Tapete brinco de princesa passo a passo 2

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o TAPETE BRINCO DE PRINCESA. Um tapete muito bonito que faz grande sucesso entre todos que gostam de artesanato. Já temos o passo a passo da flor AQUI no blog e agora vamos aprender a confeccionar o tapete. Como a primeira parte é feita com barbante barroco decore (peludinho) as imagens não deixam os pontos visíveis e peço um pouco mais de atenção com a leitura e também que visualizem as imagens que deixei algumas anotações para facilitar.

Esta é a segunda parte do passo a passo, se você está procurando a continuação veja os links abaixo:

MATERIAIS

Na primeira parte do passo a passo nosso trabalho ficou assim:

Tapete brinco de princesa passo a passo (89)

27 – 9ª volta – Agora vamos trabalhar no lado certo do tapete novamente, apenas o barroco decore trabalhamos no avesso. Prenda o barbante pink com ponto baixo no primeiro ponto alto da lateral. (logo após a corrente que separa a parte oval) Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Tapete brinco de princesa passo a passo (90) Tapete brinco de princesa passo a passo (91) Tapete brinco de princesa passo a passo (92) Tapete brinco de princesa passo a passo (93)

28 – Assim como a parte em branco vamos trabalhar uma volta toda de ponto alto, chegando na parte oval faremos os aumentos de pontos da mesma forma que já fizemos nas voltas anteriores…

Tapete brinco de princesa passo a passo (94) Tapete brinco de princesa passo a passo (95) Tapete brinco de princesa passo a passo (96)

29 – Veja que logo após a corrente que separa a parte oval vamos fazer 2 pontos altos juntos, em seguida uma sequência de 6 pontos altos sendo 1 em cada ponto de base e estaremos então no ponto de aumento da volta anterior onde faremos aumento novamente…

Tapete brinco de princesa passo a passo (97) Tapete brinco de princesa passo a passo (98) Tapete brinco de princesa passo a passo (99)

30 – Na metade da parte oval do tapete faça exatamente como na primeira parte do passo a passo, passe a fazer o aumento no segundo ponto de aumento da volta anterior… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete brinco de princesa passo a passo (100) Tapete brinco de princesa passo a passo (101) Tapete brinco de princesa passo a passo (102)

31 – 10ª volta – Após finalizar a volta anterior faça duas correntes e em seguida faça ponto baixo em cima de cada ponto alto de base

Tapete brinco de princesa passo a passo (103) Tapete brinco de princesa passo a passo (104)

32 – Quando chegar na corrente de separação faça uma corrente também e não se esqueça, esta volta apesar de ser com ponto baixo precisa fazer os aumentos da mesma forma, observe a segunda imagem…. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo nas correntes que iniciaram a volta.

Tapete brinco de princesa passo a passo (105) Tapete brinco de princesa passo a passo (106) Tapete brinco de princesa passo a passo (107) Tapete brinco de princesa passo a passo (108) Tapete brinco de princesa passo a passo (109) Tapete brinco de princesa passo a passo (110)

33 – 11ª volta – Esta volta será toda de pontos pipocas. Inicie com 3 correntes e em seguida faça mais 4 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete brinco de princesa passo a passo (111) Tapete brinco de princesa passo a passo (112)

34 – Retire a agulha da laçada e introduza na terceira correntinha, busque a laçada e puxe prendendo todos os fios, em seguida faça uma correntinha bem presa para finalizar o ponto pipoca.

Tapete brinco de princesa passo a passo (113) Tapete brinco de princesa passo a passo (114) Tapete brinco de princesa passo a passo (115) Tapete brinco de princesa passo a passo (116)

35 – Após a correntinha do passo anterior que fica mais presa ao ponto pipoca, faça mais duas correntes, pule 1 ponto de base e faça 5 pontos altos no mesmo ponto.

Tapete brinco de princesa passo a passo (117) Tapete brinco de princesa passo a passo (118)

36 – Novamente retire a agulha da laçada e introduza no alto do primeiro ponto alto dos 5 que fizera junto, busque a laçada e puxe passando pelo primeiro ponto alto e finalize com uma correntinha bem apertada (esta correntinha se assemelha a um ponto baixíssimo, mas estou dizendo correntinha porque após pegar a prática você vai ver que após puxar a laçada basta fazer 3 correntinhas para seguir para o próximo ponto pipoca, sendo esta primeira correntinha mais apertadinha)

Tapete brinco de princesa passo a passo (119) Tapete brinco de princesa passo a passo (120) Tapete brinco de princesa passo a passo (121) Tapete brinco de princesa passo a passo (122) Tapete brinco de princesa passo a passo (123) Tapete brinco de princesa passo a passo (124)

