Tapete barroco com flor de algodão 2

Esta é a segunda parte do passo a passo, se você está procurando o início do tapete siga o link disponibilizado:

Deixo novamente a lista de materiais para facilitar suas anotações, quero lembrar que esta lista é referente ao material gasto em todo o trabalho e não apenas na segunda parte.

MATERIAIS

Na primeira parte do passo a passo nosso trabalho ficou assim:

Tapete barroco com flor de algodão (108)

Já trabalhamos 8 voltas (sem contar a base da flor)

15 – 9ª volta – Novamente com o Barroco Decore (911) vamos fazer uma volta exatamente igual as anteriores, mas não se esqueça, trabalhe no avesso da peça, assim os pelinhos do fio ficam perfeitos na frente do tapete. Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Tapete barroco com flor de algodão (109) Tapete barroco com flor de algodão (110) Tapete barroco com flor de algodão (111) Tapete barroco com flor de algodão (112) Tapete barroco com flor de algodão (113) Tapete barroco com flor de algodão (115) Tapete barroco com flor de algodão (116)

16 – (Inicie faltando uns 3 bloquinhos para chegar no canto) Faremos agora 3 voltas com pontos altos utilizando o fio Barroco Natural, serão voltas com pontos altos e apenas na última volta teremos uma pequena alteração nos cantos. Desta vez vou mostrar uma outra forma de iniciar a volta com ponto alto sem amarrar o fio. (Vamos trabalhar no lado correto do tapete e não mais do lado avesso). Enrole o fio duas vezes na agulha e segure a ponta com a mão junto ao cabo, introduza a agulha em um dos pontos altos do tapete e faça o ponto alto normalmente já que temos duas voltas na agulha, veja que a ponta do inicial ficará no alto do ponto alto.

Tapete barroco com flor de algodão (117) Tapete barroco com flor de algodão (118) Tapete barroco com flor de algodão (119) Tapete barroco com flor de algodão (120) Tapete barroco com flor de algodão (121)

17 – Agora basta seguir com ponto alto em cima de ponto alto normalmente, nos espaços de uma corrente entre um leque e outro faça apenas um ponto ato. Quando chegar nos cantos onde temos o leque e são duas correntes de espaço faça 2 pontos altos, duas correntes e mais 2 pontos altos. Continue normalmente por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete barroco com flor de algodão (122) Tapete barroco com flor de algodão (123) Tapete barroco com flor de algodão (124) Tapete barroco com flor de algodão (125) Tapete barroco com flor de algodão (126) Tapete barroco com flor de algodão (127) Tapete barroco com flor de algodão (128) Tapete barroco com flor de algodão (129)

18 – Para iniciar a 11ª volta faça duas correntes para dar altura do ponto alto (na verdade ele fica um pouco mais baixo mesmo e ao finalizar a volta ele ficará completo) Siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta, não se esqueça que nos cantos são feitos 2 pontos altos, duas correntes e mais 2 pontos altos antes de seguir com a lateral, estes são os aumentos para que seu tapete não fique arredondado.

Tapete barroco com flor de algodão (130) Tapete barroco com flor de algodão (131) Tapete barroco com flor de algodão (132) Tapete barroco com flor de algodão (133) Tapete barroco com flor de algodão (134) Tapete barroco com flor de algodão (135)

19 – 12ª – A única diferença das anteriores é que ao chegar no cantinho ao invés de fazer duas correntes de espaço faremos um ponto picô. Logo após os 2 pontos altos  faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o ponto picô. Siga a volta normalmente e finalize a volta com ponto baixíssimo. Não corte o fio ainda, as próximas voltas são com o mesmo fio porém não serão mais com pontos altos.

Tapete barroco com flor de algodão (136) Tapete barroco com flor de algodão (137) Tapete barroco com flor de algodão (138) Tapete barroco com flor de algodão (139) Tapete barroco com flor de algodão (140) Tapete barroco com flor de algodão (141)

20 – Após finalizar a volta, conte quantos pontos faltam para chegar no cantinho do tapete e siga com pontos baixíssimos se for preciso de forma que fique faltando 12 pontos para chegar no canto.

