Centro de mesa passo a passo – parte2 | Croche.com.br

Centro de mesa passo a passo – parte2

Esta é a segunda parte do passo a passo, para ver o inicio do trabalho siga o link abaixo:

MATERIAIS

Nesta segunda fase nosso objetivo é fazer um módulo como o apresentado abaixo e em seguida concluir o trabalho:

Centro de mesa passo a passo (119)

47 – Amarre o fio branco em uma das alças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes, em seguida faça mais 3 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (1)

48 – Faça 5 correntes de espaço e na próxima alça trabalhe um leque da seguinte forma:

Centro de mesa passo a passo (2) Centro de mesa passo a passo (3) Centro de mesa passo a passo (4) Centro de mesa passo a passo (5)

49 – Faça novamente 5 correntes de espaço e na alça seguinte trabalhe outro leque… Siga fazendo até ter um total de 10 leques.

Centro de mesa passo a passo (6) Centro de mesa passo a passo (7)

50 – Após o décimo leque faça as 5 correntes de espaço e na alça seguinte faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos, faça duas correntes de espaço e na próxima alça mais 1 bloquinho com 4 pontos altos, faça duas correntes de espaço e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (8) Centro de mesa passo a passo (9) Centro de mesa passo a passo (10) Centro de mesa passo a passo (11)

51 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo encima dos pontos altos até que chegue ao ultimo ponto alto. Faça 3 correntes e em seguida faça 3 pontos altos na alça de 5 correntes.

Centro de mesa passo a passo (12) Centro de mesa passo a passo (13) Centro de mesa passo a passo (14)

52 – Faça 5 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque dentro do leque da volta anterior, faça 6 correntes de espaço e em seguida trabalhe leque dentro de leque… não se esqueça, entre 1 leque e outro são 6 correntes de espaço.

Centro de mesa passo a passo (15) Centro de mesa passo a passo (16) Centro de mesa passo a passo (17) Centro de mesa passo a passo (18)

53 – Ao chegar na parte que temos apenas bloquinhos, faça 5 correntes de espaço e em seguida trabalhe 3 pontos altos na alça de 5 correntes.

Centro de mesa passo a passo (19) Centro de mesa passo a passo (20) Centro de mesa passo a passo (21) Centro de mesa passo a passo (22)

54 – Para completar o bloquinho com 4 pontos altos faça 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho da volta anterior, observe a imagem abaixo, vai ser sempre assim todas as voltas sempre que chegar nos bloquinhos.

Centro de mesa passo a passo (23)

55 – Faça duas correntes de espaço e 1 ponto alto encima do ultimo ponto alto do primeiro bloquinho. Faça 2 pontos altos no espaço entre um bloquinho e outro da volta anterior e em seguida 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do segundo bloquinho. Faça duas correntes de espaço e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (24) Centro de mesa passo a passo (25) Centro de mesa passo a passo (26) Centro de mesa passo a passo (27) Centro de mesa passo a passo (28) Centro de mesa passo a passo (29)

56 – Para iniciar mais uma volta faça ponto baixíssimo encima dos pontos altos e em seguida faça 3 correntes e mais 3 pontos altos na alça da volta anterior. Faça 5 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque dentro do primeiro leque da volta anterior.

Centro de mesa passo a passo (30) Centro de mesa passo a passo (31) Centro de mesa passo a passo (32) Centro de mesa passo a passo (33)

57 – Após o primeiro leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo pegando as duas correntes das voltas anteriores, veja as imagens, este é o motivo das correntes serem frouxas nas voltas anteriores. Após prender  com ponto baixo faça 4 correntes e em seguida trabalhe leque dentro de leque. Nos espaços seguintes faça da mesma forma, 4 correntes, prenda com ponto baixo as duas alças anteriores, 4 correntes e faça o leque…

Centro de mesa passo a passo (34) Centro de mesa passo a passo (35) Centro de mesa passo a passo (36) Centro de mesa passo a passo (37)

58 – Siga por toda a volta até chegar no último leque, faça 5 correntes e trabalhe a parte reta como na volta anterior e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (38) Centro de mesa passo a passo (39) Centro de mesa passo a passo (40)

59 –  Inicie a quarta volta da mesma forma das anteriores. Após fazer o bloquinho faça 5 correntes e em seguida faça 4 pontos altos dentro do primeiro leque.

