte na quarta corrente contando da agulha para trás e faça ponto alto. Observe que contando com as 3 corrente já teremos 2 pontos altos.

Tapete oval simples passo a passo (4) Tapete oval simples passo a passo (5) Tapete oval simples passo a passo (6)

02 – Na mesma corrente faça mais 4 pontos altos e teremos um total de 6 pontos altos contando com as correntes que deixamos ao voltar na quarta corrente.

Tapete oval simples passo a passo (7)

03 – Siga fazendo ponto alto em cada corrente de base até a penúltima corrente. Na última corrente faça 6 pontos altos como indicado nas imagens e veja que vai ficar oval fazendo a volta na peça.

Tapete oval simples passo a passo (8) Tapete oval simples passo a passo (9)

04 – Agora trabalhe ponto alto no outro lado da corrente e aproveite para prender a sobra de fio que deixamos no início do trabalho.

Tapete oval simples passo a passo (10) Tapete oval simples passo a passo (11) Tapete oval simples passo a passo (12) Tapete oval simples passo a passo (13)

05 – Chegando no final teremos um total de 62 pontos altos sem contar os 6 que fizemos em cada ponta para formar a parte oval. Se contar com os pontos da parte oval teremos um total de 74 pontos altos sendo o primeiro formado por 3 correntes. Finalize a volta com ponto baixíssimo na terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete oval simples passo a passo (14) Tapete oval simples passo a passo (15)

06 – 2ª volta – Faça 3 correntes e em seguida faça ponto alto no mesmo ponto de base.

Tapete oval simples passo a passo (17) Tapete oval simples passo a passo (18)

07 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no próximo ponto de base, faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no mesmo ponto de base formando um ponto em formato de “V”.

Tapete oval simples passo a passo (19) Tapete oval simples passo a passo (20)

08 – Sem corrente de espaço faça ponto alto no próximo ponto de base, faça uma corrente e faça ponto alto no mesmo ponto de base…. Siga assim em toda a parte oval, como são 6 pontos teremos um total de 6 pontos em formato de “V” sendo que o primeiro não fica tão visível por ter iniciado com correntes, mas ao finalizar a volta com ponto baixíssimo na segunda corrente vai sobrar uma formando o pronto “V”.

Tapete oval simples passo a passo (21) Tapete oval simples passo a passo (22) Tapete oval simples passo a passo (23) Tapete oval simples passo a passo (24)

09 – Após fazer toda a parte oval, sem fazer corrente de espaço trabalhe 2 pontos altos na parte reta da peça sem fazer corrente de espaço como apresentado na imagem.

Tapete oval simples passo a passo (25)

10 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça novamente 2 pontos altos… Siga por toda a lateral e vai terminar com 2 pontos altos no final da lateral antes da outra parte oval.

Tapete oval simples passo a passo (26) Tapete oval simples passo a passo (27) Tapete oval simples passo a passo (28) Tapete oval simples passo a passo (29) Tapete oval simples passo a passo (30)

11 – Na outra parte oval repita como na primeira, faça ponto alto, uma corrente de espaço e novamente ponto alto no mesmo ponto de base.

Tapete oval simples passo a passo (31) Tapete oval simples passo a passo (32)

12 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no ponto de base seguinte, faça uma corrente e faça ponto alto no mesmo ponto de base…. siga por toda a parte oval como na primeira.

Tapete oval simples passo a passo (33) Tapete oval simples passo a passo (34) Tapete oval simples passo a passo (35)

13 – Logo após a parte oval sem fazer corrente de espaço faça 2 pontos altos e depois siga como na primeira lateral… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciam a volta.

Tapete oval simples passo a passo (36) Tapete oval simples passo a passo (37) Tapete oval simples passo a passo (38) Tapete oval simples passo a passo (39) Tapete oval simples passo a passo (40) Tapete oval simples passo a passo (41)

14 – 3ª volta – Faça 3 correntes e em seguida faça ponto alto dentro do espaço de uma corrente que forma o primeiro ponto “V” da parte oval.

