Tapete vermelho em crochê filé

Hoje vamos aprender passo a passo a confeccionar um lindo tapete em crochê filé que combina muito com natal. Na verdade combina com qualquer época do ano, mas como tem a lateral parecida com “pinheirinhos” na cor vermelha ou verde vai combinar em cheio com sua decoração para a festa de fim de ano.

Apesar de ser um tapete simples, adaptei a maneira de fazer a lateral. Para auxiliar além do passo a passo fiz também o gráfico. Então se você prefere fazer seguindo o gráfico, basta fazer o download gratuito do arquivo que está em formato PDF. Em caso de dúvidas na leitura do gráfico basta recorrer ao passo a passo.

  Download

MATERIAIS

Veja que o início do trabalho é fazendo as correntinhas, as correntes servirão de base para o trabalho e portando a carreira com pontos altos será considerado a 1ª carreira.

01 – Inicie com 97 correntes, volte na 5ª corrente e faça ponto alto. Veja que desta forma já teremos 2 pontos altos contando com as correntes que viramos o trabalho.

Tapete vermelho em crochê filé (1) Tapete vermelho em crochê filé (2) Tapete vermelho em crochê filé (3)

02 – Continue fazendo ponto alto em cada corrente e teremos um total de 94 pontos altos já contando com o ponto alto formado por correntes. Como pode observar nas imagens abaixo sempre inicio com mais correntes, assim faço a contagem dos pontos altos e depois desmancho o restante que não vou utilizar, acho mais prático.

Tapete vermelho em crochê filé (4) Tapete vermelho em crochê filé (5) Tapete vermelho em crochê filé (6) Tapete vermelho em crochê filé (7) Tapete vermelho em crochê filé (8)

03 – Faça 5 correntes e enrole o barbante na agulha. Vire o trabalho, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Vou sempre chamar este bloquinho de “bloquinho aberto” por ser vazado tipo uma rede.

Tapete vermelho em crochê filé (9) Tapete vermelho em crochê filé (10)

04 – Continue fazendo duas correntes de espaço, pulando 2 pontos de base e fazendo ponto alto até chegar no final da carreira onde fará o ponto alto encima da corrente das 4 que formam o primeiro ponto alto da carreira anterior. Teremos um total de 31 espaços de duas correntes. Se sua conta não bate algo pode estar errado na carreira anterior.

Tapete vermelho em crochê filé (11) Tapete vermelho em crochê filé (12)

05 – Faça duas correntes, enrole o barbante na agulha e vire o trabalho. Faça 2 pontos no espaço de duas correntes, ponto alto em cima de ponto alto… siga por 7 bloquinhos e teremos um total de 25 pontos altos. Em seguida continue fazendo espaços de duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto até formar mais 7 bloquinhos. Observe as imagens… Na terceira imagem pode ver a corrente que virou formando o primeiro ponto alto, 2 pontos altos no intervalo de duas correntes da carreira anterior e mais 1 ponto alto em cima do ponto alto. Forma-se um “bloquinho fechado” ou seja, um bloquinho com 4 pontos altos. Agora basta avançar por mais 6 bloquinhos da carreira anterior.

Tapete vermelho em crochê filé (13) Tapete vermelho em crochê filé (14) Tapete vermelho em crochê filé (15) Tapete vermelho em crochê filé (16) Tapete vermelho em crochê filé (17) Tapete vermelho em crochê filé (18) Tapete vermelho em crochê filé (19) Tapete vermelho em crochê filé (20)

06 – Após o sétimo bloquinho vazio então faça uma sequência de 4 pontos altos, ficando com um bloquinho fechado como na imagem

Tapete vermelho em crochê filé (21) Tapete vermelho em crochê filé (22)

07 – Siga com mais 7 bloquinhos vazios e em seguida siga com ponto alto até o final, observe que o ultimo ponto alto será feito na terceira corrente das 5 que utilizou para virar na volta anterior.

