Tapete retangular gotinhas passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o TAPETE RETANGULAR GOTINHAS. Este tapete de crochê fica ótimo para qualquer ambiente de sua casa como sala, pé da cama, porta de entrada… A execução é bastante fácil, mas em caso de dúvidas entre em contato conosco! Espero que tenham gostado deste modelo e espero que você se anime a fazer seu tapete.

Para quem faz para vender e quer ter uma noção de preço, temos aqui no blog um artigo explicando e com uma tabela para auxiliar. VEJA AQUI.

Esta é a primeira parte do trabalho, se você está procurando a continuação do passo a passo veja o link abaixo:

Mãos a obra e bom trabalho!

MATERIAIS

01 – Inicie com 105 correntes e volte com ponto baixo na terceira corrente. Siga fazendo ponto baixo em toda a corrente.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (1) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (2) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (3) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (4) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (5) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (6)

02 – Quando chegar ao final, faça uma corrente, vire o trabalho e faça mais 3 pontos baixos. Contando com a corrente que fizemos para virar teremos 4 pontos baixos.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (8) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (9) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (10)

03 – Após os 3 pontos baixos faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e vamos fazer nossa primeira “gotinha” que na verdade chama-se ponto pom-pom. Para fazer o ponto enrole o barbante na agulha com se fosse fazer ponto alto, faça a primeira fase do ponto e deixe-o na agulha sem terminar. Enrole novamente o barbante na agulha e passe novamente na agulha, deixe ainda na agulha sem completar e faça pela terceira vez.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (11) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (12) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (13) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (14) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (15)

04 – Após ter os 3 pontos na agulha lace o barbante e então passe todos de uma vez como mostram as imagens. Em seguida passe mais uma vez finalizando o ponto pom-pom.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (16) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (17) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (18)

05 – Faça novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e faça 5 pontos baixos. Em seguida faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e novamente faça o ponto pom-pom. Siga até o final do trabalho.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (19) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (20) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (21) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (22) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (23)

06 – Veja que vai terminar com 4 pontos baixos assim como no inicio do trabalho.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (24)

07 – Faça uma corrente, vire o trabalho e volte com ponto baixo encima de ponto baixo, chegando nas correntes faça 1 ponto baixo em cada corrente inclusive encima do ponto pom-pom. Faça até o final da volta.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (25) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (26) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (27) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (28) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (29) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (30) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (31) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (32) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (33) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (34)

08 – Agora faça 6 correntes e vire o trabalho, pule 4 pontos de base e faça ponto baixo, veja que este ponto fica dois pontos antes do ponto baixo que fica encima do ponto pom-pom. Faça mais 4 pontos baixos completando então um total de 5 pontos baixos.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (35) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (36) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (37) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (38) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (39) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (40)

09 – Em seguida faça 3 correntes e desta vez vamos pular 3 pontos de base e fazer o ponto pom-pom. Em seguida faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e novamente e em seguida faça 5 pontos baixos. Siga até o final da carreira onde finalizaremos de uma forma diferente…

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (41) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (42) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (43) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (44) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (45)

10 – Chegando no final da carreira, faça as 3 correntes e faça ponto alto na corrente que fizemos para iniciar a volta anterior.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (46) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (47)

11 – Após o ponto alto faça uma corrente e vire o trabalho, volte novamente com ponto baixo em todas as correntes e também encima de ponto baixo… Siga até o final da carreira.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (48) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (49) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (50) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (51) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (52) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (53)

No final da carreira temos uma alça de 6 correntes, faça ponto baixo em 4 correntes deixando duas para dar altura igual a de 1 ponto alto. Após os 4 pontos baixos faça uma corrente, vire o trabalho e faça mais 3 pontos baixos, 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça ponto pom-pom… siga por toda a carreira.