Tapete oval simples passo a passo (42) Tapete oval simples passo a passo (43)

15 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em cima do segundo ponto alto do primeiro “V”.

Tapete oval simples passo a passo (44) Tapete oval simples passo a passo (45)

16 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no próximo ponto alto de base que é o primeiro do segundo ponto “V”.

Tapete oval simples passo a passo (46)

17 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no espaço de uma corrente. Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete oval simples passo a passo (47) Tapete oval simples passo a passo (48) Tapete oval simples passo a passo (49) Tapete oval simples passo a passo (50)

18 – Agora basta seguir repetindo, sempre que for passar de um “V” para o outro não tem corrente de espaço… Siga por toda a parte oval e teremos um total de 18 pontos altos na parte oval.

Tapete oval simples passo a passo (51) Tapete oval simples passo a passo (52) Tapete oval simples passo a passo (53)

19 – Logo após trabalhar o último ponto “V” não tem corrente de espaço, faça ponto alto em cima de ponto alto… Siga por toda a lateral fazendo ponto alto em cima de ponto alto e desta vez faça ponto alto também nos espaços de uma corrente da volta anterior. Aliás vamos intercalando as voltas sempre fazendo uma toda fechada com ponto alto e outra com uma corrente de espaço. Apenas no final faremos as duas últimas fechadas em sequência.

Tapete oval simples passo a passo (54) Tapete oval simples passo a passo (55) Tapete oval simples passo a passo (57) Tapete oval simples passo a passo (58) Tapete oval simples passo a passo (59)

20 – Na outra parte oval faça do mesmo jeito, ponto alto em cima do primeiro ponto do “V”, uma corrente de espaço e faça ponto alto no espaço de uma corrente, uma corrente de espaço e ponto alto em cima de ponto alto. Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto do “V” seguinte… siga repetindo por toda a parte oval, na outra lateral faça como na primeira… finalize a volta com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto.

Tapete oval simples passo a passo (60) Tapete oval simples passo a passo (61) Tapete oval simples passo a passo (62) Tapete oval simples passo a passo (63) Tapete oval simples passo a passo (64) Tapete oval simples passo a passo (65) Tapete oval simples passo a passo (66) Tapete oval simples passo a passo (67)

21  – 4ª volta –  Faça duas correntes e em seguida faça ponto alto no espaço de uma corrente… Agora basta seguir fazendo ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente por toda a parte oval. Não tem aumento… Veja na última imagem deste tópico que a parte oval termina logo após o último espaço na parte oval.

Tapete oval simples passo a passo (69) Tapete oval simples passo a passo (70) Tapete oval simples passo a passo (71) Tapete oval simples passo a passo (72) Tapete oval simples passo a passo (73) Tapete oval simples passo a passo (74)

22 – Ainda sem fazer corrente de espaço faça os 2 primeiros pontos da lateral, faça uma corrente de espaço, pule um ponto de base e faça 2 pontos altos… Basta seguir a direção dos pontos da penúltima volta. Siga por toda a volta e na próxima parte oval faça como a primeira. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que iniciam a volta.

Tapete oval simples passo a passo (75) Tapete oval simples passo a passo (76) Tapete oval simples passo a passo (77) Tapete oval simples passo a passo (78) Tapete oval simples passo a passo (79) Tapete oval simples passo a passo (80) Tapete oval simples passo a passo (81) Tapete oval simples passo a passo (82) Tapete oval simples passo a passo (83) Tapete oval simples passo a passo (84)

23 – 5ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 3 pontos altos. No 5º ponto de base faça o primeiro aumento. (2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base como apresentado na terceira imagem)

Tapete oval simples passo a passo (85) Tapete oval simples passo a passo (88) Tapete oval simples passo a passo (89)

24 – Após o primeiro aumento faça uma sequência de 6 pontos altos e no 7º ponto faça novamente 2 pontos altos no mesmo ponto de base para formar o segundo aumento. Siga sempre pulando 6 pontos e faça aumento até que chegará na outra lateral e teremos feito um total de 4 aumentos na parte oval e vai faltar 6 pontos de base para chegar no primeiro espaço de uma corrente na lateral.

