Centro de mesa passo a passo | Croche.com.br

Centro de mesa passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar este lindo CENTRO DE MESA. O passo a passo é um pouco longo porque as voltas são diferentes e sempre detalhando bem o trabalho. A execução porém é bastante fácil por empregar os pontos básicos.

MATERIAIS

Nesta primeira fase nosso objetivo é fazer um módulo como o apresentado abaixo:

Centro de mesa passo a passo (171)

01 – Faça a flor seguindo o passo a passo do link acima. Para continuar o trabalho amarre o fio branco em uma das alças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto, em seguida faça mais 3 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (1) Centro de mesa passo a passo (2) Centro de mesa passo a passo (3)

02 – Faça 5 correntes de espaço e na próxima alça trabalhe um leque da seguinte forma:

Todas as vezes que dizer para fazer leque será feito exatamente como o mencionado acima. 

Centro de mesa passo a passo (4) Centro de mesa passo a passo (5) Centro de mesa passo a passo (6) Centro de mesa passo a passo (7)

03 – Faça novamente 5 correntes de espaço e na alça seguinte trabalhe outro leque… Siga fazendo até ter um total de 4 leques.

Centro de mesa passo a passo (8) Centro de mesa passo a passo (9)

04 – Após o quarto leque faça as 5 correntes de espaço e na alça seguinte faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos, faça duas correntes de espaço e na próxima alça mais 1 bloquinho com 4 pontos altos como mostra as imagens abaixo…

Centro de mesa passo a passo (10) Centro de mesa passo a passo (11) Centro de mesa passo a passo (12)

05 – Após o segundo bloquinho trabalhe 5 correntes de espaço e novamente vamos fazer uma sequência de 4 leques… Desta forma vai faltar apenas uma alça, após as 5 correntes de espaço faça 1 bloquinho com 4 pontos altos, duas correntes de espaço e finalize a volta com ponto baixíssimo. Veja que o trabalho vai ficar oval.

Centro de mesa passo a passo (13) Centro de mesa passo a passo (14) Centro de mesa passo a passo (15) Centro de mesa passo a passo (16) Centro de mesa passo a passo (17) Centro de mesa passo a passo (18) Centro de mesa passo a passo (19)

06 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo encima dos pontos altos até que chegue ao ultimo ponto alto. Faça 3 correntes e em seguida faça 3 pontos altos na alça de 5 correntes.

Centro de mesa passo a passo (20) Centro de mesa passo a passo (21) Centro de mesa passo a passo (22)

07 – Faça 5 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque dentro do leque da volta anterior, faça 6 correntes de espaço e em seguida trabalhe leque dentro de leque… não se esqueça, entre 1 leque e outro são 6 correntes de espaço, não vai ficar esticadinho o trabalho mas você vai entender o porque na próxima volta.

Centro de mesa passo a passo (23) Centro de mesa passo a passo (24) Centro de mesa passo a passo (25) Centro de mesa passo a passo (26) Centro de mesa passo a passo (27) Centro de mesa passo a passo (28)

08 – Ao chegar na parte que temos apenas bloquinhos, faça 5 correntes de espaço e em seguida trabalhe 3 pontos altos na alça de 5 correntes.

Centro de mesa passo a passo (29) Centro de mesa passo a passo (30)

09 – Para completar o bloquinho com 4 pontos altos faça 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho da volta anterior, observe a imagen abaixo, vai ser sempre assim todas as voltas sempre que chegar nos bloquinhos.

Centro de mesa passo a passo (31)

10 – Faça duas correntes de espaço e 1 ponto alto encima do ultimo ponto alto do primeiro bloquinho.

Centro de mesa passo a passo (32) Centro de mesa passo a passo (33)

11 – Faça 2 pontos altos no espaço entre um bloquinho e outro da volta anterior e em seguida 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do segundo bloquinho. Faça duas correntes de espaço e 1 ponto alto encima do ultimo ponto alto do segundo bloquinho…

Centro de mesa passo a passo (34) Centro de mesa passo a passo (35) Centro de mesa passo a passo (36) Centro de mesa passo a passo (37)

12 – Para completar o bloquinho faça 3 pontos altos na alça de 5 corretes, desta forma a lateral ficou com 3 bloquinhos, ou seja, vai sempre aumentando… será assim em todas as voltas.

