Jogo de banheiro barroco – Tapete para pé do vaso

Tapete para pé do vaso - Jogo de banheiro barrocoDownload

Vamos confeccionar a segunda peça do nosso JOGO DE BANHEIRO BARROCO COM FLOR DE ALGODÃO? No passo a passo de hoje faremos o tapete para o pé do aparelho sanitário. Temos aqui no blog o passo a passo do TAPETE DA PIA e você pode visualizar clicando AQUI. Esta é a segunda peça do jogo do conjunto de tapetes para o jogo de banheiro e espero que gostem do resultado.

Temos aqui no blog o passo a passo da FLOR DE ALGODÃO, inclusive você pode fazer o download gratuito do arquivo caso queira imprimir!

MATERIAIS (para esta peça) 

MATERIAIS PARA O JOGO COM 3 PEÇAS

Criação e execução: Samuel R. Ramos

ATENÇÃO: Criação exclusiva para o site croche.com.br – Não autorizo cópia para PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

Confeccionei a flor como ensinei no passo a passo anterior (AQUI), a única diferença é que UTILIZEI OS FIOS BARROCO. No miolinho da flor fiz com o barroco multicolor 9587 (lilás), a primeira camada de pétala com o barroco multicolor 9368 (amarelo). A segunda camada de pétalas utilizei o fio barroco maxcolor 1289 que é super macio e confesso que nunca tinha utilizado ele na confecção de flores e achei maravilhoso! Para a base da flor e folhas utilizei o barroco multicolor 9392 (verde) e em seguida duas voltas com o barroco natural para fazer o quadradinho.

Tapete barroco com flor de algodão (3)

01 – Vamos começar trabalhando com o fio Barroco Decore, no avesso da peça. Amarre o fio em um dos cantos, prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos formando um leque. Faça uma corrente de espaço e faça bloquinhos com 3 pontos altos entre os bloquinhos da carreira anterior. É exatamente igual já trabalhamos na base da flor. Faça 4 voltas com o fio barroco decore, corte e arremate.

Tapete barroco - pé do vaso (1) Tapete barroco - pé do vaso (2) Tapete barroco - pé do vaso (3)

Teremos então um quadradinho com 6 voltas. As duas primeiras são com o fio barroco natural e mais 4 com o fio barroco decore.

Tapete barroco - pé do vaso (4)

02 – Agora já no lado correto da peça vamos voltar a trabalhar com o barroco natural. Prenda o fio com ponto baixo em um dos cantos e faça 16 correntes, alongue e corte o fio. (se quiser faça uma corrente a mais e depois de utilizar as 16 pode desmanchar essa ultima corrente, sempre faço isso para não correr o risco de errar e para facilitar fazer o ponto alto na ultima corrente futuramente)

Tapete barroco - pé do vaso (6) Tapete barroco - pé do vaso (7) Tapete barroco - pé do vaso (8) Tapete barroco - pé do vaso (9) Tapete barroco - pé do vaso (10)

03 – Agora no outro canto, prenda o fio barroco natural com ponto baixo, faça 19 correntes. Observe que esta segunda corrente precisa ficar paralela a primeira que fizemos, elas vão servir para fazer o encaixe da peça.

Tapete barroco - pé do vaso (11) Tapete barroco - pé do vaso (12) Tapete barroco - pé do vaso (13)

04 – Volte na 5ª corrente e faça ponto alto, desta forma com as correntes que viramos já teremos 2 pontos altos. Faça mais 1 ponto alto formando então um bloquinho como na lateral do tapete.

Tapete barroco - pé do vaso (14) Tapete barroco - pé do vaso (15) Tapete barroco - pé do vaso (16)

05 – Faça uma corrente de espaço, pule uma corrente de base e faça mais uma sequência com 3 pontos altos… siga fazendo os bloquinhos com intervalos de uma corrente, veja que ao chegar no inicio onde prendemos o fio, faremos 1 ponto alto no ponto baixo que está prendendo na peça, faça mais 1 ponto alto pegando a corrente do leque e o terceiro ponto alto dentro do espaço do leque formando então mais 1 bloquinho com 3 pontos altos. Veja as imagens… Contando com este último bloquinho que fizemos já completando no leque teremos um total de 5.