37 – Siga por toda a volta fazendo ponto pipoca, é normal aparentar estar sobrando pontos e formar uma certa ondulação nesta volta, mas não se preocupe, logo vamos resolver isso. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete brinco de princesa passo a passo (125) Tapete brinco de princesa passo a passo (126) Tapete brinco de princesa passo a passo (127) Tapete brinco de princesa passo a passo (128) Tapete brinco de princesa passo a passo (129)

38 – 12ª volta – Após finalizar volta com pontos pipocas, veja que temos alças com duas correntes entre um ponto pipoca e outro, faça 1 ponto baixo nesta alça, em seguida faça ponto baixo em relevo pegando o ponto pipoca, veja nas imagens…

Tapete brinco de princesa passo a passo (130) Tapete brinco de princesa passo a passo (131) Tapete brinco de princesa passo a passo (132) Tapete brinco de princesa passo a passo (133)

39 – Após o ponto baico no ponto pipoca, faça novamente ponto baixo na corrente entre um ponto pipoca e outro… Siga assim por toda a lateral. Quando chegar na parte oval teremos que respeitar os aumentos da 10ª volta.

Tapete brinco de princesa passo a passo (134) Tapete brinco de princesa passo a passo (135) Tapete brinco de princesa passo a passo (136) Tapete brinco de princesa passo a passo (137) Tapete brinco de princesa passo a passo (138) Tapete brinco de princesa passo a passo (139) Tapete brinco de princesa passo a passo (140) Tapete brinco de princesa passo a passo (141) Tapete brinco de princesa passo a passo (142)

40 – Veja que ao chegarmos na direção dos aumentos vamos fazer o aumento nesta volta também, apontei bem com a agulha para que possa ver o aumento de ponto lá na 9ª volta, então logo na correntinha antes do ponto pipoca que está em cima do aumento faremos 2 pontos baixos. Logo após a lateral temos uma corrente de espaço na 10ª volta certo? então nesta volta vamos fazer uma corrente de espaço e em seguida 1 ponto baixo na corrente entre os pontos pipocas. Se fosse em uma volt anormal teríamos apenas a corrente de espaço, como tempos o aumento faremos a corrente + o ponto baixo.

Tapete brinco de princesa passo a passo (143) Tapete brinco de princesa passo a passo (144) Tapete brinco de princesa passo a passo (145) Tapete brinco de princesa passo a passo (146) Tapete brinco de princesa passo a passo (147)

Veja, neste primeiro espaço ficou uma correntinha e 1 ponto baixo…

Tapete brinco de princesa passo a passo (148)

41 – Nos demais espaços quando chegar na direção do aumento faça 2 pontos baixos como na imagem. Não se esqueça que ao chegar na metade da parte oval vamos começar a fazer os aumentos na alça após os aumentos para que o tapete não fique torto.

Tapete brinco de princesa passo a passo (149) Tapete brinco de princesa passo a passo (150) Tapete brinco de princesa passo a passo (151) Tapete brinco de princesa passo a passo (152) Tapete brinco de princesa passo a passo (153) Tapete brinco de princesa passo a passo (154)

42 – Chegando no final da parte oval teremos então 1 ponto baixo, uma corrente e na sequência a lateral do tapete. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete brinco de princesa passo a passo (155) Tapete brinco de princesa passo a passo (156)

43 – 13ª volta – Faremos novamente uma volta toda com pontos altos e em cada ponto de aumento faremos os aumentos normalmente como nas voltas anteriores. Inicie a volta com duas correntes e em seguida faça ponto alto em cima de ponto alto…

Tapete brinco de princesa passo a passo (157) Tapete brinco de princesa passo a passo (158)

Veja que na parte oval será exatamente como nas voltas anteriores, 2 pontos altos no ponto de aumento…. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.

Tapete brinco de princesa passo a passo (159) Tapete brinco de princesa passo a passo (160) Tapete brinco de princesa passo a passo (161) Tapete brinco de princesa passo a passo (162)

44 – Agora com o barbante verde vamos repetir mais uma volta com ponto alto. Prenda o barbante com ponto baixo, faça duas correntes para iniciar a volta e siga com ponto alto em cima de ponto alto, não se esqueça de fazer a sequência de aumentos como nas voltas anteriores… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete brinco de princesa passo a passo (163) Tapete brinco de princesa passo a passo (164) Tapete brinco de princesa passo a passo (165) Tapete brinco de princesa passo a passo (166) Tapete brinco de princesa passo a passo (167)