Se estiver mais próximo pode iniciar com ponto baixo no terceiro ponto de base antes do canto, se estiver mais distante pode iniciar faltando 12…21…30…39… ou seja, sempre múltiplo de 9 para que fique na posição correta de iniciar a próxima volta.

Tapete barroco com flor de algodão (142)

21 – Em seguida faça uma sequência de 3 pontos baixos sendo 1 em cima de cada ponto alto e faltarão então 9 pontos altos para chegar no canto do tapete. Desta forma ficaremos na posição correta para finalizar a volta e iniciar a próxima.

Tapete barroco com flor de algodão (143) Tapete barroco com flor de algodão (144)

22 – Faça 7 correntes, pule 4 pontos de base e prenda com ponto baixo, siga com mais 4 pontos baixos e então chegamos no cantinho do tapete.

Tapete barroco com flor de algodão (145) Tapete barroco com flor de algodão (146)

23 – Faça 7 corrente, prenda com ponto baixo na lateral seguinte do tapete, siga com mais 4 pontos baixos para totalizar 5… Agora siga fazendo as alças desta forma. Um detalhe muito importante; A largura do tapete ficará com 6 alças, mostrei que a alça tem 7 correntes, pula 4 pontos de base e faz 5 pontos altos, isto não muda, porém na quarta alça pule apenas 3 pontos de base para que termine corretamente no cantinho do tapete.

Tapete barroco com flor de algodão (147) Tapete barroco com flor de algodão (148) Tapete barroco com flor de algodão (149) Tapete barroco com flor de algodão (150) Tapete barroco com flor de algodão (151)

Veja que na largura do tapete a alça continua com 7 correntes mas pulei apenas 3 pontos de base e não 4 como de costume… depois siga normalmente.

Tapete barroco com flor de algodão (152) Tapete barroco com flor de algodão (153) Tapete barroco com flor de algodão (154) Tapete barroco com flor de algodão (155) Tapete barroco com flor de algodão (156) Tapete barroco com flor de algodão (157)

Outro detalhe agora no comprimento do tapete: Na largura teremos 13 alças, desta vez a 7ª alça será feita com 8 correntes e pule 5 pontos de base, depois siga normalmente para que o tapete fique correto.

Tapete barroco com flor de algodão (158) Tapete barroco com flor de algodão (159) Tapete barroco com flor de algodão (160) Tapete barroco com flor de algodão (161) Tapete barroco com flor de algodão (162) Tapete barroco com flor de algodão (163) Tapete barroco com flor de algodão (164) Tapete barroco com flor de algodão (165) Tapete barroco com flor de algodão (166)

24 – Siga por toda a volta e veja ao iniciar a carreira fizemos apenas 3 pontos baixos, ao fazer a ultima alça vamos então completar 5 pontos baixos fazendo mais 2.

Tapete barroco com flor de algodão (167) Tapete barroco com flor de algodão (168)

25 – Finalize a volta fazendo PONTO BAIXO em cima do primeiro ponto baixo dos 3 que iniciam a carreira, assim já estaremos pronto para iniciar a volta seguinte. Não é ponto baixíssimo, ponto baixo mesmo!

Tapete barroco com flor de algodão (169)

26 – Enrole o fio na agulha e faça 11 pontos altos na alça seguinte. Esta alça precisa ser preenchida sempre com número impar de pontos para que o acabamento fique correto. Após fazer 11 pontos altos prenda com ponto baixo no terceiro ponto baixo dos 5 que dividem uma alça da outra (ponto baixo do meio). Por isso iniciamos a volta já com ponto baixo em cima do terceiro ponto baixo :)

Tapete barroco com flor de algodão (170) Tapete barroco com flor de algodão (171) Tapete barroco com flor de algodão (172) Tapete barroco com flor de algodão (173) Tapete barroco com flor de algodão (174)

27 – Após o ponto baixo siga novamente com pontos altos na próxima alça e assim por toda a volta. A única diferença é que na alça que tem 8 correntes no comprimento do tapete faremos 13 pontos altos e não 11. Finalize a volta com ponto baixíssimo em cima do ponto baixo que inicia a volta ou com a agulha de tapeceiro para que o acabamento fique ainda melhor.

