Tapete retangular gotinhas passo a passo parte2

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o TAPETE RETANGULAR GOTINHAS. Este tapete de crochê fica ótimo para qualquer ambiente de sua casa como sala, pé da cama, porta de entrada… A execução é bastante fácil, mas em caso de dúvidas entre em contato conosco! Espero que tenham gostado deste modelo e espero que você se anime a fazer seu tapete. Apesar de ser um tapete simples você pode fazer aplicações de flores nos cantinhos do tapete que fica lindo! Como sugestão deixo a flor abaixo

Flor-para-aplicações-passo-a-passo-68

Para quem faz para vender e quer ter uma noção de preço, temos aqui no blog um artigo explicando e com uma tabela para auxiliar. VEJA AQUI.

Esta é a segunda parte do trabalho, se você está procurando o início do passo a passo veja o link abaixo:

Mãos a obra e bom trabalho!

MATERIAIS

34 -Para fazer o acabamento vamos utilizar o barbante crú novamente. Desta vez vamos prender na parte mais estreita (largura) do tapete para logo após o canto trabalhar no comprimento. Prenda com ponto baixo no penúltimo ponto alto de base, faça ponto baixo no ponto seguinte e em seguida faça 2 pontos baixos no canto do tapete. É normal este bico ficar solto, muito mole e parece que não vai ficar bom, mas não se preocupe, após a ultima volta ele ficará firme! Vamos ver?

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (1) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (2)

35 – Após os 2 pontos baixos faça 3 correntes e em seguida faça novamente 2 pontos baixos ainda no canto.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (3) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (4)

36 – Após fazer o canto siga com ponto baixo encima de cada ponto de base por toda a lateral, chegando nos cantos são sempre 2 pontos baixos, 3 correntes e 2 pontos baixos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (5) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (6) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (7)

37 – Após o ponto baixíssimo faça 6 correntes e prenda com ponto baixo no canto do tapete, em seguida faça 5 correntes e prenda ainda no canto. Novamente 6 correntes,  pule 3 pontos baixos e prenda com ponto baixo. Veja que nos cantos conta os dois pontos baixos do canto, o primeiro que fica encima do ponto alto e prende no ponto seguinte. Observe as imagens…

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (8) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (9) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (10) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (11) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (12) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (13)

38 – Após prender a alça anterior faça novamente 6 correntes, pule 4 pontos de base e prenda com ponto baixo… siga por toda lateral do tapete. Chegando no canto, veja que sobraram exatamente 3 pontos baixo, faça 6 correntes e prenda na alça do canto, em seguida faça 5 correntes e prenda ainda no canto, novamente 6 correntes e siga com a lateral do tapete normalmente. Na parte comprida do tapete todas as alças serão feitas pulando 4 pontos de base que dará certinho. Na lateral mais estreita do tapete siga fazendo até obter 8 alças contando com o cantinho. A nona alça vamos pular 5 pontos de base…

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (14) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (15) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (16)  Tapete retangular passo a passo  - parte2 (20)

39 – Veja que após 8 alças estamos na metade do tapete, sinalizei com a agulha para que observe que esta é a largura do tapete e não o comprimento. Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo. (Coloquei algumas fotografias com numerações para que possam entender melhor…) Após isto siga fazendo normalmente alças com 6 correntes e pulando apenas 4 pontos de base até chegar no canto seguinte onde você vai repetir o que já foi feito no primeiro e segundo canto do tapete…

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (21) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (22) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (23) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (24) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (25)

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (17) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (18)

40 – No outro lado do tapete, na parte estreita novamente após 8 alças pule 5 pontos de base como na primeira lateral do tapete. Siga por toda a volta até chegar na ultima alça onde faremos ela diferente também.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (19) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (26)

41 – Para fazer a ultima alça, faça duas correntes e em seguida faça 1 ponto alto no pé do ponto baixo onde iniciou a volta. Desta forma faremos a alça e ao mesmo tempo terminamos na metade da mesma para continuar o trabalho.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (27) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (28) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (29) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (30) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (31)

42 – Após o ponto alto faça 1 ponto baixo, faça 6 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (32) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (33) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (34)

43 – Agora no cantinho faça apenas 5 correntes e em seguida trabalhe 1 ponto pom-pom exatamente ao que fizemos na primeira fase do tapete.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (36) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (37)

44 – Após o ponto pom-pom faça duas correntes e ainda no mesmo canto faça mais 1 ponto pom-pom. Em seguida faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (38) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (39) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (40) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (41) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (42) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (43)

45 – Faça mais duas alças, observe na imagem abaixo que temos 3 alças já presa contando com a que saiu do cantinho do tapete. A 4ª alça faça com apenas 5 correntes e em seguida faça ponto pom-pom, duas correntes e ponto pom-pom exatamente como fizemos no canto do tapete. Observe que a alça antes e a alça logo após os pontos pom-pons serão sempre com apenas 5 correntes. Observe que entre o canto e o primeiro grupinho de pontos pom-pons pulamos 3 alças.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (45) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (46)

