Tapete espiral – Passo a passo parte 2

Esta é a segunda parte do passo a passo, se você está procurando o início siga o link abaixo:

Para este trabalho utilizei os seguintes materiais:

Nesta parte do passo a passo vamos aprender como emendar os 2 módulos e aplicar flores e folhas. Se preferir pode aplicar uma flor sem as folhas tipo palma ou utilizar o tapete sem flores!

Tapete espiral passo a passo (2) Tapete espiral passo a passo (1) Tapete espiral (42) Tapete espiral (45) Tapete espiral (48)

33 – Com as duas peças precisamos costurar uma na outra de forma que fique o menos visível possível. Coloque as peças próximas de forma que encontre a parte reta do trabalho uma na outra, veja as imagens…

Tapete espiral passo a passo (137) Tapete espiral passo a passo (138) Tapete espiral passo a passo (139)

34 – Corte um pedaço de fio que seja suficiente para fazer toda a costura. Aproveite as sobras do mesmo fio que terminamos a peça… passe o fio na agulha de tapeceiro.

Tapete espiral passo a passo (140) Tapete espiral passo a passo (142)

35 – Passe a agulha com fio no alto da primeira carreira da outra peça como apresentado na imagem. Para que esta costura fique invisível passe a agulha sempre de forma horizontal e nunca de cima para baixo ou de baixo para cima…  Para quem sentir dificuldade fiz um vídeo, vejam AQUI.

Tapete espiral passo a passo (144) Tapete espiral passo a passo (145) Tapete espiral passo a passo (146) Tapete espiral passo a passo (147) Tapete espiral passo a passo (148) Tapete espiral passo a passo (149) Tapete espiral passo a passo (150) Tapete espiral passo a passo (151) Tapete espiral passo a passo (152)

36 – Costure uma peça na outra de forma que as carreiras se encontrem, sendo a última carreira de pontos altos de uma peça com a primeira carreira de pontos altos da outra peça… Tome sempre o cuidado de costurar reto para não ficarem desencontrada. Capriche fazendo pontos próximos e nunca pontos longos… Assim a peça fica mais firme e mais difícil de notar que fizemos uma costura.

Tapete espiral passo a passo (153) Tapete espiral passo a passo (154) Tapete espiral passo a passo (155) Tapete espiral passo a passo (156)

Veja como fica:

Tapete espiral passo a passo (157)

CONTORNO

37 – Para contornar a peça utilizei o fio Barroco multicolor (cor 9536) Prenda com ponto baixo em uma das partes redondas do tapete, observe que para que o meio do tapete fique do lado correto esta parte central ficará no avesso, mas não se preocupe, como aplicaremos a flor não ficará visível.

Tapete espiral passo a passo (158)

38 – Faça ponto baixo em cima de ponto alto… na lateral subindo na primeira carreira faça 1 ponto baixo no meio do ponto que forma a carreira e 1 ponto baixo no alto da carreira… observe que apontei com a agulha na terceira imagem que não fiz ponto baixo no pé do ponto alto, se fizer vai ficar deformando o espiral.

Tapete espiral passo a passo (159) Tapete espiral passo a passo (160) Tapete espiral passo a passo (161)

39 – Continue com mais 2 pontos baixos até atingir o alto da segunda carreira que é toda em ponto alto. Procure pegar no meio do ponto para fazer o ponto baixo e não abraçando o ponto de base.

Tapete espiral passo a passo (162)

40 – Faça duas correntes, prenda com ponto baixo no alto do ponto baixo de base formando um ponto picô bem suave (se preferir pode fazer o ponto picô com 3 correntes) Após o ponto picô faça ponto baixo novamente no mesmo ponto de base.

Tapete espiral passo a passo (163) Tapete espiral passo a passo (164) Tapete espiral passo a passo (165)

41 – Já em cima na parte reta faça 2 pontos baixos nos pontos de base, veja que o terceiro ponto de base fica na direção de um dos pontos da primeira carreira. Ao invés de fazer ponto alto em cima dele faça ponto picô, pule o ponto de base e siga com ponto baixo… Assim faremos uma pontinha na mesma direção de onde fica a separação da carreira anterior.

Tapete espiral passo a passo (170) Tapete espiral passo a passo (171) Tapete espiral passo a passo (172) Tapete espiral passo a passo (173)

42 – Continue com ponto baixo, suba na lateral da mesma forma que fizemos anteriormente… faça o ponto picô no alto da carreira… Sempre que chegar na direção do ponto de separação faça o ponto picô… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro.

Tapete espiral passo a passo (174) Tapete espiral passo a passo (175) Tapete espiral passo a passo (176) Tapete espiral passo a passo (177) Tapete espiral passo a passo (178) Tapete espiral passo a passo (179) Tapete espiral passo a passo (180)

43 – Se preferir, faça a parte de cima do espiral toda reta e faça o ponto picô apenas nas pontas, veja como ficaria.

