Tapete Milagre – Passo a passo parte 2 | Croche.com.br

Tapete Milagre – Passo a passo parte 2

Esta é a segunda parte do TAPETE MILAGRE, você pode acessar as outras partes do passo a passo através dos links abaixo!

(as partes 3 e 4 estão sendo preparadas e estarão disponíveis o mais breve possível)

Tapete Milagre

LISTA DE MATERIAIS

Aqui no blog tem um passo a passo explicando como emendo o fio sem deixar aparecer, da uma olhadinha AQUI! Como gasta mais de um novelo você pode precisar.

tapete-milagre-1 tapete-milagre-4

ATENÇÃO: Esta é uma versão exclusiva para o blog croche.com.br  não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

50 – Após finalizar a volta anterior alongue o fio e retire da agulha, introduza de trás para frente no ponto relevo que está na mesma direção do ponto picô e puxe a laçada para a pare de trás.

tapete-milagre-157 tapete-milagre-158

51 – Faça 5 correntes e e vamos fazer ponto alto no ponto relevo seguinte pegando apenas o fio de trás. observe bem a terceira imagem que detalhei que estou pegando apenas 1 fio.

tapete-milagre-175 tapete-milagre-171 tapete-milagre-172

52 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no ponto relevo seguinte… siga até chegar na direção do último bloquinho de 3 pontos altos que demarca a parte oval (Se contar com as 5 correntes iniciais teremos um total de 22 ponto altos na lateral sendo todos com uma corrente de espaço)

tapete-milagre-176 tapete-milagre-177 tapete-milagre-178 tapete-milagre-179

53 – Faça duas correntes de espaço e faça o ponto alto seguinte. Na parte oval será sempre com duas correntes de espaço. Faça até completar um total de 18 pontos altos a partir do primeiro espaço de duas correntes e então volte a fazer apenas uma corrente de espaço novamente. Ao completar 23 pontos com uma corrente de espaço inicie com duas correntes de espaço novamente na outra parte oval. Finalize a volta com ponto baixíssimo na quarta corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta.

tapete-milagre-180 tapete-milagre-181 tapete-milagre-182 tapete-milagre-183 tapete-milagre-184 tapete-milagre-185 tapete-milagre-186 tapete-milagre-187 tapete-milagre-188 tapete-milagre-189 tapete-milagre-192

54 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto nos espaços e em cima dos pontos de base. Chegando na parte oval onde tem duas correntes de espaço serão 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

tapete-milagre-193 tapete-milagre-194 tapete-milagre-195 tapete-milagre-196 tapete-milagre-197 tapete-milagre-198 tapete-milagre-199 tapete-milagre-200 tapete-milagre-201 tapete-milagre-202 tapete-milagre-203 tapete-milagre-204

55 – Enrole o fio duas vezes na agulha e faça ponto alto duplo em relevo pegando o ponto de base da penúltima volta.

tapete-milagre-205 tapete-milagre-206 tapete-milagre-207

56 – Faça ponto baixo em cima do ponto alto que fica na direção do espaço, enrole o fio novamente e faça ponto alto duplo em relevo no ponto alto da penúltima volta (observe que na direção dos pontos altos em relevo não é feito ponto baixo) Siga intercalando….

tapete-milagre-208 tapete-milagre-209 tapete-milagre-210 tapete-milagre-211 tapete-milagre-212 tapete-milagre-213

57 – Na parte oval tem 2 pontos altos de espaço entre os pontos da penúltima volta, então serão 2 pontos baixos entre os pontos relevo… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro ponto alto duplo em relevo.

tapete-milagre-214 tapete-milagre-215

58 – Faça uma corrente de espaço e siga fazendo ponto baixo em cada ponto de base pegando apenas a alça de trás, não tem aumentos… siga fazendo um ponto baixo para cada ponto de base, finalize a volta com ponto baixíssimo na corrente inicial.

