Tapete oval simples – Passo a passo – Parte 2 | Croche.com.br

Tapete oval simples – Passo a passo – Parte 2

Esta é a segunda parte do passo a passo, para acessar o início do tapete visite o link abaixo:

Tapete oval simples passo a passo (253)

A lista de materiais é para fazer o tapete completo.

ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

MATERIAIS

Na próxima volta vamos introduzir mais 4 aumentos em cada parte oval além de manter os 5 que já temos na volta anterior. Na imagem abaixo observa-se o seguinte: As letras “V” na cor preta significam os locais que temos aumentos na 11ª volta, já os “V” na cor vermelha são os aumentos que vamos introduzir na 12ª volta.

Esquema 4

41 – 12ª volta – Inicie com duas correntes, faça mais 3 pontos altos e então faça o primeiro aumento como nas voltas anteriores. (em cima do primeiro ponto de base do aumento da volta anterior)

Tapete oval simples passo a passo (1) Tapete oval simples passo a passo (148)

42 – Faça uma sequência de 6 pontos altos após o primeiro aumento e então faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base (introduzindo mais um aumento entre o primeiro e o segundo aumento)

Tapete oval simples passo a passo (149) Tapete oval simples passo a passo (150)

43 – Após o aumento faça mais 6 pontos altos e vai faremos o terceiro aumento que vai coincidir com o primeiro ponto de base do segundo aumento feito na 11ª volta.

Tapete oval simples passo a passo (151) Tapete oval simples passo a passo (152) Tapete oval simples passo a passo (153) Tapete oval simples passo a passo (154)

44 – Faça novamente 6 pontos altos e então faça 2 pontos altos juntos, este será o segundo aumento que vamos introduzir nesta parte oval.

Tapete oval simples passo a passo (155) Tapete oval simples passo a passo (156) Tapete oval simples passo a passo (157)

45 – O próximo aumento da 11ª volta é aquele que sempre intercalamos, para chegar até o primeiro ponto de base de aumento faltam apenas 5 pontos altos e não 6 como entre os aumentos anteriores, se fizer 6 antes deste aumento não vai ficar intercalado como já vinhamos fazendo…

Tapete oval simples passo a passo (158) Tapete oval simples passo a passo (159)

46 – Após o aumento faça novamente 5 pontos altos apenas e faça 2 pontos altos juntos, este será o terceiro aumento que estamos introduzindo nesta parte oval…

Tapete oval simples passo a passo (160)

47 – Agora ficou simples, como estamos na segunda metade da parte oval o próximo aumento já vai coincidir com o segundo ponto de base do aumento feito na 11ª volta, 6 pontos depois tem o 4º aumento que vamos introduzir, 6 pontos depois coincidirá novamente com o segundo ponto de base do último aumento da parte oval que fizemos na 11ª volta.

Tapete oval simples passo a passo (161) Tapete oval simples passo a passo (162) Tapete oval simples passo a passo (163) Tapete oval simples passo a passo (164) Tapete oval simples passo a passo (165) Tapete oval simples passo a passo (166)

48 – Após o último aumento faça 6 pontos altos e então comece a fazer a corrente de espaço que vai coincidir com o que fizemos na 10ª volta. Agora basta seguir por toda a volta.

Tapete oval simples passo a passo (167) Tapete oval simples passo a passo (168)

49 – Não esqueça de introduzir os 4 aumentos a mais que teremos na outra parte oval seguindo os mesmos passos da primeira parte, ou seja, cada parte oval vai ficar com 9 aumentos.

Esquema 4 Tapete oval simples passo a passo (169) Tapete oval simples passo a passo (170) Tapete oval simples passo a passo (171) Tapete oval simples passo a passo (172) Tapete oval simples passo a passo (173) Tapete oval simples passo a passo (174) Tapete oval simples passo a passo (175)

50 – 13ª, 14ª, 15ª e 16ª voltas – Estas voltas são feitas apenas mantendo o mesmo padrão de aumentos já vistos no início do tapete. Temos um total de 9 aumentos em cada parte oval, nos 3 primeiros o aumento é feito sempre na direção do primeiro ponto de base do aumento feito na volta anterior. O aumento do meio é sempre intercalado (em uma volta faz no primeiro, na volta seguinte faz no segundo…) os outros 4 aumentos feitos após a metade da parte oval é feito sempre em cima do segundo ponte de base do aumento da volta anterior. Veja o esquema… Apenas o aumento do meio é intercalado a cada volta, os outros seguem o padrão.