Tapete vermelho em crochê filé (23) Tapete vermelho em crochê filé (24) Tapete vermelho em crochê filé (25) Tapete vermelho em crochê filé (26)

 

ATUALIZADO – Veja uma maneira mais simples de fazer os aumentos no final da carreira AQUI.

08 – Faça 8 correntes, volte na 7ª corrente (contando da para trás) prenda com ponto baixíssimo

Tapete vermelho  Tapete vermelho em crochê filé (28) Tapete vermelho em crochê filé (29)

09 – Enrole o barbante na agulha, vire o trabalho e faça uma sequência de  3 pontos altos em cima de ponto alto, veja que contando com as duas correntes que sobraram da virada formaram um bloquinho e ainda sobrou uma alça para quando voltarmos na próxima carreira.

Tapete vermelho em crochê filé (30) Tapete vermelho em crochê filé (31) Tapete vermelho em crochê filé (32)

10 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto para formar a lateral como mostram as imagens…

Tapete vermelho em crochê filé (33) Tapete vermelho em crochê filé (34) Tapete vermelho em crochê filé (36) Tapete vermelho passo a passo (1) Tapete vermelho passo a passo (2)

11 – Na parte de bloquinhos vazados siga com uma sequência de 4 bloquinhos e depois mais uma sequência de 3 bloquinhos fechados. Veja que nos espaços de duas correntes são feitos apenas 2 pontos altos.

Tapete vermelho em crochê filé (37) Tapete vermelho em crochê filé (38) Tapete vermelho em crochê filé (39)

12 – Faça duas correntes e pule o bloquinho fechado da carreira anterior e siga com mais uma sequência de 3 bloquinhos fechados.

Tapete vermelho em crochê filé (40) Tapete vermelho passo a passo (6)  Tapete vermelho em crochê filé (42)

13 – Siga com mais uma sequência de 4 bloquinhos abertos e então teremos a lateral exatamente igual ao inicio da carreira, não se esqueça de pular o penúltimo bloquinho que será aberto.

Tapete vermelho em crochê filé (43) Tapete vermelho em crochê filé (44) Tapete vermelho em crochê filé (45) Tapete vermelho em crochê filé (46) Tapete vermelho em crochê filé (47) Tapete vermelho em crochê filé (48) Tapete vermelho em crochê filé (49) Tapete vermelho em crochê filé (50)

14 – Agora para voltar faremos diferente, precisamos fazer a alça e além disso já iniciar a carreira com um bloquinho a mais na largura do tapete. Para isso faça 12 correntes, volte na 7ª corrente contando da agulha para trás e prenda com ponto baixíssimo.

Tapete vermelho em crochê filé (51) Tapete vermelho em crochê filé (52) Tapete vermelho em crochê filé (53)

15 – Enrole o barbante na agulha e faça ponto alto na segunda corrente (contando da agulha para trás)

Tapete vermelho em crochê filé (54) Tapete vermelho em crochê filé (55) Tapete vermelho em crochê filé (56) Tapete vermelho em crochê filé (57)

16 – Faça ponto alto na corrente que sobrou e em seguida ponto alto em cima do ultimo ponto alto da carreira anterior. Veja que formou um bloquinho além da largura do tapete e ainda ficou com uma alça pronta para a próxima carreira.

Tapete vermelho em crochê filé (58)

17 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima do ponto alto, faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes, faça o quarto ponto alto em cima do primeiro ponto alto após o intervalo. Novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até terminar a lateral fechada.

Tapete vermelho em crochê filé (59) Tapete vermelho em crochê filé (60) Tapete vermelho em crochê filé (61) Tapete vermelho em crochê filé (62) Tapete vermelho (1)

18 – Siga com duas correntes de espaço e ponto alto em cima de ponto alto até formar 2 bloquinhos vazios como mostrado na imagem.

