Tapete tropical passo a passo

Vamos aprender passo a passo como confeccionar este TAPETE TROPICAL? Utilizei a FLOR CONTORNADA que temos o passo a passo aqui no blog. A flor é super fácil e a confecção do tapete é simples e rápida. Combinei 4 cores para as flores, barbante crú para a base do tapete e a cor mais escura utilizada nas flores fiz o acabamento.

tapete-tropical

 MATERIAIS:

Tapete tropical passo a passo (38)

01 – Com as flores já prontas, vamos iniciar confeccionando um motivo para os intervalos das flores. Inicie com anel mágico (ou faça um círculo com 6 correntes) e prenda com ponto baixo. Faça 6 correntes.

 Tapete tropical passo a passo (2) Tapete tropical passo a passo (3)

02 – Faça 3 pontos altos, 3 correntes de intervalo e mais 3 pontos altos, 3 correntes de intervalo novamente 3 pontos altos, mais 3 correntes de intervalo e apenas 2 pontos altos.

Tapete tropical passo a passo (4) Tapete tropical passo a passo (5) Tapete tropical passo a passo (6) Tapete tropical passo a passo (7)

03 – Após os 2 pontos altos, feche o anel mágico e prenda com ponto baixo na segunda correntinha das 6 que iniciamos o trabalho, desta forma parte da corrente forma o terceiro ponto alto deste bloquinho.

Tapete tropical passo a passo (8) Tapete tropical passo a passo (9)

04 – Para iniciar a segunda volta, faça 1 ponto baixo no intervalo de 3 correntes, suba com duas correntes e faça mais 2 pontos altos. 3 correntes de intervalo e mais 3 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete tropical passo a passo (10) Tapete tropical passo a passo (11) Tapete tropical passo a passo (12) Tapete tropical passo a passo (13) Tapete tropical passo a passo (14)

05 – Uma corrente de espaço e 1 ponto alto encima do ponto alto do meio do bloquinho a frente. Você também pode fazer este ponto em relevo caso queira que ele fique com mais volume.

Tapete tropical passo a passo (15) Tapete tropical passo a passo (16)

06 – Faça uma corrente de intervalo e no espaço de 3 correntes novamente outro leque com 3 pontos altos, 3 correntes de espaço e 3 pontos altos, siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete tropical passo a passo (17) Tapete tropical passo a passo (18)

07 – Para a terceira volta, ande com ponto baixíssimo encima dos pontos altos, faça ponto baixo no espaço de 3 correntes e em seguida faça um leque como na volta anterior. (3 pontos altos, 3 correntes de espaços e 3 pontos altos) Em seguida, faça uma corrente de espaço e 1 ponto alto entre o leque e o ponto alto da volta anterior, novamente uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto no espaço após o ponto alto e antes do leque seguinte. Uma corrente de espaço e novamente um leque na alça de 3 correntes.

Tapete tropical passo a passo (19) Tapete tropical passo a passo (20) Tapete tropical passo a passo (21) Tapete tropical passo a passo (22) Tapete tropical passo a passo (23) Tapete tropical passo a passo (24)

08 – Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate ou faça o acabamento da mesma forma que explique na confecção das flores.

Tapete tropical passo a passo (25) Tapete tropical passo a passo (26) Tapete tropical passo a passo (27) Tapete tropical passo a passo (28) Tapete tropical passo a passo (29) Tapete tropical passo a passo (30)

Desta forma nosso motivo ficou pronto, para um tapete com 12 flores vamos precisar de 6 motivos.

Tapete tropical passo a passo (31) Tapete tropical passo a passo (32)

Estes motivos serão utilizados nas junções das flores.

Tapete tropical passo a passo (37)

09 – Agora com todos os motivos já confeccionados vamos apenas uni-los e formar o tapete. Observe na imagem abaixo que o tapete foi confeccionado com 6 flores lilás e 6 flores na cor roxa. Então vamos sempre intercalar as cores de forma que não fique duas flores da mesma cor juntas no tapete.

Tapete tropical passo a passo (131)

10 – Amarre o barbante em um dos leques da flor, prenda com ponto baixo e suba com duas correntes para dar altura de 1 ponto alto, faça mais 1 ponto, duas correntes de espaço e mais 2 potos altos dentro do leque.