45 – Após finalizar a volta faremos folhas, inicie com 8 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no ponto alto seguinte… faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no próximo ponto alto… siga por toda a volta exatamente como já fizemos na flor. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Tapete brinco de princesa passo a passo (168) Tapete brinco de princesa passo a passo (169) Tapete brinco de princesa passo a passo (170) Tapete brinco de princesa passo a passo (171) Tapete brinco de princesa passo a passo (172) Tapete brinco de princesa passo a passo (173) Tapete brinco de princesa passo a passo (174) Tapete brinco de princesa passo a passo (175) Tapete brinco de princesa passo a passo (176) Tapete brinco de princesa passo a passo (177)

46 – Agora de volta com o barbante barroco multicolor que utilizamos nas flores, gosto de utilizar a agulha número 3 para que as flores fiquem mais delicadas… Vamos fazer uma volta com flores. Prenda o fio com ponto baixo em um dos pontos altos e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Tapete brinco de princesa passo a passo (178) Tapete brinco de princesa passo a passo (179)

47 – Faça mais 3 pontos altos e em seguida vamos fazer uma florzinha. Como já temos o passo a passo da flor, não tem diferença, veja a sequência de imagens e se precisar revisar veja o passo a passo da FLOR BRINCO DE PRINCESA AQUI. A única diferença é que para a flor fizemos uma corrente para utilizar como base, desta vez vamos utilizar a volta de pontos altos como base para as flores :) Atenção: em um dos espaços entre uma flor e outra faça apenas 3 pontos altos ao invés de 4 pontos altos, assim vai dar certinho terminar a volta!

Tapete brinco de princesa passo a passo (180) Tapete brinco de princesa passo a passo (181) Tapete brinco de princesa passo a passo (182) Tapete brinco de princesa passo a passo (183) Tapete brinco de princesa passo a passo (184) Tapete brinco de princesa passo a passo (185) Tapete brinco de princesa passo a passo (186) Tapete brinco de princesa passo a passo (187) Tapete brinco de princesa passo a passo (188) Tapete brinco de princesa passo a passo (189) Tapete brinco de princesa passo a passo (190) Tapete brinco de princesa passo a passo (191) Tapete brinco de princesa passo a passo (192) Tapete brinco de princesa passo a passo (193) Tapete brinco de princesa passo a passo (194) Tapete brinco de princesa passo a passo (195) Tapete brinco de princesa passo a passo (196) Tapete brinco de princesa passo a passo (197)

48 – Veja que se em um dos espaços você pulou apenas 3 pontos altos, vai terminar certinho com ponto baixíssimo logo após o ponto rococó. Corte o fio e arremate.

Tapete brinco de princesa passo a passo (199) Tapete brinco de princesa passo a passo (200)

49 – De volta com o barbante barroco na cor verde, vamos fazer uma volta com pontos altos. Prenda o barbante com ponto baixo no mesmo ponto onde terminou as flores, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e em seguida faça 2 pontos altos. Assim como nas flores que fizemos para o inicio do tapete vamos utilizar a alça que tem atrás de cada flor e fazer 2 pontos altos. Na lateral não tem aumento, já na parte oval vamos ver como fazer?

Tapete brinco de princesa passo a passo (201) Tapete brinco de princesa passo a passo (202) Tapete brinco de princesa passo a passo (203) Tapete brinco de princesa passo a passo (204) Tapete brinco de princesa passo a passo (205)

50 – Chegando na parte oval, veja nas voltas anteriores fizemos aumentos, apontei com a agulha para que possa visualizar melhor.

Tapete brinco de princesa passo a passo (206)

51 – Na mesma direção vamos fazer um ponto a mais do que o normal, ou seja, este aumento coincidiu de estar na mesma direção da alça da flor, então ao invés de apenas 2 pontos altos faça 3 pontos altos…

Tapete brinco de princesa passo a passo (207) Tapete brinco de princesa passo a passo (208) Tapete brinco de princesa passo a passo (209)

52 – Quando o aumento não for na direção da flor basta fazer os 2 pontos altos no mesmo ponto de base como de costume, veja as imagens…

Tapete brinco de princesa passo a passo (210) Tapete brinco de princesa passo a passo (211)

53 – Siga por toda a volta, e estes aumentos só são feitos na parte oval do tapete. Como a volta anterior são flores, você só precisa se basear nas voltas antes das flores. Finalize a volta com ponto baixíssimo. Após finalizar a volta prenda com ponto baixo no meio do ponto alto e em seguida trabalhe uma volta toda de folhas. Para que fique bem bonito intercale entre 8 correntes e 5 correntes por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Tapete brinco de princesa passo a passo (213) Tapete brinco de princesa passo a passo (214) Tapete brinco de princesa passo a passo (215) Tapete brinco de princesa passo a passo (216) Tapete brinco de princesa passo a passo (217) Tapete brinco de princesa passo a passo (218)

