Tapete retangular – Parte 2 | Croche.com.br

Tapete retangular – Parte 2

Esta é a segunda parte do passo a passo. Para ver o início deste trabalho confira o link abaixo:

Vamos concluir o trabalho?

MATERIAIS

24 – Faltam poucas voltas para completar nosso trabalho, esta é a segunda parte do passo a passo. Se você está procurando como iniciar o trabalho siga os links acima!

Tapete retangular com flor cravo (180) Tapete retangular com flor cravo (177)

25 – 7ª volta – Com o fio Maxcolor branco – Veja que iniciei a volta com ponto alto falso, o mesmo que expliquei no VÍDEO. Observe também que iniciei a volta faltando apenas 4 pontos para chegar no canto, é proposital e fica melhor para fazer a finalização de cada volta.  Após fazer o primeiro ponto alto faça mais 3 pontos altos e chegará no canto do tapete, no canto faça como na volta anterior, são 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… siga com ponto alto em cima de ponto alto por mais 5 pontos de base.

Tapete retangular com flor cravo (99) Tapete retangular com flor cravo (100) Tapete retangular com flor cravo (101)

26 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 3 pontos altos (sendo 1 em cada ponto de base) Veja que eles ficam na mesma direção do bloquinho que foi feito na 5ª volta.

Tapete retangular com flor cravo (102) Tapete retangular com flor cravo (103)

27 – Após o bloquinho faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 3 pontos altos novamente… siga por toda a lateral e só faremos diferente ao chegar no próximo canto.

Tapete retangular com flor cravo (104) Tapete retangular com flor cravo (105) Tapete retangular com flor cravo (106)

28 – Chegando no canto observe que teremos uma sequência de 7 pontos altos, 5 pontos altos em cima dos pontos de base e mais 2 dentro do canto. Faça duas correntes, mais 2 pontos altos no mesmo espaço e uma sequência de 5 pontos altos novamente para só depois começar a intercalar com uma corrente de espaço… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Observe que iniciamos a volta com apenas 4 pontos altos, então faça o ponto alto que falta para completar a sequência antes de finalizar a volta.

Tapete retangular com flor cravo (107) Tapete retangular com flor cravo (108) Tapete retangular com flor cravo (109) Tapete retangular com flor cravo (111) Tapete retangular com flor cravo (112) Tapete retangular com flor cravo (114) Tapete retangular com flor cravo (115) Tapete retangular com flor cravo (116) Tapete retangular com flor cravo (117) Tapete retangular com flor cravo (118) Tapete retangular com flor cravo (119) Tapete retangular com flor cravo (120) Tapete retangular com flor cravo (121) Tapete retangular com flor cravo (122) Tapete retangular com flor cravo (123) Tapete retangular com flor cravo (124) Tapete retangular com flor cravo (125)

29 – 8ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o início alongando o fio e fazendo o ponto alto falso como explicado no VÍDEO. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, nos cantos faça como na volta anterior… siga por toda a volta sempre fazendo ponto alto em cima de ponto alto e corrente de espaço na direção dos espaços da volta anterior…

Tapete retangular com flor cravo (127) Tapete retangular com flor cravo (128) Tapete retangular com flor cravo (130) Tapete retangular com flor cravo (131) Tapete retangular com flor cravo (132)

30 – Veja que não tem segredo, onde tem ponto alto faça ponto alto, onde tem espaço faça espaço… nos cantos são sempre 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… Repita por mais 5 voltas.

Tapete retangular com flor cravo (133) Tapete retangular com flor cravo (134)

31 – No total teremos 7 voltas com o fio branco após o detalhe colorido. Finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro, corte o fio e arremate.

Tapete retangular com flor cravo (135) Tapete retangular com flor cravo (136) Tapete retangular com flor cravo (137)

32 – Para o acabamento vamos utilizar o fio Maxcolor 7136 novamente. Amarre o fio no último espaço antes de chegar em um dos cantos. Se você fez tudo correto o acabamento vai ficar certinho também.

Tapete retangular com flor cravo (138) Tapete retangular com flor cravo (139)

33 – Após amarrar faça ponto baixo, vamos pular 3 pontos de base e no quarto ponto fazer um “cogumelo”.