Tapete barroco - pé do vaso (17) Tapete barroco - pé do vaso (18) Tapete barroco - pé do vaso (19) Tapete barroco - pé do vaso (20) Tapete barroco - pé do vaso (21)

06 – Agora siga a lateral normalmente. Uma corrente de espaço e bloquinho com 3 pontos altos nos espaços de uma corrente da carreira anterior…

Tapete barroco - pé do vaso (23) Tapete barroco - pé do vaso (24) Tapete barroco - pé do vaso (25)

Nos cantos são leques formados por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço. Siga por toda a volta até chegar na corrente que fizemos com o fio barroco natural…

Tapete barroco - pé do vaso (26)

07 – Chegando no canto onde temos um cordão preso com ponto baixo e 16 correntes vamos fazer como já vimos do outro lado. Faça 1 ponto alto dentro do espaço do leque como mostrado na imagem…

Tapete barroco - pé do vaso (27) Tapete barroco - pé do vaso (28)

08 – 1 ponto alto pegando a corrente do leque e 1 ponto alto no ponto baixo que está prendendo o cordão no canto da peça. Observe a imagem…

Tapete barroco - pé do vaso (31)

09 – Faça uma corrente de espaço, pule uma corrente de base e faça uma sequência com 3 pontos altos. Aproveite para ir prendendo a ponta do fio que sobrou ao amarrar no canto da peça!

Tapete barroco - pé do vaso (32)

10 – Para ficar correto teremos também 5 bloquinhos com 3 pontos altos cada contando com o que está no cantinho da peça.

Tapete barroco - pé do vaso (33) Tapete barroco - pé do vaso (34)

11 –  Faça duas correntes, vire o trabalho e vamos voltar com uma carreira fazendo no avesso da peça. Faça ponto alto em cima dos 2 pontos altos seguintes, digo 2 porque ao fazer duas correntes para virar já teremos então o primeiro ponto alto completando o bloquinho.

Tapete barroco - pé do vaso (36) Tapete barroco - pé do vaso (37)

12 – Sem fazer corrente de espaço vamos trabalhar no primeiro espaço de uma corrente, faça 2 pontos altos. Teremos então uma sequência com 5 pontos altos contando com as correntes que fizemos para virar.

Tapete barroco - pé do vaso (38)

13 – Faça uma corrente de espaço e siga trabalhando bloquinhos com 3 pontos altos na corrente de espaço da carreira anterior. Observe as imagens…

Tapete barroco - pé do vaso (39) Tapete barroco - pé do vaso (40)

14 – Siga por toda a volta e ao chegar no ultimo espaço na lateral seguinte, faça apenas 2 pontos altos e em seguida ponto alto em cima de ponto alto nos 3 pontos de base.

Tapete barroco - pé do vaso (41) Tapete barroco - pé do vaso (42) Tapete barroco - pé do vaso (43)

15 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça ponto alto em cima de mais 2 pontos de base formando então o primeiro bloquinho com 3 pontos altos como na primeira carreira desta fase. Veja que temo uma sequência com 5 pontos altos porém faremos pontos altos apenas em mais 2 pontos de base após virar, contando com as correntes teremos os 3 pontos altos.

Tapete barroco - pé do vaso (44) Tapete barroco - pé do vaso (45)

16 – Faça uma corrente de espaço e trabalhe 1 bloquinho com 3 pontos altos no espaço de uma corrente… siga por toda a volta…

Tapete barroco - pé do vaso (46) Tapete barroco - pé do vaso (47) Tapete barroco - pé do vaso (49)

17 – No último espaço de uma corrente faça 1 bloquinho com 3 pontos altos, faça uma corrente de espaço, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima de ponto alto. Alongue o fio e corte. (Sempre deixo a sobra de fios, mais a frente esconderemos parte deles com pontos altos e faremos o acabamento). Se preferir pode fazer o arremate dos pontos.

Tapete barroco - pé do vaso (50) Tapete barroco - pé do vaso (52) Tapete barroco - pé do vaso (53) Tapete barroco - pé do vaso (54)

18 – Agora com o fio Barroco Maxcolor (1289) vamos iniciar uma carreira la do outro lado (oposto de onde terminamos a última carreira com o barroco natural) Assim trabalharemos esta única carreira com o amarelo ouro na parte correta do trabalho. Prenda com ponto baixo, faça duas correntes e mais 2 pontos altos sendo 1 em cima de cada ponto de base, no primeiro espaço de uma corrente faça apenas 2 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e siga com bloquinhos de 3 pontos altos nos espaços de uma corrente da volta anterior. Siga por toda a volta, esta volta é exatamente igual a penúltima que fizemos com o barroco natural. No final da carreira alongue e corte o fio.

