Tapete Milagre – Passo a passo – Parte 1 | Croche.com.br

Tapete Milagre – Passo a passo – Parte 1

Como está o seu grau de ansiedade para fazer este tapete?

Depois de muito trabalho e com a ajuda da artesã Jenilsa Rosa finalmente consegui finalizar minha versão do TAPETE MILAGRE. Não ficou exatamente igual o que está rodando por aí, mas cá entre nós, lembra muito não é mesmo?

A artesã Jenilsa Rosa fez a versão dela e ficou maravilhoso, por isso convido você a fazer parte do grupo Je Crochê, ver a outra versão também.

Veja o resultado final do meu TAPETE MILAGRE.

tapete-milagre-3

Viram que cor maravilhosa? Utilizei a cor 7136 (Marsala), fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. Macio e maravilhoso para trabalhar, nada de dores nos dedos :)

LISTA DE MATERIAIS

Aqui no blog tem um passo a passo explicando como emendo o fio sem deixar aparecer, da uma olhadinha AQUI! Como gasta mais de um novelo você pode precisar.

Ah, seu grau de ansiedade está alto? vai precisar paciência e persistência, mas se precisar de ajuda deixe um comentário!

tapete-milagre-1 tapete-milagre-2 tapete-milagre-5

ATENÇÃO: Esta é uma versão exclusiva para o blog croche.com.br  não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

01 – Faça um cordão com 50 correntes, volte na segunda corrente contando da agulha para trás e faça ponto baixo.

tapete-milagre-1 tapete-milagre-2 tapete-milagre-3

02 – Siga fazendo ponto baixo em cada corrente até o final do cordão e teremos um total de 48 pontos baixos.

tapete-milagre-4 tapete-milagre-5 tapete-milagre-6

03 – Após o último ponto baixo faça duas correntes e faça ponto baixo na mesma corrente que foi feito o último ponto baixo, ou seja, na última corrente do cordão. Veja que vai formar uma alça…

tapete-milagre-7 tapete-milagre-8

04 – Continue fazendo ponto baixo na outra lateral e aproveite para esconder parte do fio. Siga com ponto baixo até o final na mesma direção do primeiro ponto baixo

tapete-milagre-9 tapete-milagre-10

05 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo formando a alça deste lado também.

tapete-milagre-11 tapete-milagre-12 tapete-milagre-13

06 – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e vamos continuar com pontos baixos porém pegando apenas a alça de trás dos pontos baixos que fizemos na volta anterior, como já fizemos uma corrente o próximo ponto será no segundo ponto de base… observe as imagens… Antes

 

tapete-milagre-15 tapete-milagre-16 tapete-milagre-17

07 – Veja que o fio da frente vai marcar o detalhe que fica no centro do tapete… faça pontos baixos até chegar no final da carreira.

tapete-milagre-18 tapete-milagre-19

08 – Na parte oval onde tem a alça com duas correntes faça 6 pontos baixos e então continue na lateral seguinte fazendo pontos baixos pegando apenas a alça de trás…

tapete-milagre-20 tapete-milagre-21 tapete-milagre-22 tapete-milagre-23

09 – Na outra parte oval temos a alça com duas correntes novamente, faça 6 pontos baixos nela e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos ao iniciar a volta.

tapete-milagre-24 tapete-milagre-25 tapete-milagre-26 tapete-milagre-27 tapete-milagre-28

10 – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e siga com pontos baixos pegando apenas a alça de trás até chegar na parte oval.

tapete-milagre-29 tapete-milagre-30 tapete-milagre-31

11 – Na parte oval temos 6 pontos de base, vamos continuar fazendo pontos baixos pegando o fio de trás, mas faremos 2 pontos baixos para cada ponto de base. (A parte oval vai ficar com 12 pontos baixos)

tapete-milagre-33

12 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente de espaço que fizemos para iniciar a volta.

tapete-milagre-34 tapete-milagre-35

13 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, enrole o fio na agulha faça ponto alto no próximo ponto de base. Observe na terceira imagem que não finalizei o ponto, a última laçada ficou na agulha.

tapete-milagre-36 tapete-milagre-37 tapete-milagre-38

14 – Faça ponto alto no ponto de base seguinte deixando a última fase na agulha e então puxe a laçada finalizando os 3 pontos de uma só vez.

tapete-milagre-39 tapete-milagre-40

15 – Faça duas correntes e em seguida faça novamente mais um grupinho com 3 pontos altos finalizados juntos… em seguida duas correntes de espaço. Chegando ao final da lateral teremos um total de 16 conjuntos com 3 pontos altos finalizados juntos.

