Centro de mesa passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar este lindo CENTRO DE MESA. O passo a passo é um pouco longo porque as voltas são diferentes e sempre detalhando bem o trabalho. A execução porém é bastante fácil por empregar os pontos básicos.

MATERIAIS

Nesta primeira fase nosso objetivo é fazer um módulo como o apresentado abaixo:

Centro de mesa passo a passo (171)

01 – Faça a flor seguindo o passo a passo do link acima. Para continuar o trabalho amarre o fio branco em uma das alças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto, em seguida faça mais 3 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (1) Centro de mesa passo a passo (2) Centro de mesa passo a passo (3)

02 – Faça 5 correntes de espaço e na próxima alça trabalhe um leque da seguinte forma:

Todas as vezes que dizer para fazer leque será feito exatamente como o mencionado acima. 

Centro de mesa passo a passo (4) Centro de mesa passo a passo (5) Centro de mesa passo a passo (6) Centro de mesa passo a passo (7)

03 – Faça novamente 5 correntes de espaço e na alça seguinte trabalhe outro leque… Siga fazendo até ter um total de 4 leques.

Centro de mesa passo a passo (8) Centro de mesa passo a passo (9)

04 – Após o quarto leque faça as 5 correntes de espaço e na alça seguinte faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos, faça duas correntes de espaço e na próxima alça mais 1 bloquinho com 4 pontos altos como mostra as imagens abaixo…

Centro de mesa passo a passo (10) Centro de mesa passo a passo (11) Centro de mesa passo a passo (12)

05 – Após o segundo bloquinho trabalhe 5 correntes de espaço e novamente vamos fazer uma sequência de 4 leques… Desta forma vai faltar apenas uma alça, após as 5 correntes de espaço faça 1 bloquinho com 4 pontos altos, duas correntes de espaço e finalize a volta com ponto baixíssimo. Veja que o trabalho vai ficar oval.

Centro de mesa passo a passo (13) Centro de mesa passo a passo (14) Centro de mesa passo a passo (15) Centro de mesa passo a passo (16) Centro de mesa passo a passo (17) Centro de mesa passo a passo (18) Centro de mesa passo a passo (19)

06 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo encima dos pontos altos até que chegue ao ultimo ponto alto. Faça 3 correntes e em seguida faça 3 pontos altos na alça de 5 correntes.

Centro de mesa passo a passo (20) Centro de mesa passo a passo (21) Centro de mesa passo a passo (22)

07 – Faça 5 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque dentro do leque da volta anterior, faça 6 correntes de espaço e em seguida trabalhe leque dentro de leque… não se esqueça, entre 1 leque e outro são 6 correntes de espaço, não vai ficar esticadinho o trabalho mas você vai entender o porque na próxima volta.

Centro de mesa passo a passo (23) Centro de mesa passo a passo (24) Centro de mesa passo a passo (25) Centro de mesa passo a passo (26) Centro de mesa passo a passo (27) Centro de mesa passo a passo (28)

08 – Ao chegar na parte que temos apenas bloquinhos, faça 5 correntes de espaço e em seguida trabalhe 3 pontos altos na alça de 5 correntes.

Centro de mesa passo a passo (29) Centro de mesa passo a passo (30)

09 – Para completar o bloquinho com 4 pontos altos faça 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho da volta anterior, observe a imagen abaixo, vai ser sempre assim todas as voltas sempre que chegar nos bloquinhos.

Centro de mesa passo a passo (31)

10 – Faça duas correntes de espaço e 1 ponto alto encima do ultimo ponto alto do primeiro bloquinho.