Ao final desta carreira basta fazer uma repetição da anterior, termine com ponto alto… siga os passos anteriores. Faça até completar 8 carreira de pontos pom-pons na lateral do tapete. A ultima volta será de ponto baixo e portanto faremos ela diferente das que fizemos no meio do tapete…

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (54) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (55) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (56) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (57) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (58) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (59) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (60) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (61) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (62) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (63) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (64) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (65) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (66) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (67)

12 – A ultima volta não vamos fazer ponto baixo em todas as correntes, se você se lembra na primeira carreira pulamos apenas 2 pontos para fazer o ponto pom-pom, aqui são 3 pontos, desta forma temos 20 pontos a mais que na primeira carreira, para que esta lateral fique exatamente igual faça ponto baixo encima de ponto baixo até chegar na corrente, ao chegar na corrente pule a primeira e faça ponto baixo nas duas seguintes, faça ponto baixo encima do ponto pom-pom, faça pontos baixos nas duas primeiras correntes e pule a ultima, volta a fazer ponto baixo encima de ponto baixo. Sempre que chegar nas alças de 3 correntes pule a primeira e a ultima, assim será feito apenas uma sequência com 5 pontos baixos (2 pontos baixo na primeira alça + 1 ponto baixo encima do ponto pom-pom + 2 pontos baixos na segunda alça) Faça até o final da carreira, corte o fio e arremate.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (69) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (70) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (71) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (72) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (73) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (74) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (75) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (76)

13 – No mesmo ponto que terminamos o trabalho vamos iniciar a próxima fase com outra cor, utilizei o marrom. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (77) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (78) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (79)

14 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida faça mais 2 pontos altos ainda no mesmo ponto de base.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (81) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (82)

15 – Em seguida faça mais 2 pontos altos na lateral antes das correntes de espaço. Faça ponto alto em cada corrente (temos duas neste espaço), no espaço fechado são 3 pontos altos, observe as imagens…

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (83) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (84) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (85) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (86) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (87) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (88)

16 – Chegando no canto faça 2 pontos altos juntos, 3 correntes e novamente 2 pontos altos no mesmo ponto de base. Em seguida faça ponto alto em cada ponto de base… Nos cantos são sempre iguais e na lateral seguinte faça sempre 2 pontos altos no espaço que entre os pontos fechados… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Teremos 40 pontos na largura e 105 no comprimento.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (90) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (91) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (92) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (93) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (95) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (96) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (97)

17 – Amarre o barbante cor crú em um dos cantos de forma que possamos trabalhar primeiro o comprimento do tapete. A lateral tem apenas 40 pontos e então vamos trabalhar primeiro no comprimento que tem 105 pontos. Este passo é importante porque tem aumentos que serão feitos especificamente em cantos determinados, se você iniciar trabalhando na lateral de 40 pontos o tapete não vai ficar correto.

Após amarrar, prenda com ponto baixo e faça duas correntes, em seguida faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (99) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (100) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (101)

18 – Agora siga com ponto alto encima de ponto alto até chegar no canto seguinte. Chegando no canto faça 2 pontos altos dentro do espaço de 3 correntes, faça 3 correntes de espaço e então faça 3 PONTOS ALTOS NO MESMO ESPAÇO. Veja as imagens…

São 4 cantos e será trabalhado da seguinte forma:

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (102) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (103) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (104) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (105) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (106)

No terceiro canto faça normalmente, 2 pontos altos, 3 correntes e 2 pontos altos… siga na lateral normalmente…

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (107) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (108)

No quarto canto faça novamente igual no segundo, 2 pontos altos, 3 correntes e 3 pontos altos…

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (109) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (110)

Chegando no primeiro canto faça 2 pontos altos. Faça apenas uma corrente e em seguida faça 1 ponto alto no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto que iniciou a volta. Desta forma faremos o canto ficando no meio da alça para continuar a volta seguinte. Caso queira pode iniciar o canto com leque mesmo e neste caso a emenda do tapete (finalização da volta) fica no meio e não escondido nos cantinhos.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (111) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (112) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (113) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (114)

19 – Após fazer o ponto alto faça 1 ponto baixo no meio da alça, em seguida faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto e mais 1 ponto alto na mesma alça. Continue com ponto alto encima de ponto alto normalmente.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (115) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (116) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (117) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (118) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (119)

20 – Chegando nos cantos serão todos com 2 pontos altos, 3 correntes e 2 pontos altos. Na primeira volta fizemos 2 cantos diferentes apenas para ajustar a quantidade de pontos para as próximas voltas. Faça por toda a volta e finalize com uma corrente e o ponto alto atravessado como na primeira volta.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (120) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (121) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (122) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (123) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (124) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (125) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (126)

21 – Para iniciar a terceira volta na cor crú faça 1 ponto baixo e em seguida faça 5 correntes. Em seguida faça ponto alto encima do primeiro ponto alto da volta anterior.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (127) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (128)

