Tapete brinco de princesa passo a passo 3 | Croche.com.br

Tapete brinco de princesa passo a passo 3

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o TAPETE BRINCO DE PRINCESA. Um tapete muito bonito que faz grande sucesso entre todos que gostam de artesanato. Já temos o passo a passo da flor AQUI no blog e agora vamos aprender a confeccionar o tapete. Como a primeira parte é feita com barbante barroco decore (peludinho) as imagens não deixam os pontos visíveis e peço um pouco mais de atenção com a leitura e também que visualizem as imagens que deixei algumas anotações para facilitar.

Esta é a terceira parte do passo a passo, se você está procurando o início veja os links abaixo:

MATERIAIS

No passo anterior terminamos arrematando o barbante com a cor verde finalizando as folhas, agora vamos utilizar o barbante na cor rosa bebê para dar sequência e um sobre-tom em nosso trabalho.

O Acabamento do tapete pode ser a seu gosto, vamos fazer este em bico duplo.

54 – Prenda o barbante com ponto baixo em um dos pontos altos. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e em seguida faça ponto alto em cima de ponto alto… Na parte oval faremos uma pequena modificação…

Tapete brinco de princesa passo a passo (219) Tapete brinco de princesa passo a passo (220) Tapete brinco de princesa passo a passo (221)

55 – Quando chegar na parte oval, vamos ignorar o primeiro aumento, veja que apontei com a agulha que logo após a lateral teríamos que fazer o ponto de aumento que tem na volta anterior, porém desta vez vamos ignorar este primeiro e o último aumento… Se contar na volta anterior temos aumentos em 9 lugares, desta vez faça aumento apenas nos 7 que estão no meio da parte oval, ou seja, em todo o tapete teremos aumento em apenas 14 lugares e não mais em 18 como anteriormente.

Tapete brinco de princesa passo a passo (222) Tapete brinco de princesa passo a passo (224)

Veja este esquema, considerando que os “V” são 2 pontos no mesmo ponto de base, basta ignorar os aumentos que teríamos na direção dos “V’s” que estão em vermelho, faça isto nas duas partes ovais do tapete.

Aumentos

Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete brinco de princesa passo a passo (225)

56 – Faça duas correntes e em seguida continue com ponto baixo por toda a volta do tapete, novamente faça os aumentos apenas nos pontos de aumento da volta anterior, como são apenas 7 em cada parte oval teremos aumento em 14 lugares e não mais em 18 lugares como nas voltas anteriores. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete brinco de princesa passo a passo (226) Tapete brinco de princesa passo a passo (227) Tapete brinco de princesa passo a passo (228) Tapete brinco de princesa passo a passo (229)

Tapete brinco de princesa passo a passo (231)

57 – Após finalizar a volta, faça duas correntes e em seguida mais 2 pontos altos no mesmo ponto de base, faça duas correntes de espaço e em seguida mais 3 pontos altos ainda no mesmo ponto de base formando um leque.

Tapete brinco de princesa passo a passo (232) Tapete brinco de princesa passo a passo (233) Tapete brinco de princesa passo a passo (234) Tapete brinco de princesa passo a passo (235)

58 – Pule 2 pontos de base e sem fazer corrente de espaço faça 1 ponto alto, novamente sem fazer corrente de espaço pule 2 pontos de base e faça novamente leque. Siga intercalando sempre pulando apenas 2 pontos de base. Se você fez as voltas anteriores corretamente vai dar certinho para terminar a volta fazendo 1 ponto alto e faltando 2 pontos de base para chegar no leque inicial, finalize a volta com ponto baixíssimo. Após finalizar ande com ponto baixíssimo nos pontos altos do leque e faça ponto baixo dentro do leque inicial.