Tapete vermelho em crochê filé (63) Tapete vermelho (2) Tapete vermelho (3)

19 – Siga com pontos altos por 2 bloquinhos, ou seja, são 7 pontos altos. Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça novamente 4 pontos altos. Veja que fica terminando na mesma direção dos 3 bloquinhos da carreira anterior. Agora faça duas correntes, pule o bloquinho vazio da carreira anterior vamos repetir o que já fizemos só que ao contrário… Faça novamente o bloquinho fechado, 1 bloquinho aberto e uma sequência de 2 bloquinhos fechados.

Tapete vermelho (4) Tapete vermelho (5) Tapete vermelho (6) Tapete vermelho (7) Tapete vermelho (8) Tapete vermelho (9)

20 – Após a sequência de 3 bloquinhos abertos faça a lateral exatamente como a anterior… Ao chegar no final veja que vamos fazer o bloquinho fechado exatamente na alça que ficou da carreira anterior. São 4 pontos altos, o primeiro fica encima do ponto alto da carreira anterior e os outros 3 utilizando a alça dobrada. Faça os pontos altos pegando a alça de baixo, assim a parte dobrada ficará escondida no meios dos pontos altos, observe a foto:

Tapete vermelho em crochê filé (88)

Veja que ficou com um bloquinho passando que foi feito exatamente na alça que deixamos reservada ao iniciar a carreira anterior…

21 – Agora para virar e voltar vamos fazer como no inicio da última carreira. São 12 correntes, volte na sétima corrente (contando da agulha para trás) e prenda com ponto baixíssimo.

 

Tapete vermelho em crochê filé (64) Tapete vermelho em crochê filé (65)

Enrole o barbante na agulha e faça ponto alto na segunda corrente (contando da agulha para trás) Faça ponto alto na última corrente que está sobrando e ponto alto em cima do ponto alto de base completando então um bloquinho.

Tapete vermelho em crochê filé (66) Tapete vermelho em crochê filé (67) Tapete vermelho em crochê filé (68)

22 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 4 pontos altos sendo 2 no espaço de duas correntes da carreira anterior…. duas correntes de espaço, pole o bloquinho da carreira anterior e novamente outro bloquinho… veja que vai ficando intercalado… Duas correntes e pule 2 pontos de base para então seguir com a lateral fechada… veja que a lateral do tapete vai crescendo e a parte vazada vai aumentando. Siga com a lateral fechada até o último ponto alto.

Tapete vermelho em crochê filé (69) Tapete vermelho em crochê filé (70) Tapete vermelho em crochê filé (71) Tapete vermelho em crochê filé (72) Tapete vermelho em crochê filé (73)

23 – Após a lateral fechada faça 2 bloquinhos vazados e siga com mais 2 bloquinhos fechados, duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça novamente mais 2 bloquinhos fechados. Faça duas correntes, pule o bloquinho aberto e repita os mesmos passos ao contrário já que chegamos na metade do tapete.

Tapete vermelho em crochê filé (74) Tapete vermelho em crochê filé (75) Tapete vermelho em crochê filé (76) Tapete vermelho em crochê filé (77) Tapete vermelho em crochê filé (78) Tapete vermelho em crochê filé (79) Tapete vermelho em crochê filé (80) Tapete vermelho em crochê filé (82) Tapete vermelho em crochê filé (83) Tapete vermelho em crochê filé (84) Tapete vermelho em crochê filé (85) Tapete vermelho em crochê filé (86)

24 – Chegando no final da carreira faça como da outra vez, siga com o  último bloquinho sendo feito na alça. Não se esqueça que será sempre feito na alça de baixo de modo que a parte dobrada fique dentro dos pontos altos e não dará pra notar.

Tapete vermelho em crochê filé (87) Tapete vermelho em crochê filé (88)

25 – Para iniciar a carreira seguinte faça como as anteriores, são 12 correntes… Volte intercalando os bloquinhos e veja que na lateral fechada vão restar apenas 10 pontos altos. Nesta carreira veja que a lateral já tem 4 bloquinhos vazados intercalados com 4 bloquinhos fechados…

Tapete vermelho em crochê filé (89) Tapete vermelho em crochê filé (90) Tapete vermelho em crochê filé (91) Tapete vermelho em crochê filé (92)

26 – Pule os 2 bloquinhos vazados após a lateral e faça 1 bloquinho fechado, faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça mais 2 bloquinhos fechados (são 7 pontos altos) Veja que desta vez não chegamos na metade do tapete, ficaram faltando 3 pontos altos para chegar na metade.