Tapete oval simples passo a passo (90) Tapete oval simples passo a passo (91) Tapete oval simples passo a passo (92) Tapete oval simples passo a passo (93) Tapete oval simples passo a passo (94) Tapete oval simples passo a passo (95)

25 – Após o 4º aumento basta seguir com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente já que esta será uma volta toda com pontos altos. Vamos ver como fica na outra parte oval?

Tapete oval simples passo a passo (96) Tapete oval simples passo a passo (97)

26 – Ao chegar na outra parte oval o primeiro aumento começa no 7º ponto alto de base logo após o primeiro espaço de uma corrente da volta anterior, veja que sinalizei com a agulha… depois basta seguir com espaços de 6 pontos altos entre um aumento e outro até obter 4 aumentos na outra parte oval… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete oval simples passo a passo (98) Tapete oval simples passo a passo (99) Tapete oval simples passo a passo (100) Tapete oval simples passo a passo (101)

27 6ª volta – Inicie com duas correntes, faça mais 3 pontos altos e então chega no 5º ponto alto de base que corresponde ao primeiro ponto alto de aumento da volta anterior. Faça 2 pontos altos juntos neste ponto.

Tapete oval simples passo a passo (108) Tapete oval simples passo a passo (109) Tapete oval simples passo a passo (110)

28 – Faça uma sequência de 7 pontos altos, o oitavo ponto será o aumento novamente e vai coincidir com o primeiro ponto do segundo aumento da volta anterior…

Tapete oval simples passo a passo (111) Tapete oval simples passo a passo (112) Tapete oval simples passo a passo (113) Tapete oval simples passo a passo (114)

29 – O terceiro aumento já está após o meio do tapete, então vamos passar a fazer o aumento em cima do segundo ponto de aumento como indicado na primeira imagem. Para chegar no segundo ponto de aumento vai ficar com um espaço de 8 pontos altos e não 7 como os anteriores.

Tapete oval simples passo a passo (115) Tapete oval simples passo a passo (116) Tapete oval simples passo a passo (117) Tapete oval simples passo a passo (118) Tapete oval simples passo a passo (119)

30 – Já após 7 pontos altos chegaremos no quarto e último ponto de aumento nesta parte oval e ele vai coincidir com o segundo ponto de aumento da volta anterior. Após este ponto de aumento faça 6 pontos altos e chegaremos ao final da primeira parte oval.

Tapete oval simples passo a passo (120) Tapete oval simples passo a passo (121) Tapete oval simples passo a passo (122)

31 – Agora basta seguir como na penúltima carreira, a cada 2 pontos faça um intervalo de uma corrente até chegar na outra parte oval.

Tapete oval simples passo a passo (123)

32 – Na outra parte oval basta seguir o mesmo esquema, os dois primeiros aumentos faça em cima do primeiro ponto de aumento, já após o meio do tapete faça no segundo ponto de aumento, veja o esquema:

Esquema Tapete oval simples passo a passo (124) Tapete oval simples passo a passo (125) Tapete oval simples passo a passo (126) Tapete oval simples passo a passo (127)

33 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete oval simples passo a passo (128)

34 – 7ª volta – Inicie com duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 3 pontos altos para chegar no primeiro ponto de aumento. Na parte oval vamos manter os aumentos feitos seguindo o esquema anterior e além disso vamos incluir mais um aumento logo após o segundo ponto de aumento bem no meio da parte oval, veja o esquema e siga o passo a passo:

esquema 2 Tapete oval simples passo a passo (130)

35 – O primeiro aumento é feito em cima do primeiro ponto de aumento da volta anterior, faça mais 8 pontos altos e em seguida faça o segundo aumento em cima do primeiro ponto de aumento da volta anterior.

Tapete oval simples passo a passo (131) Tapete oval simples passo a passo (132)

36 – Faça uma sequência de 5 pontos altos e no 6º faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base. Este é o aumento que faremos a mais. Faça uma sequência de 4 pontos altos e o 5º ponto vai coincidir com o segundo ponto de base do 3º aumento feito na volta anterior… Siga com mais 8 pontos altos e então faça o último aumento desta parte oval que vai coincidir com o segundo ponto de base do aumento feito na volta anterior.

