Tapete Milagre – Passo a passo – Parte 1

Como está o seu grau de ansiedade para fazer este tapete?

Depois de muito trabalho e com a ajuda da artesã Jenilsa Rosa finalmente consegui finalizar minha versão do TAPETE MILAGRE. Não ficou exatamente igual o que está rodando por aí, mas cá entre nós, lembra muito não é mesmo?

A artesã Jenilsa Rosa fez a versão dela e ficou maravilhoso, por isso convido você a fazer parte do grupo Je Crochê, ver a outra versão também.

Veja o resultado final do meu TAPETE MILAGRE.

tapete-milagre-3

Viram que cor maravilhosa? Utilizei a cor 7136 (Marsala), fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. Macio e maravilhoso para trabalhar, nada de dores nos dedos :)

LISTA DE MATERIAIS

Aqui no blog tem um passo a passo explicando como emendo o fio sem deixar aparecer, da uma olhadinha AQUI! Como gasta mais de um novelo você pode precisar.

Ah, seu grau de ansiedade está alto? vai precisar paciência e persistência, mas se precisar de ajuda deixe um comentário!

tapete-milagre-1 tapete-milagre-2 tapete-milagre-5

ATENÇÃO: Esta é uma versão exclusiva para o blog croche.com.br  não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

01 – Faça um cordão com 50 correntes, volte na segunda corrente contando da agulha para trás e faça ponto baixo.

tapete-milagre-1 tapete-milagre-2 tapete-milagre-3

02 – Siga fazendo ponto baixo em cada corrente até o final do cordão e teremos um total de 48 pontos baixos.

tapete-milagre-4 tapete-milagre-5 tapete-milagre-6

03 – Após o último ponto baixo faça duas correntes e faça ponto baixo na mesma corrente que foi feito o último ponto baixo, ou seja, na última corrente do cordão. Veja que vai formar uma alça…

tapete-milagre-7 tapete-milagre-8

04 – Continue fazendo ponto baixo na outra lateral e aproveite para esconder parte do fio. Siga com ponto baixo até o final na mesma direção do primeiro ponto baixo

tapete-milagre-9 tapete-milagre-10

05 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo formando a alça deste lado também.

tapete-milagre-11 tapete-milagre-12 tapete-milagre-13

06 – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e vamos continuar com pontos baixos porém pegando apenas a alça de trás dos pontos baixos que fizemos na volta anterior, como já fizemos uma corrente o próximo ponto será no segundo ponto de base… observe as imagens… Antes

tapete-milagre-15 tapete-milagre-16 tapete-milagre-17

07 – Veja que o fio da frente vai marcar o detalhe que fica no centro do tapete… faça pontos baixos até chegar no final da carreira.

tapete-milagre-18 tapete-milagre-19

08 – Na parte oval onde tem a alça com duas correntes faça 6 pontos baixos e então continue na lateral seguinte fazendo pontos baixos pegando apenas a alça de trás…

tapete-milagre-20 tapete-milagre-21 tapete-milagre-22 tapete-milagre-23

09 – Na outra parte oval temos a alça com duas correntes novamente, faça 6 pontos baixos nela e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos ao iniciar a volta.

tapete-milagre-24 tapete-milagre-25 tapete-milagre-26 tapete-milagre-27 tapete-milagre-28

10 – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e siga com pontos baixos pegando apenas a alça de trás até chegar na parte oval.

tapete-milagre-29 tapete-milagre-30 tapete-milagre-31

11 – Na parte oval temos 6 pontos de base, vamos continuar fazendo pontos baixos pegando o fio de trás, mas faremos 2 pontos baixos para cada ponto de base. (A parte oval vai ficar com 12 pontos baixos)

tapete-milagre-33

12 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente de espaço que fizemos para iniciar a volta.

tapete-milagre-34 tapete-milagre-35

13 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, enrole o fio na agulha faça ponto alto no próximo ponto de base. Observe na terceira imagem que não finalizei o ponto, a última laçada ficou na agulha.

tapete-milagre-36 tapete-milagre-37 tapete-milagre-38

14 – Faça ponto alto no ponto de base seguinte deixando a última fase na agulha e então puxe a laçada finalizando os 3 pontos de uma só vez.

tapete-milagre-39 tapete-milagre-40

15 – Faça duas correntes e em seguida faça novamente mais um grupinho com 3 pontos altos finalizados juntos… em seguida duas correntes de espaço. Chegando ao final da lateral teremos um total de 16 conjuntos com 3 pontos altos finalizados juntos.