Tapete brinco de princesa passo a passo (236) Tapete brinco de princesa passo a passo (237) Tapete brinco de princesa passo a passo (238) Tapete brinco de princesa passo a passo (239) Tapete brinco de princesa passo a passo (240)

59 – Agora vamos trabalhar leque dentro de leque, mas desta vez vamos aproveitar para fazer um ponto picô no meio do leque para que esta já seja a volta de acabamento com esta cor. Após o ponto baixo suba com duas correntes, faça mais 2 pontos altos e em seguida 3 correntes para fazer o ponto picô, veja as imagens…

Tapete brinco de princesa passo a passo (241) Tapete brinco de princesa passo a passo (242) Tapete brinco de princesa passo a passo (243)

60 – Faça mais 3 pontos altos para completar o leque e em seguida faça ponto alto em relevo (ponto alto pegando por debaixo do ponto alto anterior como mostra as imagens)

Tapete brinco de princesa passo a passo (244) Tapete brinco de princesa passo a passo (245) Tapete brinco de princesa passo a passo (246)

61 – Sem corrente de espaço faça leque dentro de leque sempre fazendo o ponto picô no meio do leque. Se quiser fazer esta aba mais larga basta fazer mais uma volta com leque dentro de leque e então faça o ponto picô apenas na terceira volta de leque. Finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Tapete brinco de princesa passo a passo (247) Tapete brinco de princesa passo a passo (248)

62 – De volta com a cor pink vamos trabalhar as voltas de acabamento formando um sobre-tom de cores e finalizar nosso tapete. Vire o tapete para que possa trabalhar no avesso da peça, veja que vamos prender com ponto baixo no pé do ponto alto que separa a primeira volta de leques. Na segunda imagem destaquei o ponto alto para que possa observar, mas vamos prender na parte de baixo da peça. Como o ponto alto fica bem visível será fácil prender o barbante com ponto baixo nele. Após prender com ponto baixo faça 5 correntes. Iniciei na lateral porque as correntes da parte oval serão maiores…

Tapete brinco de princesa passo a passo (249) Tapete brinco de princesa passo a passo (250) Tapete brinco de princesa passo a passo (251) Tapete brinco de princesa passo a passo (252)

63 – Em seguida vamos prender com ponto baixo no ponto alto seguinte que separa os próximos leques. Siga fazendo alças com 5 correntes na lateral do tapete. Na parte oval faça alças com 6 correntes. Contei no meu tapete e tenho vai dar um total de 54 alças, portanto fiz 9 alças com 5 correntes em cada uma das laterais e 18 alças com 6 correntes em cada uma das partes oval. É bem interessante contar antes e marcar onde vai iniciar e onde vai terminar as alças com 6 correntes para que o tapete não fique maior de um lado. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial

Tapete brinco de princesa passo a passo (253) Tapete brinco de princesa passo a passo (254) Tapete brinco de princesa passo a passo (255) Tapete brinco de princesa passo a passo (256) Tapete brinco de princesa passo a passo (257) Tapete brinco de princesa passo a passo (258)

64 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça duas correntes para das altura do primeiro ponto alto. Trabalhe 1 ponto alto em cada uma das correntes e faça ponto alto nos pontos baixos que prendem e separam uma alça da outra. Bom, apesar de parecer estranho, vamos precisar de apenas 1 ponto a mais para que a próxima volta fique bem certinha, então em uma das correntes (qualquer uma) faça 2 pontos altos na mesma corrente, faça isso apenas uma vez. Continue com pontos altos por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete brinco de princesa passo a passo (259) Tapete brinco de princesa passo a passo (260) Tapete brinco de princesa passo a passo (261) Tapete brinco de princesa passo a passo (262) Tapete brinco de princesa passo a passo (263) Tapete brinco de princesa passo a passo (264)

65 – Agora vamos fazer uma volta de leques, assim como fizemos com a cor rosa bebê… basta repetir com esta cor. Esta primeira volta ainda vai ficar praticamente escondida embaixo dos leques da cor anterior, mas não tem problema, faça 2 voltas de leques e somente na terceira volta faça o acabamento com pontos picôs. Finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate e seu tapete estará pronto!