Tapete oval simples passo a passo (133) Tapete oval simples passo a passo (134) Tapete oval simples passo a passo (135) Tapete oval simples passo a passo (136) Tapete oval simples passo a passo (137)

37 – Agora basta seguir fazendo a lateral como na penúltima volta, ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente… Não se esqueça de incluir o aumento na metade da outra parte oval (logo após o segundo ponto de aumento como fizemos nos passos anteriores). Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete oval simples passo a passo (139) Tapete oval simples passo a passo (140)

39 -Agora cada parte oval conta com aumentos em 5 lugares… Faremos mais 4 voltas mantendo apenas estes aumentos e serão feitos da seguinte forma:

8ª,  9ª, 10ª e 11ª voltas – Inicie com duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e os dois primeiros aumentos serão feitos sempre no primeiro ponto de base do aumento feito na volta anterior.

 

Tapete oval simples passo a passo (141) Tapete oval simples passo a passo (142)

40 – Já o terceiro ponto de aumento que incluímos no meio vamos intercalar a cada volta, na oitava volta faça em cima do primeiro ponto de aumento da volta anterior, na 9ª volta faça em cima do segundo ponto de base do aumento feito na 8ª volta, na 10ª faça no primeiro ponto de base do aumento feito na 9ª volta… siga intercalando. Veja o esquema

Tapete oval simples passo a passo (158) Esquema 3

Tapete oval simples passo a passo (144) Tapete oval simples passo a passo (145)

Veja o esquema e ao lado a imagem com os aumentos como ficam:

Esquema 3 Tapete oval simples passo a passo (159) IMG_4947

Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Na segunda parte vamos dar continuidade e finalizar este trabalho, para continuar siga o link da segunda parte que está disponível logo abaixo:

Tapete oval simples passo a passo (253) Tapete oval simples passo a passo (256) Tapete oval simples passo a passo (257)

53 comentários em “Tapete oval simples – Passo a passo – Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

    1. Oi Daniele! Faça um cordão de correntes com 25cm e seja quantas correntes tem. Veja se a quantidade é mukti0lo de 3.

      Ex. Digamos que tenha 40 correntes (Não é múltiplo de 3 neste caso o mais próximo seria 39)
      Pronto, agora sabemos que se você reduzir 39 correntes das 65 que fiz para começar o tapete fica com 75cm

      Esta conta foi para você ter uma noção de quanto reduzir, então precisa fazer a medida pra saber corretamente.

      Com outra espessura de fio vai ser difícil calcular pq não sei o tamanho final começando com 65 correntes já que nunca fiz ele com fio 8.

      1. Ok é que no começo fala que usou barroco número 8 achei que podia fazer e o que vou fazer é pra quarto será que uso 6 ou 8

        1. Oi Daniela, o tapete do passo a passo com fotos é um e o tapete do vídeo é parecido porém diferente. Tem carreiras diferentes por isso a confusão nas respostas. Como vi sua pergunta no YouTube, respondi da forma do vídeo.

          Você vai fazer seguindo o passo a passo com fotografias ou o vídeo?

          1. Achei que era o mesmo tapete esse da fotografia e o do YouTube mas vi o video e vi que é diferente resolvi seguir aqui no blog e fazer com o barbante 6 to no começo ainda mas ta dando certo obrigada Samuel quando ficar pronto vou postar no grupo do Facebook

          2. :)
            Bom trabalho Daniele!!!
            Fiz o do Youtube um pouquinho diferente rsrsrsr Fica menor

            Forte abraço.

  1. Olá gostaria de fazer um trilho de mesa como esse tapete oval, e com 2,40 comprimento usarei barbante Barroso 6 podem me ajudar?

    1. Olá Vania, faça um cordão de correntes com 128cm de comprimento + 66 correntes.

      Com 66 correntes ficou com 112cm, significa que faltam 128cm para o comprimento que você precisa, então é só fazer um cordão no tamanho da diferença e logo em seguida iniciar com mais 66 correntes e seguir o passo a passo.