tapete-milagre-41 tapete-milagre-42 tapete-milagre-43 tapete-milagre-44 tapete-milagre-45 tapete-milagre-46

16 – Na parte oval vai ficar da seguinte forma:

Faça um grupinho normalmente como todos os anteriores…

tapete-milagre-47

17 – O segundo grupinho vai ficar com 2 pontos altos no mesmo ponto de base e o terceiro ponto alto no ponto de base seguinte. Observe as imagens!

tapete-milagre-48 tapete-milagre-49

18 – O terceiro grupinho vai ficar com 1 ponto alto no próximo ponto de base e 2 pontos altos no ponto seguinte. Já o quarto grupinho vai ficar com 1 ponto alto em cada ponto de base normalmente… agora só seguir por toda a volta e na próxima parte oval fazer da mesma forma. Finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro grupo de pontos altos. Teremos um total de 40 grupinhos com 3 pontos altos.

tapete-milagre-50 tapete-milagre-51 tapete-milagre-52 tapete-milagre-53 tapete-milagre-54 tapete-milagre-55

19 – Faça ponto baixo dentro da primeira alça, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço.

tapete-milagre-56 tapete-milagre-57 tapete-milagre-58

20 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima alça e faça 3 pontos altos… Siga até completar 15 bloquinhos de 3 pontos e chegaremos na parte oval.

tapete-milagre-59 tapete-milagre-60

21 – Na parte oval temos 5 espaços com duas correntes e vamos fazer 4 pontos altos no primeiro espaço…

tapete-milagre-64 tapete-milagre-65

22 – Faça 5 pontos altos no segundo espaço…

tapete-milagre-69

23 – Faça 6 pontos altos no terceiro espaço…

tapete-milagre-70

24 – Faça 5 pontos altos no quarto espaço…

tapete-milagre-71

25 – E 4 pontos altos no quinto espaço da parte oval.

tapete-milagre-72

26 – Agora siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos por toda a lateral até completar um total de 15 bloquinhos novamente e vai sobrar exatos 5 espaços para fazer como a sequência da parte oval anterior. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que iniciam a volta.

tapete-milagre-73 tapete-milagre-74 tapete-milagre-75 tapete-milagre-76 tapete-milagre-77 tapete-milagre-79

27 – Enrole o fio na agulha e faça ponto alto em relevo pegando o último ponto de base do primeiro bloquinho. Observe as imagens:

tapete-milagre-80 tapete-milagre-81 tapete-milagre-82

28 – Considerando que a ponta do ponto em relevo ficou em cima do primeiro ponto alto vamos fazer 2 pontos baixos nos 2 pontos de base seguinte. Veja que o próximo bloquinho de base está totalmente livre.

tapete-milagre-83 tapete-milagre-84

29 – Enrole o fio na agulha novamente e faça ponto em relevo pegando o terceiro ponto do bloquinho a frente… Em seguida faça ponto baixo em cima do segundo e do terceiro ponto de base a frente…

tapete-milagre-85 tapete-milagre-86 tapete-milagre-87

30 – Sempre que fizer o ponto alto em relevo não faremos ponto baixo em cima do ponto de base que fica na direção da ponta dele, vamos seguir com 2 pontos baixos e vai terminar exatamente em cima do ponto que foi pego como alça. Faça até chegar na parte oval.

tapete-milagre-88 tapete-milagre-89 tapete-milagre-90

31 – Chegando na parte oval vamos seguir da mesma forma, mas como os bloquinhos tem quantidades diferentes de pontos altos faça o seguinte… esqueça que estão divididos em blocos e pule 2 de base para pegar o ponto em relevo como se o bloquinho tivesse apenas 3 pontos altos. Observe que no primeiro bloquinho sobrou o último ponto de base já que são 4 pontos de base.

tapete-milagre-91 tapete-milagre-92

32 – Para fazer o próximo ponto em relevo vamos pular o último que sobrou do primeiro bloquinho, o primeiro do segundo bloquinho e vamos pegar no segundo ponto de base do bloquinho que tem 5 pontos altos… veja que apontei com a agulha. A lógica seguirá a mesma da lateral onde os bloquinhos eram com 3 pontos altos. Agora só seguir repetindo que na parte oval vai dar certinho e chegará na outra lateral da mesma forma que iniciamos.