Tapete retangular com flor cravo (140) Tapete retangular com flor cravo (141) Tapete retangular com flor cravo (142)

34 – Faça 3 pontos altos no mesmo ponto de base, faça duas correntes e em seguida faça 2 pontos altos pegando o terceiro ponto (dos 3 que fizemos juntos) como alça. Observe as imagens:

Tapete retangular com flor cravo (143) Tapete retangular com flor cravo (144) Tapete retangular com flor cravo (145) Tapete retangular com flor cravo (146) Tapete retangular com flor cravo (147)

35 – Faça 3 pontos altos no mesmo ponto de base (no 4ª ponto alto onde já tem 3 pontos altos) Veja que indiquei com a agulha.

Tapete retangular com flor cravo (148) Tapete retangular com flor cravo (149)

36 – Pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete retangular com flor cravo (150)

37 – Enrole o fio na agulha, pule 3 pontos de base e faça outro cogumelo da mesma forma que fizemos o primeiro… pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete retangular com flor cravo (151) Tapete retangular com flor cravo (152) Tapete retangular com flor cravo (153)

Observe que após prender com ponto baixo faltam apenas 3 pontos de base para chegar no canto.

Tapete retangular com flor cravo (154)

38 – Faça uma corrente de espaço, faça o terceiro cogumelo no canto (nas duas correntes de espaço) Após o cogumelo faça uma corrente de espaço, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo…

Tapete retangular com flor cravo (155) Tapete retangular com flor cravo (156) Tapete retangular com flor cravo (157) Tapete retangular com flor cravo (158)

39 – Siga repetindo e veja que chegará na primeira corrente de espaço prendendo com ponto baixo. Agora basta seguir intercalando. Após prender com ponto baixo faça cogumelo no segundo espaço de uma corrente, prenda com ponto baixo no terceiro… Se fez as voltas anteriores corretamente vai completar a volta prendendo com ponto baixo no último espaço de uma corrente, seguindo as instruções anteriores vai terminar com um “cogumelo” no canto também… Siga port toda a volta, finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro, corte as sobras de fio e o tapete estará pronto!

Tapete retangular com flor cravo (159) Tapete retangular com flor cravo (160) Tapete retangular com flor cravo (161) Tapete retangular com flor cravo (162) Tapete retangular com flor cravo (163) Tapete retangular com flor cravo (164) Tapete retangular com flor cravo (165) Tapete retangular com flor cravo (166)

Veja o resultado!

Tapete retangular com flor cravo (167) Tapete retangular com flor cravo (169) Tapete retangular com flor cravo (170) Tapete retangular com flor cravo (171) Tapete retangular com flor cravo (174) Tapete retangular com flor cravo (176) Tapete retangular com flor cravo (177) Tapete retangular com flor cravo (180) Tapete retangular com flor cravo (181)

Parece que a mascote aprovou :)

Tapete retangular com flor cravo (184) Tapete retangular com flor cravo (190) Tapete retangular com flor cravo (193) Tapete retangular com flor cravo (196)

Espero que tenham gostado de mais este trabalho. Agradeço o carinho de todos que visitam o blog.

Um forte abraço e até o próximo!

29 comentários em “Tapete retangular – Parte 2

  1. Bom dia!
    Esta flor desse tapete é a mesma do tapete publicado no pinterest? a flor daquele tapete retangular é na cor marrom e parece ser diferente desta que vc fez no mesmo modelo do tapete.

  2. Boa tarde Samuel! Gostaria de aumentar ele para que ficasse com 90 cm. Nesse caso teria que aumentar as carreiras mas não sei quantas posso para casar com o bico.
    Se tiver como, quantas carreiras posso aumentar?

    1. Oi Daluane, basta fazer numero impar de voltas após a volta que foi feita com o fio colorido. Veja que fiz 7 voltas… então basta você fazer 9… 11…13… e vai dar certo o acabamento :)

    1. Oi Mari, neste caso o que aumenta/diminui é a quantidade de flores. Se utilizar mais flores ele ficará maior, se utilizar menos flores ele ficará menor… a maneira de fazer será sempre a mesma.

  3. Como é bom ter pessoa como você Samuel, que tem a humildade de ensinar esta arte linda que é o croché, adorei tds os trabalhos publicados aqui, vou aos poucos fazer tds, meus muito obrigada!