Centro de mesa passo a passo (38)

13 – Faça 5 correntes de espaço e trabalhe leque dentro de leque… entre um leque e outro faça 6 correntes de espaço.

Centro de mesa passo a passo (39) Centro de mesa passo a passo (40) Centro de mesa passo a passo (41) Centro de mesa passo a passo (42)

Veja que ao chegar na outra lateral será feito igual a anterior… faça até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo

Centro de mesa passo a passo (43) Centro de mesa passo a passo (44) Centro de mesa passo a passo (45) Centro de mesa passo a passo (46) Centro de mesa passo a passo (47) Centro de mesa passo a passo (48)

14 – Para iniciar mais uma volta faça ponto baixíssimo encima dos pontos altos e em seguida faça 3 correntes e mais 3 pontos altos na alça da volta anterior.

Centro de mesa passo a passo (49) Centro de mesa passo a passo (50)

15 – Faça 5 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque dentro do primeiro leque da volta anterior.

Centro de mesa passo a passo (51) Centro de mesa passo a passo (52)

16 – após o primeiro leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo pegando as duas correntes das voltas anteriores, veja as imagens, este é o motivo das correntes serem frouxas nas voltas anteriores.

Centro de mesa passo a passo (53) Centro de mesa passo a passo (54) Centro de mesa passo a passo (55)

17 – Após prender  com ponto baixo faça 4 correntes e em seguida trabalhe leque dentro de leque. Nos espaços seguintes faça da mesma forma, 4 correntes, prenda com ponto baixo as duas alças anteriores, 4 correntes e faça o leque…

Centro de mesa passo a passo (56) Centro de mesa passo a passo (57) Centro de mesa passo a passo (58)

18 – Após o ultimo leque faça 5 correntes e em seguida 3 pontos altos na alça anterior e 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho. Duas correntes de espaço, 1 ponto alto encima do ultimo ponto alto do primeiro bloquinho, 2 pontos altos entre um bloquinho e outro, sempre seguindo como fizemos na volta anterior… Siga por toda a volta, os dois lados ovais são iguais, finalize a volta com ponto baixíssimo e inicie a quarta volta da mesma forma das anteriores.

Centro de mesa passo a passo (59) Centro de mesa passo a passo (60) Centro de mesa passo a passo (61)

19 – A quarta volta após fazer o bloquinho faça 5 correntes e em seguida faça 4 pontos altos dentro do primeiro leque.

Centro de mesa passo a passo (62) Centro de mesa passo a passo (63)

20 – Faça 14 correntes de espaço e em seguida faça 4 pontos altos dentro do segundo leque… 14 correntes de espaço e 4 pontos altos dentro do quarto leque.

Centro de mesa passo a passo (64) Centro de mesa passo a passo (65) Centro de mesa passo a passo (66) Centro de mesa passo a passo (67)

21 – Após fazer o bloquinho dentro do ultimo leque faça 5 correntes de espaço, 3 pontos altos na alça da volta anterior e 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho… agora siga por toda a volta fazendo a segunda parte exatamente como a primeira… finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (68) Centro de mesa passo a passo (69) Centro de mesa passo a passo (70)

22 – Inicie a 5ª volta exatamente como as anteriores, em seguida faça 7 correntes de espaço e na primeira alça de 14 correntes faça 5 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (71) Centro de mesa passo a passo (72)

23 – Faça 4 correntes de espaço e na mesma alça faça mais 5 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (73) Centro de mesa passo a passo (74)

24 – Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça 5 pontos altos, 4 correntes de espaço e 5 pontos altos. Faça o mesmo na terceira alça de 14 correntes.

Centro de mesa passo a passo (75) Centro de mesa passo a passo (76) Centro de mesa passo a passo (77) Centro de mesa passo a passo (78)

25 – Após trabalhar o segundo bloco de 5 pontos altos na alça de 14 correntes faça 7 correntes de espaço e trabalhe os bloquinhos da primeira lateral… siga exatamente igual na lateral seguinte e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (79) Centro de mesa passo a passo (80) Centro de mesa passo a passo (81)

26 – Após o bloquinho inicial da 6ª volta faça 9 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque na primeira alça de 4 correntes.