Tapete barroco com flor de algodão (175) Tapete barroco com flor de algodão (176) Tapete barroco com flor de algodão (177) Tapete barroco com flor de algodão (178) Tapete barroco com flor de algodão (179) Tapete barroco com flor de algodão (180) Tapete barroco com flor de algodão (181) Tapete barroco com flor de algodão (182) Tapete barroco com flor de algodão (183) Tapete barroco com flor de algodão (185) Tapete barroco com flor de algodão (186)

28 – Finalmente faremos a última volta do tapete e vamos utilizar o fio Barroco Maxcolor cor 1289. Em um dos semicírculo com 11 pontos pule 2 e prenda com ponto baixo. Siga com mais 4 pontos baixos e veja que chegamos na metade, ou seja, com ponto baixo em cima do 6º ponto alto de base. Faça um ponto picô, são 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo. Após o ponto picô faça novamente ponto baixo no mesmo ponto de base. (iniciamos no segundo ponto de base para que a finalização fique perfeita)

Tapete barroco com flor de algodão (187) Tapete barroco com flor de algodão (188) Tapete barroco com flor de algodão (189) Tapete barroco com flor de algodão (190) Tapete barroco com flor de algodão (191) Tapete barroco com flor de algodão (192) Tapete barroco com flor de algodão (193)

29 – Siga com ponto baixo em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base, não faremos apenas no último. Vamos para o próximo semicírculo… Pule o primeiro ponto de base e siga com mais 4 pontos baixos, ou seja, até o ponto alto do meio. Observe que iniciamos pulando 2 pontos de base apenas para melhorar a finalização, o normal será pularmos apenas 1 ponto de base no inicio e outro no final de cada semicírculo. Quando chegar no canto do tapete faremos diferente para não ficar repuxando…

Tapete barroco com flor de algodão (194) Tapete barroco com flor de algodão (195) Tapete barroco com flor de algodão (196) Tapete barroco com flor de algodão (197) Tapete barroco com flor de algodão (198) Tapete barroco com flor de algodão (199) Tapete barroco com flor de algodão (200)

30 – Ao chegar no canto não vamos pular nenhum ponto alto dos 11 que formam o canto, faça ponto baixo desde o primeiro e picô no 6º ponto alto, desta forma não ficará repuxando. Se seus pontos forem mais apertados e mesmo assim ficar repuxando faça 2 pontos baixos juntos no terceiro ponto de base e depois novamente 2 pontos baixos no 9º ponto de base. (além do ponto picô que fará no 6º ponto e também vai ficar com 2 pontos baixos juntos). Nas alças que tem 13 pontos altos o ponto picô será feito no 7º ponto de base do semicírculo.

Tapete barroco com flor de algodão (201) Tapete barroco com flor de algodão (202) Tapete barroco com flor de algodão (203) Tapete barroco com flor de algodão (204) Tapete barroco com flor de algodão (205) Tapete barroco com flor de algodão (206) Tapete barroco com flor de algodão (208)

31 – Após completar a volta alongue e corte o fio, utilize a agulha de tapeceiro para fazer o acabamento da mesma forma que aprendemos ao fazer a base da flor. Esconda parte do fio e corte as sobras.

Tapete barroco com flor de algodão (209) Tapete barroco com flor de algodão (210) Tapete barroco com flor de algodão (211) Tapete barroco com flor de algodão (212) Tapete barroco com flor de algodão (213) Tapete barroco com flor de algodão (214)

Finalmente nosso tapete ficou pronto!

Tapete barroco com flor de algodão (215) Tapete barroco com flor de algodão (217) Tapete barroco com flor de algodão (218) Tapete barroco com flor de algodão (220) Tapete barroco com flor de algodão (221) Tapete barroco com flor de algodão (223) Tapete barroco com flor de algodão (226) Tapete barroco com flor de algodão (227) Tapete barroco com flor de algodão (229) Tapete barroco com flor de algodão (230) Tapete barroco com flor de algodão (233) Tapete barroco com flor de algodão (235) Tapete barroco com flor de algodão (238)

Espero que tenham gostado do resultado e que você também faça seu tapete para decorar sua casa ou reforçar seus ganhos.