Tapete brinco de princesa passo a passo (1) Tapete brinco de princesa passo a passo (2) Tapete brinco de princesa passo a passo (3) Tapete brinco de princesa passo a passo (4) Tapete brinco de princesa passo a passo (5) Tapete brinco de princesa passo a passo (6) Tapete brinco de princesa passo a passo (7)  Tapete brinco de princesa (1) Tapete brinco de princesa (2)

Se a primeira camada de acabamento ficar levantando, costure as pontinhas dos pontos picôs com a mesma cor do segundo acabamento! Utilizei agulha de tapeceiro, dividi o barbante 6 em duas partes (para ficar com 3 fios) e costura com pontinhos por baixo pegando de forma que não apareça na frente.

Tapete brinco de princesa (3)

Tapete brinco de princesa (4) Tapete brinco de princesa (5) Tapete brinco de princesa (7) Tapete brinco de princesa (8) Tapete brinco de princesa (9) Tapete brinco de princesa (10) Tapete brinco de princesa (13) Tapete brinco de princesa (17) Tapete brinco de princesa (18) Tapete brinco de princesa (19) Tapete brinco de princesa (20) Tapete brinco de princesa (3) Tapete brinco de princesa (2)

Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado!

Até o próximo.

50 comentários em “Tapete brinco de princesa passo a passo 3

  1. Olá preciso fazer um trilho de mesa deste tapete brinco de princesa mas sem as flores central ele precisa ter 1metro de 20 de comprimento gostaria de alguma ideia pra começar pra dar certo este tamanho.
    Obrigada
    Abraço

    1. Oi Adriana, veja a altura que tem seu ponto alto e para cada volta você vai somar o dobro.
      Ex. Se seu ponto alto tem 1cm de altura para cada volta o trabalho vai aumentar 2cm

      Sendo assim vamos ver quantas voltas tem o trabalho, multiplicar pela altura do seu ponto alto. A diferença que faltar para o comprimento desejado vai ser o que você tem que fazer com cordão de flores.

      Digamos que meu ponto alto tenha 1 cm de altura e preciso de 1,20 de comprimento e o trabalho tenha 30 voltas
      2 x 30 = 60 (coloquei 2 centímetros que equivalem a altura do ponto alto x2)

      ok, já sei que após 30 voltas terei 60cm, para atingir 120cm preciso fazer um cordão de flores com 60cm, assim após 30 voltas o trabalho vai ficar com 120 :)

      Abraço.

    1. Olá Rose, obrigado pelo carinho! Faz tempo que não faço este modelo, mas hoje (22/09/16) creio que a média é R$180,00

  2. Olá,estou adorando esse Pap,muito bem explicado,somente gostaria de perguntar,porque não consigo abrir as fotos em tamanho maior,pois tenho problemas na visão que em algumas fotos não consigo enxergar direito,tipo aquele diagrama dos Vs.

    1. Olá Angela, infelizmente devido a quantidade de imagens que precisamos para um passo a passo a hospedagem do site acaba utilizando muito espaço (memória e disco) Assim se não reduzíssemos as imagens logo a manutenção do blog gratuito seria praticamente inviável. Para mantê-lo gratuitamente acabamos por reduzir as imagens.

      Você consegue ampliar a postagem pressionando a tecla CTRL e em seguida dando cliques no sinal de + (mais) em seu teclado numérico.Logo que quiser retornar ao tamanho anterior pressione novamente a tecla CTRL e clique no sinal de – (menos) em seu teclado numérico.

      Um forte abraço.

  3. Maravilhoso esse trabalho
    Tenho dúvidas se conseguirei fazer
    Achei dificil a parte dos aumentos
    Obrigada pelas explicações

    1. Olá Vera, os aumentos são iguais e depois das primeiras voltas terá uma noção melhor. Bom trabalho!

  4. Olá.Passando para agradecer pela ajuda na confecção desse tapete,tive um pouco de dificuldade em algumas partes talvez por ser iniciante,mas enfim o tapete está pronto,obrigado pela ajuda que me deu tirando minhas dúvida nos comentários mesmo tendo o passo a passo detalhado.muito grata pela paciência em ajudar pessoas como eu q ainda sou uma aprendiz no croché.Que Deus te abençoe muitíssimo e propere em sua vida e em seus trabalhos. Quero fazer muitos desses crochés.um grande abraço!!!!