Centro de mesa passo a passo (32) Centro de mesa passo a passo (33)

11 – Faça 2 pontos altos no espaço entre um bloquinho e outro da volta anterior e em seguida 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do segundo bloquinho. Faça duas correntes de espaço e 1 ponto alto encima do ultimo ponto alto do segundo bloquinho…

Centro de mesa passo a passo (34) Centro de mesa passo a passo (35) Centro de mesa passo a passo (36) Centro de mesa passo a passo (37)

12 – Para completar o bloquinho faça 3 pontos altos na alça de 5 corretes, desta forma a lateral ficou com 3 bloquinhos, ou seja, vai sempre aumentando… será assim em todas as voltas.

Centro de mesa passo a passo (38)

13 – Faça 5 correntes de espaço e trabalhe leque dentro de leque… entre um leque e outro faça 6 correntes de espaço.

Centro de mesa passo a passo (39) Centro de mesa passo a passo (40) Centro de mesa passo a passo (41) Centro de mesa passo a passo (42)

Veja que ao chegar na outra lateral será feito igual a anterior… faça até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo

Centro de mesa passo a passo (43) Centro de mesa passo a passo (44) Centro de mesa passo a passo (45) Centro de mesa passo a passo (46) Centro de mesa passo a passo (47) Centro de mesa passo a passo (48)

14 – Para iniciar mais uma volta faça ponto baixíssimo encima dos pontos altos e em seguida faça 3 correntes e mais 3 pontos altos na alça da volta anterior.

Centro de mesa passo a passo (49) Centro de mesa passo a passo (50)

15 – Faça 5 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque dentro do primeiro leque da volta anterior.

Centro de mesa passo a passo (51) Centro de mesa passo a passo (52)

16 – após o primeiro leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo pegando as duas correntes das voltas anteriores, veja as imagens, este é o motivo das correntes serem frouxas nas voltas anteriores.

Centro de mesa passo a passo (53) Centro de mesa passo a passo (54) Centro de mesa passo a passo (55)

17 – Após prender  com ponto baixo faça 4 correntes e em seguida trabalhe leque dentro de leque. Nos espaços seguintes faça da mesma forma, 4 correntes, prenda com ponto baixo as duas alças anteriores, 4 correntes e faça o leque…

Centro de mesa passo a passo (56) Centro de mesa passo a passo (57) Centro de mesa passo a passo (58)

18 – Após o ultimo leque faça 5 correntes e em seguida 3 pontos altos na alça anterior e 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho. Duas correntes de espaço, 1 ponto alto encima do ultimo ponto alto do primeiro bloquinho, 2 pontos altos entre um bloquinho e outro, sempre seguindo como fizemos na volta anterior… Siga por toda a volta, os dois lados ovais são iguais, finalize a volta com ponto baixíssimo e inicie a quarta volta da mesma forma das anteriores.

Centro de mesa passo a passo (59) Centro de mesa passo a passo (60) Centro de mesa passo a passo (61)

19 – A quarta volta após fazer o bloquinho faça 5 correntes e em seguida faça 4 pontos altos dentro do primeiro leque.

Centro de mesa passo a passo (62) Centro de mesa passo a passo (63)

20 – Faça 14 correntes de espaço e em seguida faça 4 pontos altos dentro do segundo leque… 14 correntes de espaço e 4 pontos altos dentro do quarto leque.

Centro de mesa passo a passo (64) Centro de mesa passo a passo (65) Centro de mesa passo a passo (66) Centro de mesa passo a passo (67)

21 – Após fazer o bloquinho dentro do ultimo leque faça 5 correntes de espaço, 3 pontos altos na alça da volta anterior e 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho… agora siga por toda a volta fazendo a segunda parte exatamente como a primeira… finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (68) Centro de mesa passo a passo (69) Centro de mesa passo a passo (70)

22 – Inicie a 5ª volta exatamente como as anteriores, em seguida faça 7 correntes de espaço e na primeira alça de 14 correntes faça 5 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (71) Centro de mesa passo a passo (72)

23 – Faça 4 correntes de espaço e na mesma alça faça mais 5 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (73) Centro de mesa passo a passo (74)

24 – Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça 5 pontos altos, 4 correntes de espaço e 5 pontos altos. Faça o mesmo na terceira alça de 14 correntes.