Tapete espiral passo a passo (166) Tapete espiral passo a passo (167)

44 – Você pode aplicar a flor desejada apenas costurando-a no tapete. No exemplo abaixo utilizei a FLOR DÁDIVA que temos o passo a passo AQUI no blog

Tapete espiral passo a passo (2)  Tapete espiral passo a passo (243) Tapete espiral passo a passo (244) Tapete espiral passo a passo (245)

…ou aplicar as tradicionais FOLHAS TIPO PALMA e uma flor em cima das folhas como apresentado neste exemplo.

Tapete espiral passo a passo (1)

Na imagem acima utilizei FOLHAS TIPO PALMA e a FLOR CRAVO.

Para as folhas utilizei o fio Barroco multicolor cor 9536

Para as duas partes do tapete você vai precisar de 12 folhas e duas flores. Veja o passo a passo da folha e da flor nos links abaixo, mas vou dar algumas dicas para facilitar na hora de costurar a folha, veja os próximos passos antes de confeccionar as folhas!

45 – Antes de fazer as 13 correntes para iniciar a folha deixe um bom pedaço de fio (em média 30 cm será suficiente) Confeccione a primeira folha normalmente e quando for cortar deixe mais uma sobra no final da folha. Veja nas imagens… (O passo a passo completo da folha está AQUI, utilize as dicas postadas aqui para facilitar na hora de prender a folha no tapete)

Tapete espiral passo a passo (181) Tapete espiral passo a passo (182) Tapete espiral passo a passo (183) Tapete espiral passo a passo (184) Tapete espiral passo a passo (185) Tapete espiral passo a passo (186) Tapete espiral passo a passo (187) Tapete espiral passo a passo (188) Tapete espiral passo a passo (189)Tapete espiral passo a passo (190)

46 – Já na ultima carreira da segunda folha, após virar prenda com ponto baixo na pontinha lateral da primeira folha… Conclua a segunda folha e as duas estarão unidas…

Tapete espiral passo a passo (191) Tapete espiral passo a passo (192) Tapete espiral passo a passo (193) Tapete espiral passo a passo (194) Tapete espiral passo a passo (195) Tapete espiral passo a passo (196) Tapete espiral passo a passo (197) Tapete espiral passo a passo (198) Tapete espiral passo a passo (199) Tapete espiral passo a passo (200)

47 – Já a 6ª folha você precisa prender ao fazer as duas últimas carreiras, ou seja, na outra lateral da primeira folha e depois na lateral da última que foi confeccionada. (Se você achar mais fácil, pode confeccionar todas separadas e costurá-las individualmente no tapete sem problema)

Tapete espiral passo a passo (201) Tapete espiral passo a passo (202) Tapete espiral passo a passo (203) Tapete espiral passo a passo (204) Tapete espiral passo a passo (205)

48 – Se fizer como orientado acima, teremos as 6 folhas já unidas formando um círculo e com sobras de fios na ponta e no pé de cada uma delas.

Tapete espiral passo a passo (206) Tapete espiral passo a passo (207)

49 – Posicione as folhas no tapete, passe as sobras de fios do pé das folhas dentro do miolinho onde iniciamos uma das peças do tapete. As outras sobras das pontas você usa para costurar da ponta em direção ao centro ou fazer ponto baixíssimo com a própria agulha de crochê, veja nas imagens…

Tapete espiral passo a passo (209) Tapete espiral passo a passo (210) Tapete espiral passo a passo (211) Tapete espiral passo a passo (212) Tapete espiral passo a passo (213) Tapete espiral passo a passo (214) Tapete espiral passo a passo (215) Tapete espiral passo a passo (216) Tapete espiral passo a passo (217) Tapete espiral passo a passo (218) Tapete espiral passo a passo (219) Tapete espiral passo a passo (220) Tapete espiral passo a passo (221)

50 – No avesso da peça pegue cada fio, com auxílio de uma agulha de tapeceiro e costure saindo no meio da flor. Veja que passei o fio sempre no alto da primeira volta do trabalho saindo na parte de cima das folhas.