Forte abraço,

Samuel R. Ramos.

29 comentários em “Tapete barroco com flor de algodão 2

  1. O meu tapete estava fluindo bem,mas da décima fileira em diante começou a criar babados. Nao entendo, pontos justos agulha como pede. Mto triste :/

    1. Oi Rosângela, se utilizar agulha mais fina será que não resolve seu problema? Agulha mais fina deixa os pontos mais apertados.

  2. Gostaria de parabenizar pelo lindo trabalho, amo esse site! Os PAPs são muito bem explicados e todos os trabalhos que segui não fiquei desapontada em nenhum.
    Achei lindo esse tapete e estou fazendo, tem sugestão para valor de venda dele?

    1. Obrigado Rosângela! Fico feliz que tenha gostado dos modelos que posto aqui.

      A formação de preço depende dos materiais gastos e dos valores aí em sua região. AQUI no blog tem um artigo com uma tabela para auxiliar você, veja AQUI.

  3. Oi boa noite Samuel o que fazer no caso do tapete estar embabadando nessa sequência de ponto alto sobre ponto alto. .onde inicia na décima sexta posição.

    Obrigada!

    1. Olá Geisa, tente utilizar uma agulha com numeração menor, isso vai deixar os pontos menores e pode ser que resolva o seu problema. Se não tiver uma agulha com numeração menor tente apertar mais os pontos… deixar eles menores do que normalmente faz para ver se resolve.

  4. … continuação 😊
    Como está ficando embabadado minha dúvida é se é normal e qdo chegar mas alças conserta. .
    Grata!

      1. Acho que não… eu não tenho muita sorte usando essa linha peludinha, sempre embabada meus tapetes.. Estou fazendo só 2 pontos sobre ponto alto nos grupos de 3.

  5. Bom dia Samuel. .
    Estou fazendo este tapete, e parei na 10° volta onde inicia somente volta de ponto alto sobre ponto alto. .. mas o meu está ficando embabadado

  6. Parabéns pelo seu trabalho acabei de fazer o jogo todo ficou muito lindo as explicações são ótimas td perfeito👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  7. Boa noite
    Estou seguindo seu passo a passo que por sinal é perfeito parabéns…Mas estou tendo um probleminha que n sei resolver inicie a volta que faço inteira em ponto alto e meu tapete começou a ficar ondulado como resolvi isso?obrigada

    1. Olá renata, será que seus pontos não estão muito soltos? Todos os aumentos são proporcional mesmo nas voltas que não são fechadas (2 no início e 2 no final da carreira) então acredito que os pontos estejam muito soltos por isso as ondulações.

  8. Olá, gostaria de saber como faço pra aproximar as fotos já tentei aproximar e não consigo, a foto esta muito pequena, as vezes a pessoa não consegue ler só o pap, tem que ver a foto tbm, (meu caso rsrsrsrs) o pap esta perfeito, só a foto que esta pequena!
    Obrigada desde já!

    1. Olá Vanessa, neste caso você pode segurar a tecla CTRL apertada e ir pressionando a tecla com sinal de +. As imagens não abrem maiores por colocarmos muitas imagens em um mesmo passo a passo. Esta seria a forma se estiver em um computador.

  9. Olá… Boa tarde.
    Gostaria de saber se vc vai disponibilizar o PAP do jogo de banheiro Flor de algodão o tapete da tampa do vaso. Estou anciosa para fazer esse conjunto. Desde já muito obrigada !

  10. Deus te abençoe pelos trabalhos lindos e por compartilhar conosco.
    Amei e consegui fazer a flor coração, mas não consegui fazer a base quadrada
    Seria possível você me da um explicação..Desde já agradeço…

  11. Meu Deus, que tapete lindo!!
    Parabéns e obrigada por compartilhar e ensinar de forma tão carinhosa, didática e detalhada.
    Boas festas,feliz 2016 !

  12. lindo seus trabalhos! pap ferfeito, to virando proficional kkk.. parabéns, q Deus te abençoe sempre!! bjosss…

  13. Amo os seus trabalhos e VC ensina muito bem, já fiz uma passadeira q VC ensinou e terei q fazer esse TB. Lindos, lindos. Obg