tapete-milagre-216 tapete-milagre-217 tapete-milagre-218 tapete-milagre-219 tapete-milagre-220

59 – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e faça mais 2 pontos baixos. Faça duas correntes, pule 1 ponto de base e faça uma sequência de 3 pontos baixos… siga fazendo alças de duas correntes pulando 1 ponto de base e a sequência de 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente inicial.

tapete-milagre-221 tapete-milagre-222 tapete-milagre-223 tapete-milagre-224 tapete-milagre-225 tapete-milagre-227 tapete-milagre-228

60 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no ponto de base seguinte.

tapete-milagre-230 tapete-milagre-231

61 – Faça duas correntes de espaço e faça ponto alto no mesmo ponto de base onde foi feito o ponto alto anterior. Em seguida faça ponto alto em cima do ponto baixo seguinte formando um leque com 4 pontos altos. Observe que os leques ficam em cima dos pontos baixos e não nas alças.

tapete-milagre-232 tapete-milagre-233 tapete-milagre-234

62 – Sem fazer corrente de espaço siga para os próximos pontos baixos e faça o leque da mesma forma. (ponto alto em cima do primeiro ponto baixo, ponto alto em cima do segundo ponto baixo, duas correntes e ponto alto no segundo ponto baixo novamente e ponto alto no terceiro ponto baixo). Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto do primeiro leque.

tapete-milagre-235 tapete-milagre-236 tapete-milagre-237 tapete-milagre-238 tapete-milagre-239 tapete-milagre-240 tapete-milagre-241

63 – Siga com ponto baixíssimo no próximo ponto de alto e faça ponto baixo dentro do leque. Faça 5 correntes e faça ponto alto dentro do leque. (Não estranhe, esta será a melhor forma para finalizar a volta)

tapete-milagre-242 tapete-milagre-243 tapete-milagre-244 tapete-milagre-245

64 – Faça ponto alto em relevo pegando o ponto alto que fica logo após o espaço de duas correntes do leque

tapete-milagre-246 tapete-milagre-248 tapete-milagre-249

65 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em relevo no segundo ponto do leque seguinte. Faça ponto alto dentro do leque, duas correntes e ponto alto dentro do leque novamente e por fim o ponto alto em relevo no penúltimo ponto do leque.

tapete-milagre-250 tapete-milagre-251 tapete-milagre-252 tapete-milagre-253

66 – Siga por toda a volta, não tem corrente de espaço entre os leques, apenas dentro do leque. Finalize a volta fazendo o ponto alto em relevo que faltou no primeiro leque e ponto baixíssimo na terceira das 5 correntes que fizemos para iniciar.

tapete-milagre-254 tapete-milagre-255 tapete-milagre-256 tapete-milagre-257 tapete-milagre-258 tapete-milagre-259

67 – Faça 2 pontos baixos dentro do leque e siga com ponto baixo em cima dos pontos de base, não tem aumento… sempre 2 pontos baixos dentro do leque e em 1 ponto baixo para cada ponto de base. Faça por toda volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo.

tapete-milagre-261 tapete-milagre-262 tapete-milagre-263 tapete-milagre-266 tapete-milagre-267 tapete-milagre-268 tapete-milagre-269 tapete-milagre-270 tapete-milagre-271 tapete-milagre-272 tapete-milagre-273 tapete-milagre-279

68 – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e faça ponto baixo em cima do ponto baixo seguinte. Faça 5 correntes e faça ponto baixo em cima dos pontos baixos que foram feitos dentro do leque seguinte.

tapete-milagre-274 tapete-milagre-275 tapete-milagre-276 tapete-milagre-277

69 – Siga por toda a volta fazendo alças com 5 correntes e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

tapete-milagre-278  tapete-milagre-280

70 – Faça ponto baixíssimo em cima ponto baixo seguinte e na alça de 5 correntes faça 5 pontos baixos.

tapete-milagre-281 tapete-milagre-282 tapete-milagre-283 tapete-milagre-284

71 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do último ponto baixo (pé das 3 correntes) formando um ponto picô.