Tapete barroco - pé do vaso (55) Tapete barroco - pé do vaso (56) Tapete barroco - pé do vaso (57) Tapete barroco - pé do vaso (58)

19 – Agora com o Barroco Decore vamos iniciar uma volta no avesso da peça. (no mesmo ponto que terminamos a carreira com o fio amarelo). Prenda com ponto baixo, faça duas correntes e faça mais 2 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e trabalhe um bloquinho com 3 pontos altos no espaço de uma corrente da volta anterior… siga por toda a volta da mesma forma que fizemos a última volta com barroco natural. No final alongue o fio e corte.

Tapete barroco - pé do vaso (59) Tapete barroco - pé do vaso (60) Tapete barroco - pé do vaso (61) Tapete barroco - pé do vaso (62) Tapete barroco - pé do vaso (63)

20 – De volta com o fio Barroco natural vamos trabalhar as voltas finais. Prenda o fio com ponto baixo no espaço da cava do tapete. Pode prender em qualquer ponto de base ou em um espaço de uma corrente… Siga fazendo ponto baixo até chegar no primeiro ponto alto do último bloquinho que forma o leque em barroco decore. Observe as imagens…

Tapete barroco - pé do vaso (64) Tapete barroco - pé do vaso (65) Tapete barroco - pé do vaso (66) Tapete barroco - pé do vaso (67) Tapete barroco - pé do vaso (68)

Veja que chegando no ultimo bloquinho em barroco decore faça ponto baixo apenas no primeiro ponto de base e ficará faltando 2 pontos de base para chegar no canto.

Tapete barroco - pé do vaso (69)

21 – Enrole o fio na agulha e faça ponto alto na mesma direção do 3ª ponto alto que forma o bloquinho feito na lateral, observe que contei da direita para a esquerda por ser esta a forma que trabalhamos o crochê [a menos que seja canhoto(a)]. Para facilitar, veja que é o ponto alto de base mais próximo do primeiro espaço de uma corrente.

Tapete barroco - pé do vaso (70) Tapete barroco - pé do vaso (71) Tapete barroco - pé do vaso (72)

22 – No espaço de uma corrente faça 1 ponto alto… siga fazendo ponto alto na direção dos pontos altos que formam os bloquinhos e ponto alto nos espaços de uma corrente…

Tapete barroco - pé do vaso (74) Tapete barroco - pé do vaso (75) Tapete barroco - pé do vaso (76) Tapete barroco - pé do vaso (77)

23 – O 17º ponto alto será feito na primeira corrente das 4 que formal o último ponto alto. (ah, mas no outro lado não tem apenas 16 correntes? Sim! Porém um dos pontos altos foi feito no ponto baixo que prende o cordão no canto da peça, lembrou?)

Tapete barroco - pé do vaso (78) Tapete barroco - pé do vaso (79) Tapete barroco - pé do vaso (80)

24 – Continuando o trabalho, faça duas correntes de espaço e faça ponto alto na mesma corrente que fizera o último ponto alto…

Tapete barroco - pé do vaso (81) Tapete barroco - pé do vaso (82)

25 – Faça 1 ponto alto no meio da corrente que forma o ponto alto da lateral e ponto alto na ponta do ponto alto onde iniciou a carreira seguinte… Veja que para cada ponto alto faremos 3 pontos alto sendo:

1 no inicio do ponto, 1 no meio do ponto e outro na ponta do ponto… Siga por toda esta lateral e teremos um total de 11 pontos altos.

Tapete barroco - pé do vaso (83) Tapete barroco - pé do vaso (84) Tapete barroco - pé do vaso (85) Tapete barroco - pé do vaso (86) Tapete barroco - pé do vaso (87) Tapete barroco - pé do vaso (88)

26 – Faça duas correntes e em seguida faça ponto alto no mesmo ponto de base formando o canto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente faça apenas 1 ponto alto…

Tapete barroco - pé do vaso (89) Tapete barroco - pé do vaso (90) Tapete barroco - pé do vaso (91) Tapete barroco - pé do vaso (92)

27 – Ao chegar no canto formado por leque e que já tem duas correntes de espaço faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos no mesmo espaço. Siga por todo o restante da volta normalmente e ao chegar no final da lateral repita os mesmos passos dos 2 primeiros cantos.