Esquema Tapete oval simples passo a passo (176) Tapete oval simples passo a passo (177) Tapete oval simples passo a passo (178) Tapete oval simples passo a passo (179) Tapete oval simples passo a passo (180) Tapete oval simples passo a passo (181) Tapete oval simples passo a passo (182) Tapete oval simples passo a passo (183) Tapete oval simples passo a passo (184) Tapete oval simples passo a passo (185) Tapete oval simples passo a passo (186) Tapete oval simples passo a passo (187) Tapete oval simples passo a passo (188) Tapete oval simples passo a passo (190) Tapete oval simples passo a passo (191) Tapete oval simples passo a passo (192) Tapete oval simples passo a passo (193)

51 – 17ª volta – Esta volta não tem aumento algum. Faça ponto alto em cima de ponto alto em toda a parte oval… Na parte reta do tapete faça ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete oval simples passo a passo (194) Tapete oval simples passo a passo (195) Tapete oval simples passo a passo (196) Tapete oval simples passo a passo (197)

52 – 18ª volta – Agora vamos fazer apenas 4 aumentos sendo 2 em cada parte oval. Preste bastante atenção porque faremos em um local diferente de todos os outros aumentos. Veja o esquema e o passo a passo: Inicie com duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base e este será o primeiro aumento… Siga com ponto alto em cima de ponto alto e o último aumento será feito apenas ao final desta parte oval. (observe que este primeiro aumento fica no terceiro ponto após o espaço que temos na 16ª volta)

Esquema 2 Tapete oval simples passo a passo (198) Tapete oval simples passo a passo (199) Tapete oval simples passo a passo (200)

53 – O segundo aumento será feito na direção do antepenúltimo ponto da parte oval, ou seja, vai ficar faltando apenas 2 pontos para o primeiro espaço que tem na 16ª volta.  Como dito no início do passo a passo, esta volta não faremos a lateral em bloquinhos, portanto será toda com ponto alto em cima de ponto alto. Faça por toda a volta e não se esqueça de fazer mais 2 aumentos sendo um no início outro no final da outra parte oval.

Tapete oval simples passo a passo (201) Tapete oval simples passo a passo (202) Tapete oval simples passo a passo (203) Tapete oval simples passo a passo (204) Tapete oval simples passo a passo (206) Tapete oval simples passo a passo (207)

54 – Desta vez ao invés de finalizar a volta com ponto baixíssimo vamos finalizar com ponto baixo, assim fica pronto para continuar para o acabamento.

Tapete oval simples passo a passo (209)

55 – Após o ponto baixo faça 5 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo no quarto ponto. Novamente 5 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo… siga assim por toda a volta e teremos um total de 86 alças com 5 correntes. Se você fizer seu tapete maior ou menor a única coisa que precisa observar para que o acabamento fique correto é que o número de alças precisa ser PAR. Se você fez tudo correto nas voltas anteriores vai terminar a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dessa volta, não sobra nem falta pontos.

Tapete oval simples passo a passo (210) Tapete oval simples passo a passo (211) Tapete oval simples passo a passo (212) Tapete oval simples passo a passo (213) Tapete oval simples passo a passo (214)

56 – Após finalizar a volta com ponto baixíssimo siga com ponto baixíssimo por mais 3 correntes das 5 que formam a primeira alça. Em seguida faça ponto baixo dentro da alça.

Tapete oval simples passo a passo (215) Tapete oval simples passo a passo (216)

57 – Enrole o fio na agulha e faça 4 pontos altos na segunda alça. Faça 3 correntes de espaço e faça mais 4 pontos altos dentro da mesma alça formando um leque, em seguida prenda com ponto baixo na terceira alça.