  2. Professor querido boa tarde , gostaria de saber quantas gramas ou metros foi utilizado nesse tapete na discrição tem 2 novelos n°8 .
    Eu sempre uso barbante 6 vem 600 metros ou é 610 . É mas ou menos isso.
    EU teria que usar um novelo ou 2?
    Desde ja agradeço professor ♡♡♡

    1. Oi Luana, os fios Barroco maxcolor nº8 quando eram fabricados vinham em novelos de 338m ou seja, gastei 2 novelos com 338m cada, total 676m :)

  3. Cada vez que vocês postam algo novo,meus olhos saltam de tanta alegria e prazer….amo oque faço,mais amo mais vocês,que sempre estão mandando algo li do e novo💜💜💜💜

    1. Oi Priscila, infelizmente a Círculo deixou de fabricar o maxcolor nº8
      Para substituir você pode utilizar o barroco natural ou o maxcolor mesmo sendo nº6

  4. Já fiz esse tapete, e gostaria de fazer outro, porém algumas imagens não estão aparecendo. Poderia verificar, por favor, se há algum problema? Obrigada

    1. Obrigado Maria Pereira!
      Fico feliz por ler seu comentário aqui e saber que meus trabalhos agradam :)
      Forte abraço.

  5. Olá eu preciso fazer uma passadeira de 1.50 quantas correntinhas eu começo? Por favor me responda è uma encomenda.
    Um abraço

    1. Olá Aline, começando com 66 correntes meu trabalho ficou com 1.12cm de comprimento. Para fazer com 1.50 basta fazer um cordão de correntes com 38cm e depois deste tamanho fazer mais 66 correntes para que fique com 1.50 – Claro que pode variar dependendo dos pontos de cada pessoa, mas este é o cálculo mais fácil.

      Bom trabalho.

  6. É tudo bem explicado…porém me perdi na hora de aumentar os pontos e também na hora de fazer aquele ponto picô. Tive que pesquisar vídeos. Tapete lindo. Parabéns.

    1. Obrigado Tania! Tem o ponto ponto o passo a passo do ponto picô aqui no blog e já vou colocar o link lá no passo a passo deste tapete para ajudar outras pessoas também. Obrigado pelo retorno! Forte abraço.

  7. Olá adorei a explicação poderia tirar somente uma dúvida? Quero fazer um de 2 metros no caso os alimentos são os mesmo? No máximo 9 ou preciso fazer mais almentos pelo fato de ser maior? Obrigada

    1. Olá Gilmara, a quantidade de aumentos não muda já que a diferença ficará no comprimento. Na parte oval pode seguir exatamente igual sem problemas. Bom trabalho!

      Obrigado pelo carinho.

  8. Olá, tudo bem? Estou com uma dúvida com relação ao número do barbante… vou fazer esse tapete mas na cor verde musgo, porém só encontrei no barbante número 6. Não quero que o tapete fique repuxando ou franzindo… tem alguma dica para que eu possa fazer ele ficar retinho como na foto? Obriga😃

  9. Anjo como eu poderia fazer um tapete oval de 1,50 por 1,00 ? Estou com um pouco de dificuldade, pode me ajudar?

    1. Oi Rodrigo, tudo bem?
      Trabalhar com medidas exatas em tapetes ovais realmente não é muito fácil. O comprimento é simples de alterar e bastaria aumentar as correntes, já a largura você precisa acrescentar/criar mais voltas e vai acabar interferindo no comprimento também… Então você precisa medir a altura do seu ponto alto, ver quantas voltas vai precisar criar para atingir a largura desejada. Pegue o número de voltas e somar ao comprimento do tapete para ver qual a medida para então saber realmente quanto precisa aumentar no comprimento.

      Bem, como pôde ver, nem explicar é tão fácil já que utiliza um pouco de matemática, trabalhar com medidas exatas apesar de possível nos modelos ovais é sempre mais fácil em crochê filé.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.