Tapete Lavanda – passo a passo parte 3 | Croche.com.br

Tapete Lavanda – passo a passo parte 3

Esta é a terceira e última parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE LAVANDA. Se você está procurando o início do tapete temos os links:

O tapete lavanda foi todo confeccionado com fios Barroco. Nas flores e acabamento utilizei o Barroco Multicolor, já na parte branca utilizei o Barroco Maxcolor nº6. A medida do tapete pronto é 110cm x 67cm

1

MATERIAIS

Agora com o fio Barroco Multicolor 9353 vamos fazer o acabamento iniciando na largura do trabalho. Logo após o cantinho pule 5 pontos de base e prenda o fio com ponto baixo no 6º ponto.

Tapete lavanda - Passo a passo (151)

Faça 3 correntes, pule 2 pontos e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo e novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete lavanda - Passo a passo (152) Tapete lavanda - Passo a passo (153) Tapete lavanda - Passo a passo (154)

Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete lavanda - Passo a passo (155) Tapete lavanda - Passo a passo (156)

Agora só seguir repetindo… Faça 3 correntes, pule 2 pontos e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo e novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Quando chegar no canto faça 6 correntes e prenda no cantinho do trabalho.

Tapete lavanda - Passo a passo (157) Tapete lavanda - Passo a passo (158) Tapete lavanda - Passo a passo (159)

Agora vamos trabalhar no comprimento e teremos alterações para que fique certinho, então atente-se aos próximos passos. Logo após prender no canto faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete lavanda - Passo a passo (160) Tapete lavanda - Passo a passo (161)

Esta primeira sequência é igual ao que fizemos na largrua… Faça 3 correntes, pule 2 pontos e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo e novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Em seguida faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete lavanda - Passo a passo (162)

Agora sim teremos alteração, Logo após a segunda alça grande (que tem 6 correntes) Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo, faça 4 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo. Para completar a sequência faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete lavanda - Passo a passo (163) Tapete lavanda - Passo a passo (164) Tapete lavanda - Passo a passo (165)

Observe que das alças menores a do meio tem 4 correntes e pulando 3 pontos, teremos então uma alça com 6 correntes pulando 5 pontos de base. Agora atenção: A primeira sequência de 3 alças menores foram todas com 3 correntes, a segunda sequência já temos a do meio com 4 correntes… Faça mais duas sequências igual a última sendo 3 alças menores com a do meio contendo 4 correntes e vamos chegar exatamente na metade do tapete.

Tapete lavanda - Passo a passo (166) Tapete lavanda - Passo a passo (167) Tapete lavanda - Passo a passo (168)

Já fizemos 4 sequências de alças pequenas separadas por alça grande de 6 correntes, a 5ª sequência faça igual a primeira… as 3 alças com 3 correntes pulando 2 pontos de base, vai ficar igual o que fizemos na largura também.

Tapete lavanda - Passo a passo (169)

Para completar o comprimento do tapete faça 3 sequências sendo a alça menor do meio com 4 correntes e pulando 2 pontos de base, já a última sequência ficará igual a primeira. Todas pulando apenas 2 pontos de base. Se fez tudo certinho vão sobrar exatos 5 pontos antes de chegar no cantinho… faça alça com 6 correntes e prenda com ponto baixo no canto do trabalho.

Tapete lavanda - Passo a passo (170) Tapete lavanda - Passo a passo (171) Tapete lavanda - Passo a passo (172)

Agora só seguir contornando e finalizar com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. (É normal formar ondulação no tapete após esta volto por conter alças com mais pontos que o comprimento e largura do tapete, a tendência é  normalizar nas próximas voltas).

Tapete lavanda - Passo a passo (173) Tapete lavanda - Passo a passo (174)

Após finalizar com ponto baixíssimo teremos logo a frente uma alça com 3 correntes, faça ponto baixíssimo em duas destas correntes e em seguida faça ponto baixo abraçando a laça, veja que fica bem no meio da alça mesmo fazendo 2 pontos baixíssimos.

Tapete lavanda - Passo a passo (175) Tapete lavanda - Passo a passo (176)

Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte. Novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte.

Tapete lavanda - Passo a passo (177) Tapete lavanda - Passo a passo (178) Tapete lavanda - Passo a passo (179)

Agora sem fazer corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça 4 pontos altos na alça de 6 correntes. Faça duas correntes de espaço e novamente 4 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete lavanda - Passo a passo (180) Tapete lavanda - Passo a passo (181) Tapete lavanda - Passo a passo (182) Tapete lavanda - Passo a passo (183)

Sem fazer corrente de espaço, prenda com ponto baixo na alça seguinte. Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na segunda alça, novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça. Agora só seguir repetindo… na alça com 6 correntes são 4 pontos altos, duas correntes e 4 pontos altos… siga até chegar no canto onde faremos diferente.

Tapete lavanda - Passo a passo (184) Tapete lavanda - Passo a passo (185) Tapete lavanda - Passo a passo (186) Tapete lavanda - Passo a passo (187) Tapete lavanda - Passo a passo (184)

Chegando no canto faça 8 pontos altos na primeira alça, faça duas correntes e faça 8 pontos altos na alça seguinte.

