Flor estrela da manhã passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar a FLOR ESTRELA DA MANHÃ, uma linda criação da artesã Maria J S Caleffi (Mariartes). A artesã criou a flor e fotografou o passo a passo para disponibilizar aqui no blog. Só temos a agradecer sua generosidade!

Para conhecer os trabalhos desta artesão visite a página no Facebook clicando AQUI.

Esta artesã já disponibilizou outras criações passo a passo aqui no blog veja:

MATERIAIS

01 – Inicie com um anel mágico e faça 16 pontos alto. Feche com ponto baixíssimo e alongue bem o fio para ira para a próxima fase.

pap flor estrela da manh+ú 003 pap flor estrela da manh+ú 004

02 – Retire a agulha e introduza de trás para frente para puxar a alça do fio para a parte de trás do miolinho da flor.

pap flor estrela da manh+ú 007 pap flor estrela da manh+ú 008

04 – Já na parte de trás, pegue o ponto alto seguinte e faça ponto baixo em relevo, este ponto é introduzindo a agulha passando na frente do miolinho, porém o ponto ficará na parte de trás.

pap flor estrela da manh+ú 009 pap flor estrela da manh+ú 010 pap flor estrela da manh+ú 011

05 – Após o ponto baixo faça 3 correntes, pule um ponto de base e novamente prenda com ponto baixo pegando pelo meio do ponto alto.

 pap flor estrela da manh+ú 012 pap flor estrela da manh+ú 013

06 – Faça novamente 3 correntes pule um ponto de base e prenda com ponto baixo, siga fazendo as alças por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, teremos um total de 8 alças com 3 correntes.

pap flor estrela da manh+ú 014 pap flor estrela da manh+ú 015 pap flor estrela da manh+ú 017 pap flor estrela da manh+ú 018 pap flor estrela da manh+ú 019

07 – Vamos fazer primeiro a SEGUNDA camada de pétalas, isto mesmo, a primeira camada vamos fazer depois e você vai entender. Passe para a primeira alça com ponto baixo, faça uma corrente e em seguida 1 ponto alto.

pap flor estrela da manh+ú 020 pap flor estrela da manh+ú 021 pap flor estrela da manh+ú 022

08 – Enrole o barbante duas vezes na agulha e faça 1 ponto alto duplo, em seguida faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do ponto alto duplo formando um ponto picô.

pap flor estrela da manh+ú 023 pap flor estrela da manh+ú 024 pap flor estrela da manh+ú 025 pap flor estrela da manh+ú 026 pap flor estrela da manh+ú 027

09 – Agora vamos voltar, enrole o barbante duas vezes na agulha e faça 1 ponto alto duplo, em seguida faça 1 ponto alto, uma corrente e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça completando então a primeira pétala. Para passar para a próxima pétala faça ponto baixo na alça seguinte e repita todos os passos até completar a 8 pétalas.

pap flor estrela da manh+ú 028 pap flor estrela da manh+ú 030 pap flor estrela da manh+ú 031 pap flor estrela da manh+ú 032

10 – Após finalizar a oitava pétala alongue bem o fio, introduza a agulha de trás para a frente apara novamente puxar a argolinha para a parte de trás do trabalho como mostra nas imagens.

pap flor estrela da manh+ú 033 pap flor estrela da manh+ú 036 pap flor estrela da manh+ú 037

11 – Após passar o barbante para a parte de trás prenda com ponto baixíssimo, faça 4 correntes e em seguida prenda com ponto baixo entre as duas pétalas seguintes como mostrado na terceira imagem.

pap flor estrela da manh+ú 040 pap flor estrela da manh+ú 041 pap flor estrela da manh+ú 042 pap flor estrela da manh+ú 043

12 – Siga fazendo alças com 4 correntes por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

pap flor estrela da manh+ú 044 pap flor estrela da manh+ú 048 pap flor estrela da manh+ú 049 pap flor estrela da manh+ú 050

13 – Agora com o barbante roxo vamos trabalhar a segunda camada de pétalas exatamente como a primeira. Desta vez ao invés de utilizar alças vamos utilizar o ponto alto que pulamos ao fazer a primeira carreira de pétalas, veja que ele fica na direção do encontro das pétalas e está destacado com a agulha. Veja que na frente do miolinho todos os pontos altos estão bem visíveis já que as alças foram feitas pegando o ponto em relevo por trás do miolo da flor.