Tapete vermelho em crochê filé (93) Tapete vermelho em crochê filé (94) Tapete vermelho em crochê filé (95) Tapete vermelho em crochê filé (96) Tapete vermelho em crochê filé (97)

27 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo nas duas correntes de espaço da carreira anterior. Veja que chegamos então na metade do tapete… Agora faremos o inverso… são 5 correntes, pule os 3 primeiros pontos de base e faça ponto alto. Siga com mais 6 pontos altos completando 2 bloquinhos… duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e mais 2 bloquinhos fechados. Se ficar com dúvidas basta dobrar o tapete e olhar o inicio da carreira para fazer igual.

Tapete vermelho em crochê filé (98) Tapete vermelho em crochê filé (99) Tapete vermelho em crochê filé (100) Tapete vermelho em crochê filé (101) Tapete vermelho em crochê filé (102) Tapete vermelho em crochê filé (103) Tapete vermelho em crochê filé (104) Tapete vermelho em crochê filé (105) Tapete vermelho em crochê filé (106) Tapete vermelho em crochê filé (107) Tapete vermelho em crochê filé (108)

Veja que dobrando o tapete ao meio, dá pra seguir exatamente como no inicio da carreira!

Tapete vermelho em crochê filé (109) Tapete vermelho em crochê filé (110)

 

Termine a carreira fazendo o bloquinho na alça que fizemos no inicio da carreira anterior…

Tapete vermelho em crochê filé (111)

28 – Novamente faça 12 correntes para virar como já vimos anteriormente… siga intercalando os bloquinhos e vão sobrar apenas 7 pontos altos…

Tapete vermelho em crochê filé (112) Tapete vermelho em crochê filé (113) Tapete vermelho em crochê filé (114) Tapete vermelho em crochê filé (115) Tapete vermelho em crochê filé (116) Tapete vermelho em crochê filé (117)

29 – Faça os 2 bloquinhos vazados e faça uma sequência de 10 pontos altos que correspondem a 3 bloquinhos fechados. Veja que vão sobrar 3 pontos de base. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça feita na carreira anterior. Novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte, 5 correntes, pule 3 pontos de base e novamente a sequência com 10 pontos altos.

Tapete vermelho em crochê filé (118) Tapete vermelho em crochê filé (119) Tapete vermelho em crochê filé (120) Tapete vermelho em crochê filé (121) Tapete vermelho em crochê filé (122) Tapete vermelho em crochê filé (123) Tapete vermelho em crochê filé (124) Tapete vermelho em crochê filé (125) Tapete vermelho em crochê filé (126) Tapete vermelho em crochê filé (127) Tapete vermelho em crochê filé (128) Tapete vermelho em crochê filé (129) Tapete vermelho em crochê filé (130) Tapete vermelho em crochê filé (131)

30 – A lateral seguinte será igual o inicio da carreira, para não ter dúvidas basta dobrar a peça e olhar para fazer igual. Finalize com o bloquinho na alça.

Tapete vermelho em crochê filé (133) Tapete vermelho em crochê filé (134) Tapete vermelho em crochê filé (135) Tapete vermelho em crochê filé (136) Tapete vermelho em crochê filé (137)

31 – Agora faremos o 5º bloquinho passando da lateral e desta vez não precisamos mais fazer alças, nas próximas voltas vamos começar a diminuir. Sendo assim faça apenas 6 correntes, enrole o barbante na agulha e volte na 5ª corrente contando da agulha para trás e faça ponto alto. Faça ponto alto na corrente que sobrou e em seguida ponto alto em cima do último ponto alto da carreia anterior. Veja que fizemos o bloquinho porém não fizemos alça.

