Tapete barroco com flor de algodão

Tapete barroco com flor de algodão (237)

Download

No passo a passo anterior ensinei a confeccionar a FLOR DE ALGODÃO, uma flor que criei testando os produtos da CÍRCULO S.A. Prometi criar um trabalho utilizando a flor e aqui está: TAPETE BARROCO COM FLOR DE ALGODÃO. Um tapete 100% Barroco, super macio que só fazendo para sentir a diferença.

Já utilizo os produtos da CÍRCULO a bastante tempo, mas confesso que acabava usando apenas para fazer os detalhes coloridos. Esta é a primeira vez que faço um trabalho utilizando uma grande variação da família BARROCO e posso dizer que estou cada vez mais apaixonado. Se você também AMA BARROCO não pode perder a oportunidade de criar sua peça e participar do concurso cultural EU AMO BARROCO, tem muitos prêmios esperando por você, confira AQUI.

Disponibilizei o gráfico para download no início da postagem, ele vai auxiliar na compreensão da emenda das flores sem cortar o fio, baixe gratuitamente!

Bem, o tapete BARROCO COM FLOR DE ALGODÃO pode ser feito com a quantidade de flores que desejar, é bastante fácil e espero que gostem e façam. Quero aproveitar para deixar um desafio;

Faça um trabalho (espero que este sirva de inspiração) utilizando os FIOS barroco (que não é barbante) e apresente à seus clientes, aposto como vão escolher este fio em todas as encomendas!

MATERIAIS

MATERIAIS PARA O JOGO COM 3 PEÇAS

Criação e execução: Samuel R. Ramos

ATENÇÃO: Criação exclusiva para o site croche.com.br – Não autorizo cópia para PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