tapete-milagre-93 tapete-milagre-94 tapete-milagre-95 tapete-milagre-96 tapete-milagre-97 tapete-milagre-98 tapete-milagre-99 tapete-milagre-100 tapete-milagre-101

33 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro ponto relevo.

tapete-milagre-102

34 – Após finalizar com ponto baixíssimo siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base que é 1 ponto baixo. Faça 3 correntes para dar altura de 1 ponto alto duplo. Faça ponto alto duplo no próximo ponto baixo.

tapete-milagre-103 tapete-milagre-104

35 – Enrole o fio duas vezes na agulha para fazer ponto alto duplo, veja que ele é feito em cima do ponto relevo, o mesmo que finalizamos em cima dele com ponto baixíssimo e então ficará torcido.

tapete-milagre-105 tapete-milagre-106

36 – Sem fazer corrente de espaço vamos fazer 2 pontos altos duplos pulando 1 ponto de base (que é a ponta do ponto relevo da volta anterior) veja que apontei com a agulha.

tapete-milagre-107 tapete-milagre-108

37 – O terceiro ponto alto duplo é feito voltando no ponto que pulamos no passo anterior…

tapete-milagre-109 tapete-milagre-110

Veja como fica:

tapete-milagre-111

38 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto duplo.

tapete-milagre-112 tapete-milagre-113

39 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base (é o ponto alto duplo que fica no meio) Faça 3 correntes e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.

tapete-milagre-114 tapete-milagre-115 tapete-milagre-116

40 – Faça ponto alto entre os pontos altos duplos da volta anterior, não tem corrente formando o espaço, mas veja que ficará entre o grupo de 3 pontos altos duplos.

tapete-milagre-117 tapete-milagre-118

41 – Pule o primeiro ponto de base e faça 2 pontos altos nos pontos seguintes… em seguida faça ponto alto no espaço entre próximo conjunto de pontos torcidos da base. Siga assim até chegar na parte oval. (são 14 espaços até chegar na parte oval)

tapete-milagre-119 tapete-milagre-120 tapete-milagre-121

42 – Para que tenha noção da parte oval veja que o último espaço da lateral fica na mesma direção onde temos a divisão entre 3 e 4 bloquinhos, apontei com a agulha. Desta vez faça 2 pontos altos no espaço entre os pontos torcidos.

tapete-milagre-122 tapete-milagre-123

43 – Nos próximos 7 espaços faça 3 pontos altos entre os pontos torcidos. Segue a mesma lógica, pula o primeiro ponto de base e faça ponto alto em cima dos 2 seguintes…

tapete-milagre-124 tapete-milagre-125 tapete-milagre-126 tapete-milagre-127

44 – chegando no oitavo espaço que fica na direção do espaço entre 3 e 4 bloquinhos como apontado com a agulha vamos fazer novamente apenas 2 pontos altos no espaço.

tapete-milagre-128 tapete-milagre-129 tapete-milagre-130 tapete-milagre-131

45 – Siga na outra lateral e novamente em 14 espaços serão apenas com 1 ponto alto e terá chegado na parte oval novamente. Não se esqueça, o primeiro ponto de base dos pontos torcidos ficam livres já que o ponto alto é feito no espaço entre os pontos torcidos… veja que marquei ele com agulha de costura e ele continua livre. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

tapete-milagre-132 tapete-milagre-133 tapete-milagre-134 tapete-milagre-135 tapete-milagre-136 tapete-milagre-137 tapete-milagre-138 tapete-milagre-139 tapete-milagre-140

46 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e no próximo ponto de base faça ponto alto em relevo, observe que o relevo é pegando na frente como mostra a segunda imagem.

tapete-milagre-141 tapete-milagre-142 tapete-milagre-143

47 – Em seguida faça ponto alto em cima de ponto alto… Agora siga intercalando, nesta volta não tem aumento, é feito 1 ponto alto em cima do ponto de base e 1 ponto alto em relevo. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-milagre-144 tapete-milagre-145  tapete-milagre-146 tapete-milagre-147

48 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes formando 1 ponto picô (picot). Pule o ponto relevo e prenda com ponto baixo em cima do ponto seguinte.

tapete-milagre-148 tapete-milagre-149 tapete-milagre-150 tapete-milagre-151

49 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo de base formando o ponto picô, pule o ponto relevo e prenda com ponto baixo no ponto seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no pé do primeiro ponto picô.

tapete-milagre-152 tapete-milagre-153 tapete-milagre-154 tapete-milagre-155 tapete-milagre-156

Bem gente, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. A continuação você pode acessar através dos links abaixo!