tapete-milagre-41 tapete-milagre-42 tapete-milagre-43 tapete-milagre-44 tapete-milagre-45 tapete-milagre-46

16 – Na parte oval vai ficar da seguinte forma:

Faça um grupinho normalmente como todos os anteriores…

tapete-milagre-47

17 – O segundo grupinho vai ficar com 2 pontos altos no mesmo ponto de base e o terceiro ponto alto no ponto de base seguinte. Observe as imagens!

tapete-milagre-48 tapete-milagre-49

18 – O terceiro grupinho vai ficar com 1 ponto alto no próximo ponto de base e 2 pontos altos no ponto seguinte. Já o quarto grupinho vai ficar com 1 ponto alto em cada ponto de base normalmente… agora só seguir por toda a volta e na próxima parte oval fazer da mesma forma. Finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro grupo de pontos altos. Teremos um total de 40 grupinhos com 3 pontos altos.

tapete-milagre-50 tapete-milagre-51 tapete-milagre-52 tapete-milagre-53 tapete-milagre-54 tapete-milagre-55

19 – Faça ponto baixo dentro da primeira alça, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço.

tapete-milagre-56 tapete-milagre-57 tapete-milagre-58

20 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima alça e faça 3 pontos altos… Siga até completar 15 bloquinhos de 3 pontos e chegaremos na parte oval.

tapete-milagre-59 tapete-milagre-60

21 – Na parte oval temos 5 espaços com duas correntes e vamos fazer 4 pontos altos no primeiro espaço…

tapete-milagre-64 tapete-milagre-65

22 – Faça 5 pontos altos no segundo espaço…

tapete-milagre-69

23 – Faça 6 pontos altos no terceiro espaço…

tapete-milagre-70

24 – Faça 5 pontos altos no quarto espaço…

tapete-milagre-71

25 – E 4 pontos altos no quinto espaço da parte oval.

tapete-milagre-72

26 – Agora siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos por toda a lateral até completar um total de 15 bloquinhos novamente e vai sobrar exatos 5 espaços para fazer como a sequência da parte oval anterior. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que iniciam a volta.

tapete-milagre-73 tapete-milagre-74 tapete-milagre-75 tapete-milagre-76 tapete-milagre-77 tapete-milagre-79

27 – Enrole o fio na agulha e faça ponto alto em relevo pegando o último ponto de base do primeiro bloquinho. Observe as imagens:

tapete-milagre-80 tapete-milagre-81 tapete-milagre-82

28 – Considerando que a ponta do ponto em relevo ficou em cima do primeiro ponto alto vamos fazer 2 pontos baixos nos 2 pontos de base seguinte. Veja que o próximo bloquinho de base está totalmente livre.

tapete-milagre-83 tapete-milagre-84

29 – Enrole o fio na agulha novamente e faça ponto em relevo pegando o terceiro ponto do bloquinho a frente… Em seguida faça ponto baixo em cima do segundo e do terceiro ponto de base a frente…

tapete-milagre-85 tapete-milagre-86 tapete-milagre-87

30 – Sempre que fizer o ponto alto em relevo não faremos ponto baixo em cima do ponto de base que fica na direção da ponta dele, vamos seguir com 2 pontos baixos e vai terminar exatamente em cima do ponto que foi pego como alça. Faça até chegar na parte oval.

tapete-milagre-88 tapete-milagre-89 tapete-milagre-90

31 – Chegando na parte oval vamos seguir da mesma forma, mas como os bloquinhos tem quantidades diferentes de pontos altos faça o seguinte… esqueça que estão divididos em blocos e pule 2 de base para pegar o ponto em relevo como se o bloquinho tivesse apenas 3 pontos altos. Observe que no primeiro bloquinho sobrou o último ponto de base já que são 4 pontos de base.

tapete-milagre-91 tapete-milagre-92

32 – Para fazer o próximo ponto em relevo vamos pular o último que sobrou do primeiro bloquinho, o primeiro do segundo bloquinho e vamos pegar no segundo ponto de base do bloquinho que tem 5 pontos altos… veja que apontei com a agulha. A lógica seguirá a mesma da lateral onde os bloquinhos eram com 3 pontos altos. Agora só seguir repetindo que na parte oval vai dar certinho e chegará na outra lateral da mesma forma que iniciamos.

