Tapete retangular | Croche.com.br

Tapete retangular

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar um TAPETE RETANGULAR. Este é um modelo de tapete que já faço a bastante tempo, um modelo simples mas que sempre me cobram o passo a passo.

Utilizei a FLOR CRAVO, mas você pode substituir esta flor por qualquer outra de sua preferência ou se quiser fazer o tapete sem flor pode substituir por um quadradinho semelhante ao que postei recentemente aqui no blog, veja: FLOR SEM RELEVO – BASE QUADRADA

Disponibilizei também um VÍDEO explicando como iniciar a volta com PONTO ALTO FALSO, serve para substituir as tradicionais correntinhas que formam o primeiro ponto alto. É bem fácil fazer e o resultado é maravilhoso! Para ver o vídeo clique AQUI.

Vamos ao passo a passo?

MATERIAIS

01 – Abaixo a imagem do tapete pronto, confeccionado com 3 flores mede 86 cm x 50 cm.

1 2

02 – Utilizei a FLOR CRAVO que já temos o passo a passo no blog e você pode conferir clicando AQUI. Para confeccionar as flores utilizei  os fios Barroco multicolor 9368, 9461 e 9392. Pérolas para acabamento.

Tapete retangular com flor cravo (1) Tapete retangular com flor cravo (2)

03 – Com a flor pronta amarre o fio Barroco Maxcolor branco em um dos 4 cantos da flor. Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço formando um leque.

Tapete retangular com flor cravo (3) Tapete retangular com flor cravo (4) Tapete retangular com flor cravo (5)

04 – Faça uma corrente e no espaço antes da próxima folha faça um bloquinho com 3 pontos altos. Observe que o bloquinho fica pegando a base da flor e a alça de correntes que tem entre uma folha e outra.

Tapete retangular com flor cravo (6) Tapete retangular com flor cravo (7)

05 – Faça uma corrente de espaço e no espaço seguinte faça bloquinho novamente… Faça uma corrente de espaço e no canto seguinte faça novamente o leque formando o segundo canto do trabalho.

Tapete retangular com flor cravo (8) Tapete retangular com flor cravo (9) Tapete retangular com flor cravo (10) Tapete retangular com flor cravo (11)

06 – Siga intercalando e finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto. Teremos então uma base quadrada como apresentado nas imagens.

Tapete retangular com flor cravo (12) Tapete retangular com flor cravo (13) Tapete retangular com flor cravo (14) Tapete retangular com flor cravo (16)

07 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e também na primeira das duas correntes que formam o canto do leque. Em seguida faça ponto baixo dentro do leque, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque como mostrado na imagem.

Tapete retangular com flor cravo (17) Tapete retangular com flor cravo (18) Tapete retangular com flor cravo (19)

08 – Faça uma corrente de espaço e faça bloquinho entre os bloquinhos da volta anterior… Dentro do leque onde formam os cantos siga fazendo leque… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo e arremate ou finalize com auxílio de uma agulha de tapeceiro. No próximo passo explicarei como finalizar com agulha de tapeceiro.

Tapete retangular com flor cravo (20) Tapete retangular com flor cravo (21) Tapete retangular com flor cravo (22) Tapete retangular com flor cravo (23) Tapete retangular com flor cravo (24) Tapete retangular com flor cravo (25) Tapete retangular com flor cravo (26)

09 – Se for finalizar com agulha de tapeceiro não faça o ponto baixíssimo, logo após a corrente de espaço alongue bem o fio e corte. Passe o fio na agulha e em seguida passe de trás para frente no alto do segundo ponto alto do leque  (lembre-se o primeiro é formado por correntes)

Tapete retangular com flor cravo (27) Tapete retangular com flor cravo (28) Tapete retangular com flor cravo (29)

10 – Passe o fio de cima para baixo na corrente de espaço e no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto saindo na parte de trás do trabalho. Com o fio já na parte de trás amarre bem firme e corte as sobras. Teremos então uma base quadrada com duas voltas. (reserve)

Tapete retangular com flor cravo (30) Tapete retangular com flor cravo (31) Tapete retangular com flor cravo (32) Tapete retangular com flor cravo (33) Tapete retangular com flor cravo (34) Tapete retangular com flor cravo (35)

11 -Com a segunda flor trabalhe a primeira volta exatamente como explicado na primeira flor.  Já na segunda volta faça apenas duas laterais e ao chegar no terceiro canto faça apenas 3 pontos altos ao invés de fazer o leque completo. Observe as imagens:

Tapete retangular com flor cravo (36) Tapete retangular com flor cravo (37) Tapete retangular com flor cravo (38)

12 – Após os 3 pontos altos faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no canto da primeira flor. Observe que para prender com ponto baixo basta introduzir a agulha de baixo para cima no canto deixando o fio na parte de cima da peça, em seguida puxe o fio e faça o ponto baixo.