Tapete tropical passo a passo (40) Tapete tropical passo a passo (41) Tapete tropical passo a passo (42) Tapete tropical passo a passo (43)

11 – Agora faremos 2 pontos em relevo pegando os 2 primeiros pontos do leque da flor, observe que o leque tem 3 pontos altos mas faremos apenas nos 2 pontos que estão no centro do leque.

 Tapete tropical passo a passo (44) Tapete tropical passo a passo (45)

12 – Sem fazer corrente de espaço, faça 2 pontos altos no intervalo entre um leque e outro, 3 correntes de espaço e mais 2 pontos altos. Destaquei em vermelho para que possa notar que dentro do leque fizemos apenas duas correntes de espaço, já entre os leques são 3 correntes de espaço. Antes que você se empolgue e faça a volta toda quero lembrar que vamos unir um motivo nesta mesma volta.

Tapete tropical passo a passo (46) Tapete tropical passo a passo (47) Tapete tropical passo a passo (48)

13 – Pule o primeiro ponto do leque e faça ponto alto em relevo nos dois pontos seguintes, dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Em seguida dois pontos altos em relevo pegando os pontos do leque.

Tapete tropical passo a passo (49) Tapete tropical passo a passo (50) Tapete tropical passo a passo (51) Tapete tropical passo a passo (52) Tapete tropical passo a passo (53)

14 – Após fazer 2 pontos altos no intervalo do leque (onde faríamos 3 correntes) faça apenas uma corrente e em seguida prenda com ponto baixo no canto de um dos motivos que confeccionamos no inicio deste passo a passo. Em seguida faça novamente uma corrente de espaço e volte a fazer os dois pontos altos entre os leques. Desta forma, no espaço que teríamos 3 correntes; temos uma corrente, um ponto baixo emendando a flor no motivo e uma corrente.

Tapete tropical passo a passo (54) Tapete tropical passo a passo (55) Tapete tropical passo a passo (56) Tapete tropical passo a passo (57)

15 – Faça os 2 pontos altos em relevo, 2 pontos altos dentro do leque e em seguida sem fazer corrente de espaço, prenda com ponto baixo no meio do motivo, entre os dois pontos altos que ficam entre os leques do motivo. Veja as imagens abaixo.

Tapete tropical passo a passo (58) Tapete tropical passo a passo (59) Tapete tropical passo a passo (60)

16 – No próximo intervalo entre os leques da flor faça novamente a emenda no outro canto do motivo como mostram as imagens abaixo. Esta emenda é semelhante a primeira.

 Tapete tropical passo a passo (61) Tapete tropical passo a passo (62) Tapete tropical passo a passo (63)

17 – Continue contornando a flor, finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Tapete tropical passo a passo (64) Tapete tropical passo a passo (65) Tapete tropical passo a passo (66)

18 – Agora com a segunda flor, vamos unir em dois leques da primeira flor e em mais um dos lados do motivo que já está preso a primeira flor, antes de completar a volta vamos unir o segundo motivo nesta flor também. Veja que apontei com a agulha os pontos de união na flor que já foi contornada, nos passos seguintes vamos ver onde unir o segundo motivo.

1 – Tapete tropical passo a passo (67) 2 – Tapete tropical passo a passo (68) 3 – Tapete tropical passo a passo (69)

4 – Tapete tropical passo a passo (70)  5 – Tapete tropical passo a passo (71)

19 – O contorno da flor é exatamente igual a anterior e os pontos de união também, siga os passos anteriores e logo após prender a segunda flor no primeiro motivo, faça apenas um dos leques de intervalos e vamos unir o segundo motivo.

Tapete tropical passo a passo (73) Tapete tropical passo a passo (74) Tapete tropical passo a passo (75) Tapete tropical passo a passo (76)

20 – Após a união do segundo motivo siga contornando a flor, finalize a volta e corte o fio e arremate. Veja que já temos duas flores unidas em dois motivos. A terceira flor para formar a largura do tapete faça apenas a união na flor e no motivo anterior.

