Seja muito bem-vindo ao Blog do Crochê! No tutorial de hoje, vamos aprender detalhadamente passo a passo como confeccionar o Trilho de Mesa Flor de Lótus. Este é um trabalho de extrema elegância que, apesar de parecer complexo, possui uma execução lógica e muito prazerosa. Tenho certeza que você vai se encantar com o resultado final desta peça.
Se o seu objetivo é comercializar seus trabalhos e você tem dúvidas sobre precificação, preparei um artigo especial para ajudar você a valorizar sua arte: Clique AQUI para aprender a calcular o valor de venda.

Este modelo, feito com fio de algodão mercerizado, é ideal para decoração de mesas. Caso prefira um estilo mais rústico para usar como tapete, você pode optar pelo barbante e uma flor mais rasteira. Não recomendo o uso da Flor de Lótus em tapetes de passagem, pois, por ser uma flor volumosa e alta (“repolhuda”), pode oferecer risco de tropeços.
Esta é a primeira parte do nosso projeto. Para acompanhar a sequência ou aprender a flor individualmente, utilize os links abaixo:
- Trilho de mesa Flor de Lótus parte 2 – Acesse o passo a passo AQUI.
- Flor de lótus (individual) – Acesse o passo a passo AQUI.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- ? Fio de algodão mercerizado branco (Utilizei aprox. 510m)
- ? Fio de algodão mercerizado verde (Utilizei aprox. 170m)
- ? Fio de algodão mercerizado amarelo ouro (Pequena quantidade para o miolo)
- ? Agulha de crochê 2.5mm (Sugiro agulha com cabo emborrachado)
- ? Agulha de tapeceiro número 14
- ⚪ 14 pérolas para o acabamento central das flores
- ✂️ Tesoura para arremates
- ? Tamanho da peça pronta: 105cm x 50cm
Para iniciar, você deve confeccionar as flores seguindo o nosso passo a passo da Flor de Lótus. Para este trilho, utilizaremos um total de 14 flores, divididas em dois conjuntos de 7 flores cada. A dica de mestre é fazer a emenda durante a confecção da base verde, o que garante maior segurança e um acabamento muito mais limpo do que a costura posterior.
01 – Vamos iniciar emendando a base das flores. Utilizaremos 7 flores para cada lado do trilho. Faça a primeira base verde completa e reserve. Ao confeccionar a segunda base, faremos a união prendendo com um ponto baixo em uma das pétalas. Observe que, na pontinha da folha, substituiremos a correntinha de virada por um ponto baixo preso na primeira base.
02 – Após prender com o ponto baixo, retorne fazendo os pontos baixíssimos no miolinho da folha para manter a estrutura. Ao completar, corte o fio e arremate. Agora você tem duas bases unidas por uma pétala.
03 – A terceira base será presa na base número 1 e na base número 2, conforme indicado pelas agulhas nas imagens abaixo.
04 – O procedimento técnico permanece o mesmo: ao atingir a ponta da folha, no lugar da corrente de espaço, faça o ponto baixo de união.
05 – A quarta base de flor deve ser presa na base número 1 e depois na base número 3. Siga contornando a primeira base central. Como ela possui 6 pétalas, prenderemos outras 6 bases ao seu redor.
06 – O resultado final da montagem será este: a base número 1 centralizada e as outras 6 ao seu redor. Lembre-se que você precisará de dois motivos idênticos com 7 flores cada para prosseguir.
07 – Para iniciar a emenda dos motivos com o fio branco, escolha a pétala central de qualquer uma das flores da borda (cada flor da extremidade terá 3 pétalas livres).
08 – Prenda o fio de algodão branco com um ponto baixo na lateral da pontinha da folha verde. Faça 3 correntes e prenda com um ponto baixo na lateral seguinte da mesma pétala.
09 – Faça 12 correntes. Uma dica didática: vá conduzindo a pontinha do fio inicial entre as correntes para já ir escondendo-o.
10 – Após as correntes, faça um ponto alto na ponta da pétala seguinte. Suba 3 correntes e faça outro ponto alto no mesmo lugar, criando assim um ponto “V”.
11 – Repita: faça 12 correntes, vá para a primeira pétala da segunda flor e execute novamente o ponto “V”.
12 – Continue com 12 correntes. Ao atingir a pétala central da segunda flor, prenda com ponto baixo na lateral, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na outra lateral.
13 – Ao finalizar em uma pétala central, terminaremos com ponto baixo. Vire o trabalho e faça um ponto baixo dentro da alcinha de 3 correntes.
14 – Suba duas correntes para dar a altura de um ponto alto. No mesmo espaço, faça mais 1 ponto alto, 2 correntes de espaço e mais 2 pontos altos, formando um leque.
15 – Faça 6 correntes de espaço. Na alça de 12 correntes, prenda com 3 pontos baixos. Suba novamente 6 correntes e, dentro do espaço de 3 correntes do “V” anterior, faça o leque.
16 – Ao retornar ao início, não completaremos o leque total. Faça 2 pontos altos, 2 correntes e apenas 1 ponto alto. Vire o trabalho.
17 – Suba duas correntes para o primeiro ponto alto. No mesmo espaço, faça mais 1 ponto alto, 2 correntes e 3 pontos altos. Note a assimetria.
18 – Faça 6 correntes. Execute um ponto alto na alça antes dos pontos baixos e outro ponto alto na alça seguinte.
19 – Após os 2 pontos altos, faça 6 correntes. Dentro do leque anterior, execute um novo leque (3 pontos altos, 2 correntes, 3 pontos altos).
20 – Ao finalizar a carreira, faça 1 ponto alto sobre o leque anterior para formar uma alça.
21 – Suba 3 correntes, vire a peça e faça leque sobre leque.
22 – Faça 7 correntes e prenda com ponto baixo entre os dois pontos altos. Siga este padrão.
23 – Ao finalizar, faça um leque parcial. Vire e caminhe com ponto baixíssimo até o centro.
24 – Suba duas correntes e execute novamente o leque com variação.
25 – Faça 8 correntes e execute os pontos altos unindo as alças. Siga com leque sobre leque.
26 – Ao concluir, faça um ponto alto lateral e execute o leque de retorno.
27 – Faça 8 correntes, prenda com ponto baixo e repita. Estamos chegando na união definitiva.
28 – No último leque, prenda com um ponto baixo na pétala central do segundo motivo para a união definitiva.
Chegamos ao fim desta etapa! Para finalizar este projeto, siga para a próxima parte:
- Trilho de mesa Flor de Lótus parte 2 – Acesse o passo a passo AQUI.
- Flor de lótus – Acesse o passo a passo AQUI.
Você sabia?
A técnica de “emendar durante a confecção” que utilizamos aqui é inspirada na renda irlandesa, permitindo que peças grandes fiquem muito mais estáveis e duráveis.











































































