  5. Ola :)
    Maravilhoso seus trabalhos!!!
    Eu segui o passo a passo mais gostaria de saber quanto cobrar nesse ?
    Obrigada :*

  6. Ola. Gostaria de saber como vou ignorar os aumentos que o número 55 diz.quando chegar na parte oval onde tem o primero aumento eu vou seguir normal com os pontos altos ate o proximo aumento pra depois fazer o aumento?me explicar por favor.

    1. Oi Lucimara, quando digo “ignorar” é simplesmente não fazer aumento na direção do primeiro e do último aumento da parte oval… faça aumentos apenas na direção dos outros!

  7. meu Deus que incríveis suas peças!!!! Ainda bem que achei seu blog!! Que tal você gravar a confecção das peças? Assim você pode deixar o vídeo aqui no passo a passo ou então fazer um Canal do Youtube! Com certeza teria muuuitos inscritos s2

  8. Muito obrigado por compartilhar os passo a passo. Como fazem alguns anos que não fazia croché , pra mim está sendo tu fantástico .DEUS ABENÇOEI A TODAS VOCÊS.

  9. Muito legal estava louca pra fz esse tapete e não conseguia me ajudou bastante. Já estou concluindo.

  10. Obrigado. Sua explicação me foi muito útil. Deus te abençoe sempre. Amo seu blog, seus trabalhos e os pap.

  11. Lindo. Obrigado por compartilhar. Tenho uma dúvida. O.meu está ficando embabadado como faço agora? Já estou no passo 56.

    1. Olá Suely, verifique se seus pontos não estão muito soltos ou se está utilizando agulha com numeração maior do que a mencionada no passo a passo. Outra causa de formar babados é sobrar pontos, veja se não tem nada de errado nas voltas anteriores.

  12. Esse blog é um presente de Deus! É o que estava faltando na internet. Nem tenho palavras para lhe agradecer. Todos os trabalhos estão muitíssimo bem explicado, explicação bem detalhado para que todas as pessoas realizem o trabalho, com trabalhos de alto padrão. Com certeza, esse blog fez diferença melhorando minha vida e de muitas outras pessoas . Agradeço imensamente por compartilhar com as leitoras que amam esse lindo blog. Que Deus te abençoe e proteja sempre! Muito obrigada!!!

  13. Muito lindo teus trabalhos, Parabéns!! Já fiz vários trabalhos com o teu passo a passo.. muito bom!!! Obrigado!!!

  14. Adoreiiiiiii Mil bjs, vou fazer e contar para todas as amigas de onde tirei este Pap MARAVILHOSO! Muito obrigada abençoada.

  15. Liiiindo trabalho, e o(a) modelo posando no tapete ficou perfeito. Use ele ou ela mais vezes. Ficou uma graça. Bjs e obrigado pela sua dedicação.

  16. Vocês são pessoas muito especiais e lindas em compartilhar essa Lindeza muito obrigado que Deus te abençoe muito eu estava esperando esse passo a passo faz algum tempo,gostei do cachorrinho também

  17. Vocês são pessoas muito especiais e lindas em compartilhar essa Lindeza muito obrigado que Deus te abençoe muito eu estava esperando esse passo a passo faz algum tempo

  18. GOSTARIA MUITO QUE COLOCASSEM O PAP DE UMA CAPA DE MAQUINA DE LAVAR ROUPA GRANDE…POR GENTILEZA…COM FLORES….AGUARDO.OBRIGADA….DU

  19. NEM TEM COMO COMENTAR UMA BELEZA DESSA….SIMPLESMENTE OBSERVAR E TENTAR FAZER KKK…..ADOREI A IDEIA DE COLOCAREM O PAP….NÃO TEM COMO ERRAR…AMEIPARABENS!!!!