Tapete barroco com flor de algodão Barroco

Confeccionei 3 flores como ensinei no passo a passo anterior (AQUI), a única diferença é que UTILIZEI OS FIOS BARROCO. No miolinho da flor fiz com o barroco multicolor 9587 (lilás), a primeira camada de pétala com o barroco multicolor 9368 (amarelo). A segunda camada de pétalas utilizei o fio barroco maxcolor 1289 que é super macio e confesso que nunca tinha utilizado ele na confecção de flores e achei maravilhoso! Para a base da flor e folhas utilizei o barroco multicolor 9392 (verde) e em seguida duas voltas com o barroco natural para fazer o quadradinho.
Tapete barroco com flor de algodão (1) Tapete barroco com flor de algodão (2) Tapete barroco com flor de algodão (3) Tapete barroco com flor de algodão (4) Tapete barroco com flor de algodão (5)
01 – Como informado mais acima, as duas voltas na flor para fazer o square/quadradinho foram feitas com o barroco natural. Agora vamos trabalhar com o barroco decore, para isso faremos o trabalho no avesso, assim os pelinhos do tapete ficam bem definidos no lado correto da peça. Amarre o fio em um dos cantos, basta um nó, depois divida o fio no meio e termine as amarrações.
Tapete barroco com flor de algodão (8) Tapete barroco com flor de algodão (9) Tapete barroco com flor de algodão (10)
02 – Faça um leque como nas voltas anteriores, como amarrou o fio prenda com ponto baixo, faça duas correntes e mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos no mesmo espaço… Exatamente igual ao leque da base.
Tapete barroco com flor de algodão (11) Tapete barroco com flor de algodão (12)
03 – Siga contornando o quadradinho. Como iniciamos em um cantinho da peça ao chegar no último canto vazio faça apenas 3 pontos altos e uma corrente, observe que neste canto não é feito o leque completo (apenas metade) e vai sobrar uma lateral.
Tapete barroco com flor de algodão (14) Tapete barroco com flor de algodão (15) Tapete barroco com flor de algodão (16)
04 – Após a corrente enrole o fio na agulha e vamos trabalhar já na segunda flor. (Tome o cuidado para posicionar a peça também no avesso) Já na segunda peça faça um bloquinho com 3 pontos altos em um dos cantos, em seguida vamos prender com ponto baixo na primeira peça.
Tapete barroco com flor de algodão (17) Tapete barroco com flor de algodão (18) Tapete barroco com flor de algodão (19) Tapete barroco com flor de algodão (20)
05 – Veja que temos um intervalo de uma corrente entre o penúltimo e o último bloquinho da primeira peça, prenda com ponto baixo neste espaço. Sem fazer corrente de espaço enrole novamente o fio na agulha e faça um bloquinho com 3 pontos altos no intervalo de uma corrente da segunda flor… Siga trabalhando bloquinhos com 3 pontos altos na segunda flor e prendendo com ponto baixo na primeira… siga até completar a lateral e após prender no cantinho da primeira flor faça uma corrente.
Tapete barroco com flor de algodão (21) Tapete barroco com flor de algodão (22) Tapete barroco com flor de algodão (23) Tapete barroco com flor de algodão (24) Tapete barroco com flor de algodão (25) Tapete barroco com flor de algodão (27)
06 – Agora basta seguir contornando a segunda flor normalmente até chegar no último cantinho vazio onde fará apenas um bloquinho com 3 pontos altos e uma corrente de espaço.
Tapete barroco com flor de algodão (28) Tapete barroco com flor de algodão (29) Tapete barroco com flor de algodão (30)
07 – Chegando no canto enrole o fio na agulha e vamos trabalhar na terceira flor exatamente como já fizemos com a segunda… Como nosso tapete terá apenas 3 flores após esta flor vamos então terminar a lateral que faltam das 3 flores.
Tapete barroco com flor de algodão (31) Tapete barroco com flor de algodão (32) Tapete barroco com flor de algodão (33)
08 – Chegando no canto basta fazer um leque como nos outros e seguir agora por toda a lateral. Vamos ver como fazer nas emendas?
Tapete barroco com flor de algodão (34) Tapete barroco com flor de algodão (35)
09 – Chegando na emenda faça um bloquinho com 3 pontos altos no cantinho (que já tem 3 pontos altos), faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na corrente de espaço que fizemos quando passamos de uma flor para outra. Esta corrente fica bem no meio emenda como mostrado na terceira imagem. Em seguida faça uma corrente e um bloquinho com 3 pontos altos no cantinho seguinte… Siga trabalhando toda a lateral, na emenda seguinte faça o mesmo e finalize a volta com ponto baixíssimo.
Tapete barroco com flor de algodão (36) Tapete barroco com flor de algodão (37) Tapete barroco com flor de algodão (38) Tapete barroco com flor de algodão (39) Tapete barroco com flor de algodão (40) Tapete barroco com flor de algodão (41) Tapete barroco com flor de algodão (42) Tapete barroco com flor de algodão (43) Tapete barroco com flor de algodão (44) Tapete barroco com flor de algodão (45) Tapete barroco com flor de algodão (47) Tapete barroco com flor de algodão (48) Tapete barroco com flor de algodão (49)
Veja aqui como é feita esta volta unindo os quadradinhos, clique na imagem para salvá-la em seu computador!
esquema
10 – Para iniciar a segunda volta siga com ponto baixíssimo até o meio do leque, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga contornando a peça normalmente. Nos cantos faça leque sobre leque, na lateral siga com bloquinhos de 3 pontos altos entre os bloquinhos da volta anterior sempre com uma corrente de espaço. Vamos ver como fica nas emendas?
Tapete barroco com flor de algodão (50) Tapete barroco com flor de algodão (51) Tapete barroco com flor de algodão (52) Tapete barroco com flor de algodão (53)
11 – Veja que estou apontando com a agulha os espaços de uma corrente onde faremos o bloquinho. Se você baixou a imagem do gráfico disponibilizada logo acima do passo anterior ficará bem fácil entender… Siga por toda a volta sempre fazendo leque sobre leque e bloquinhos com 3 pontos altos nos espaços de uma corrente da volta anterior, finalize com ponto baixíssimo.
Tapete barroco com flor de algodão (54) Tapete barroco com flor de algodão (55) Tapete barroco com flor de algodão (56) Tapete barroco com flor de algodão (57) Tapete barroco com flor de algodão (58) Tapete barroco com flor de algodão (59) Tapete barroco com flor de algodão (60)
12 – 3ª e 4ª voltas ainda com barroco decore serão feitas normalmente com bloquinhos entre os espaços de uma corrente da volta anterior e leque sobre leque. Coloquei uma imagem contra a luz para que veja exatamente como  ficam as formações de bloquinhos, igual a volta da base. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e amarre-o
Tapete barroco com flor de algodão (61) Tapete barroco com flor de algodão (62) Tapete barroco com flor de algodão (63) Tapete barroco com flor de algodão (64) Tapete barroco com flor de algodão (65) Tapete barroco com flor de algodão (66) Tapete barroco com flor de algodão (67) Tapete barroco com flor de algodão (68) Tapete barroco com flor de algodão (69) Tapete barroco com flor de algodão (70)
13 – Agora com o Barroco Natural volte a trabalhar no lado correto da peça. Faça 3 voltas da mesma forma, bloquinhos com 3 pontos altos nos espaços de uma corrente da volta anterior e leque sobre leque para formar os cantos, após 3 voltas finalize com ponto baixíssimo (ou finalize com a agulha de tapeceiro como mostrado nas imagens e que aprendemos ao fazer a flor), corte o fio e arremate.
Tapete barroco com flor de algodão (71) Tapete barroco com flor de algodão (72) Tapete barroco com flor de algodão (73) Tapete barroco com flor de algodão (74) Tapete barroco com flor de algodão (75) Tapete barroco com flor de algodão (76) Tapete barroco com flor de algodão (77) Tapete barroco com flor de algodão (78) Tapete barroco com flor de algodão (79) Tapete barroco com flor de algodão (80) Tapete barroco com flor de algodão (81) Tapete barroco com flor de algodão (82) Tapete barroco com flor de algodão (83) Tapete barroco com flor de algodão (84) Tapete barroco com flor de algodão (85) Tapete barroco com flor de algodão (86) Tapete barroco com flor de algodão (87) Tapete barroco com flor de algodão (88) Tapete barroco com flor de algodão (89) Tapete barroco com flor de algodão (90) Tapete barroco com flor de algodão (91)
14 – 8ª volta – Trabalhe uma volta como as anteriores, mas desta vez utilize o Barroco Maxcolor  cor 1289 (mesma cor utilizada na flor) ou o Barroco Multicolor 9368 utilizado na primeira camada de pétalas. Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo ou com a agulha de tapeceiro como explicado na base da flor e demostrado em imagens abaixo. Corte o fio e arremate.
Tapete barroco com flor de algodão (92) Tapete barroco com flor de algodão (93) Tapete barroco com flor de algodão (94) Tapete barroco com flor de algodão (95) Tapete barroco com flor de algodão (96) Tapete barroco com flor de algodão (97) Tapete barroco com flor de algodão (98) Tapete barroco com flor de algodão (99) Tapete barroco com flor de algodão (100) Tapete barroco com flor de algodão (101) Tapete barroco com flor de algodão (102) Tapete barroco com flor de algodão (103) Tapete barroco com flor de algodão (104) Tapete barroco com flor de algodão (105) Tapete barroco com flor de algodão (106) Tapete barroco com flor de algodão (107)
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, na segunda parte finalizaremos o tapete.
Deixo abaixo o link da continuação, clique para continuar!