Centro de mesa passo a passo (75) Centro de mesa passo a passo (76) Centro de mesa passo a passo (77) Centro de mesa passo a passo (78)

25 – Após trabalhar o segundo bloco de 5 pontos altos na alça de 14 correntes faça 7 correntes de espaço e trabalhe os bloquinhos da primeira lateral… siga exatamente igual na lateral seguinte e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (79) Centro de mesa passo a passo (80) Centro de mesa passo a passo (81)

26 – Após o bloquinho inicial da 6ª volta faça 9 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque na primeira alça de 4 correntes.

Centro de mesa passo a passo (82) Centro de mesa passo a passo (83) Centro de mesa passo a passo (84)

27 – Faça 4 correntes de espaço e novamente faça leque na alça seguinte. Observe que as alças seguintes tem 4 correntes e precisa fazer leque em todas elas. A ultima alça antes da lateral tem 7 correntes e não será feito leque nesta alça. Faça 9 correntes e siga trabalhando os bloquinhos como nas voltas anteriores. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (85) Centro de mesa passo a passo (86) Centro de mesa passo a passo (87) Centro de mesa passo a passo (88) Centro de mesa passo a passo (89) Centro de mesa passo a passo (90)

28 – Iniciando a 7ª volta com 1 bloquinho e em seguida faça 11 correntes de espaço e trabalhe 1 leque dentro do primeiro leque.

Centro de mesa passo a passo (91) Centro de mesa passo a passo (92)

29 – Faça 6 correntes de espaço e novamente leque dentro de leque… siga fazendo leque dentro de leque com 6 correntes de espaço e após o ultimo leque faça 11 corretes e trabalhe os bloquinhos da lateral. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (93) Centro de mesa passo a passo (94) Centro de mesa passo a passo (95) Centro de mesa passo a passo (96)

30 – Iniciando a 8ª volta, logo após o bloquinho faça 6 correntes e prenda as duas ultimas alças com ponto baixo.

Centro de mesa passo a passo (98) Centro de mesa passo a passo (99) Centro de mesa passo a passo (100)

31 – Após prender com ponto baixo faça apenas 4 correntes e faça leque dentro de leque.

Centro de mesa passo a passo (101) Centro de mesa passo a passo (102)

32 – Após o leque faça 4 correntes e prenda as duas alças anteriores com ponto baixo, em seguida 4 correntes e trabalhe o leque…  após o ultimo leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo e antes dos bloquinhos faça 6 correntes novamente e trabalhe os bloquinhos da lateral.

Centro de mesa passo a passo (103) Centro de mesa passo a passo (104) Centro de mesa passo a passo (105) Centro de mesa passo a passo (106) Centro de mesa passo a passo (107) Centro de mesa passo a passo (108) Centro de mesa passo a passo (109) Centro de mesa passo a passo (110)

Faça por toda a volta e não se esqueça que ao sair e ao chegar na lateral são 6 correntes de espaço, as demais apenas 4 correntes, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (111) Centro de mesa passo a passo (112) Centro de mesa passo a passo (113)

33 – Iniciando a 9ª volta, após o bloquinho inicial faça 9 correntes e em seguida faça 4 pontos altos dentro do leque.

Centro de mesa passo a passo (114) Centro de mesa passo a passo (115)

34 – Novamente 9 correntes de espaço e 4 pontos altos dentro do segundo leque… nesta volta todas as alças são com 9 correntes, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (116) Centro de mesa passo a passo (117) Centro de mesa passo a passo (118) Centro de mesa passo a passo (119)

35 – Iniciando a 10ª volta, após o bloquinho faça 5 correntes e trabalhe 4 pontos altos na primeira alça.