Tapete vermelho em crochê filé (138) Tapete vermelho em crochê filé (139) Tapete vermelho em crochê filé (140) Tapete vermelho em crochê filé (141) Tapete vermelho em crochê filé (142)

32 – Siga intercalando os bloquinhos e veja que na lateral vai ficar com 4 pontos altos que equivale a um bloquinho fechado. Ou seja, teremos 7 bloquinhos fechados e 6 vazados como na imagem.

Tapete vermelho em crochê filé (143) Tapete vermelho em crochê filé (144) Tapete vermelho em crochê filé (145) Tapete vermelho em crochê filé (146)

33 – Siga com 4 bloquinhos vazados. Veja que vai sobrar 3 pontos de base para chegar nas alças. Faça então 5  correntes e prenda com ponto baixo no meio da corrente da carreira anterior… Novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na terceira alça. Por fim faça 5 correntes, pule 3 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete vermelho em crochê filé (147) Tapete vermelho em crochê filé (148) Tapete vermelho em crochê filé (149) Tapete vermelho em crochê filé (150) Tapete vermelho em crochê filé (151) Tapete vermelho em crochê filé (152) Tapete vermelho em crochê filé (153) Tapete vermelho em crochê filé (155)

34 – Agora siga fazendo os bloquinhos vazados, como é uma repetição do inicio da carreira basta dobrar a peça para fazer igual. Veja que vai terminar com um bloquinho na alça da carreira anterior.

Tapete vermelho em crochê filé (156) Tapete vermelho em crochê filé (157) Tapete vermelho em crochê filé (158) Tapete vermelho em crochê filé (159) Tapete vermelho em crochê filé (160) Tapete vermelho em crochê filé (161)

35 – Agora não vamos mais fazer alças assim como no início desta carreira, vamos começar a diminuir os bloquinhos. Após o último ponto alto, vire e volte com ponto baixíssimo encima dos pontos altos. Atenção, para não ficar repuxando precisa fazer ponto baixíssimo também no último ponto alto, ou seja, o primeiro ponto assim que virar. São no total 4 pontos baixíssimos sendo um em cada ponto alto de base.

Tapete vermelho em crochê filé (162) Tapete vermelho em crochê filé (163) Tapete vermelho em crochê filé (164) Tapete vermelho em crochê filé (165) Tapete vermelho em crochê filé (166)

36 – Após o último ponto baixíssimo faça 3 correntes que equivale ao primeiro ponto alto. Faça duas correntes no intervalo de duas correntes da carreira anterior e mais 1 ponto alto em cima do ponto alto formando o primeiro bloquinho. Veja que esta é a 10ª carreira e fica exatamente igual a penúltima carreira. (8ª carreira do trabalho)

Tapete vermelho em crochê filé (167) Tapete vermelho em crochê filé (168) Tapete vermelho em crochê filé (169) Tapete vermelho em crochê filé (170)

37 – Não é acaso, é pra ser exatamente igual e então toda a extensão será igual, observe as imagens…

Tapete vermelho em crochê filé (171) Tapete vermelho em crochê filé (172) Tapete vermelho em crochê filé (173) Tapete vermelho em crochê filé (174) Tapete vermelho em crochê filé (175) Tapete vermelho em crochê filé (176)

38 – No meio do tapete onde temos o desenho ficará da seguinte forma:

Veja que vamos começar a fazer a sequência de pontos altos logo após 2 bloquinhos vazios, assim ficará na mesma direção dos bloquinhos fechados na 8ª carreira.

Tapete vermelho em crochê filé (177) Tapete vermelho em crochê filé (178) Tapete vermelho em crochê filé (179) Tapete vermelho em crochê filé (180) Tapete vermelho em crochê filé (181)

39 – Na oitava carreira são 3 bloquinhos fechados, porém logo após 2 bloquinhos fechados nos deparamos com uma alça de 5 correntes… Continue com mais 3 pontos altos na corrente formando então os 3 bloquinhos fechados, veja que vai ficar na mesma direção dos bloquinhos da oitava carreira.