90 comentários em “Tapete Milagre – Passo a passo – Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. olá Samuel Bom dia
    gastaria de fazer esse tapete com 3 metros de diâmetro com quantas correntes devo começar? obrigado.

  2. Boa tarde! O meu passo a passo do número 15 à 18 não da o número de bloquinho que vc descreve. Fica sempre sobrando pontos altos. Me ajude por favor. As minhas carreiras de ponto baixos deu 48 de cada lado e 12 na volta. Teŕia que dar 40 bloquinhos né.mas sobra ponto Alto! Socorro!!!!

    1. Oi Márcia, neste caso precisa ver se não tem algo errado nas voltas anteriores… a contagem está correta!

      1. Olá, o meu tbm não está dando certo , dá mais de 40 bloquinhos, fiz TD igual o passo a passo, mas não bate

        1. Oi, Samara!
          Acredito que o erro pode estar na parte oval… tem que seguir a risca pq tem alguns bloquinhos são feitos utilizando o mesmo ponto para um bloquinho e para o outro também.

  3. Gostaria de fazer este tapete mais o tamanho seria de 1.80m por 1.40 de largura com quantas corrente eu começaria fazer pode mim informar obrigado .

  4. Oi ,já fiz um e amei ,Agora estou fazendo outro com fio duplo 8 ,Mas sabe ali na volta q vc coloca 4 pontos altos daí 5 pontos altos,6 pontos altos ,5 pontos altos e 4 pontos altos? Está ficando muito encolhido, ai pensei em fazer os 5 Espaços com 6 pontos altos cada ,Mas e o medo de chegar lá no abacaxi e não der certo a quantidade de pontos !!!! Ser a q me arisco?
    Vc q tem mais experiência q eu rsrs !!
    Obrigada

    1. Oi Sonia, chegando lá pode ser que precise adaptar sim, mas neste caso é só contar a quantidade de pontos e dividir! :)

  5. Bom dia,gostaria de saber, se for fazer esse tapete em fio de malha / trapilho, quantos quilos vou precisar e qual agulha devo usar. Porque pensei em fazer grande para a sala…

    1. Oi Andressa, não consigo determinar a quantidade em kilos, mas dá para ter uma ideia de metragem:
      Gastei em média 1.800m de fio, ou seja, basta ver a metragem dos fios de malha e adquirir mais ou menos esta quantidade.
      Grande beijo.

    1. Olá Ewerton, infelizmente não tenho mais a peça em mãos para contar os pontos de cada volta. Agradeço a compreensão.

  6. Qto eu devo cobra no tapete milagre? Amei ele. E tenho uma encomenda. Quero saber o preço q devo cobra.

  7. Cada tapete um mais lindo que o outro, quero fazer todos, estou a horas vendo o site e não tenho nem vontade de dormir.
    Parabéns.

  8. Boa noite
    Gostaria de tirar uma dúvida do passa 01 do tapete milagre
    na 8 linha de explicação: na parte oval aonde tem a alça de 2 correntinhas pede-se para fazer 6 pontos baixos e seguir até o outro lado pegando a alça por traz.Até ai perfeito. Na 9 linha : na outra parte oval pede-se para fazer 6 pontos altos na alça de duas correntes seria isso mesmo ? um lado com pontos baixos e o outro com pontos altos?
    e uma ajuda se possível pretendo fazer com 1.60 x 1.00 m poderia me dar uma dica de quantas correntinhas iniciais devo fazer? trabalharei com fio nº 6 .
    Obrigada pela atenção e ajuda
    Fico no aguardo,
    Abraços Silvia

    1. Olá Silvia, erro de digitação mesmo. Conforme apresentado nas imagens são pontos baixos e não pontos altos.

      Quanto ao aumento neste caso basta fazer mais 40cm de correntes e depois as que pede no passo a passo. Como é um trabalho bem minucioso você vai ter que começar adaptar desde o início. Ver este meu apenas para seguir como modelo porquê o passo a passo em nada vai ficar exatamente igual.

      Um forte abraço Silvia. Bom trabalho em seu desafio.

      1. Olá Samuel boa tarde, obrigada por ter me ajudado amanhã irei buscar o material e começar
        espero contar com sua ajuda nas próximas dúvidas, kkkk
        Abraços e obrigada mais uma vaz.

        Silvia Aparecida

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.