Tapete retangular com flor cravo (39) Tapete retangular com flor cravo (40) Tapete retangular com flor cravo (41) Tapete retangular com flor cravo (42)

13 – Sem fazer corrente de espaço, enrole o fio na agulha e complete o leque fazendo mais 3 pontos altos no canto da segunda flor.

Tapete retangular com flor cravo (43) Tapete retangular com flor cravo (44) Tapete retangular com flor cravo (45) Tapete retangular com flor cravo (46)

14 – Faça uma corrente de espaço e em seguida prenda com ponto baixo entre o canto e o primeiro bloquinho da primeira flor, observe as imagens…

Tapete retangular com flor cravo (47) Tapete retangular com flor cravo (48) Tapete retangular com flor cravo (49)

15 – Sem fazer corrente de espaço faça o bloquinho com 3 pontos altos entre os bloquinhos da segunda flor… Após o bloquinho faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na primeira flor… siga até chegar no canto novamente.

Tapete retangular com flor cravo (50) Tapete retangular com flor cravo (51) Tapete retangular com flor cravo (52) Tapete retangular com flor cravo (53) Tapete retangular com flor cravo (54)

16 – Chegando no canto após fazer os 3 primeiros pontoa altos não faça corrente de espaço, prenda com ponto baixo primeiro e só depois faça a corrente de espaço e complete o leque. Desta forma o leque fica com uma corrente de espaço na lateral solta como no início desta lateral.

Tapete retangular com flor cravo (55) Tapete retangular com flor cravo (56) Tapete retangular com flor cravo (57)

17 – Agora basta completar a volta normalmente, finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro, corte as sobras e teremos então duas flores unidas. (reserve)

Tapete retangular com flor cravo (58) Tapete retangular com flor cravo (59) Tapete retangular com flor cravo (60) Tapete retangular com flor cravo (61)

18 – Com a terceira flor faça a primeira volta normalmente como explicado nos passos anteriores. Na segunda volta faça apenas duas laterais e então faça a união como explicado na segunda flor. Ao completar a volta não corte o fio, iremos continuar o trabalho.

Tapete retangular com flor cravo (62) Tapete retangular com flor cravo (63) Tapete retangular com flor cravo (64)

19 – Ao completar a volta na terceira flor incie a terceira volta normalmente, basta seguir com ponto baixíssimo até a primeira corrente do leque e fazer leque em cima de leque. Siga a volta normalmente e apenas na emenda dos motivos ficará diferente.

Tapete retangular com flor cravo (65) Tapete retangular com flor cravo (66) Tapete retangular com flor cravo (67)

20 – Ao chegar na emenda veja que temos 2 leques unidos um ao outro, observe que temos uma corrente de espaço no primeiro e no segundo leque… Faça bloquinho com 3 pontos altos nos 2 espaços, nesta primeira volta eles ficarão um pouco mais juntos que os outros bloquinhos, mas não se preocupe, vai dar certo. Faça toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete retangular com flor cravo (68) Tapete retangular com flor cravo (69) Tapete retangular com flor cravo (70) Tapete retangular com flor cravo (71) Tapete retangular com flor cravo (72) Tapete retangular com flor cravo (73)

21 – 4ª e 5ª voltas – Estas voltas também são feitas com bloquinhos como foi feito na flor. Basta seguir fazendo bloquinhos entre os espaços de uma corrente da volta anterior… nos cantos faça leque sobre leque… ao completar a 5ª volta (sendo a terceira dando a volta em todas as flores) finalize com ponto  baixíssimo e arremate ou finalize com agulha de tapeceiro. Corte as sobras.