Tapete barroco - pé do vaso (93) Tapete barroco - pé do vaso (94) Tapete barroco - pé do vaso (95) Tapete barroco - pé do vaso (96) Tapete barroco - pé do vaso (97) Tapete barroco - pé do vaso (98) Tapete barroco - pé do vaso (99)

Veja que teremos novamente 11 pontos altos igual a outra aba…

Tapete barroco - pé do vaso (100)

28 – Siga com ponto alto na parte de dentro da aba como já fizemos do outro lado… Após o último ponto alto desta lateral prenda com ponto baixo no terceiro ponto de base do primeiro bloquinho formado com barroco decore, ou seja, pule 2 pontos de base da parte de dentro da cava e prenda com ponto baixo… siga com ponto baixo e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete barroco - pé do vaso (101) Tapete barroco - pé do vaso (102) Tapete barroco - pé do vaso (103) Tapete barroco - pé do vaso (104) Tapete barroco - pé do vaso (105) Tapete barroco - pé do vaso (106) Tapete barroco - pé do vaso (107)

29 – Inicie a próxima volta fazendo uma corrente e siga com ponto baixo em cima de ponto baixo até o penúltimo ponto de base. (Fazendo desta forma a cava de encaixe deste tapete ficará com 18cm. Se o pé do seu aparelho for mais estreito, ao invés de fazer ponto baixo até o penúltimo ponto de base, faça até que falte 2 pontos e então faça a lateral seguinte com pontos altos. Neste caso vou fazer com ponto baixo também para que não diminua a largura do encaixe)

Tapete barroco - pé do vaso (108) Tapete barroco - pé do vaso (109) Tapete barroco - pé do vaso (110)

Veja, se fossemos fazer novamente ponto alto, teríamos que parar faltando 2 pontos de base e repetir o que fizemos na primeira volta…

Tapete barroco - pé do vaso (111) Tapete barroco - pé do vaso (112)

30 – Chegando no penúltimo ponto de base, inicie ponto baixo na lateral seguinte a partir do segundo ponto alto de base, ou seja, o que fica na direção do espaço de uma corrente como mostrado na imagem. Siga por toda a lateral com ponto baixo em cima de cada ponto alto..

Tapete barroco - pé do vaso (113) Tapete barroco - pé do vaso (114) Tapete barroco - pé do vaso (115) Tapete barroco - pé do vaso (116) Tapete barroco - pé do vaso (117) Tapete barroco - pé do vaso (118)

31 – Faça 1 ponto baixo na primeira das duas correntes que forma o canto, em seguida vamos fazer ponto baixo pegando este ultimo ponto como base, veja que introduzi uma agulha de costura para que possa ver onde vou fazer o ponto baixo, observe que é no meio do último ponto baixo. Desta forma a lateral fica reta e não formando ondulações já que a lateral seguinte será feita com pontos altos.

Tapete barroco - pé do vaso (119) Tapete barroco - pé do vaso (120) Tapete barroco - pé do vaso (121) Tapete barroco - pé do vaso (122)

32 – Após o ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto na mesma corrente do cantinho que fizemos o ponto baixo que serviu de base para esta lateral.

Tapete barroco - pé do vaso (123) Tapete barroco - pé do vaso (124)

33 – Faça ponto alto no espaço de uma corrente que ainda sobrou no canto como mostra a imagem e siga com ponto alto em cima de ponto alto  por toda a lateral, contando com as correntes iniciais teremos um total de 16 pontos altos. Chegando no canto onde temos duas correntes faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos no mesmo espaço. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e sempre repita estes cantos até chegar na ultima lateral onde vamos mudar para ponto baixo ao invés de repetir o canto.

