Tapete Salmão – Gráfico e passo a passo – Parte 3 | Croche.com.br

Tapete Salmão – Gráfico e passo a passo – Parte 3

Esta é a terceira parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE SALMÃO. Um tapete com moldura e que pode ser utilizado como manta para sofá ou se fizer com um fio mais fino também serve como trilho de mesa.

Tapete salmão 3

Preparei também o gráfico deste tapete e você pode fazer o DOWNLOAD gratuitamente. Se você está procurando o inicio do tapete veja os links:

MATERIAIS

80 – Inicie a carreira com duas correntes, vire e faça mais 9 pontos altos. Teremos um total de 3 bloquinhos cheio. Na lateral esta carreira será exatamente igual a 10ª carreira do trabalho: Após os pontos altos faça 1 bloquinho vaio, 2 bloquinhos cheios, novamente 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (240) Tapete corações em moldura - Passo a passo (241) Tapete corações em moldura - Passo a passo (242) Tapete corações em moldura - Passo a passo (243)

81 – No meio faremos exatamente igual 11ª carreira. São 3 bloquinhos vazios, 5 bloquinhos cheios e novamente 3 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (244) Tapete corações em moldura - Passo a passo (245)

82 – Na lateral seguinte faça 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e 3 bloquinhos cheios completando a carreira.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (246) Tapete corações em moldura - Passo a passo (247)

83 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 9 pontos altos, em seguida faça 1 bloquinho vazio, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios. (é igual a carreira anterior)

Tapete corações em moldura - Passo a passo (248) Tapete corações em moldura - Passo a passo (249) Tapete corações em moldura - Passo a passo (250) Tapete corações em moldura - Passo a passo (251) Tapete corações em moldura - Passo a passo (252)

84 – No meio faremos exatamente igual 10ª carreira. São 2 bloquinhos vazios, 7 bloquinhos cheios e novamente 2 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (253) Tapete corações em moldura - Passo a passo (254)

85 – Na lateral é igual a carreira anterior… São 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e completa a carreira com 3 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (255)

86 – A partir de agora  teremos apenas repetições na lateral… A 22ª carreira da lateral será exatamente igual a 11ª carreira,

(e depois só reiniciar a repetição entre a 11ª e a 20ª carreira) – Isso apenas na lateral.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (256)

87 – No meio é diferente. Estamos trabalhando na 20ª carreira que é igual a 13ª carreira do trabalho.

Agora só seguir repetindo as carreiras entre 18ª e 24ª para seguir fazendo desenhos de coração. Faça até completar 5 corações e então vamos começar fazer os corações ao contrário. Ou seja, fiz um total de 47 carreiras.

88 – Você pode optar por fazer menos corações ou seja, um trabalho menor, então quando atingir a quantidade que seja a metade faremos da seguinte forma:

Na lateral a 48ª carreira fica igual 14ª carreira

Tapete corações em moldura - Passo a passo (198)

89 – No meio faça 3 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio, 2 bloquinhos cheios e novamente 3 bloquinhos vazios. Pronto! Agora só começar voltar…

Tapete corações em moldura - Passo a passo (257) Tapete corações em moldura - Passo a passo (258) 20180510_110356

90 – A 49ª carreira será exatamente igual 47ª tanto na lateral quanto no meio :) – A partir de agora só ir voltando e a carreira será exatamente igual!

Tapete corações em moldura - Passo a passo (259) Tapete corações em moldura - Passo a passo (260) Tapete corações em moldura - Passo a passo (261) Tapete corações em moldura - Passo a passo (262) Tapete corações em moldura - Passo a passo (263) Tapete corações em moldura - Passo a passo (264) Tapete corações em moldura - Passo a passo (265) Tapete corações em moldura - Passo a passo (266) Tapete corações em moldura - Passo a passo (267) Tapete corações em moldura - Passo a passo (268) Tapete corações em moldura - Passo a passo (269) Tapete corações em moldura - Passo a passo (270) Tapete corações em moldura - Passo a passo (271) Tapete corações em moldura - Passo a passo (272)

91 – Para fazer o acabamento vamos iniciar na lateral que forma o comprimento do tapete. Faça uma corrente e vamos fazer 1 ponto baixo pegando no meio do ponto alto.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (273) Tapete corações em moldura - Passo a passo (275) Tapete corações em moldura - Passo a passo (276)

92 – O próximo ponto baixo fica no pé do ponto alto, veja que indiquei com a agulha para facilitar.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (277)