tapete-milagre-285 tapete-milagre-286 tapete-milagre-287

72 – Siga para a próxima alça e faça novamente 5 pontos baixos. Faça o ponto picô novamente e passe para a próxima alça… siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

tapete-milagre-288 tapete-milagre-289 tapete-milagre-290 tapete-milagre-291

73 – Siga com ponto baixíssimo por mais um ponto de base e faça 2 pontos baixos em cima do terceiro ponto baixo dos 5 que temos na alça. Faça 6 correntes e na próxima alça faça 2 pontos baixos em cima do terceiro ponto baixo dos 5 que tem na alça… siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 2 que tem na primeira alça iniciando a volta.

tapete-milagre-292 tapete-milagre-293 tapete-milagre-294 tapete-milagre-295 tapete-milagre-296 tapete-milagre-297 tapete-milagre-298 tapete-milagre-299 tapete-milagre-300 tapete-milagre-301

74 – Faça ponto baixíssimo em cima do ponto de base seguinte e na alça de 6 correntes faça 6 pontos baixos.

tapete-milagre-302 tapete-milagre-303

75 – Faça 3 correntes para formar o ponto picô, passe para a próxima alça e faça 6 pontos baixos… siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-milagre-310 tapete-milagre-311 tapete-milagre-312 tapete-milagre-313 tapete-milagre-314 tapete-milagre-315 tapete-milagre-316 tapete-milagre-317 tapete-milagre-318 tapete-milagre-319

76 – Siga com ponto baixíssimo até o terceiro ponto baixo dos 6 que temos na alça, faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e no próximo ponto de base faça ponto baixo, observe que vão sobrar 2 na alça.

tapete-milagre-320 tapete-milagre-321 tapete-milagre-322 tapete-milagre-323

77 – Faça 6 correntes e na próxima alça faça ponto baixo em cima do terceiro e do quarto ponto baixo (sobram 2 pontos de cada lado já que temos 6 pontos baixos na alça)… Siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos para iniciar a volta.

tapete-milagre-324 tapete-milagre-325 tapete-milagre-326 tapete-milagre-327

78 – Faça ponto baixíssimo em cima do ponto de base seguinte e na alça de 6 correntes faça 6 pontos baixos. Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo para formar o ponto picô e siga para a próxima alça onde fará 6 pontos baixos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo.

tapete-milagre-328 tapete-milagre-329 tapete-milagre-330 tapete-milagre-331

79 – Siga com ponto baixíssimo até o terceiro ponto baixo dos 6 que temos na alça, faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e no próximo ponto de base faça ponto baixo, observe que vão sobrar 2 na alça. Faça 6 correntes e na próxima alça faça ponto baixo em cima do terceiro e do quarto ponto baixo (sobram 2 pontos de cada lado já que temos 6 pontos baixos na alça)… Siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos para iniciar a volta.

tapete-milagre-333 tapete-milagre-335 tapete-milagre-336 tapete-milagre-337 tapete-milagre-338 tapete-milagre-339

80 – Desta vez após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e na alça de 6 correntes faça 7 pontos baixos.

tapete-milagre-340

81 – Faça 1 ponto baixo entre os 2 pontos que estão separando as alças. Veja que apontei com a agulha… Na próxima alça faça 7 pontos baixos… siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-milagre-341 tapete-milagre-342 tapete-milagre-343 tapete-milagre-344 tapete-milagre-345

Chegamos ao final da segunda parte do TAPETE MILAGRE, se você está procurando o início visite os links abaixo!

tapete-milagre-1 tapete-milagre-2 tapete-milagre-4

58 comentários em “Tapete Milagre – Passo a passo parte 2

  1. Boa noite para far inicio Meu trabalho gostaria de saber se tem uma base de quantas corrente devo começar em um de 1.80 por 1.40.