Tapete barroco - pé do vaso (125) Tapete barroco - pé do vaso (126) Tapete barroco - pé do vaso (127) Tapete barroco - pé do vaso (128) Tapete barroco - pé do vaso (129) Tapete barroco - pé do vaso (130) Tapete barroco - pé do vaso (131) Tapete barroco - pé do vaso (132) Tapete barroco - pé do vaso (133)

34 – Chegando na última lateral da segunda aba, veja que faremos apenas 1 ponto alto no espaço de duas correntes, o 15º ponto alto será feito na segunda corrente deste espaço como mostra a terceira imagem ficando igual o canto anterior da outra aba.

Tapete barroco - pé do vaso (134) Tapete barroco - pé do vaso (135) Tapete barroco - pé do vaso (136) Tapete barroco - pé do vaso (137)

35 – Para completar os 16 pontos altos e ficar igualzinho a outra lateral, faça duas correntes e em seguida prenda com ponto baixo no pé do ultimo ponto alto.

Tapete barroco - pé do vaso (138) Tapete barroco - pé do vaso (139)

36 – Agora basta seguir com ponto baixo por toda a lateral até o penúltimo ponto, passe para a outra lateral com ponto baixo no segundo ponto de base, siga com ponto baixo e finalize com ponto baixíssimo na corrente de espaço que fizemos ao iniciar a volta.

Tapete barroco - pé do vaso (140) Tapete barroco - pé do vaso (141) Tapete barroco - pé do vaso (142) Tapete barroco - pé do vaso (143) Tapete barroco - pé do vaso (145)

37 – A terceira volta com o Barroco Natural será igual a última volta que terminamos, exceto nos cantinhos formados por leques que ao invés de fazer duas correntes de espaço faremos um ponto picô.

Tapete barroco - pé do vaso (146) Tapete barroco com flor de algodão (136) Tapete barroco com flor de algodão (137) Tapete barroco com flor de algodão (138) Tapete barroco com flor de algodão (139) Tapete barroco - pé do vaso (147)

Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo ou corte o fio e finalize com agulha de tapeceiro da mesma forma que ensinei ao fazer a base da flor. Estou cortando o fio para não seguir mais uma volta com ponto baixo dentro da cava, isto diminuiria o espaço de encaixe no aparelho. Caso seu aparelho tenha o pé mais fino não precisa cortar o fio, lembre-se que se não cortar será preciso ainda mais duas voltas e isso tem que ser levando em conta no quanto vai diminuir.

Tapete barroco - pé do vaso (148) Tapete barroco - pé do vaso (149) Tapete barroco - pé do vaso (150) Tapete barroco - pé do vaso (151)

38 – Agora ainda com o fio Barroco Natural, vamos iniciar no cantinho da cava porém no avesso da peça. Faremos uma carreira de ida no avesso da peça e ao virar para voltar estaremos no lado correto da peça.

Tapete barroco - pé do vaso (152) Tapete barroco - pé do vaso (153)

39 – Prenda com ponto baixo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto da ponta da aba de encaixe. (veja a imagem do passo anterior para ter certeza de onde inicia, lembre-se, a peça está no avesso).

Tapete barroco - pé do vaso (154) Tapete barroco - pé do vaso (155)

40 – Faça uma corrente, siga com mais 2 pontos baixos em cima dos pontos altos. Faça 7 correntes, pule 3 pontos de base e faça 5 pontos baixos.

Tapete barroco - pé do vaso (156) Tapete barroco - pé do vaso (157) Tapete barroco - pé do vaso (158) Tapete barroco - pé do vaso (159) Tapete barroco - pé do vaso (160) Tapete barroco - pé do vaso (161)

41 – Novamente 7 correntes, pule 3 pontos de base e faça mais 5 pontos baixos chegando no canto do tapete. Faça 7 correntes e na lateral seguinte inicie no primeiro ponto de base e faça 5 pontos baixos. Antes de continuar leia o próximo passo…

Tapete barroco - pé do vaso (162) Tapete barroco - pé do vaso (163) Tapete barroco - pé do vaso (164)

42 – Agora vamos trabalhar a lateral do tapete, teremos um total de 8 alças com 7 correntes sem contar os cantos. Para que fique correto terminando com pontos baixos no canto seguinte você vai precisar fazer da seguinte forma:

Na lateral oposta faça o inverso desta, na primeira alça pule 4, na segunda pule 3… para ficar coerente com esta lateral.