93 – Siga fazendo 1 ponto baixo no meio do ponto alto e 1 ponto baixo no pé do ponto alto… quando chegar no cantinho faremos diferente.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (278) Tapete corações em moldura - Passo a passo (279)

94 – Após fazer ponto baixo no cantinho, faça duas correntes e em seguida faça ponto baixo no mesmo lugar. Agora só seguir com 1 ponto baixo para cada ponto de base e aproveite para esconder a ponta de fio que sobrou ao iniciar o tapete! Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que fica logo após o cantinho.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (280) Tapete corações em moldura - Passo a passo (281) Tapete corações em moldura - Passo a passo (282)

95 – Após finalizar a volta faça uma corrente e vamos trabalhar a segunda volta…

Tapete corações em moldura - Passo a passo (283)

96 – Siga fazendo ponto baixo para cada ponto de base mas, desta vez faça pegando apenas o fio de trás para fazer um detalhe no acabamento. Siga até chegar no cantinho do trabalho.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (284) Tapete corações em moldura - Passo a passo (285)

97 – Veja que segui com ponto baixo até na primeira corrente das duas que fiz para formar o cantinho. Em seguida faça duas correntes e faça ponto baixo na segunda corrente e siga com ponto baixo em todos os pontos de base. Finalize a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (286) Tapete corações em moldura - Passo a passo (287) Tapete corações em moldura - Passo a passo (288) Tapete corações em moldura - Passo a passo (289) Tapete corações em moldura - Passo a passo (290)

98 – Após finalizar a volta com ponto baixíssimo siga com mais 3 pontos baixos e em seguida faça ponto baixo no próximo ponto de base. Se contar do cantinho até o ponto baixo teremos um intervalo de 6 pontos baixos.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (291) Tapete corações em moldura - Passo a passo (292)

99 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (293) Tapete corações em moldura - Passo a passo (294)

100 – Novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo e mais uma vez 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (295) Tapete corações em moldura - Passo a passo (296)

101 – Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo. Em seguida faça as 3 alças de 3 correntes sempre pulando 2 pontos de base.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (297) Tapete corações em moldura - Passo a passo (298) Tapete corações em moldura - Passo a passo (299)

102 – A próxima alça grande pule 6 pontos de base… agora só seguir intercalando. Uma alça grande pulando 5 pontos, as 3 alças menores pulando apenas 2 pontos e uma alça grande pulando 6 pontos. Se fizer tudo certinho chegará no cantinho sobrando 6 pontos de base.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (300) Tapete corações em moldura - Passo a passo (301) Tapete corações em moldura - Passo a passo (302) Tapete corações em moldura - Passo a passo (303) Tapete corações em moldura - Passo a passo (304)

103 – Então faça 6 correntes e prenda no cantinho.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (305) Tapete corações em moldura - Passo a passo (306)

104 – Já na largura do tapete faremos um pouquinho diferente. Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (307) Tapete corações em moldura - Passo a passo (308)

105 – Faça as 3  alças menores normalmente pulando apenas 2 pontos de base e as próximas alças grandes serão com 6 correntes pulando apenas 4 pontos de base. Se fizer tudo certo chegará no canto sobrando 5 pontos de base, então faça a laça que ficará exatamente igual no inicio… siga repetindo por toda a volta e não se esqueça que no comprimento do tapete será igual a lateral anterior.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (309) Tapete corações em moldura - Passo a passo (310) Tapete corações em moldura - Passo a passo (311) Tapete corações em moldura - Passo a passo (312) Tapete corações em moldura - Passo a passo (313) Tapete corações em moldura - Passo a passo (314)

106 – Finalize a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (315) Tapete corações em moldura - Passo a passo (316)

107 – Siga com ponto baixíssimo em duas das 3 correntes, em seguida faça ponto baixo abraçando a alça. Assim ele ficará bem centralizado.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (317) Tapete corações em moldura - Passo a passo (318)

108 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça. Novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (319) Tapete corações em moldura - Passo a passo (320) Tapete corações em moldura - Passo a passo (321)

109 – Sem fazer corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça 4 pontos altos na alça de 6 correntes, faça duas correntes de espaço e novamente 4 pontos altos na mesma alça.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (322) Tapete corações em moldura - Passo a passo (323) Tapete corações em moldura - Passo a passo (324) Tapete corações em moldura - Passo a passo (325)

110 – Ainda sem fazer corrente de espaço, prenda com ponto baixo na alça a frente. Agora só seguir repetindo… as alças são sempre com 3 correntes e os leques sempre com 4 pontos altos, duas correntes de espaço e 4 pontos altos. Exceto nos cantos, onde faremos diferente.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (326) Tapete corações em moldura - Passo a passo (327) Tapete corações em moldura - Passo a passo (328) Tapete corações em moldura - Passo a passo (329)