Tapete oval simples passo a passo (217) Tapete oval simples passo a passo (218) Tapete oval simples passo a passo (219) Tapete oval simples passo a passo (220) Tapete oval simples passo a passo (221)

58 – Agora basta ir repetindo, em uma alça será preso com ponto baixo e na alça seguinte faça o leque com 4 pontos altos, 3 correntes e 4 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo em cima do ponto baixo feito na primeira alça.

Tapete oval simples passo a passo (222) Tapete oval simples passo a passo (223) Tapete oval simples passo a passo (224) Tapete oval simples passo a passo (225)

59 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando um ponto picô mais suave. Em seguida prenda com ponto baixo em cima do ponto baixo de base. (você pode fazer este ponto picô entre um leque e outro com 3 correntes, mas este tapete fiz com duas correntes para ficar mais suave)

Tapete oval simples passo a passo (226) Tapete oval simples passo a passo (227) Tapete oval simples passo a passo (228) Tapete oval simples passo a passo (229)

60 – Faça duas correntes e trabalhe 3 pontos altos dentro do espaço de 3 correntes do primeiro leque.

Tapete oval simples passo a passo (230) Tapete oval simples passo a passo (231) Tapete oval simples passo a passo (232)

61 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do último ponto alto formando 1 ponto picô, faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo do pé das correntes formando o segundo picô, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo do pé das correntes formando o terceiro ponto picô.

Tapete oval simples passo a passo (233) Tapete oval simples passo a passo (234) Tapete oval simples passo a passo (235) Tapete oval simples passo a passo (236) Tapete oval simples passo a passo (237) Tapete oval simples passo a passo (238) Tapete oval simples passo a passo (239) Tapete oval simples passo a passo (240) Tapete oval simples passo a passo (241)

62 – Faça 3 pontos altos no mesmo espaço de 3 correntes da base completando o “cogumelo” como se vê na imagem.

Tapete oval simples passo a passo (242)

63 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo em cima do ponto baixo que fica entre um leque e outro. Neste espaço faça novamente o ponto picô como no início… faça duas correntes e faça o cogumelo seguinte… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo e o tapete estará pronto.

Tapete oval simples passo a passo (243) Tapete oval simples passo a passo (244) Tapete oval simples passo a passo (245) Tapete oval simples passo a passo (246) Tapete oval simples passo a passo (247)

Aqui as imagens do tapete pronto:

Tapete oval simples passo a passo (249) Tapete oval simples passo a passo (250) Tapete oval simples passo a passo (251) Tapete oval simples passo a passo (253) Tapete oval simples passo a passo (254) Tapete oval simples passo a passo (256) Tapete oval simples passo a passo (257) Tapete oval simples passo a passo (258) Tapete oval simples passo a passo (259) Tapete oval simples passo a passo (260) Tapete oval simples passo a passo (261)

O TAPETE OVAL SIMPLES na cor Azul Serenity fiz utilizando o fio número 6, a única diferença é no acabamento que fiz duas voltas de “cogumelos”, entre um e outro da segunda volta fiz um ponto alto em cima do ponto baixo da primeira volta e depois fiz o acabamento como explicado no passo a passo.

Tapete oval simples passo a passo (262) Tapete oval simples passo a passo (263) Tapete oval simples passo a passo (264)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, agradeço a todos pelo carinho, mensagens e compartilhamentos.

Um forte abraço e até o próximo.

10 comentários em “Tapete oval simples – Passo a passo – Parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. A melhor explicação que eu já vi!! Todos os meus tapetes ficam perfeitos!! Só sigo receitas daqui. Gostaria que você fizesse tapetes rendados. OBRIGADO por dividir os seus trabalhos conosco. Isto significa muito para mim e para a minha familia!!!

    1. :) Que legal Ana!!!
      Fico feliz com seu comentário e agradeço a sugestão. Um forte abraço e um 2018 de muito sucesso.

    1. Olá Renata, para fazer mais largo precisa fazer mais voltas. Basta seguir com os aumentos encima da sequência de aumentos que já são feitas nas voltas anteriores.

      Bom trabalho!

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.