Tapete barroco - pé do vaso (165) Tapete barroco - pé do vaso (166) Tapete barroco - pé do vaso (167) Tapete barroco - pé do vaso (168) Tapete barroco - pé do vaso (169)

43 – Na frente do tapete (oposto a cava de encaixe) teremos um total de 7 alças. Somente na 4ª alça pule 3 pontos de base, em todas as outras pule 4 pontos de base e esta lateral também ficará correta.

Tapete barroco - pé do vaso (170) Tapete barroco - pé do vaso (171) Tapete barroco - pé do vaso (172)

44 – Ao chegar na ponta da aba de encaixe, faça duas alças e pule apenas 3 pontos de base, desta forma terminará com 3 pontos altos como no inicio.

Tapete barroco - pé do vaso (173) Tapete barroco - pé do vaso (174)

45 – Vire o trabalho, faça ponto baixo no mesmo ponto de base (no último. Enrole o fio na agulha e faça 11 pontos altos na primeira alça.

Tapete barroco - pé do vaso (175) Tapete barroco - pé do vaso (176) Tapete barroco - pé do vaso (177)

46 – Prenda com ponto baixo no 3º ponto baixo dos 5 que tem após a alça, em seguida novamente 11 pontos altos na segunda alça… Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no último ponto baixo ou corte o fio e finalize com a ajuda de uma agulha de tapeceiro.

Tapete barroco - pé do vaso (178) Tapete barroco - pé do vaso (179) Tapete barroco - pé do vaso (180)

47 – De volta com o fio Barroco Maxcolor amarelo, inicie no meio da cava com ponto baixo, siga por toda a lateral com ponto baixo em cima de ponto baixo.

Tapete barroco - pé do vaso (181) Tapete barroco - pé do vaso (182) Tapete barroco - pé do vaso (183)

48 – Ao chegar no ponto baixo que inicia o primeiro semicírculo, faça uma corrente e 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Siga com ponto baixo em cima de ponto alto do semicírculo, Temos 11 pontos, ao chegar no 6º ponto faça um picô, em seguida faça ponto baixo no mesmo ponto de base e siga com mais 4 pontos baixos, vai sobrar 1 ponto do semicírculo.

Tapete barroco - pé do vaso (184) Tapete barroco - pé do vaso (185) Tapete barroco - pé do vaso (186) Tapete barroco - pé do vaso (187) Tapete barroco - pé do vaso (188) Tapete barroco - pé do vaso (189) Tapete barroco - pé do vaso (190)

49 – Siga para o segundo semicírculo, pule o primeiro ponto de base, faça 5 pontos baixos, faça o ponto picô e ponto baixo no mesmo ponto de base e siga com ponto baixo até o penúltimo ponto. Chegamos no canto do tapete… No semicírculo do canto, faça ponto baixo desde o primeiro ponto de base, assim não ficará repuxando. Se seus pontos forem mais apertados, faça 2 pontos baixos juntos no terceiro e no 9ª ponto de base. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou corte o fio e finalize com a ajuda de agulha de tapeceiro.

Tapete barroco - pé do vaso (191) Tapete barroco - pé do vaso (192)

Tapete pronto!

Tapete barroco - pé do vaso (195) Tapete barroco - pé do vaso (197) Tapete barroco - pé do vaso (201) Tapete barroco - pé do vaso (204) Tapete barroco - pé do vaso (205) Tapete barroco - pé do vaso (210) Tapete barroco - pé do vaso (211)

Espero que tenham gostado do resultado e que você também faça seu tapete para decorar sua casa ou reforçar seus ganhos.

Forte abraço,

Samuel R. Ramos.

41 comentários em “Jogo de banheiro barroco – Tapete para pé do vaso

  1. Ola samuel tudo bem? Eu estou fazendo essa peca mas infelizmente o encaixe deu errado ficou pequeno pro pe do vaso e gostaria de saber se da pra fazer algumas voltas a mais no tapete antes de comecar fazer as cavas pro encaixe se corre o risco de no final dar errado os pontos falo na finalizacao do tapete e acabar perdendo o trabalho aguardo a resposta muito grata abracos

    1. Oi Natlalia, da certo sim fazer as voltas a mais e infelizmente a contagem de pontos para fazer a finalização pode não dar certinho. Entendo sua preocupação justamente por conta dos cantos do trabalho… mas neste caso faça a contagem de pontos antes de iniciar o acabamento e divida de forma que dê certo fazer o canto.
      É fácil contar, no meu caso precisava de múltiplo de 8 e no finalzinho na parte de traz sobrando 3 no cantinho. Pode ser que o seu fique com contagem diferente… neste caso faça o intervalo de 4 pontos por exemplo entre uma alça e outra… neste caso seria multiplo de 9…

      Não é tão difícil, tente, não desista!