111 – Chegando no canto faça 9 pontos altos, duas correntes de espaço e na próxima alça faça também 9 pontos altos. Prenda com ponto baixo e siga repetindo por toda a volta. :)

Tapete corações em moldura - Passo a passo (330) Tapete corações em moldura - Passo a passo (331) Tapete corações em moldura - Passo a passo (332) Tapete corações em moldura - Passo a passo (333) Tapete corações em moldura - Passo a passo (334)

112 – Finalize a volta com ponto baixíssimo, siga com ponto baixíssimo em duas das 3 correntes e em seguida faça ponto baixo abraçado a alça como já fizemos anteriormente.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (335) Tapete corações em moldura - Passo a passo (336)

113 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (337)

114 – Faça 4 correntes e vamos trabalhar no espaço de duas correntes que tem no meio do leque. Faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (338) Tapete corações em moldura - Passo a passo (339)

115 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… faça 3 correntes e prenda na próxima alça. Agora só seguir repetindo e quando chegar no canto faremos diferente.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (340) Tapete corações em moldura - Passo a passo (341) Tapete corações em moldura - Passo a passo (342)

116 – Chegando no canto faça a alça com 9 correntes, faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça 9 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (343) Tapete corações em moldura - Passo a passo (344) Tapete corações em moldura - Passo a passo (345) Tapete corações em moldura - Passo a passo (346) Tapete corações em moldura - Passo a passo (347)

117 – Após finalizar com ponto baixíssimo siga com ponto baixíssimo em duas correntes das 3 que formam a alça que temos a frente. Em seguida faça ponto baixo pegando por dentro desta mesma alça.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (348)

118 – Sem fazer corrente de espaço… Enrole o fio na agulha e vamos fazer 5 pontos altos na alça de 4 correntes.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (349) Tapete corações em moldura - Passo a passo (350)

119 – Faça uma corrente de espaço e dentro do leque faça 3 pontos altos, 1 ponto picô e novamente 3 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (351) Tapete corações em moldura - Passo a passo (352) Tapete corações em moldura - Passo a passo (353) Tapete corações em moldura - Passo a passo (354) Tapete corações em moldura - Passo a passo (355) Tapete corações em moldura - Passo a passo (356)

120 – Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça 5 pontos altos e sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes. Siga repetindo e apenas no cantinho faremos diferente.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (357) Tapete corações em moldura - Passo a passo (358) Tapete corações em moldura - Passo a passo (359) Tapete corações em moldura - Passo a passo (360)

121 – Na alça do canto faça 13 pontos altos, uma corrente de espaço e o leque é exatamente igual a todos os outros. São 3 pontos altos, ponto picô e novamente 3 pontos altos no mesmo lugar. Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte novamente 13 pontos altos, sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro. Corte o fio e arremate.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (361) Tapete corações em moldura - Passo a passo (362) Tapete corações em moldura - Passo a passo (363)

Aqui tenho imagens do tapete prontinho :)

Tapete salmão - passo a passo (1) Tapete salmão - passo a passo (2) Tapete salmão - passo a passo (3) Tapete salmão - passo a passo (4) Tapete salmão - passo a passo (5) Tapete salmão - passo a passo (6) Tapete salmão - passo a passo (7) Tapete salmão - passo a passo (8) Tapete salmão - passo a passo (9) Tapete salmão - passo a passo (10) Tapete salmão - passo a passo (11) Tapete salmão - passo a passo (12) Tapete salmão - passo a passo (13) Tapete salmão - passo a passo (14) Tapete salmão - passo a passo (15)

Chegamos ao final de mas um passo a passo. Espero que tenham gostado e também confeccionado seu tapete. Não se esqueça de compartilhar sua peça nas redes sociais, quando fizer isso me marque para eu ver seu trabalho e curtir!

Se quiser me seguir no Instagram, ficarei feliz em receber você por lá. @blogdocroche <<-

Agora tenho também um canal no YouTube, se inscreva!

Inscreva-se
Siga-me

Forte abraço e tudo de bom sempre!!!

Parte 1 – Parte 2 – Gráfico

Samuel Ramos

4 comentários em “Tapete Salmão – Gráfico e passo a passo – Parte 3

  1. Samuel gostaria de uma ajuda com uns gráficos,como estou aprendendo muito como seu blog, achei que poderia me ajudar. Entre em contato comigo pelo o email.
    Grata.