Tapete espiral passo a passo (222) Tapete espiral passo a passo (223) Tapete espiral passo a passo (224)

51 – Agora basta conduzir o fio para encontrar a outra ponta e amarrar bem. Não corte ainda, vamos utilizar a sobra para prender a folha. Você notou que as amarrações ficaram em cima da folha e não no avesso do tapete? É assim mesmo, a flor vai cobrir as amarrações e elas não vão aparecer no avesso. :)

Tapete espiral passo a passo (225) Tapete espiral passo a passo (226) Tapete espiral passo a passo (227) Tapete espiral passo a passo (228) Tapete espiral passo a passo (229) Tapete espiral passo a passo (230)

Para a flor utilizei os fios Barroco multicolor nas cores 9360 e 9284 além de duas pérolas para fazer o acabamento. O passo a passo completo da flor você encontra AQUI. Faça duas flores porém não precisa fazer as alças para a base nem a base com folhas, veja que no avesso não fiz as alças… vamos prender a flor então não será necessário. Uma dica importante é sempre utilizar uma flor mais rasteira já que temos uma camada de folhas… A utilização da FLOR CRAVO é apenas uma sugestão, mas você pode utilizar a que preferir, temos bastante passo a passo de flores AQUI no blog.

Tapete espiral passo a passo (232) Tapete espiral passo a passo (233) Tapete espiral passo a passo (234)

52 – Posicione bem a flor no centro das folhas, passe um dos fios de cada uma das folhas (cada folha terá duas pontas de fio) pegando apenas um fio da flor na parte de baixo de forma que não apareça na frente da flor. Amarre bem, esconda parte o fio com ajuda de uma agulha de tapeceiro saindo com ele para o avesso do tapete (passe o na folha em direção ao miolinho) corte as pontas na parte de dentro do miolinho pelo avesso de forma que não apareça as pontas… Prontinho!

Tapete espiral passo a passo (235) Tapete espiral passo a passo (236) Tapete espiral passo a passo (238) Tapete espiral passo a passo (239) Tapete espiral passo a passo (240) Tapete espiral passo a passo (241)

Aqui o tapete pronto…

Tapete espiral (10) Tapete espiral (12) Tapete espiral (13) Tapete espiral (18) Tapete espiral (20) Tapete espiral (24) Tapete espiral (27) Tapete espiral (29) Tapete espiral (35) Tapete espiral (37) Tapete espiral (40) Tapete espiral (43) Tapete espiral (47)

Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado! Agradeço a todos pelo carinho, por compartilhar as postagens e por enviar mensagens.

Um forte abraço e até o próximo,

Samuel Ramos

16 comentários em “Tapete espiral – Passo a passo parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Amooooo seus trabalhos! Sou apaixonada por croche e gosto muito dos seus passo a passo. Faço todos, obrigada por dividir sua sabedoria com a gente!

  2. Ola samuel tudo bem? Eu sei que nao tem nada a ver com o trabalho acima, mas nao sabia aonde deixar essa pergunta. Eu gostaria de pedir que vc nos ensinasse a fazer uma bolsa de croche, se chama bolsa saco de croche ja procurei em varios lugares mas sempre acabo achando grafico e nao consigo seguir por video aula eu nao sei se vc faz essas peças, mas se fizer traz pra gente aqui no blog vou começar a estudar esse ano e gostaria de fazer uma dessa pra mim me identifico mas com app e fotos e nao aprendi a ver graficos obrigada e um forte abraço!!!

    1. Olá Lorraine, era um erro de digitação, apesar de ter informado no tópico anterior que usaríamos 12 folhas (6 para cada lado) e mostrar nas imagens 6 folhas unidas acabei digitando errado colocando um 8 no lugar do 6. Já corrigi o erro, peço desculpas e agradeço por ajudar na correção.

      Forte abraço.

  3. Poderia me dizer que tamanho fica este modelo. Amo os trabalhos de vocês, cada vez aprendo mais. Me ajuda muito!!!! Obrigado.

  4. Samuel boa tarde! Tudo bem?!
    Gostaria de saber se consigo fazer esse tapete com uma flor rasteira, tipo embutida, sem que eu tenha que aplicar a flor depois. É possível?

    1. Oi Vanessa, sim será possível sim. Veja que no passo número 07 por exemplo o círculo central fica com 67 pontos altos, neste caso utilize uma flor rasteira (sem relevo) e depois da terceira volta da flor quando inicia o branco comece a contar os pontos de modo que o círculo central termine com 80 pontos e então começa os espirais.

      Grande beijo e bom trabalho!

  5. oi,é td maravilhoso o q vc faz parabéns, mas eu sugiro tbm q vc faça trabalhos em crochê usando materiais recicláveis como cd, lacre de latinha,etc…pois tenho muito e não quero jogar fora afinal sei q podemos fazer algo muito bom com eles só não tenho receita,desde já agradeço,Deus abençoe ricamente.

  6. Oi,é td maravilhoso o vc faz,parabéns, mas eu sugiro também q vc faça trabalhos em crochê usando materiais recicláveis como cd,lacres de latinha,etc…pois tenho muito e ñ quero jogar fora afinal sei q podemos fazer algo muito bom com eles só ñ tenho receita,desde já agradeço,Deus abençoe ricamente.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.