O Tapete Coruja de Crochê é muito mais do que uma peça utilitária; é um clássico que une a simbologia da sabedoria com a delicadeza do feito à mão. Embora a coruja real consiga girar o pescoço em 270°, a nossa versão em crochê é ainda mais versátil: podemos criá-la em todas as cores e estilos, desde tons sóbrios até versões “POP” bem coloridas.

Neste tutorial detalhado, vamos aprender a confeccionar a Parte 1, que consiste no corpo oval do tapete. O diferencial desta peça é o acabamento impecável e o formato que se encaixa perfeitamente em conjuntos de banheiro.

Base do Tapete Coruja finalizada


MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Barbante fio nº 6 na cor Marrom;
  • Barbante fio nº 6 na cor Preta;
  • Barbante multicolorido nº 6 (tons de marrom/mesclado);
  • Barbante multicolorido nº 6 (tons de amarelo – para os olhos na parte 2);
  • Agulha para crochê 3.0mm;
  • Tesoura e agulha de tapeceiro para acabamentos.

Dica de Estilo: Para uma coruja com efeito “peludinho”, você pode substituir o barbante marrom por um fio de textura felpuda. Nesse caso, utilize agulha 3.5mm e trabalhe os pontos pelo avesso para que os pelos fiquem mais concentrados na frente da peça.

Tamanho final desta etapa: 45cm x 40cm
Tamanho final do tapete completo: 62cm x 40cm


PASSO A PASSO: BASE OVAL (CORPO)

1. Início e Primeiras Carreiras

01 – Com o barbante Marrom, inicie com 19 correntes. Volte na 5ª corrente e faça um ponto alto. Siga fazendo um ponto alto em cada corrente restante. Contando com as correntes iniciais, você terá 16 pontos altos.

Início das correntes
Primeira carreira de pontos altos

02 – Na última corrente da base (onde está o 16º ponto), trabalhe mais 5 pontos altos para criar a curva (totalizando 6 pontos na mesma base). Agora, trabalhe 16 pontos altos do outro lado da corrente. Na última corrente da outra extremidade, repita os 5 pontos altos de aumento. Feche com ponto baixíssimo. Total: 42 pontos altos.

2. Evolução da Base Oval (Voltas 2 a 7)

03 ao 06 – Continue as voltas mantendo os 16 pontos altos nas laterais retas. Na parte oval, os aumentos seguem a lógica do crochê circular para que o tapete não mude de forma. Na 2ª volta, a parte oval deve ter 11 pontos altos.

07 – Na 3ª volta, trabalhe os aumentos na parte oval intercalando 3 pontos simples e 2 pontos juntos (aumentos). Mantenha a lateral de 16 pontos sem aumentos para não deformar o comprimento.

Aumentos na parte oval
Base oval crescendo

3. Técnica de Fio Conduzido (Voltas 8 a 11)

12 – Na 8ª volta, introduziremos o barbante mesclado. Não corte o fio marrom. Vamos utilizar a técnica de fio conduzido: você trabalha com a cor nova enquanto “esconde” e guia a cor anterior por dentro dos pontos.

13 – Inicie o ponto alto com a cor marrom, mas finalize a última laçada com o fio mesclado. Siga trabalhando na parte oval fazendo aumentos a cada 2 pontos altos. Lembre-se de trocar para o marrom novamente antes de iniciar a lateral reta de 16 pontos.

Técnica de condução de fio
Visualização da troca de cores

14 e 15 – Siga as voltas 9 e 10 respeitando as trocas de cores. Na volta 10, trabalhe 13 pontos altos simples e 1 aumento na parte mesclada. A parte marrom continua apenas com pontos sobre pontos.

16 – Na 11ª volta, não teremos aumentos. Trabalhe ponto sobre ponto respeitando as cores. Ao finalizar, arremate os fios. O resultado será um tapete oval com as extremidades mescladas, pronto para receber a cabeça da coruja.


Concluímos a primeira parte do nosso Tapete Coruja! Agora você já tem o corpo da peça pronto. Essa base oval é fundamental para que o restante do trabalho fique simétrico e bonito.

Muito obrigado por acompanhar o nosso trabalho aqui no site e no canal; é uma satisfação imensa ter você conosco em cada ponto! Não deixe de conferir as próximas etapas para completar o seu conjunto:

Para não perder nenhuma novidade e conferir aulas exclusivas em vídeo, siga-nos em nossas redes sociais e inscreva-se no canal:

Até a próxima!