pap flor estrela da manh+ú 052

14 – Prenda com ponto baixo no ponto alto de base , faça uma corrente  e em seguida faça 1 ponto alto, enrole o barbante duas fezes e faça ponto alto duplo. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do ponto alto duplo formando o ponto picô. Enrole o barbante duas vezes na agulha e faça 1 ponto alto duplo, em seguida faça 1 ponto alto, uma corrente e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça completando então a primeira pétala. Para passar para a próxima pétala pule 1 ponto de base e faça ponto baixo, em seguida repita todos os passos até completar a 8 pétalas.

pap flor estrela da manh+ú 054 pap flor estrela da manh+ú 055 pap flor estrela da manh+ú 056 pap flor estrela da manh+ú 057

15 – Finalize a volta com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial, corte o fio e arremate.

pap flor estrela da manh+ú 058 pap flor estrela da manh+ú 060 pap flor estrela da manh+ú 061 pap flor estrela da manh+ú 062 pap flor estrela da manh+ú 063 pap flor estrela da manh+ú 064

16 – Agora vamos utilizar as alças que está na parte de trás da flor para fazer as folhas, ao mesmo tempo vamos prender a primeira camada de pétalas. Amarre o barbante na cor verde em uma das alças e  a sequência ficará da seguinte forma:

pap flor estrela da manh+ú 065 pap flor estrela da manh+ú 066 pap flor estrela da manh+ú 067

17 – Agora antes de passar para a folha seguinte prenda com ponto baixo pegando os 2 fios do meio da primeira camada de pétala. Veja as imagens abaixo:

pap flor estrela da manh+ú 068 pap flor estrela da manh+ú 069 pap flor estrela da manh+ú 071 pap flor estrela da manh+ú 073 pap flor estrela da manh+ú 078

18 – Em seguida prenda com ponto baixo na alça seguinte e repita todos os passos novamente… siga por toda a volta até completar as 8 folhas. Para finalizar a volta logo após fazer ponto baixo na ultima pétala da primeira camada, prenda com ponto baixíssimo ponto baixo inicial da primeira folha.

pap flor estrela da manh+ú 079 pap flor estrela da manh+ú 082 pap flor estrela da manh+ú 083 pap flor estrela da manh+ú 084 pap flor estrela da manh+ú 086 pap flor estrela da manh+ú 088 pap flor estrela da manh+ú 089 pap flor estrela da manh+ú 090 pap flor estrela da manh+ú 091 pap flor estrela da manh+ú 094

19 – Alongue o fio e passe-o para a parte de trás da pétala, faça ponto baixíssimo e em seguida faça 5 correntes.

pap flor estrela da manh+ú 095 pap flor estrela da manh+ú 096 pap flor estrela da manh+ú 098 pap flor estrela da manh+ú 100 pap flor estrela da manh+ú 102 pap flor estrela da manh+ú 103 pap flor estrela da manh+ú 105

20 – Prenda com ponto baixo entre uma folha e outra, novamente 5 correntes… siga por toda a volta fazendo as alças que servirão para continuar o trabalho…. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Utilize a agulha de tapeceiro para fazer o acabamento, corte as sobras e sua flor estará pronta!

pap flor estrela da manh+ú 106 pap flor estrela da manh+ú 107 pap flor estrela da manh+ú 109 pap flor estrela da manh+ú 110 pap flor estrela da manh+ú 111 pap flor estrela da manh+ú 112 pap flor estrela da manh+ú 117 pap flor estrela da manh+ú 118 pap flor estrela da manh+ú 120 pap flor estrela da manh+ú 128 pap flor estrela da manh+ú 131

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo e utilize-a em seus trabalhos.

Até o próximo!

7 comentários em “Flor estrela da manhã passo a passo

  1. hola muy buenas tardes vivo en un lugar de mexico y me gusta el crochet
    y quiero felicitarles por las cosas hermosas que comparten con el publico
    les felicito de todo corazon esperando que haya la oportunidad de saber de ustedes
    espero me digan como contactar para aprender y saludarles
    bendiciones ricas y abundantes para todos y todas que hacen posible esta maravilla
    hasta pronto