Tapete tropical passo a passo (77) Tapete tropical passo a passo (78) Tapete tropical passo a passo (79) Tapete tropical passo a passo (81)

21 – Agora vamos unir mais 3 flores e mais 2 motivos. Inicie contornando a flor e logo após o terceiro leque faça a união de um motivo, após prender a flor nos 3 pontos da lateral deste motivo, faça apenas um leque de espaço e comece a união na parte que já está pronta como apresentado nas imagens baixo.

Tapete tropical passo a passo (83) Tapete tropical passo a passo (84) Tapete tropical passo a passo (85) Tapete tropical passo a passo (86) Tapete tropical passo a passo (87) Tapete tropical passo a passo (88) Tapete tropical passo a passo (89) Tapete tropical passo a passo (90) Tapete tropical passo a passo (91)

22 – Com a flor do meio inicie a união do motivo logo no primeiro intervalo. Após unir um motivo a esta flor, faça um leque de espaço e comece a prender na parte do tapete que já está pronta como apresentado nas imagens abaixo.

Tapete tropical passo a passo (92) Tapete tropical passo a passo (93) Tapete tropical passo a passo (94) Tapete tropical passo a passo (96) Tapete tropical passo a passo (97) Tapete tropical passo a passo (98) Tapete tropical passo a passo (99)

23 – A 6ª flor será apenas presa a parte do tapete já pronta sem unir mais motivo adicional. Agora basta seguir os passos anteriores para fazer as demais uniões.

Tapete tropical passo a passo (100) Tapete tropical passo a passo (101) Tapete tropical passo a passo (102) Tapete tropical passo a passo (103)

24 – Fica assim o tapete após emendar as 12 flores com os 6 motivos.

Tapete tropical passo a passo (105) Tapete tropical passo a passo (106) Tapete tropical passo a passo (107) Tapete tropical passo a passo (108)

25 – Para fazer o acabamento, amarre o barbante em um dos leques que tem apenas duas correntes de espaço, São os leques que ficam encima dos leques verdes da flor.

Tapete tropical passo a passo (109)

26 – Após amarrar, faça duas correntes e mais 2 pontos altos. 3 correntes de espaço e mais 3 pontos altos no mesmo espaço formando então um leque.

Tapete tropical passo a passo (111)

27 – Veja que marquei com a agulha logo depois dos pontos em relevo. Faça 2 pontos altos, entre o leque anterior e estes 2 pontos altos não tem corrente de espaço.

Tapete tropical passo a passo (112) Tapete tropical passo a passo (115) 

28 – Pule o leque da volta anterior e faça 2 pontos altos antes dos pontos em relevo que estão juntos com o leque seguinte. Chegando no espaço de apenas duas correntes faça novamente um leque com 3 correntes de espaço. Observe na terceira imagem que o leque que fica no intervalo não fizemos nada, ele fica vazio.

Tapete tropical passo a passo (117) Tapete tropical passo a passo (118) Tapete tropical passo a passo (119)

29 – Quando chegar na emenda das flores, faça dois pontos altos pegando a emenda. Observe também que nesta volta de acabamento só faremos correntes de espaço dentro dos leques. Faça por toda a volta, corte o fio e arremate e seu tapete estará pronto! Clique nas imagens para ampliar.

Tapete tropical passo a passo (120) Tapete tropical passo a passo (121) Tapete tropical passo a passo (122) Tapete tropical passo a passo (123)

Tapete tropical passo a passo (124) Tapete tropical passo a passo (125) Tapete tropical passo a passo (126) Tapete tropical passo a passo (127) Tapete tropical passo a passo (128) Tapete tropical passo a passo (131) Tapete tropical passo a passo (132) Tapete tropical passo a passo (134) Tapete tropical passo a passo (136) Tapete tropical passo a passo (137) Tapete tropical passo a passo (140)

Bem, chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado e conseguido fazer este tapete, mas em caso de dúvidas escreva para crochetapetes@gmail.com e responderemos o mais rápido possível. Espero ver os trabalhos de vocês! Visite nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe! VER O GRUPO NO FACEBOOK

Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!

Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias!

 

9 comentários em “Tapete tropical passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Lindo !!! Parabens ! Gostaria de saber se esse tapete tambem pode ser confeccionado com outro modelo de flor ?

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.