Bem, chegamos ao final da segunda parte do passo a passo deste lindo tapete BRINCO DE PRINCESA. Para continuar seu trabalho siga os links abaixo:

35 comentários em “Tapete brinco de princesa passo a passo 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Eu estou fazendo este tapete e depois do ponto pipoca fica babado. Como faço pra não ficar babado? *Eu uso agulha 3mm e estou fazendo apertado

  2. Bom dia….gostaria de saber porque qndo termino a parte branca meu tapete começa a ficar ondulado…ja fiz e refiz várias vezes…mas não acho o meu erro.

  3. Oi Samuel tudo bem? Estou com um probleminha com os pontos pipocas e um ponto baixíssimo e 2 correntinhas mas está ficando muito apertado tem problema se eu aumentar mais uma correntinha por que o tapete está virando uma canoa

    1. Oi Natalia, normalmente ele repuxar um pouco mesmo nesta volta. Possivelmente ele se normalize na próxima volta quando já começa fazer pontos baixos e aumentos e isso vai deixar os pontos pipocas bem levantados novamente. Claro, pode tentar adicionar uma corrente a mais e observar se não vai formar ondulações nas próximas voltas.

    1. Olá Gislaine, infelizmente não tenho mais o tapete em mãos para contar… mas foi feito ponto alto em cima de ponto alto e os aumentos foram feitos apenas em cima dos pontos de aumento da volta anterior.

  4. Me tira uma duvida por favor..Quando vc começou com o barbante pink..na parte oval…deu quantos pontos altos?(dos 2 pontos alto de uma ponta..até os 2 pontos altos de outra ponta)Só pra saber se esta batendo com a minha contagem…mto obgd!!

    1. Infelizmente não tenho o tapete mais em mãos para fazer esta contagem Raquel, mas se seguir o passo a passo não tem erro, foi fotografado na peça que se vê pronta.

  5. Oi.me desculpe por estar fazendo a mesma pergunta novamente pois nao estou conseguindo entender.a parte em que se começa a usa esse barbante rosa.vc poderia me explicar se na primeira metade da parte oval eu ja começo fazendo aumento segundo ponto e na outra metade faco no primeiro?

  6. Oii.como vou fazer o aumento no segundo ponto na metade da parte oval com o barbante rosa sendo que os pontos altos e aumentos ficaram ao contrário do avesso q fiz com o decore?

  7. No passo 41 esta dizendo q na a partir da metade da parte oval tem q fazer o aumentos na alca apos os aumentos.esses aumento vao ser os dois pontos baixos,apenas ao contrario da sequencia anterior?.vc me explica por favor?

    1. Chegando na direção do aumento da volta que está antes dos pontos pipocas você vai fazer o aumento também, porém quando chegar na metade da parte oval
      não faça na aumento na mesma direção… faça na alça seguinte!

  8. Oi!
    Estou no passo 40 e não entendi nada… Sou bem lerda pra entender…
    Depois do 17° ponto pipoca eu faço 2 pontos baixos e depois do 18° ponto pipoca (aquele que fica bem em cima das correntes nas voltas anteriores) eu faço uma corrente e um ponto baixo?
    Me ajude!!! Queria tanto que ficasse bonitinho…

    1. Os aumentos são como nas voltas anteriores! 2 pontos baixos juntos (ou seja, um ponto baixo a mais no mesmo espaço)
      Apenas na direção da corrente que separa a parte reta da parte oval do tapete faça uma corrente como nas voltas anteriores.

      40 – Veja que ao chegarmos na direção dos aumentos vamos fazer o aumento nesta volta também, apontei bem com a agulha para que possa ver o aumento de ponto lá na 9ª volta, então logo na correntinha antes do ponto pipoca que está encima do aumento faremos 2 pontos baixos. Logo após a lateral temos uma corrente de espaço na 10ª volta certo? então nesta volta vamos fazer uma corrente de espaço e em seguida 1 ponto baixo na corrente entre os pontos pipocas. Se fosse em uma volt anormal teríamos apenas a corrente de espaço, como tempos o aumento faremos a corrente + o ponto baixo.

  9. Eu até acho super bacana, mas vocês indicam algum curso de como REALMENTE fazer passo a passo esse crochê. É complicado por imagens… tem algum vídeo ensinando essa técnica passo a passo?

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.