Flor natalina passo a passo

Hoje vamos aprender passo a passo a FLOR NATALINA, uma criação da artesã Shirley Lucimar que gentilmente disponibilizou sua criação para nosso blog.  Esta flor fica muito linda confeccionada em barbante com brilho. Para o passo a passo utilizei barbante comum para facilitar a visualização já que o brilho acaba desfocando as imagens mais aproximadas.

Você pode conferir o perfil da artesã clicando AQUI ou visitar a fan-page Shirley casa do crochê clicando na imagem abaixo.

Shirley Lucimar

MATERIAIS

A flor é uma adaptação. O miolinho é semelhante ao da FLOR DE MARACUJÁ e as pétalas semelhante a MARGARIDA BICUDA, temos o passo a passo de ambas aqui no blog veja:

Vamos fazer a flor?

01 – Inicie com um anel mágico, mas se você não tiver costume de iniciar a flor assim, comece com 6 correntinhas e prende com ponto baixíssimo.
natalina 
02 – Faça 8 pontos baixo, puxe o fio para fechar o anel mágico porem não faça ponto baixo ainda.
IMG_4805 IMG_4806
03 – Veja na imagem abaixo que cada ponto baixo tem dois fios no alto dele certo? iremos trabalhar apenas em um, o outro ficará reservado pra outra volta, veja nas imagens abaixo.
IMG_4807 IMG_4808 IMG_4809
04 – Prenda então com um ponto baixo pegando apenas um dos fios e faça 8 correntes.
IMG_4810 IMG_4811
05 – Prenda novamente com ponto baixo pegando apenas um fio do próximo ponto.
IMG_4812
06 – Veja que fiz toda a volta desta forma e a última corrente vou prender com ponto baixo onde iniciamos a primeira corrente.
IMG_4813 IMG_4814
07 – Veja que fica semelhante a uma peteca. Agora vamos começar a trabalhar a segunda volta exatamente no fio que deixamos de cada ponto baixo.
IMG_4815 IMG_4816
08 – Prenda então com ponto baixíssimo e dentro deste mesmo espaço faça mais 2 pontos baixo.
IMG_4817 IMG_4818 IMG_4819
09 – Em cada espaço faremos dois pontos baixo, se temos 8 fios ficaremos com 16 pontos baixo.
IMG_4820 IMG_4821
Veja no avesso:
IMG_4822 IMG_4823 IMG_4824
10 – Prenda com ponto baixíssimo e faça 3 correntes.
IMG_4825 IMG_4826
11 – Pule um ponto baixo e prenda com ponto baixo no terceiro ponto contando a partir de onde saiu as 3 correntes.
IMG_4827
12 – Agora faremos apenas 2 correntes e vamos repetir o procedimento. Pule um ponto baixo e prenda com ponto baixo, seguindo assim ficaremos com 8 argolinhas.
IMG_4828 IMG_4829 IMG_4830
13 – Arremate com ponto baixíssimo onde iniciamos, puxe o barbante e faça o arremate.
IMG_4831 IMG_4832 IMG_4833
14 – Veja que com a auxílio da agulha de tapeceiro passei o fio até ficar próximo ao fio do anel mágico para amarrar.
IMG_4834 IMG_4835
15 – Fica assim, 8 argolinhas. Aproveitei para fazer o acabamento do miolinho com uma perola…

Flor-natalina-passo-a-passo-1-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-2-200x200 IMG_4836 IMG_4837 IMG_4838

16  – Agora com o barbante na cor vermelha faremos primeiro uma base para as pétalas da flor natalina. Amarre em um dos espaço de duas correntes, prenda com ponto baixo e faça 4 correntes e em seguida 1 ponto alto no mesmo espaço.