Tapete vermelho em crochê filé (182) Tapete vermelho em crochê filé (183) Tapete vermelho em crochê filé (184) Tapete vermelho em crochê filé (185)

40 – Agora siga com mais duas alças de 5 correntes e na terceira alça lembre-se que temos que começar a fazer pontos altos na corrente, como a alça tem 5 correntes basta pular as duas primeiras correntes e fazer ponto alto nas 3 seguintes e seguir com os pontos altos até formar os 3 bloquinhos fechados. Veja a sequência de imagens…

Tapete vermelho em crochê filé (186) Tapete vermelho em crochê filé (187) Tapete vermelho em crochê filé (188) Tapete vermelho em crochê filé (189) Tapete vermelho em crochê filé (190) Tapete vermelho em crochê filé (191) Tapete vermelho em crochê filé (192) Tapete vermelho em crochê filé (193) Tapete vermelho em crochê filé (194) Tapete vermelho em crochê filé (195) Tapete vermelho em crochê filé (196) Tapete vermelho em crochê filé (197) Tapete vermelho em crochê filé (198)

41 – Siga com o restante da carreira repetindo o que já foi feito no início da carreira, basta dobrar o tapete e olhar o início da carreira para se orientar. Veja que vai terminar com um bloquinho no último espaço de duas correntes.

Tapete vermelho em crochê filé (199) Tapete vermelho em crochê filé (200) Tapete vermelho em crochê filé (201) Tapete vermelho em crochê filé (202) Tapete vermelho em crochê filé (203)

42 – Para começar a carreira seguinte vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo como já vimos anteriormente. Esta é a 11ª carreira e ela será exatamente como a 7ª carreira.

Tapete vermelho em crochê filé (204) Tapete vermelho em crochê filé (205) Tapete vermelho em crochê filé (206) Tapete vermelho em crochê filé (207) Tapete vermelho em crochê filé (208)

Observe que na lateral vamos começar a fazer ponto alto sempre um bloquinho antes, assim os bloquinhos intercalados vão diminuindo e aumentando a parte fechada do desenho.

Tapete vermelho em crochê filé (209) Tapete vermelho em crochê filé (210) Tapete vermelho em crochê filé (211) Tapete vermelho em crochê filé (212) Tapete vermelho em crochê filé (213) Tapete vermelho em crochê filé (214)

43 – Quando chegar no desenho do meio do trabalho vamos fazer exatamente como na 7ª carreira… Faça 1 bloquinho fechado, duas correntes e pule 2 pontos de base e siga com mais 7 pontos altos sendo que os últimos 3 são nas correntes da primeira alça.

Tapete vermelho em crochê filé (215) Tapete vermelho em crochê filé (216) Tapete vermelho em crochê filé (217) Tapete vermelho em crochê filé (218) Tapete vermelho em crochê filé (219) Tapete vermelho em crochê filé (220) Tapete vermelho em crochê filé (221) Tapete vermelho em crochê filé (222)

44 – Faça uma alça com 5 correntes e prenda com ponto baixo na alça do meio da carreira anterior… Faça novamente 5 correntes e inicie ponto alto na terceira corrente das 5 que formam a alça seguinte como mostrado nas imagens… O restante da carreira é exatamente o inverso do que fizemos até aqui… basta dobrar o trabalho e repetir. Veja que vai terminar com bloquinho fechado no último espaço de duas correntes da carreira anterior.