tapete-milagre-93 tapete-milagre-94 tapete-milagre-95 tapete-milagre-96 tapete-milagre-97 tapete-milagre-98 tapete-milagre-99 tapete-milagre-100 tapete-milagre-101

33 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro ponto relevo.

tapete-milagre-102

34 – Após finalizar com ponto baixíssimo siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base que é 1 ponto baixo. Faça 3 correntes para dar altura de 1 ponto alto duplo. Faça ponto alto duplo no próximo ponto baixo.

tapete-milagre-103 tapete-milagre-104

35 – Enrole o fio duas vezes na agulha para fazer ponto alto duplo, veja que ele é feito em cima do ponto relevo, o mesmo que finalizamos em cima dele com ponto baixíssimo e então ficará torcido.

tapete-milagre-105 tapete-milagre-106

36 – Sem fazer corrente de espaço vamos fazer 2 pontos altos duplos pulando 1 ponto de base (que é a ponta do ponto relevo da volta anterior) veja que apontei com a agulha.

tapete-milagre-107 tapete-milagre-108

37 – O terceiro ponto alto duplo é feito voltando no ponto que pulamos no passo anterior…

tapete-milagre-109 tapete-milagre-110

Veja como fica:

tapete-milagre-111

38 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto duplo.

tapete-milagre-112 tapete-milagre-113

39 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base (é o ponto alto duplo que fica no meio) Faça 3 correntes e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.

tapete-milagre-114 tapete-milagre-115 tapete-milagre-116

40 – Faça ponto alto entre os pontos altos duplos da volta anterior, não tem corrente formando o espaço, mas veja que ficará entre o grupo de 3 pontos altos duplos.

tapete-milagre-117 tapete-milagre-118

41 – Pule o primeiro ponto de base e faça 2 pontos altos nos pontos seguintes… em seguida faça ponto alto no espaço entre próximo conjunto de pontos torcidos da base. Siga assim até chegar na parte oval. (são 14 espaços até chegar na parte oval)

tapete-milagre-119 tapete-milagre-120 tapete-milagre-121

42 – Para que tenha noção da parte oval veja que o último espaço da lateral fica na mesma direção onde temos a divisão entre 3 e 4 bloquinhos, apontei com a agulha. Desta vez faça 2 pontos altos no espaço entre os pontos torcidos.

tapete-milagre-122 tapete-milagre-123

43 – Nos próximos 7 espaços faça 3 pontos altos entre os pontos torcidos. Segue a mesma lógica, pula o primeiro ponto de base e faça ponto alto em cima dos 2 seguintes…

tapete-milagre-124 tapete-milagre-125 tapete-milagre-126 tapete-milagre-127

44 – chegando no oitavo espaço que fica na direção do espaço entre 3 e 4 bloquinhos como apontado com a agulha vamos fazer novamente apenas 2 pontos altos no espaço.

tapete-milagre-128 tapete-milagre-129 tapete-milagre-130 tapete-milagre-131

45 – Siga na outra lateral e novamente em 14 espaços serão apenas com 1 ponto alto e terá chegado na parte oval novamente. Não se esqueça, o primeiro ponto de base dos pontos torcidos ficam livres já que o ponto alto é feito no espaço entre os pontos torcidos… veja que marquei ele com agulha de costura e ele continua livre. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

tapete-milagre-132 tapete-milagre-133 tapete-milagre-134 tapete-milagre-135 tapete-milagre-136 tapete-milagre-137 tapete-milagre-138 tapete-milagre-139 tapete-milagre-140

46 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e no próximo ponto de base faça ponto alto em relevo, observe que o relevo é pegando na frente como mostra a segunda imagem.

tapete-milagre-141 tapete-milagre-142 tapete-milagre-143

47 – Em seguida faça ponto alto em cima de ponto alto… Agora siga intercalando, nesta volta não tem aumento, é feito 1 ponto alto em cima do ponto de base e 1 ponto alto em relevo. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-milagre-144 tapete-milagre-145  tapete-milagre-146 tapete-milagre-147

48 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes formando 1 ponto picô (picot). Pule o ponto relevo e prenda com ponto baixo em cima do ponto seguinte.

tapete-milagre-148 tapete-milagre-149 tapete-milagre-150 tapete-milagre-151

49 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo de base formando o ponto picô, pule o ponto relevo e prenda com ponto baixo no ponto seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no pé do primeiro ponto picô.

tapete-milagre-152 tapete-milagre-153 tapete-milagre-154 tapete-milagre-155 tapete-milagre-156

Bem gente, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. A continuação você pode acessar através dos links abaixo!