Centro de mesa passo a passo (82) Centro de mesa passo a passo (83) Centro de mesa passo a passo (84)

27 – Faça 4 correntes de espaço e novamente faça leque na alça seguinte. Observe que as alças seguintes tem 4 correntes e precisa fazer leque em todas elas. A ultima alça antes da lateral tem 7 correntes e não será feito leque nesta alça. Faça 9 correntes e siga trabalhando os bloquinhos como nas voltas anteriores. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (85) Centro de mesa passo a passo (86) Centro de mesa passo a passo (87) Centro de mesa passo a passo (88) Centro de mesa passo a passo (89) Centro de mesa passo a passo (90)

28 – Iniciando a 7ª volta com 1 bloquinho e em seguida faça 11 correntes de espaço e trabalhe 1 leque dentro do primeiro leque.

Centro de mesa passo a passo (91) Centro de mesa passo a passo (92)

29 – Faça 6 correntes de espaço e novamente leque dentro de leque… siga fazendo leque dentro de leque com 6 correntes de espaço e após o ultimo leque faça 11 corretes e trabalhe os bloquinhos da lateral. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (93) Centro de mesa passo a passo (94) Centro de mesa passo a passo (95) Centro de mesa passo a passo (96)

30 – Iniciando a 8ª volta, logo após o bloquinho faça 6 correntes e prenda as duas ultimas alças com ponto baixo.

Centro de mesa passo a passo (98) Centro de mesa passo a passo (99) Centro de mesa passo a passo (100)

31 – Após prender com ponto baixo faça apenas 4 correntes e faça leque dentro de leque.

Centro de mesa passo a passo (101) Centro de mesa passo a passo (102)

32 – Após o leque faça 4 correntes e prenda as duas alças anteriores com ponto baixo, em seguida 4 correntes e trabalhe o leque…  após o ultimo leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo e antes dos bloquinhos faça 6 correntes novamente e trabalhe os bloquinhos da lateral.

Centro de mesa passo a passo (103) Centro de mesa passo a passo (104) Centro de mesa passo a passo (105) Centro de mesa passo a passo (106) Centro de mesa passo a passo (107) Centro de mesa passo a passo (108) Centro de mesa passo a passo (109) Centro de mesa passo a passo (110)

Faça por toda a volta e não se esqueça que ao sair e ao chegar na lateral são 6 correntes de espaço, as demais apenas 4 correntes, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (111) Centro de mesa passo a passo (112) Centro de mesa passo a passo (113)

33 – Iniciando a 9ª volta, após o bloquinho inicial faça 9 correntes e em seguida faça 4 pontos altos dentro do leque.

Centro de mesa passo a passo (114) Centro de mesa passo a passo (115)

34 – Novamente 9 correntes de espaço e 4 pontos altos dentro do segundo leque… nesta volta todas as alças são com 9 correntes, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (116) Centro de mesa passo a passo (117) Centro de mesa passo a passo (118) Centro de mesa passo a passo (119)

35 – Iniciando a 10ª volta, após o bloquinho faça 5 correntes e trabalhe 4 pontos altos na primeira alça.

Centro de mesa passo a passo (121) Centro de mesa passo a passo (122)

36 – Faça 4 correntes de espaço e trabalhe 5 pontos altos na segunda alça. Novamente 4 correntes de espaço e mais 5 pontos altos na mesma alça. (não se empolgue, faremos diferente na próxima alça)

Centro de mesa passo a passo (123) Centro de mesa passo a passo (124) Centro de mesa passo a passo (125) Centro de mesa passo a passo (126) Centro de mesa passo a passo (127)

37 – Faça 4 correntes de espaço e na segunda alça faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos. Em seguida faça 4 correntes de espaço e vamos trabalhar encima do bloquinho da volta anterior.

Centro de mesa passo a passo (128) Centro de mesa passo a passo (129) Centro de mesa passo a passo (130) Centro de mesa passo a passo (131)

38 – Após as 4 correntes de espaço faça 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho, no segundo ponto faça 2 pontos altos juntos, em seguida faça ponto alto encima de ponto alto ficando então um bloquinho com 5 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (132) Centro de mesa passo a passo (133) Centro de mesa passo a passo (134)

39 – Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos.