47 – Sendo assim, após os pontos pom-pons faça uma alça com 5 correntes, duas alças com 6 correntes e a 4ª alça novamente com 5 correntes para em seguida fazer nomante um grupinho com 2 pontos pom-pons. Bem, estamos trabalhando na parte mais comprida do tapete, então após o 3º grupo de pontos pom-pons (sem contar o do canto) pule 4 espaços e não 3 como estávamos fazendo anteriormente para fazer o 4º grupinho de pontos pom-pons, após isto siga novamente pulando apenas 3 espaços entre um grupinho e outo. Esta modificação será feita apenas na parte mais comprida do tapete, na parte estreita esta sequência fica certinha até atingir o canto sem precisar pular 4 espaços. Na outra lateral mais comprida do tapete faremos faça novamente esta alteração.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (47) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (48) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (49) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (50)

48 – Siga fazendo por toda a volta e a ultima alça faça como já fizemos na primeira volta. Duas correntes e ponto alto no inicio da volta para formar a alça e permanecer na metade da mesma.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (51) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (52)

49 – Após completar a volta anterior, faça 1 ponto baixo e em seguida novamente faça 6 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… Quando chegar no grupinho de pontos pom-pons faça apenas 5 correntes e em seguida faça 1 ponto pom-pom entre os 2 da volta anterior. Veja nas imagens…

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (53) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (54) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (55) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (56)

50 – Após o ponto pom-pom faça novamente alça com 5 correntes e prenda na alça seguinte… as alças seguintes são com 6 correntes e assim como na volta anterior apenas as alças antes e depois do ponto pom-pom são com 5 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. É normal este bico ficar solto, muito mole e parece que não vai ficar bom, mas não se preocupe, após a ultima volta ele ficará firme! Vamos ver?

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (57) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (58) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (59) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (60) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (61)

51 – Agora faremos a ultima volta novamente com o barbante marrom. Amarre na metade de uma das alças de 6 correntes e prenda com ponto baixo, em seguida faça 1 ponto picô. (Ponto picô é feito da seguinte forma: 3 correntinhas e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base.)

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (62) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (63) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (64) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (65)

52 – Ainda na mesma alça faça 2 pontos baixos. Siga para a próxima alça e faça 2 pontos baixos, um ponto picô e novamente 2 pontos baixos. Observe que a alça tem 6 correntes, como fazemos apenas esta sequência acima a tendência é esticar o trabalho deixando-o bem firme.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (66) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (67) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (68) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (69)

53 – Na alça de 5 correntes que fica antes do ponto pom-pom faremos da seguinte forma:

Tudo na alça de 5 correntes.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (71) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (72)

54 – Após o ponto baixo que fica antes do ponto pom-pom faça novamente ponto picô e em seguida prenda com ponto baixo na alça logo após o ponto pom-pom.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (73) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (74) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (75)

55 – Novamente 1 ponto picô e em seguida faça 3 pontos baixos.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (78) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (79) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (80) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (81) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (82) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (83)

56 – Nas alças seguintes faça como no inicio, são apenas 2 pontos baixos, 1 ponto picô e 2 pontos baixos… Sempre que chegar no ponto pom-pom será feito a sequência mostrada nos passos 53 a 55.

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (84) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (85)

57 – Observe que nos cantos será feito exatamente igual foi feito nas outras alças com ponto pom-pom… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Seu tapete estará pronto!!!

Tapete retangular passo a passo  - parte2 (86) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (87) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (88) Tapete retangular passo a passo  - parte2 (89)

Algumas imagens do tapete pronto…

IMG_1801 IMG_1804 IMG_1806 IMG_1808 IMG_1809 IMG_1813 IMG_1814 IMG_1816 IMG_1817

Espero que tenham gostado de mais este trabalho, até a próxima!

21 comentários em “Tapete retangular gotinhas passo a passo parte2

  1. Ola queria saber como faco para almentar ou diminuir esse modelo de tapete… se tem como alterar o tamnho….

    1. Olá Leide, o aumento ou diminuição deve ser feito na parte central (na parte de gotinhas) Se fizer (a parte central)maior o tapete ficará maior… se fizer menor o tapete ficará menor. Basta diminuir a largura ou o comprimento que é feito esta parte.

  2. Amo sua forma simples e eficiente de ensinamento. Já fiz três tapetes da sua coleção. Amo todos. Tem mais receita de tapete russo? São muito lindos. ..obrigado

  3. Como q faço pra fazer um tapete com esse ponto na forma quadrada?
    Ah e são muito lindos os seus trabalhos. Parabéns! !

  4. Amei esse tapete e estou fazendo, ao invés de marrom estou usando verde, e está ficando lindo, obg por compartilhar suas idéias conosco, já sou seguidora nata do seu blog.

  5. Parabéns pelo site e as orientações, consegui fazer meu primeiro tapete acompanhando o passo a passo e estou apaixonada pelo site.

  6. Muito bonito o seu trabalho, e você ensina muito bem no passo a passo, estou fazendo um tapete seguindo o seu passo a passo. Obrigada.

  7. Parabéns pelo trabalho ,e a dedicação em dividir seu aprendizado com pessoas que buscam orientação e que de forma tão generosa voce transmitiu sem nada querer em troca.DEUS te abençõe sempre,para cada dia mais ser uma pessoa que faz a diferença neste mundo de tanta desigualdade.

  8. Que tapete lindo! Quanto bom gosto e talento, é incrível. Parabéns pelos belíssimos trabalhos e pelas novidades no blog. Obrigada por compartilhar o passo a passo conosco. Desejo sucesso e muitas realizações.