Flor-natalina-passo-a-passo-3-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-4-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-5-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-6-200x200
17 – Faça uma corrente de espaço, na próxima alça faça 1 ponto alto, duas correntes e 1 ponto alto, vai ficar em formato de “V”. Para seguir para a próxima alça novamente uma corrente de espaço… repita os passos até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda correntinha deixando então o inicio também em formato de “V”
Flor-natalina-passo-a-passo-7-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-8-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-9-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-10-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-11-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-12-200x200
18 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 8 correntes e prenda com ponto baixo encima do ponto alto seguinte que está na mesma alça em amarelo.
Flor-natalina-passo-a-passo-13-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-14-200x200
19 – Veja que sinalizei com a agulha que faremos 3 pontos alto encima deste segundo ponto alto… enrole o barbante na agulha e sem corrente de espaço faça os 3 pontos alto.
Flor-natalina-passo-a-passo-15-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-16-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-17-200x200
20 – Após os 3 pontos alto, veja que sinalizei novamente que vamos trabalhar 3 pontos alto na correntinha inicial que forma a primeira alcinha do “V”. Faça então 3 pontos alto.
Flor-natalina-passo-a-passo-18-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-19-200x200
21 – Na alça de 8 correntes faça 8 pontos alto e um ponto picô. Para fazer o ponto picô faça 3 correntes e um ponto baixo pegando os dois fios do ultimo ponto alto. Veja as imagens abaixo:
 Flor-natalina-passo-a-passo-20-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-21-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-22-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-23-200x200
22 – Ainda na mesma alça de 8 correntes faça mais 8 pontos alto e prenda com ponto baixo encima do primeiro ponto alto do “V” seguinte finalizando então a primeira pétala.
Flor-natalina-passo-a-passo-24-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-25-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-26-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-27-200x150
 23 – Para iniciar a próxima pétala faça 8 correntes e repita os passos anteriores… faça até completar a volta formando então as 8 pétalas e finalize com ponto baixíssimo encima do ponto alto onde iniciou a primeira pétala.
Flor-natalina-passo-a-passo-28-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-29-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-30-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-31-200x200
24 – Alongue o barbante, retire a agulha e introduza-a de trás para frente de flor, vamos puxar a alcinha que finalizamos para a parte de trás onde vamos trabalhar a base da flor.
Flor-natalina-passo-a-passo-32-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-33-200x200
25 – Veja que na parte de trás embaixo de cada pétala tem uma alça de duas correntes, elas ficam posicionadas bem no miolo de cada pétala e indiquei com a agulha. Faça um ponto baixo, duas correntes para dar altura de um ponto alto e mais 2 pontos alto.
Flor-natalina-passo-a-passo-34-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-35-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-36-200x200
26 – Na ponta de cada pétala tem os fios que dividem a pétala ao meio, esta separação fica bem visível por termos feito um ponto picô. Veja que peguei com a agulha para sinalizar. Após o passo anterior (25) prenda então com ponto baixo pegando estes dois fios da pétala. Em seguida faça 3 pontos alto ainda na mesma alça de duas correntes que fica na base da pétala.
Flor-natalina-passo-a-passo-37-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-38-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-39-200x200
27 – Faça duas correntes de espaço e vamos trabalhar embaixo da pétala seguinte, veja que mostrando pela frente da pétala sinalizei com a agulha a alça que fica na base da pétala na parte de trás onde vamos trabalhar. Após as duas correntes de espaço, faça 3 pontos alto, prenda com ponto baixo na divisão da pétala e mais 3 pontos alto na mesma base… duas correntes de espaço e siga para a pétala seguinte… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.
Flor-natalina-passo-a-passo-41-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-42-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-43-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-44-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-45-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-46-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-47-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-48-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-49-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-50-200x200
28 – Para fazer as folhas, veja que entre uma pétala e outra onde trabalhamos a base tem duas correntes de espaço. Amarre o barbante barroco na cor verde em qualquer um dos espaços. Prenda com ponto baixo e faça 5 correntes, prenda novamente com ponto baixo e faça 8 correntes, prenda mais uma vez com ponto baixo e novamente 5 correntes, prenda com ponto baixo e a primeira folha estará pronta.
Flor-natalina-passo-a-passo-51-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-52-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-53-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-54-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-55-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-56-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-57-200x200
29 – Para seguir para o próximo espaço e fazer a próxima folha, faça 4 correntes e prenda com ponto baixo. Na flor que fiz intercalei uma folha menor e uma folha maior.  A folha menor que vimos no passo anterior foi da seguinte forma:
Já a folha maior fiz da seguinte forma:
  • 7 correntes,
  • ponto baixo
  • 10 correntes,
  • ponto baixo,
  • 7 correntes,
  • ponto baixo.
Flor-natalina-passo-a-passo-58-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-59-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-60-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-61-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-62-200x200
Veja que a folha menor fica mais escondida e a folha maior fica mais aparente. Como temos uma base com 8 espaços você pode variar e fazer as folhas de sua maneira. Complete toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte e fio e arremate e sua flor estará pronta!
Flor-natalina-passo-a-passo-63-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-66-200x150 Flor-natalina-passo-a-passo-71-200x125 Flor-natalina-passo-a-passo-81-200x125 Flor-natalina-passo-a-passo-91-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-101-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-110-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-111-200x139 Flor-natalina-passo-a-passo-210-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-310-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-410-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-510-200x150
Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!
Você pode enviar imagem dos seus trabalhos também diretamente no grupo clicando AQUI. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas.
Agradecimento especial a artesã Shirley Lucimar por ter disponibilizado sua criação para o blog.
Bom trabalho e tudo de bom sempre!

18 comentários em “Flor natalina passo a passo

  1. Linda.
    Muito obrigada, estava precisando de seguir essa flor do natal para guirlandas e muito mais!
    Parabéns

  2. obgda, fazia algum tempo q eu estava a procura da receita desta flor, te desejo tdo de bom q o Espírito Santo continue te iluminando, um ótimo ano p vc e tdo o grupo, um gde bjo

  3. Gostaria de aprender crochê. Vcs teem curso pela internet? Por favor me mandem as regras para partilhar deste curso.
    Obrigada pela atenção de sua resposta.

    Marilena Neves.

    1. Oi Marilena, agradeço sua mensagem. Não temos curso por enquanto… temos apenas passo a passo de algumas peças porém não o curso para iniciantes. Mas pretendemos fechar uma parceria e disponibilizar o curso aqui no blog em breve.

  4. seus trabalhos são maravilhosos ,passo a passo super facil ,obrigada por compartilhar trabalhos lindos com todos