Tapete lavanda - Passo a passo (190) Tapete lavanda - Passo a passo (191) Tapete lavanda - Passo a passo (192)

Sem corrente de espaço prenda com ponto baixo e agora só seguir repetindo… Todas as alças são com 3 correntes mesmo após prender com na alça que fizemos com 4 correntes… Ou seja, basta seguir repetindo por toda a volta e nos cantos fazer igual ao que expliquei no passo anterior. Finalize a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete lavanda - Passo a passo (193) Tapete lavanda - Passo a passo (194) Tapete lavanda - Passo a passo (195)

Para iniciar mais uma volta faça ponto baixíssimo em duas das 3 correntes e em seguida faça ponto baixo abraçando a alça.

Tapete lavanda - Passo a passo (196) Tapete lavanda - Passo a passo (197)

Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte.

Tapete lavanda - Passo a passo (198) Tapete lavanda - Passo a passo (199)

Faça 4 correntes de espaço e faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes que fica após os 4 pontos altos.

Tapete lavanda - Passo a passo (200) Tapete lavanda - Passo a passo (201)

Faça duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete lavanda - Passo a passo (202)

Faça 4 correntes, prenda com ponto baixo na primeira alça, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte.

Tapete lavanda - Passo a passo (203) Tapete lavanda - Passo a passo (204) Tapete lavanda - Passo a passo (205) Tapete lavanda - Passo a passo (206)

Agora só seguir repetindo… são 4 correntes antes de fazer o leque dentro do espaço de duas correntes… faça até chegar no canto onde faremos diferente.

Tapete lavanda - Passo a passo (207) Tapete lavanda - Passo a passo (208) Tapete lavanda - Passo a passo (209)

Chegando no canto faça 9 correntes, faça 2 pontos altos dentro do espaço do canto, faça 3 correntes e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça 9 correntes e prenda com ponto baixo na primeira alça. Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, cortar o fio e arrematar. A última volta faremos com o fio lilás 9587 (o mais claro)

Tapete lavanda - Passo a passo (210) Tapete lavanda - Passo a passo (211) Tapete lavanda - Passo a passo (212) Tapete lavanda - Passo a passo (213) Tapete lavanda - Passo a passo (214) Tapete lavanda - Passo a passo (215)

Amarre o fio na alça de 3 correntes e prenda com ponto baixo.

Tapete lavanda - Passo a passo (216) Tapete lavanda - Passo a passo (217)

Sem fazer correntes de espaço, enrole o fio na agulha e faça 5 pontos altos na alça de 4 correntes. Faça uma corrente de espaço e faça 2 pontos altos dentro leque.

Tapete lavanda - Passo a passo (218) Tapete lavanda - Passo a passo (219) Tapete lavanda - Passo a passo (220)

Faça uma sequência de 3 pontos picô. Para fazer o ponto picô basta fazer 3 correntes e prender com ponto baixo no pé das correntes, em seguida faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das 3 correntes, novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes e teremos os 3 pontos picôs.

Tapete lavanda - Passo a passo (221)

Faça 2 pontos altos dentro do mesmo leque, faça uma corrente de espaço e em seguida faça 5 pontos altos na alça seguinte.

Tapete lavanda - Passo a passo (222) Tapete lavanda - Passo a passo (223) Tapete lavanda - Passo a passo (224)

Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes. Siga repetindo e apenas no canto faremos diferente…

Tapete lavanda - Passo a passo (225) Tapete lavanda - Passo a passo (226)

Na alça do canto faça 10 pontos altos, uma corrente de espaço e 2 pontos altos dentro do leque.

Tapete lavanda - Passo a passo (227) Tapete lavanda - Passo a passo (228)

Faça 2 pontos picô, ponto alto dentro do leque e novamente 2 pontos picôs… veja que detalhei como fazer ponto picô em sequência…

Tapete lavanda - Passo a passo (229) Tapete lavanda - Passo a passo (230) Tapete lavanda - Passo a passo (231) Tapete lavanda - Passo a passo (232) Tapete lavanda - Passo a passo (233) Tapete lavanda - Passo a passo (234) Tapete lavanda - Passo a passo (235)

Em seguida faça 2 pontos altos dentro do leque, uma corrente de espaço e 10 pontos altos na alça de 9 correntes.

Tapete lavanda - Passo a passo (236) Tapete lavanda - Passo a passo (237) Tapete lavanda - Passo a passo (238)

Prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte…siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de agulha de tapeceiro, corte o fio e arremate.

Tapete lavanda - Passo a passo (239)

Tapete prontinho!

Tapete lavanda (1) Tapete lavanda (3) Tapete lavanda (4) Tapete lavanda (5) Tapete lavanda (7) Tapete lavanda (8) Tapete lavanda (10) Tapete lavanda (11)

Chegamos ao final do passo a passo e espero que tenham gostado resultado. Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe este passo a passo nas redes sociais.

Deixo meu abraço, desejo tudo de bom e volto assim que possível com novidade :)

Samuel Ramos

Parte 1 

Parte 2

One thought on “Tapete Lavanda – passo a passo parte 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.