Tapete retangular com flor cravo (74) Tapete retangular com flor cravo (75) Tapete retangular com flor cravo (76) Tapete retangular com flor cravo (77) Tapete retangular com flor cravo (78) Tapete retangular com flor cravo (79) Tapete retangular com flor cravo (80) Tapete retangular com flor cravo (81) Tapete retangular com flor cravo (82) Tapete retangular com flor cravo (83) Tapete retangular com flor cravo (84) Tapete retangular com flor cravo (85)

O trabalho fica assim:

Tapete retangular com flor cravo (86) Tapete retangular com flor cravo (87) Tapete retangular com flor cravo (88)

22 – 6ª volta – Prenda o fio maxcolor cor 7136 em qualquer ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto e também nos espaços de uma corrente. Nos cantos faremos diferente.

Tenho um vídeo explicando como iniciar a volta fazendo o primeiro ponto alto falso e não com duas correntes, são duas maneiras simples, fáceis e que fazem a diferença no trabalho. Além de prático o início da volta fica praticamente invisível. Para ver o vídeo clique AQUI.

Tapete retangular com flor cravo (89) Tapete retangular com flor cravo (90) Tapete retangular com flor cravo (91) Tapete retangular com flor cravo (92) Tapete retangular com flor cravo (93)

23 – Chegando no canto faça apenas 2 pontos altos, duas correntes de espaço e mais 2 pontos altos. Veja que não faremos leque. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços normalmente… Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de agulha de tapeceiro. Corte o fio e arremate.

Tapete retangular com flor cravo (94) Tapete retangular com flor cravo (95) Tapete retangular com flor cravo (96)

O trabalho fica assim:

Tapete retangular com flor cravo (97) Tapete retangular com flor cravo (98)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, veja abaixo como ficará nosso tapete:

Tapete retangular com flor cravo (169) Tapete retangular com flor cravo (171) Tapete retangular com flor cravo (174)

Para continuar acompanhando o passo a passo siga os links abaixo:

45 comentários em “Tapete retangular

  1. Boa tarde. Estou com dificuldades de fazer o tapete bêbe. Fica embabadando. Já refiz umas 4 vezes. Todos os outros tapetes dá super certo. Mas este tá difícil. Suas aulas são maravilhosas! Peço que me ajude nesse tapete bêbe! Abraços.

    1. Oi Márcia!
      O tapete bebê realmente forma ondulações enquanto está nas voltas que tem ponto pipoca mas elas desaparecem quando chega na volta feita apenas em ponto alto. Você chegou até lá?
      Forte abraço.

        1. 🤔 Será que seus pontos são mais apertados? Este pode ser um dos motivos para ocorrer isso. Os meus ficam certinho ao chegar na volta toda em ponto alto.
          Se seus pontos são mais apertados o ideal será fazer com uma agulha de numeração maior.

  2. Amo seus trabalhos consigo acompanhar com facilidade pois é bem explicado não tenho a sua agilidade mas gratidão por você existir para que possamos fazer muita coisa linda .

    1. Eu que sou muito grato pelo carinho de vocês Zenaide!
      Fico muito feliz que você tenha gostado das minhas explicações e espero ver sempre seus comentários aqui no blog :)
      Grande beijo.

  3. Amo seus trabalhos. Parabéns. Gostaria de saber como consigo as vídeo aulas dos seus trabalhos. Obrigada

  4. OI tudo bem,preciso muito do gráfico desse jogo de banheiro vc pode me passar,não tem vídeo com o passo a passo no YouTube?muito obrigado.

    1. Olá Neide, infelizmente não tem gráfico deste modelo nem vídeo no youtube, apenas o passo a passo aqui do blog. :(

  5. Como faço pra fazer este tapete com um metro e meio, eu coloco três flores. Vc pode me explicar , estou comecando agora , aprendendo , obrigada Samuel Ramos

    1. Oi Cecília, como é um trabalho retangular com flores pode não ficar exatamente com um metro e meio, mas com 6 flores certamente vai ficar com o comprimento bem aproximado. Basta emendar 6 flores e seguir o passo a passo normalmente.

    1. Olá Ana, dá para fazer com qualquer flor que tenha a base quadrada. No caso da Flor Camila precisa adaptar a base dela para que fique quadrada já que está com uma base octogonal.

  6. Olá
    Gostaria de saber se pode me informar quando exatamente gastou de linha, tô querendo fazer uma jogo (uma passadeira e dois menores),queria fazer o cálculo de quanto mais ou menos vou usar. (vou usar maxcolor). Desde já obrigada.E parabéns pelo lindo trabalho que fazem com esse blog.

    1. Olá Maria, o fio Barroco Maxcolor branco utilizei o novelo todo já as outras cores utiliza-se muito pouco e não dá para calcular a quantidade exata.