22 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e em seguida faça novamente ponto alto… Siga fazendo ponto alto encima de ponto alto com uma corrente de espaço até chegar no ultimo ponto desta lateral. Se você fez as voltas anteriores corretamente vai terminar a lateral com ponto alto encima do ultimo ponto antes das 3 correntes de espaço.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (129) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (130) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (131) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (132)

23 – Faça uma corrente de espaço e 1 ponto alto dentro do espaço com 3 correntes da volta anterior.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (133)

24 – Faça 5 correntes de espaço e em seguida faça novamente ponto alto dentro do mesmo espaço. Em seguida faça uma corrente de espaço e ponto alto encima do primeiro ponto da lateral seguinte… siga até completar a volta onde faremos novamente ponto alto atravessado…

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (134) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (135) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (136)

25 – Chegando no ultimo canto (onde iniciou a volta) faça duas correntes e em seguida faça ponto alto na 4ª corrente das 5 que iniciaram a volta ficando então com uma alça similar as que estão nos outros cantos e ao mesmo tempo no meio da alça para continuar o trabalho.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (137) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (138) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (139)

26 – Após o ponto alto atravessado faça 2 pontos baixo, em seguida faça ponto baixo encima do primeiro ponto alto (o que é formado pelas correntes da volta anterior) Nos espaços de uma corrente faça apenas um ponto baixo… faça até chegar no próximo canto…

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (140) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (141) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (142) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (143) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (144) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (145)

27 – Chegando no canto faça 4 pontos baixo. A alça tem 5 correntes, mas faremos apenas 4 pontos baixos. Em seguida continue fazendo ponto baixo em toda a lateral repetido os mesmos passos nos cantos até chegar no inicio da volta onde fará apenas mais 2 pontos baixos e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 2 que iniciaram a volta.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (146) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (147) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (148)

28 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 5 correntes e em seguida faça ponto alto encima do ponto baixo que fina na mesma direção do ponto alto da volta anterior.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (149) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (150)

29 – Siga com ponto alto encima do ponto baixo na mesma direção dos pontos altos da penúltima volta sempre com uma corrente de espaço até chegar no canto…

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (151) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (152)

30 – Chegando no canto do tapete após o ultimo ponto alto faça uma corrente, pule 1 ponto baixo de base e faça 1 ponto alto. Em seguida faça 3 correntes e faça ponto alto no ponto baixo seguinte. Observe que entre estes dois pontos altos que formam o canto não pula ponto de base.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (153) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (154) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (155)

31 – Em seguida faça uma corrente de espaço e faça ponto alto encima do ponto baixo que fina na mesma direção do ponto alto da lateral seguinte… faça por toda a volta sempre repetindo os passos, não esqueça do cantinho que não pula pontos de base. Finalize a volta fazendo ponto alto no ponto baixo de base que fica ao lado de onde iniciou a volta, faça apenas uma corrente de espaço e em seguida faça ponto alto na 4ª corrente das 5 que iniciaram a volta.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (156) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (157) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (158) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (159)

32 – Após fazer o ponto alto faça uma corrente para dar altura de 1 ponto alto e em seguida faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Siga fazendo ponto alto encima de ponto alto e 1 ponto alto nos espaços de uma corrente. Nos cantos faça sempre 2 pontos altos, 3 correntes e 2 pontos altos.. Faça por duas voltas, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (160) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (161) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (162) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (163) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (164) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (165) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (166)

33 – Novamente com o barbante marrom, amarre em um dos cantos, prenda com ponto baixo e faça duas correntes, em seguida faça ponto alto encima de ponto alto. Nos cantos faça 2 pontos altos, 5 correntes e 2 pontos altos… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Tapete retangular passo a passo  - parte1 (168) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (169) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (170) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (171) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (172) Tapete retangular passo a passo  - parte1 (173)

Bem, chegamos ao final da primeira parte do trabalho. Na próxima parte vamos fazer o bico de acabamento para finalizar o tapete. Para continuar fazendo seu trabalho siga o link abaixo:

66 comentários em “Tapete retangular gotinhas passo a passo

  1. Boa noite, estou tendo uma dúvida, na terceira volta não esta alinhado, uma vez que a primeira volta o ponto pompom tem espaço de dois pontos bases, já nas outras carreiras, o espaço é de três pontos bases, portanto, a terceira volta não bate com a primeira, é assim mesmo