    1. Olá Ivanilda, meu tapete tem 1.20 de comprimento, para aumentar para 1.80 faça um cordão de correntes com a diferença que precisa e depois inicie normalmente. Como você precisa aumentar a largura também não é tão simples assim, vai precisar fazer mais voltas no trabalho, ou seja, infelizmente vai ter que criar e adaptar muita coisa e este vai servir apenas como inspiração já que você fará praticamente um novo modelo ao criar mais voltas.

  2. Por gentileza, me tirem algumas dúvidas: no passo 67 diz para fazer 2 pontos baixos dentro do leque e 1 ponto baixo para cada ponto de base, mas nas imagens a agulha aponta pulando 2 pontos de base. E no decorrer das imagens, aí sim mostra 1 ponto baixo para cada ponto de base. Por favor, o que eu perdi, que não consegui entender?

    1. Oi Sueli, siga como descrito no passo 67. Duas imagens que não deveriam estar lá te deixou confusa, mas são pontos altos em todos os pontos de base mesmo.

      (Ps. Quando estou fazendo o tapete as vezes uma fase toda dá errado e preciso refazer o tapete e fotografias também, estas duas imagens acabaram entrando na edição de forma errada e por isso peço desculpas. Grato)

    1. Olá Ewerton, infelizmente não tenho mais a peça em mãos para contar os pontos de cada volta. Agradeço a compreensão.

  3. Nossa lindo tô apaixonada por esse blog.sou iniciante e gostaria de aprender a folha de amoreira aprendi pela enternece mais fica sempre repuxado tem alguma dica de o que fazer?

  4. Eu fiquei apaixo nada pelo tapete milagre rsrs, já estou fazendo o meu, mas qdo comecei as argolinhas nas laterais ficou embabadado. Posso continuar com as 5 correntes so nas laterais?
    Obrigada

  5. Boa noite, na descrição da lista dos materiais, antes de cada etapa está relacionado 4 novelos, quero saber a é 4 para cada etapa ou no total. Desde já, obrigada!

    1. O material é para o trabalho completo… sempre coloco em todas as etapas para quem encontra uma etapa já vê a lista do que vai gastar… mas é sempre para todo o trabalho.

  6. Olá, sou imensamente agradecida por ter a sorte de encontrar este site. Estou no segundo passo com imenso prazer. Que tudo de bom aconteça para você. Grande abraço

    1. Amém Elenice! Que tudo de melhor aconteça para todos nós sempre. Um forte abraço e muito obrigado pelo carinho.

  7. Olá boa noite. No passo 54 dica um total de quantos pontos altos? Nós meus cálculos da 80 e gostaria de saber se está correto. Obrigada

  8. BOA TARDE
    TRABALHO MARAVILHOSO, NO PASSO 59 PERCEBI QUE VC PEDE PRA FAZER 3 PONTOS BAIXOS DUAS CORRENTINHAS PULAR DOIS PONTOS DE BASE, FAZER MAIS TRES PONTOS BAIXOS …. ASSIM POR DIANTE,MAS NA FOTO VC PULA APENAS 1 PONTO DE BASE.
    SE EU ESTIVER ERRADA ME DESCULPE, MAS SE FIZER CONFORME O PASSO 59 VAI DAR APENAS 38 LEQUES E NAO 48 CONFORME VC DIZ.

    1. Olá Sonale, agradeço por me alertar… errei na digitação sim e já fiz a correção. Um forte abraço e obrigado!

  9. Boa Tarde Samuel qria muito fazer o tapete milagre mais n tem condições já desmanche 3 vezes pois quando chega na volta 54 nada da certo vc fala q a volta tem q ter 85 pontos altos mais a conta q vc fala q é 22+18+23+18= 81 depois vc fala q tem a ter 192 pontos altos mais da mais n da msm.. Depois vc tever s tá certo o passo a passo e uma dica por sempre no final a quantidade de pontos q tem q ter.