Tapete vermelho em crochê filé (223) Tapete vermelho em crochê filé (224) Tapete vermelho em crochê filé (225) Tapete vermelho em crochê filé (226) Tapete vermelho em crochê filé (227) Tapete vermelho em crochê filé (228) Tapete vermelho em crochê filé (229) Tapete vermelho em crochê filé (230) Tapete vermelho em crochê filé (231) Tapete vermelho em crochê filé (232) Tapete vermelho em crochê filé (233)

45 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo para iniciar a carreira seguinte. Esta será a 12ª carreira e portanto será exatamente igual 6ª carreira. Basta olhar a sexta carreira e ir repetindo… Vamos ver como ficará no meio do desenho…

Tapete vermelho em crochê filé (234) Tapete vermelho em crochê filé (235) Tapete vermelho em crochê filé (236) Tapete vermelho em crochê filé (237) Tapete vermelho em crochê filé (238) Tapete vermelho em crochê filé (239)

46 – Veja que seguindo o desenho da 6ª carreira faremos então 3 pontos altos nas correntes da primeira alça. Em seguida faça duas correntes e já comece com pontos altos na terceira corrente da segunda alça seguinte ficando então com apenas um intervalo de duas correntes. Agora basta dobrar o tapete e continuar fazendo o mesmo desenho no restante da carreira. Veja que como as carreiras anteriores vai terminar com bloquinho fechado no último espaço de duas correntes da carreira anterior…

Tapete vermelho em crochê filé (240) Tapete vermelho em crochê filé (241) Tapete vermelho em crochê filé (242) Tapete vermelho em crochê filé (243) Tapete vermelho em crochê filé (244) Tapete vermelho em crochê filé (245) Tapete vermelho em crochê filé (246) Tapete vermelho em crochê filé (247) Tapete vermelho em crochê filé (248) Tapete vermelho em crochê filé (249) Tapete vermelho em crochê filé (250)

47 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo para iniciar a 13ª carreira que será exatamente igual a 5ª carreira, veja as imagens…

Tapete vermelho em crochê filé (251) Tapete vermelho em crochê filé (252) Tapete vermelho em crochê filé (253) Tapete vermelho em crochê filé (254) Tapete vermelho em crochê filé (255) Tapete vermelho em crochê filé (256) Tapete vermelho em crochê filé (257) Tapete vermelho em crochê filé (258) Tapete vermelho em crochê filé (259) Tapete vermelho em crochê filé (260) Tapete vermelho em crochê filé (261) Tapete vermelho em crochê filé (262) Tapete vermelho em crochê filé (263) Tapete vermelho em crochê filé (264) Tapete vermelho em crochê filé (265)

48 – A 14ª carreira será igual a 4ª carreira… Quando chegar no final desta carreira não vamos mais voltar com pontos baixíssimos veja o próximo passo…

Tapete vermelho em crochê filé (266) Tapete vermelho em crochê filé (267) Tapete vermelho em crochê filé (268) Tapete vermelho em crochê filé (269) Tapete vermelho em crochê filé (270) Tapete vermelho em crochê filé (271) Tapete vermelho em crochê filé (272) Tapete vermelho em crochê filé (273) Tapete vermelho em crochê filé (274) Tapete vermelho em crochê filé (275) Tapete vermelho em crochê filé (276)

49 – 15ª carreira. Veja que ela termina como as outras no ultimo espaço de duas correntes da carreira anterior. Porém a próxima carreira será igual a 3ª carreira, portanto faça duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto em cima de ponto alto, 2 pontos altos no intervalo de duas correntes e siga com ponto alto… No desenho do meio teremos apenas um bloquinho fechado exatamente como a terceira carreira do trabalho… Esta carreira termina na mesma direção da carreira anterior, ou seja, com ponto alto em cima da corrente que forma o primeiro ponto alto da carreira anterior.

Tapete vermelho em crochê filé (277) Tapete vermelho em crochê filé (278) Tapete vermelho em crochê filé (279) Tapete vermelho em crochê filé (280) Tapete vermelho em crochê filé (281) Tapete vermelho em crochê filé (282) Tapete vermelho em crochê filé (283) Tapete vermelho em crochê filé (284) Tapete vermelho em crochê filé (285) Tapete vermelho em crochê filé (287) Tapete vermelho em crochê filé (289) Tapete vermelho em crochê filé (290) Tapete vermelho em crochê filé (291) Tapete vermelho em crochê filé (292) Tapete vermelho em crochê filé (293)

50 – Após finalizar a carreira anterior o motivo (desenho) estará completo. Agora basta repetir quantas vezes precisar. Não tem segredo, basta retornar ao passo 08 e começar a repetir… A ultima carreira que vimos foi semelhante a 3ª carreira, isto significa que vamos começar a repetir da quarta carreira em diante.