Centro de mesa passo a passo (41) Centro de mesa passo a passo (42)

60 – Faça 14 correntes de espaço e em seguida faça 4 pontos altos dentro do segundo leque… 14 correntes de espaço e 4 pontos altos dentro do leque seguinte… Ao chegar na parte reta trabalhe como nas voltas anteriores sempre fazendo o aumento na correntinha anterior… finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (43) Centro de mesa passo a passo (44) Centro de mesa passo a passo (45) Centro de mesa passo a passo (46)

61 – Inicie a 5ª volta exatamente como as anteriores, em seguida faça 7 correntes de espaço e na primeira alça de 14 correntes faça 5 pontos altos. Faça 4 correntes de espaço e na mesma alça faça mais 5 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (47) Centro de mesa passo a passo (48) Centro de mesa passo a passo (49) Centro de mesa passo a passo (50)

62 – Faça 4 correntes de espaço e em todas as alças com 14 faça 5 pontos altos, 4 correntes de espaço e 5 pontos altos. Após a ultima alça com 14 correntes faça  7 correntes de espaço e na parte reta do trabalho faça como nas voltas anteriores. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (51) Centro de mesa passo a passo (52) Centro de mesa passo a passo (53) Centro de mesa passo a passo (54)

63 – Após o bloquinho inicial da 6ª volta faça 9 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque na primeira alça de 4 correntes que fica entre os blocos com 5 pontos altos. Faça 4 correntes de espaço e novamente faça leque na alça seguinte. Observe que as alças seguintes tem 4 correntes e precisa fazer leque em todas elas. A ultima alça antes da lateral tem 7 correntes e não será feito leque nesta alça. Faça 9 correntes e siga trabalhando os bloquinhos como nas voltas anteriores. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (55) Centro de mesa passo a passo (56) Centro de mesa passo a passo (57) Centro de mesa passo a passo (58) Centro de mesa passo a passo (59) Centro de mesa passo a passo (60)

64 – Iniciando a 7ª volta com 1 bloquinho e em seguida faça 11 correntes de espaço e trabalhe 1 leque dentro do primeiro leque.

Centro de mesa passo a passo (62) Centro de mesa passo a passo (63) Centro de mesa passo a passo (64)

65 – Faça 6 correntes de espaço e novamente leque dentro de leque… siga fazendo leque dentro de leque com 6 correntes de espaço e após o ultimo leque faça 11 corretes e trabalhe os bloquinhos da lateral. Finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (65) Centro de mesa passo a passo (66) Centro de mesa passo a passo (67)

66 – Iniciando a 8ª volta, logo após o bloquinho faça 6 correntes e prenda as duas ultimas alças com ponto baixo. Após prender com ponto baixo faça apenas 4 correntes e faça leque dentro de leque.

Centro de mesa passo a passo (69) Centro de mesa passo a passo (70) Centro de mesa passo a passo (71) Centro de mesa passo a passo (72) Centro de mesa passo a passo (73)

67 – Após o leque faça 4 correntes e prenda as duas alças anteriores com ponto baixo, em seguida 4 correntes e trabalhe o leque…  após o ultimo leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo e antes dos bloquinhos faça 6 correntes novamente e trabalhe os bloquinhos da lateral. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (74) Centro de mesa passo a passo (75) Centro de mesa passo a passo (76) Centro de mesa passo a passo (77) Centro de mesa passo a passo (78)

68 – Iniciando a 9ª volta, após o bloquinho inicial faça 9 correntes e em seguida faça 4 pontos altos dentro do leque.

Centro de mesa passo a passo (80) Centro de mesa passo a passo (81) Centro de mesa passo a passo (82)

69 – Novamente 9 correntes de espaço e 4 pontos altos dentro do segundo leque… nesta volta todas as alças são com 9 correntes, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (84) Centro de mesa passo a passo (85) Centro de mesa passo a passo (87)

70 – Iniciando a 10ª volta, após o bloquinho faça 5 correntes e trabalhe 4 pontos altos na primeira alça. Faça 4 correntes de espaço e trabalhe 5 pontos altos na segunda alça. Novamente 4 correntes de espaço e mais 5 pontos altos na mesma alça. (não se empolgue, faremos diferente na próxima alça)

Centro de mesa passo a passo (89) Centro de mesa passo a passo (90) Centro de mesa passo a passo (91) Centro de mesa passo a passo (92) Centro de mesa passo a passo (93) Centro de mesa passo a passo (94)

71 – Faça 4 correntes de espaço e na terceira alça faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos. Em seguida faça 4 correntes de espaço e na quarta alça faça novamente 5 pontos altos, 4 correntes e 5 pontos altos… siga intercalando até completar 9 alças, veja que na 9ª alça foi feito apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (95) Centro de mesa passo a passo (96) Centro de mesa passo a passo (97) Centro de mesa passo a passo (98) Centro de mesa passo a passo (99)