    1. Oi Naiara, acredito que esteja fazendo confusão com a contagem ao ler os comentários. Tem comentário pedindo quantidade de pontos após uma sequência de leques e tem outros pedindo contagem após a segunda sequência de leques. São fases diferentes.

      Já revi o passo a passo, conferi o tapete e todas as imagens e está tudo correto. Se seguir o passo a passo na ordem certinha não tem erro!

      Não pode ler os comentários e esquecer toda a sequencia que escrevi nas imagens!

  10. Olá! Não precisa responder. Já encontrei a resposta em comentários anteriores. Permita-me uma sugestão: informar, ao final de cada carreira a quantidade de pontos, ou de arcos. Só percebi a falta de pontos muitas carreiras depois. Muito obrigada por socializar seus trabalhos. Abraço.

  11. Bom dia Samuel, tudo bem?

    Amo seu trabalho, você está de parabéns.

    Estou com uma dúvida no passo 54, você poderia me dizer quantos pontos altos tem?

    Obrigada! 😉

  12. Olá, Boa Tarde!

    Estou fazendo o tapete. Na volta 61 deu 43 leques e não 48. Se eu continuar, provavelmente vai dar erro no final…. Vc poderia me ajudar, por favor? Quantos pontos altos deve ter no passo 52?

    Obrigada
    Beijos
    Luciana

      1. Olá, Samuel
        mesmo com os 85 pontos em relevo no passo 52, no passo 61 só dá 42 leques. Já tentei duas vezes mas dá o mesmo resultado. Ajuda por favor.

        1. Oi Sara, teremos um total de 192 pontos baixos no final do passo 58
          Na volta seguinte faremos 3 pontos baixos e pula 1 ponto de base, total 48 bloquinhos com 3 pontos altos e 1 ponto de espaço, total 192 pontos de base – Dá certinho, não falta nem sobra.

          Na volta seguinte os leques são feitos em cima dos bloquinhos, não tem como dar errado.

          Será que você não está pulando uma etapa?

          1. Olá Samuel, com suas informações finalmente deu certo, já sei porque este tapete é chamado Milagre, srsrsrs. Sou iniciante e o crochê é para mim um delicioso rob, por isso acho que aperto demais os pontos, mas estou seguindo em frente. Estou com dúvida no passo 69, quantos arcos são? no meu trabalho tenho 48, mas em ambas laterais está um pouco franzido, é normal? fiz algo errado ou será meus pontos apertados demais.
            Obrigada pela atenção e parabéns pelo trabalho.

          2. Olá Sara, está correto, são 48 arcos e então pode ser que os pontos estejam mais apertados. Faça uma corrente a mais! Não tem problema.

        2. Bom dia, Samuel. Desculpe incomodá-lo novamente, mas minha conta não bate. Até o passo 52 está perfeito com 85 pontos altos. Acontece que meu trabalho fica assim: 1ª LATERAL = 22 pontos altos com 1 corrente de espaço. 1ª PARTE OVAL: 18 pontos altos com 2 correntes de espaço. 2ª LATERAL: 23 pontos altos com 1 corrente de espaço. (22 +18+ 23 = 63 pontos altos). Assim, para 2ª parte oval sobram 22 pontos altos.
          Como uso uma linha guia para separar as laterais das partes ovaia, minha distribuição fica assim: 22 + 20 + 23 + 20 = 85. Mas a carreira seguinte ultrapassa os 192 pontos.
          Se tiver um tempinho para analisar, ficarei imensamente grata se puder encontrar onde estou errando. Abraço fraterno. Jan

          1. Olá Janine, talvez o erro seja a divisão da lateral… não sei se você observou mas não fica dividido com laterais exatas, ele vai ficando quase arredondado e por isso essa marcação pode estar interferindo. Basta seguir dividindo como descrevi, pois foi a forma que fiz.

            Forte abraço e bom trabalho.

    1. :) Obrigado Jenilsa, o que você fez ficou maravilhoso e suas dicas foram importantíssimas para que eu pudesse concluir o meu. Obrigado de coração.