    1. Oi Gabriela, sim… a terceira carreira vai ficar desencontrada da primeira carreira de pompom, tem números diferentes de pompons :)

  2. ola adoro seus trabalhos,tenho feito muitos deles,obrigado pelos ensinamentos.Gostaria de fazer este tapete com 1,50×1,00 ´e possivel?pode me ajudar?desde ja agradeço,um abraço

    1. Olá Ione, não é tão fácil conseguir a medida exata porque depende do tamanho do ponto de cada pessoa. Neste caso você faria da seguinte forma:

      No comprimento:
      – Começando com 105 correntes ele tem 105cm então para 150 bastaria começar com 150 e adaptar a carreira seguinte para que reajuste a quantidade de pontos pompons

      Na largura:
      Além das 8 carreiras de pompons fazer + 40cm de carreira

      No final adaptar o acabamento.

  3. Iniciei esse tapete pela segunda vez e não consigo fazê lo de jeito nenhum. Dessa vez estou errando logo na primeira carreira com pontos pom pom. No primeiro passo faço 105 correntes e volto na terceira fazendo ponto baixo até o final, devo ter quantos pontos baixos depois disso? Pq Quando faço a terceira carreira com pom pom devo começar e terminar com quatro pontos baixos, mas quando chego no final tenho seis pontos de base e conferi todos anteriores e estavam certos.
    Dessa vez quero concluir esse tapete! Obrigada

    1. Olá Caroline, são 104 pontos baixos contando com as 3 correntes que utilizamos para virar. Na prática será assim, fez as 105 correntes e voltando na 3ª para fazer ponto baixo faremos 103 pontos baixos, mas as 3 correntes que utilizamos para virar também forma 1 ponto baixo e então teremos 104.

      Bom trabalho!

      1. Blz Samuel, o meu ficou exatamente com 104 mas no final da carreira sobraram seis pontos de base e não quatro.Rsrss
        Obrigada!

  4. Olá, gostaria de fazer este trabalho com comprimento maior, 1,8 mt mais ou menos.. com quantos ponto de base início?

    1. Oi Rarael, este aqui fica com 1,05mt de comprimento, neste caso você teria que fazer um cordão de corrente com 75 cm e depois seguir o passo a passo normalmente fazendo mais 105 correntes. Neste caso o cordão de 75 cm seria o tamanho que precisa para completar 1,80 mt.

    1. Oi Cris, basta voltar fazendo ponto baixo para cada ponto de base ou corrente… ou seja, a mesma quantidade de pontos que tem na carreira anterior você vai fazer ponto baixo.

  5. Esse modelo é maravilhoso! Parabéns Precis fazer esse modelo quadrado 2×2 metros para um amigo pode me ajudar por favor

    1. Olá Celia, neste caso precisa fazer a largura da parte central com a mesma medida do comprimento. Veja que ele fica com 105 de comprimento, logo se aumentar a largura da parte central ele ficará quadrado.

  6. Boa tarde!
    Estava procurando um tapete nessas cores e fiquei completamente apaixonada por esse modelo! Quero fazê-lo pra por embaixo da minha mesa de jantar, então terei que aumentar a largura e também comprimento. Vamos ver se acertarei!
    Beijos

  7. Olá, seu trabalho é lindo, perfeito….
    Jesus te deu um dom muito lindo… eu tenho uma dúvida… eu queria confeccionar esse tapete, só que eu queria ele quadrado e não retangular…. Onde eu posso aumentar pra ficar quadrado???

    Beijos e obrigada <3

    1. Olá Pâmela, neste caso basta seguir fazendo mais carreiras até a parte central ficar quadrada. Como nunca fiz não posso dizer com quantas carreiras atingiria o mesmo tamanho do comprimento, mas se fizer apenas 8 carreiras de ponto pompom fica retangular, acredito que 16 daria certo.

  8. Olá.. Boa tarde. Já fiz outro tapete atraves do seu passo a passo e deu super certo. Fiz 3, inclusive fiz um grande com aumento por conta própria e deu certo….. mas não estou conseguindo fazer este ponto pompom. Não seu porque mas esta ficando muito grosso e não estou conseguindo passar a linha, ja tentei varias vezes e nada.