72 – Após as 4 correntes de espaço faça 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho, no segundo ponto faça 2 pontos altos juntos, em seguida faça ponto alto encima de ponto alto ficando então um bloquinho com 5 pontos altos. Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos. Siga intercalando como anteriormente. Antes de chegar na lateral faça 5 correntes e trabalhe a lateral normalmente. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (100) Centro de mesa passo a passo (101) Centro de mesa passo a passo (102) Centro de mesa passo a passo (105) Centro de mesa passo a passo (104)

73 – Inicie a 11ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 9 correntes de espaço. Em seguida faça 1 leque na primeira alça de 4 correntes da volta anterior. Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça leque… siga por toda a volta sempre fazendo leques e após trabalhar na ultima alça de 4 correntes faça 9 correntes e então trabalhe a lateral de bloquinhos. Finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (106) Centro de mesa passo a passo (107) Centro de mesa passo a passo (108) Centro de mesa passo a passo (109) Centro de mesa passo a passo (110) Centro de mesa passo a passo (112)

74 – Inicie a 12ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 11 correntes de espaço. Em seguida faça leque dentro de leque, Faça 6 correntes de espaço e novamente leque dentro de leque, siga por toda a volta até o ultimo leque. Após o ultimo leque faça 11 de espaço e trabalhe a lateral de bloquinhos, finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (114) Centro de mesa passo a passo (115) Centro de mesa passo a passo (116) Centro de mesa passo a passo (117)

75 – Inicie a 13ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 5 correntes e prenda as duas alças anteriores com ponto baixo.

Centro de mesa passo a passo (158) Centro de mesa passo a passo (159) Centro de mesa passo a passo (160)

76 – Faça 5 correntes de espaço e 1 ponto alto dentro do primeiro leque, em seguida faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto dentro do leque, trabalhe 5 pontos altos sempre com uma corrente de espaço.

Centro de mesa passo a passo (161) Centro de mesa passo a passo (162) Centro de mesa passo a passo (163) Centro de mesa passo a passo (164)

77 – Faça 4 correntes de espaço e prenda as correntes da volta anterior com ponto baixo, novamente 4 correntes e 5 pontos altos dentro do leque sempre com uma corrente de espaço. Ao fazer pontos encima do ultimo leque faça 5 correntes e prenda as alças com ponto baixo, novamente 5 correntes e trabalhe a lateral, faça a lateral seguinte exatamente como esta, finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Faça 2 módulos iguais a este.

Centro de mesa passo a passo (165) Centro de mesa passo a passo (166) Centro de mesa passo a passo (167) Centro de mesa passo a passo (168)  Centro de mesa passo a passo (118)

78 – Para unir os módulos vamos utilizar agulha de costura e o mesmo fio Duna para costurar uma peça na outra. Veja que o primeiro módulo vai ficar no meio e os outros dois nas pontas.

Centro de mesa passo a passo (119) Centro de mesa passo a passo (122) Centro de mesa passo a passo (123) Centro de mesa passo a passo (124)

79 – Após emparelhar os módulos costure ponto alto encima de ponto alto como se passa cadarço no sapato. Observe que onde tem ponto alto costura ponto alto com ponto alto.

Centro de mesa passo a passo (130) Centro de mesa passo a passo (131) Centro de mesa passo a passo (132) Centro de mesa passo a passo (133) Centro de mesa passo a passo (134) Centro de mesa passo a passo (135)

80 – Na correntinha costure sem passar o fio por cima de forma que não apareça. Observe as imagens abaixo.

Centro de mesa passo a passo (136) Centro de mesa passo a passo (137) Centro de mesa passo a passo (138) Centro de mesa passo a passo (139) Centro de mesa passo a passo (140) Centro de mesa passo a passo (141)

81 – Após Concluir a costura faça o arremate no avesso da peça para que não fique aparecendo. Costure as duas laterais emendando então os 3 módulos.

Centro de mesa passo a passo (126) Centro de mesa passo a passo (128) Centro de mesa passo a passo (129) Centro de mesa passo a passo (142)

82 – Para fazer o acabamento amarre o fio Duna vermelho em um dos leques e prenda com ponto baixo.

Centro de mesa passo a passo (143) Centro de mesa passo a passo (144)

83 – Faça 1 ponto picô (3 correntes e prenda com ponto baixo no primeiro ponto)

Centro de mesa passo a passo (145) Centro de mesa passo a passo (146) Centro de mesa passo a passo (147)

84 – Em seguida prenda no próximo espaço de uma corrente entre os pontos altos. Veja que após o ultimo ponto picô prenda com ponto baixo na alça de 4 correntes e faça mais 2 pontos baixos na alça.