    1. Oi Emília, se o pé do seu vaso for maior precisa adaptar fazendo algumas voltas a mais antes de iniciar a cava para dar certo em seu aparelho sanitário.

      Deixei a medida da cava no passo a passo deste trabalho,

      Grato,

  2. Boa tarde Neila quero comecar esse jogo de banheiro, mas nao entendi muito bem o modelo da flor , para ser mais exata a parte das folhas, pode me dizer onde acho o pap delas? Obrigada e parabens seus trabalhos sao lindos.

  3. Boa tarde. Estou executando esse tapete, e gostaria de saber qual a quantidade de de pontos que deve ter a última carreira de ponto alto antes das alças do acabamento… estou fazendo a volta das alças, mas não fecha nos pontos certos conforme você descreve, e meu erro pode estar na volta anterior… vv pode me ajudar?
    Aproveito para parabenizar sua dedicação a esse site e a essa arte tão bonita.

    1. Olá Carla, faça o download do gráfico que tem no início da postagem! Com ele dá pra você contar os pontos a cada volta.

  4. Ola ..gostaria primeiro de agradecer por ensinar tanta beleza em croche muita bondade sua .Deus te abençoe.
    Mais preciso de uma ajuda.fiz o tapete do pe do vaso e ficou pequeno para o meu vaso teria q ser mais largo o encaixe,fiz o barroco e fiz o oval os dois ficou pequeno como faço para ficar correto meu tapete?obrigada e grande abraço.

    1. Olá Micheli, muito obrigado pelo carinho!
      Olha, este encaixe fica com 18cm, para fazer o encaixe maior basta deixar para iniciar o encaixe nas voltas seguintes. Vale a pena medir a altura do seu ponto alto para saber exatamente quantas voltas precisa a mais antes de iniciar o encaixe. Ex. digamos que meu ponto tenha cerca de 1cm de altura, então se eu adiar o início do encaixe uma volta a mais o espaço já ficaria com 20cm já que teria 2cm a mais por ser dos 2 lados… Assim você consegue saber exatamente quantas voltas a mais precisaria.

      1. Muito obrigada.vou fazer novamente tomara q de certo …amooo de mais o blog .ja fiz varios trabalhos com seu paps.obrigada mesmo sao todos lindos ,lindos mesmo.so faço tapetes do blog e tenho conseguido fazer tudo certinho.grande abraço.bjos.

        1. Já estou na torcida para que fique certinho seu tapete Micheli. Agradeço o carinho e fico feliz por estar sendo útil em seus trabalhos. Grande beijo!

  5. Boa tarde!

    Tudo bem?

    Achei esse trabalho maravilhoso, bem como os demais… gostaria de pedir uma ajuda, pois não consegui executar a flor… contei os pontos para fazer o anel, mas as minhas alças sempre ficam com uma a menos (na parte da estrelinha e consequentemente as de trás)… não consegui encontrar meu erro! Obrigada

    1. Oi Daniela, talvez na hora que finaliza o círculo central esteja fazendo o ponto no ponto alto e não as correntes iniciais. Ao completar o círculo central confira para ver se ficou com 16 pontos altos. Pode ser isso.

  6. Muito lindo seu trabalho, que você continue fazendo trabalhos lindos como esse para nos inspirar.

  7. lindo ! eu fiz o tapete seguindo todos os passo a passo DEU certinho ficou perfeito maravilhoso agora vou tentar fazer mas esse vç ensina DIVINAMENTE VÇ É NOTA 1000…………

  8. Boa noite minha flor!

    Muito obrigada por compartilhar seus ensinamentos!
    Lindo demais este trabalho, maravilhoso!!!
    Parabéns pelos belos trabalhos e fico encantada com o seu site!

    Feliz 2016

    Abraços!

  9. Muito lindo, como tudo por aqui! Dá vontade de fazer tudo!!!!!
    Depois q eu terminar um que começei com a flor bergamota, farei um jogo lindo deste pra mim!