Centro de mesa passo a passo (135) Centro de mesa passo a passo (136)

40 – Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça 5 pontos altos, 4 correntes de espaço e 5 pontos altos na mesma alça.

Centro de mesa passo a passo (137)

41 – Faça 4 correntes de espaço e na ultima alça faça 4 pontos altos, 5 correntes de espaço e trabalhe a lateral exatamente como as anteriores, não se esqueça, faça 3 pontos altos na alça e 1 ponto alto encima do primeiro ponto do bloquinho da volta anterior…. siga por toda a volta, na lateral seguinte repita para que fique igual a esta… finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (138) Centro de mesa passo a passo (139) Centro de mesa passo a passo (140) Centro de mesa passo a passo (141) Centro de mesa passo a passo (142)

42 – Inicie a 11ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 9 correntes de espaço. Em seguida faça 1 leque na primeira alça de 4 correntes da volta anterior.

Centro de mesa passo a passo (143) Centro de mesa passo a passo (144)

43 – Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça leque… siga por toda a lateral sempre fazendo leques e após trabalhar na ultima alça de 4 correntes faça 9 correntes e então trabalhe a lateral. Faça as lateral seguinte igual a esta… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (145) Centro de mesa passo a passo (146) Centro de mesa passo a passo (147) Centro de mesa passo a passo (148) Centro de mesa passo a passo (149)

Inicie a 12ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 11 correntes de espaço. Em seguida faça leque dentro de leque, Faça 6 correntes de espaço e novamente leque dentro de leque, siga por toda a volta até o ultimo leque. Após o ultimo leque faça 11 de espaço e trabalhe a lateral de bloquinhos, finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa passo a passo (150) Centro de mesa passo a passo (151) Centro de mesa passo a passo (152) Centro de mesa passo a passo (153) Centro de mesa passo a passo (154) Centro de mesa passo a passo (155) Centro de mesa passo a passo (156) Centro de mesa passo a passo (157)

44 – Inicie a 13ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 5 correntes e prenda as duas alças anteriores com ponto baixo.

Centro de mesa passo a passo (158) Centro de mesa passo a passo (159) Centro de mesa passo a passo (160)

45 – Faça 5 correntes de espaço e 1 ponto alto dentro do primeiro leque, em seguida faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto dentro do leque, trabalhe 5 pontos altos sempre com uma corrente de espaço.

Centro de mesa passo a passo (161) Centro de mesa passo a passo (162) Centro de mesa passo a passo (163) Centro de mesa passo a passo (164)

46 – Faça 4 correntes de espaço e prenda as correntes da volta anterior com ponto baixo, novamente 4 correntes e 5 pontos altos dentro do leque sempre com uma corrente de espaço. Ao fazer pontos encima do ultimo leque faça 5 correntes e prenda as alças com ponto baixo, novamente 5 correntes e trabalhe a lateral, faça a lateral seguinte exatamente como esta, finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Centro de mesa passo a passo (165) Centro de mesa passo a passo (166) Centro de mesa passo a passo (167) Centro de mesa passo a passo (168) Centro de mesa passo a passo (169) Centro de mesa passo a passo (170) Centro de mesa passo a passo (171)

 

Bem, nosso primeiro módulo esta pronto, reserve-o. Na segunda parte do passo a passo vamos ver como fazer os módulos seguintes e finalizar nosso trabalho. O link da segunda parte esta logo abaixo:

 

63 comentários em “Centro de mesa passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Acabei de concluir o meu.
    fiz com a linha Anne, ficou incrivel, parabéns pelos lindos trabalhos e dedicação.

    1. :) Legal Francinete! Fico feliz que tenha gostado do resultado e espero que faça muitos outros modelos aqui do blog.

  2. Eu adorei seu trabalho.Vc está de parabéns! É posivel mim emvia o gráfico desse caminho de mesa rasterinha? Vou fizer pq vc explica muito bem,obrigado por essas maravilha.

  3. Este site (blog) existe ainda,pois só hoje me deparei com ele é achei muito interessante pois explica as receitas passo a passo, isto é muito bom, eu só consigo fazer crochê e tricô com receitas .

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.