Tapete vermelho em crochê filé (294) Tapete vermelho em crochê filé (295) Tapete vermelho em crochê filé (296) Tapete vermelho em crochê filé (297) Tapete vermelho em crochê filé (298) Tapete vermelho em crochê filé (299) Tapete vermelho em crochê filé (300) Tapete vermelho em crochê filé (301) Tapete vermelho em crochê filé (302) Tapete vermelho em crochê filé (303)

51 – Meu tapete fiz com 8 motivos e ficou com 132cm de comprimento. A a largura ficou com 73cm

Após fazer a quantidade de motivos desejado faça a terminação do tapete para ficar igual o início. Após a carreira que termina similar a terceira do início, faça 5 correntes, vire o trabalho, pule duas correntes e faça ponto alto… siga fazendo bloquinhos vazados até completar a carreira, ao final faça duas correntes e volte com ponto alto em cada uma das correntes e em cima dos pontos altos exatamente como a primeira carreira. Alongue o fio, corte e arremate e seu tapete estará pronto!

Tapete vermelho 2 (1) Tapete vermelho 2 (2) Tapete vermelho 2 (3) Tapete vermelho 2 (4) Tapete vermelho 2 (5) Tapete vermelho 2 (6) Tapete vermelho 2 (7) Tapete vermelho 2 (8) Tapete vermelho 2 (9) Tapete vermelho 2 (10) Tapete vermelho 2 (11) Tapete vermelho 2 (12) Tapete vermelho 2 (13) Tapete vermelho 2 (14)

Veja como fica lindo! Minha cadelinha adorou :) :)

Tapete vermelho 2 (15) Tapete vermelho 2 (17)  Tapete vermelho 2 (22)  Tapete vermelho 2 (19) Tapete vermelho 2 (24) Tapete vermelho 2 (23) Tapete vermelho 2 (25) Tapete vermelho 2 (26) Tapete vermelho 2 (29) Tapete vermelho 2 (30) Tapete vermelho 2 (33)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo,

Até o próximo!

 

33 comentários em “Tapete vermelho em crochê filé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. lembrei de mais uma parte que neste trabalho eu aprendi.o aumento dos cantos, nao fazia nenhum trabalho assim pq ficava feio, obrigado .agora fazer os trabalhos com cantos.bjs

    1. Legal Adriana!!!
      Fico feliz que tenha ajudado você em seu aprendizado.
      Um grande beijo e tudo de bom sempre!!!

  2. E lindo samuel esse tapete cada vez mais vc surpreendem com seu lindo trabalho👏👏👏sao tantas coisas lindas que so falta linha kkkkkkkkkkk

  3. Há tempos sigo as receitas de croche.com.br, e são fáceis de fazer, muito bem explicadas. Já fiz o jogo de banheiros corujas e ficou lindo. Esse tapete vermelho também é muito lindo, como tudo que é postado nesse site. Parabéns!!

    1. Muito obrigado aparecida! Fico feliz em ler o comentário de uma seguidora assídua. Um forte abraço e que Deus a abençoe sempre!

  4. Olá amei o modelo ficou lindo mesmo. Quero fazer como caminho de mesa. Qual barbante eu uso? Qual número?

  5. A muito tempo namoro a foto desse tapete na internet e hj procurando uma flor, achei esse pap: muito obrigada por compartilhar….

  6. Fico aguardando ansiosamente as publicações. Faço todas. São orientações didáticas e fáceis de fazer. Lindas. Parabéns e obrigada por partilhar com a gente.

  7. Adorei, gosto muito de crochê filé em especial de seus trabalhos.Parabéns e obrigado por compartilhar seu dote divino em ensinar com tanto carinho.
    Beijos

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.