Centro de mesa passo a passo (121) Centro de mesa passo a passo (122)

36 – Faça 4 correntes de espaço e trabalhe 5 pontos altos na segunda alça. Novamente 4 correntes de espaço e mais 5 pontos altos na mesma alça. (não se empolgue, faremos diferente na próxima alça)

Centro de mesa passo a passo (123) Centro de mesa passo a passo (124) Centro de mesa passo a passo (125) Centro de mesa passo a passo (126) Centro de mesa passo a passo (127)

37 – Faça 4 correntes de espaço e na segunda alça faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos. Em seguida faça 4 correntes de espaço e vamos trabalhar encima do bloquinho da volta anterior.

Centro de mesa passo a passo (128) Centro de mesa passo a passo (129) Centro de mesa passo a passo (130) Centro de mesa passo a passo (131)

38 – Após as 4 correntes de espaço faça 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho, no segundo ponto faça 2 pontos altos juntos, em seguida faça ponto alto encima de ponto alto ficando então um bloquinho com 5 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (132) Centro de mesa passo a passo (133) Centro de mesa passo a passo (134)

39 – Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (135) Centro de mesa passo a passo (136)

40 – Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça 5 pontos altos, 4 correntes de espaço e 5 pontos altos na mesma alça.

Centro de mesa passo a passo (137)

41 – Faça 4 correntes de espaço e na ultima alça faça 4 pontos altos, 5 correntes de espaço e trabalhe a lateral exatamente como as anteriores, não se esqueça, faça 3 pontos altos na alça e 1 ponto alto encima do primeiro ponto do bloquinho da volta anterior…. siga por toda a volta, na lateral seguinte repita para que fique igual a esta… finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (138) Centro de mesa passo a passo (139) Centro de mesa passo a passo (140) Centro de mesa passo a passo (141) Centro de mesa passo a passo (142)

42 – Inicie a 11ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 9 correntes de espaço. Em seguida faça 1 leque na primeira alça de 4 correntes da volta anterior.

Centro de mesa passo a passo (143) Centro de mesa passo a passo (144)

43 – Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça leque… siga por toda a lateral sempre fazendo leques e após trabalhar na ultima alça de 4 correntes faça 9 correntes e então trabalhe a lateral. Faça as lateral seguinte igual a esta… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (145) Centro de mesa passo a passo (146) Centro de mesa passo a passo (147) Centro de mesa passo a passo (148) Centro de mesa passo a passo (149)

Inicie a 12ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 11 correntes de espaço. Em seguida faça leque dentro de leque, Faça 6 correntes de espaço e novamente leque dentro de leque, siga por toda a volta até o ultimo leque. Após o ultimo leque faça 11 de espaço e trabalhe a lateral de bloquinhos, finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (150) Centro de mesa passo a passo (151) Centro de mesa passo a passo (152) Centro de mesa passo a passo (153) Centro de mesa passo a passo (154) Centro de mesa passo a passo (155) Centro de mesa passo a passo (156) Centro de mesa passo a passo (157)

44 – Inicie a 13ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 5 correntes e prenda as duas alças anteriores com ponto baixo.

Centro de mesa passo a passo (158) Centro de mesa passo a passo (159) Centro de mesa passo a passo (160)

45 – Faça 5 correntes de espaço e 1 ponto alto dentro do primeiro leque, em seguida faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto dentro do leque, trabalhe 5 pontos altos sempre com uma corrente de espaço.