    1. Olá Rosangela, para fazer o ponto pompom é super fácil. Enrole o fio na agulha e introduza como se fosse fazer um ponto alto, reserve na agulha… Enrole o fio novamente na agulha como se fosse iniciar um segundo ponto alto, pesque o fio e não continue, pare novamente e reserve-o na agulha, desta vez já teremos 2 pontos… Enrole o fio na agulha pela terceira vez para iniciar o terceiro ponto alto, pesque o fio e agora sim, já tem 3 pontos altos iniciados na agulha, agora faça de conta que é apenas 1 ponto alto e finalize-o. Tente!

  9. bom dia quero fazer esse tapete para minha sogra vc falou k pode aumenta de dez em dez nao intefirir em nada nao ne no tapete

  10. Olá
    Gostaria de imprimir esse modelo para tentar fazer, mas nenhum comando obedece, não consigo copiar em outro arquivo nem imprimir

  11. Outra pergunta. Qual a metragem dele feito só com os pontos pom-pom. To achando o meu muito pequeno. Se puder me responder eu agradeço.

  12. Olá adorei este tapete, gostaria de fazer um jogo de cozinha. Como faço ele menor e qual seria mais ou menos as medidas. Obrigada

  13. Olá, boa tarde,

    Estou fazendo o tapete e fiz 11 carreiras. quando chegou na décima segunda as gotas começam a ser feitas pelo avesso. Não consigo encontrar o erro. Pode me ajudar? obrigada.

  14. Ola,tudo bem,adorei esse tapete,posso fazer com o barbante n.8,e gostaria que ficasse com 80 cm.de comprimento.
    Agradeco,e seus trabalhos sao lindissimos,ja fiz a flor mosquitinho de bico,com o seu passo a passo.
    Abracos
    Rosely

  15. Adoro todos seus trabalhos, sou iniciante ,mas todos os tapetes que tentei fazer deram certo.
    Agradeço a voçes por explicar tao bem cada passo a passo .

  16. Gostaria de saber se devo fazer uma carreira de ponto baixo depois de todas as cadeiras que contém os pom-pom? Obrigada.

      1. Sou iniciante no croche e fiquei em dúvida quando no passo a passo mandou seguir os passos anteriores, se era pra dazer as carreiras de ponto baixo.
        Obrigada.

        1. Olá Carolinne, quando digo para seguir os passos anteriores é porque vai simplesmente repetir o que já fizemos anteriormente. Se você olhar o trabalho vai ver que em uma carreira com pontos baixos outra com pontos pom-pons. Sendo assim como vimos como fazer cada uma destas carreiras basta seguir repetindo para se ter o resultado em 8 carreiras.

  17. Oi Maria, muito lindo esse trabalho,parabéns!

    Não sei se o problema é só comigo, mas não tenho conseguido fazer com que as fotos ampliem, você tirou essa opção, ou o problema é mesmo comigo? Ajuda muito ver a foto ampliada.
    Beijos, bom final de semana!

  18. Olá, lindo este tapete, mas gostaria de saber o que faço para que seja uma passadeira de aproximadamente 2 metros? Obrigada e Parabéns pelo trabalho!!

    1. Olá Priscila, neste caso basta aumentar mais 95cm de correntes no inicio do tapete. Veja sempre para aumentar de 10 em 10 correntes, ou seja, mais 10 ou mais 20 ou mais 30…

  19. Ola,
    estou fazendo esse tapete, mas apos começar a fazer a primeira carreira em cima dos pontos pom-pom com o ponto baixo, meu tapete esta ficando torto, não esta reto, esta ficando redondo. Pesso ajuda de vocês para poder dar continuidade!
    Obrigado.

    1. Pamela, não se esqueça de fazer sempre uma corrente para virar quando terminar com ponto baixo, na carreira seguinte faça 6 correntes… se está ficando oval ou tem corrente de menos ou os pontos estão apertados. Tire uma foto bem aproximada do trabalho e envie para crochetapetes@gmail.com para que eu possa ver.

  20. Porque vc nao faz um video do tapete de gotinhas acho ele muito dificil e venho lhe pedir que possa fazer um video dele.

      1. Olá… encontrei algumas dificuldades no tapete de gotinhas porque nunca tinha feito esse tipo de trabalho… mas fiz o meu e ficou maravilhoso e lindo… amei. Usei a linha Verde no lugar da marrom. Obrigada pela ideia e ensinamento.