29 comentários em “Tapete barroco com flor de algodão

  1. Oi fiz 2 ja em cores diferentes e ficaram lindos! Muito obrigada por explicar tao bem, Deus o abençoe!

    1. Que legal Carmem, espero que faça muitos outros trabalhos aqui do blog.
      Muito obrigado pelo carinho. Forte abraço e tudo de bom sempre.

  2. Boa noite, será q eu posso fazer esse jogo com a flor feita com a linha duna? Não vai dar diferença ?por favor me responda to querendo fazer o jogo Bgd

    1. Olá Alice, o fio Duna é mais fino e as flores ficam menores. Nunca utilizei, mas já vi quem faça com fio Duna.

  3. Amooo todos que já fiz ficaram lindos!
    Minha terapia perfeita acalma minha alma amoo fz mais ainda quando o trablho e lindo! Parabéns

    1. Olá Tania, depende muito da altura dos pontos de cada um, se eu fizer este tapete com 6 flores ele ficaria entre 138 e 142 cm de comprimento. Neste caso se seus pontos forem bem parecidos ficará igual também. Na hora do acabamento pode ser que precise fazer algum ajuste com ponto a mais ou retirada de pontos na última volta antes do acabamento, mas nada complicado.

  4. Gostaria de saber se , sempre tem que trabalhar com o barroco decore do lado do avesso, nunca usei o fio , e fiquei com dúvida. Agradeço desde já, você faz otimos trabalhos . Sou viciada no site. Um grande abraço.

    1. Oi Marcia, a resposta é sim, se trabalhar no lado correto da peça os o avesso vai ficar mais felpudo. Como a parte felpuda é o que realmente nos interessa e ela tem que ficar virada pra cima então tem que ser feito no avesso, assim o lado felpudo fica do lado correto.

      1. Muito obrigada pela sua atenção. Meu crochê está cada vez melhor graças ao site, todos os trabalhos e os paps são perfeitos . Visito o site todos os dias . Aguardo sempre novidades, bjs !!

  5. Lindo seu jogo de banheiro, quando que você vai disponibilizar o passo a passo da tampa do vaso?
    Estou ansiosa pra começar o meu jogo de banheiro