Centro de mesa passo a passo (161) Centro de mesa passo a passo (162) Centro de mesa passo a passo (163) Centro de mesa passo a passo (164)

46 – Faça 4 correntes de espaço e prenda as correntes da volta anterior com ponto baixo, novamente 4 correntes e 5 pontos altos dentro do leque sempre com uma corrente de espaço. Ao fazer pontos encima do ultimo leque faça 5 correntes e prenda as alças com ponto baixo, novamente 5 correntes e trabalhe a lateral, faça a lateral seguinte exatamente como esta, finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Centro de mesa passo a passo (165) Centro de mesa passo a passo (166) Centro de mesa passo a passo (167) Centro de mesa passo a passo (168) Centro de mesa passo a passo (169) Centro de mesa passo a passo (170) Centro de mesa passo a passo (171)

 

Bem, nosso primeiro módulo esta pronto, reserve-o. Na segunda parte do passo a passo vamos ver como fazer os módulos seguintes e finalizar nosso trabalho. O link da segunda parte esta logo abaixo:

 

59 comentários em “Centro de mesa passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Acabei de concluir o meu.
    fiz com a linha Anne, ficou incrivel, parabéns pelos lindos trabalhos e dedicação.

    1. :) Legal Francinete! Fico feliz que tenha gostado do resultado e espero que faça muitos outros modelos aqui do blog.

  2. Eu adorei seu trabalho.Vc está de parabéns! É posivel mim emvia o gráfico desse caminho de mesa rasterinha? Vou fizer pq vc explica muito bem,obrigado por essas maravilha.

  3. Este site (blog) existe ainda,pois só hoje me deparei com ele é achei muito interessante pois explica as receitas passo a passo, isto é muito bom, eu só consigo fazer crochê e tricô com receitas .

  4. Boa tarde . ADOREI esse site de passo á passo Estou aprendendo á fazer alguns trabalhos de crochê , e é através dos trabalhos postados aqui , que estou adquirindo mais conhecimentos . Muito obrigada por tudo … que Deus as abençoe sempre bjs !

    1. Obrigado Elcy!
      Fico feliz que esteja aprendendo com o blog. Seja sempre muito bem vinda e que Deus abençoe a todos nós sempre!!!

  5. Boa Noite!
    Amo os seus trabalhos, gostaria de saber se tem como fazer este caminho de mesa sem a flor e como seria?
    Obrigada.

    1. Oi Josiane, teria que fazer uma flor sem relevo com a base exatamente igual. Aqui no blog tenho alguns modelos de flores sem relevo porém nenhuma com a mesma quantidade de pétalas, teria que adaptar e infelizmente não tenho um passo a passo para auxiliar você :(

  6. perfeito, amei este centro de mesa e ja fiz um, mas gostaria de saber se posso faze-lo maior.

    1. Olá Walquiria, para fazer maior você pode fazer mais módulos igual a este do meio e unir um ao outro e depois fazer o que fica nas pontas.

  7. Parabéns lindos trabalhos,o melhor site para fazer croche tudo MT bem explicado as imagens ajudam bastante..MT bom!!!

  8. Olá!

    Fiquei em dúvida na quantidade de fio branco usado.

    São dois novelos de 340m cada um ou você usou dois novelos de 170m que somando dá 340?

    1. Olá Angela, poder pode, mas você precisaria adaptar. A flor com 6 pétalas é utilizada neste trabalho para em cada alça sejam feitas duas pétalas de folhas e fique com a quantidade corretas de alças para iniciar o trabalho. Se fizer com 8 precisa observar bem o formato que ficou a flor indicada neste trabalho para que possa continuar o seu seguindo o mesmo passo a passo.

  9. Amei o caminho de mesa.Gostaria de saber si tem o gráfico .Minha sogra só faz assim é lindo e combina com minha cozinha vermelha.OBRIGADA!

  10. Olá tudo bem? Este é meu blog preferido, fico encantada com estes trabalhos maravilhosos.A Jéssica já fez a pergunta que gostaria de saber, mas, não vi a resposta para a pergunta, pode-se fazer este centro de mesa maior, tipo caminho de mesa?
    Obrigada

  11. gostaria muito de fazer, comprei já as linhas mas não tenho o passo a passo da flor
    por favor tem como me mandar
    muito obrigado

  12. Lindo trabalho me encantou vou tentar fazer,Deus continue te abençoando e te dando mais e mais sabedoria.

    Parabéns !!!

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.