Centro de mesa passo a passo (148) Centro de mesa passo a passo (149) Centro de mesa passo a passo (150)

85 – Faça um ponto relevo no ponto que prende as alças e em seguida faça 3 pontos baixo na alça seguinte.

Centro de mesa passo a passo (151) Centro de mesa passo a passo (152) Centro de mesa passo a passo (153) Centro de mesa passo a passo (154)

86 – Após os 3 pontos baixos faça o primeiro ponto pipoca e prenda no primeiro espaço do leque… siga por toda a volta.

Centro de mesa passo a passo (155) Centro de mesa passo a passo (156)

87 – Ao chegar na alça emenda faça 4 pontos baixos já que esta alça é maior, faça 1 ponto baixo no meio da emenda e faça 1 ponto picô, em seguida faça mais 1 ponto baixo no  mesmo ponto da emenda, siga com 4 pontos baixos na alça seguinte e prossiga como anteriormente por toda a volta. Finalize a volta, corte o fio e arremate e seu trabalho estará pronto!

Centro de mesa passo a passo (157) Centro de mesa passo a passo (158) Centro de mesa passo a passo (159) Centro de mesa passo a passo (160) Centro de mesa passo a passo (161) Centro de mesa passo a passo (162) Centro de mesa passo a passo (163) Centro de mesa passo a passo (164) Centro de mesa passo a passo (165) Centro de mesa passo a passo (166) Centro de mesa passo a passo (167) Centro de mesa passo a passo (168) Centro de mesa passo a passo (169) Centro de mesa passo a passo (172) Centro de mesa passo a passo (174) Centro de mesa passo a passo (175) Centro de mesa passo a passo (176) Centro de mesa passo a passo (177) Centro de mesa passo a passo (178)

Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham conseguido fazer, mas em caso de dúvidas escreva para crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você!

Até a próxima!

51 comentários em “Centro de mesa passo a passo – parte2

  1. Lindo esse centro de mesa vou fazer um estou aprendendo muito com os vídeos obrigada. Um abraço.

  2. Parabéns pela maneira com que que vc ensina os trabalhos aprendi fazer crochê com vc. E graças a suas explicações bem detalhada. Obrigada por se preocupar em estar repassando seus conhecimentos a nós. Super feliz. Acabei mais um trabalho ficou perfeito.

    1. :) Eu que agradeço o carinho Marisa! Fico super-feliz em saber que aprendeu crochê seguindo meus passo a passo :)
      Grande beijo no coração e tudo de bom sempre!!!!

  3. Obrigada pela generosidade em nos ensinar com tanta riqueza de detalhes, sei que para ensinar deu muito trabalho. Parabéns e muito obrigada mesmo!! Beijos!!

    1. Obrigado Cristina!
      Fico feliz que tenha gostado e agradeço de coração por ter vindo comentar :)
      Um grande beijo e tudo de bom sempre!!!

  4. Olá adoro seu trabalho e já fiz alguns modelos seguindo seu passo a passo 😀.
    Gostaria de saber se da pra fazer esse caminho com barbante 4.

  5. Amei fazer o centro de mesa e amei mais ainda o fato de vc ensinar e explicar os mínimos detalhes…Vc é 1000. Adoro seus trabalhos, e saiba que estarei sempre seguindo e fazendo seus trabalhos se assim Deus me permitir. Bjs no coração.

    1. Fico muito feliz com o carinho Therezinha.

      Espero que Deus te dê saúde e que você faça muuuuuitos trabalhos aqui do blog.

      Grande beijo e tudo de bom sempre.

  6. Acabei de concluir este trabalho, ficou lindo, incrivel. Gostaria de parabeniza-lo pelos lindos trabalhos e por compartilhar conosco. As fotos, a forma como vc explica e sensacional. Parabens de verdade e muito obrigada.

    1. Jussana, eu que agradeço o carinho e fico muito feliz por você ter gostado da forma que ensino aqui no blog.
      Seja sempre muito bem vinda e espero que faça muitos outros trabalho. Grande beijo.

  7. Amo seus trabalhos, gostaria de saber se tem como fazer o centro de mesa sem a flor vc poderia me explicar como.
    obrigada.

    1. Olá Josiane, teria que adaptar uma flor sem relevo. Infelizmente não tenho o passo a passo para auxiliar você.

  8. Eu amei esse centro de mesa. Estou fazendo ele para dá de presente de casamento do meu irmão.ja fiz a primeira parte,estou na segunda e está ficando lindo. Parabéns!