78 comentários em “Tapete Milagre – Passo a passo – Parte 1

  1. Oi ,já fiz um e amei ,Agora estou fazendo outro com fio duplo 8 ,Mas sabe ali na volta q vc coloca 4 pontos altos daí 5 pontos altos,6 pontos altos ,5 pontos altos e 4 pontos altos? Está ficando muito encolhido, ai pensei em fazer os 5 Espaços com 6 pontos altos cada ,Mas e o medo de chegar lá no abacaxi e não der certo a quantidade de pontos !!!! Ser a q me arisco?
    Vc q tem mais experiência q eu rsrs !!
    Obrigada

    1. Oi Sonia, chegando lá pode ser que precise adaptar sim, mas neste caso é só contar a quantidade de pontos e dividir! :)

  2. Bom dia,gostaria de saber, se for fazer esse tapete em fio de malha / trapilho, quantos quilos vou precisar e qual agulha devo usar. Porque pensei em fazer grande para a sala…

    1. Oi Andressa, não consigo determinar a quantidade em kilos, mas dá para ter uma ideia de metragem:
      Gastei em média 1.800m de fio, ou seja, basta ver a metragem dos fios de malha e adquirir mais ou menos esta quantidade.
      Grande beijo.

    1. Olá Ewerton, infelizmente não tenho mais a peça em mãos para contar os pontos de cada volta. Agradeço a compreensão.

  3. Qto eu devo cobra no tapete milagre? Amei ele. E tenho uma encomenda. Quero saber o preço q devo cobra.

  4. Cada tapete um mais lindo que o outro, quero fazer todos, estou a horas vendo o site e não tenho nem vontade de dormir.
    Parabéns.

  5. Boa noite
    Gostaria de tirar uma dúvida do passa 01 do tapete milagre
    na 8 linha de explicação: na parte oval aonde tem a alça de 2 correntinhas pede-se para fazer 6 pontos baixos e seguir até o outro lado pegando a alça por traz.Até ai perfeito. Na 9 linha : na outra parte oval pede-se para fazer 6 pontos altos na alça de duas correntes seria isso mesmo ? um lado com pontos baixos e o outro com pontos altos?
    e uma ajuda se possível pretendo fazer com 1.60 x 1.00 m poderia me dar uma dica de quantas correntinhas iniciais devo fazer? trabalharei com fio nº 6 .
    Obrigada pela atenção e ajuda
    Fico no aguardo,
    Abraços Silvia

    1. Olá Silvia, erro de digitação mesmo. Conforme apresentado nas imagens são pontos baixos e não pontos altos.

      Quanto ao aumento neste caso basta fazer mais 40cm de correntes e depois as que pede no passo a passo. Como é um trabalho bem minucioso você vai ter que começar adaptar desde o início. Ver este meu apenas para seguir como modelo porquê o passo a passo em nada vai ficar exatamente igual.

      Um forte abraço Silvia. Bom trabalho em seu desafio.

      1. Olá Samuel boa tarde, obrigada por ter me ajudado amanhã irei buscar o material e começar
        espero contar com sua ajuda nas próximas dúvidas, kkkk
        Abraços e obrigada mais uma vaz.

        Silvia Aparecida

  6. Ola samuel enquanto espero a revisao do passo a passo do tapete milagre vou fazer o tapete modelo russo posto no face para vc ver grande abraço!

      1. Ola samuel obrigada pelo retorno tentei fazee novamente mas nao esta dando certo nao sei aonde esta o meu erro acabei desistindo bom queria te dar os parabens e dizer como o tapete vermelho malagueta e maravilhoso concerteza vou fazer eu amei ja fiz varios trabalhos daqui do blog e pela primeira vez acabei desistindo de 1 mas quem sabe mas pra frente mas vou fazer o tapete redondo.

        1. Oi Natalia, fico feliz que tenha gostado do outro modelo :)
          Espero que assim como tantos outros você conclua-o feliz.

          Um forte abraço e tudo de bom sempre.

  7. Obrigada samuel por ter tirado minhas duvidas mais infelizmente desisti de fazer o tapete fiquei confusa com o que esta no passo a passo e o que vc diz nos comentarios mesmo pulando os dois pontos baixos o meu da um total de 40 bloquinhos ocupando os 2 pontos baixos que sobra na parte oval pra fazer os grupinhos da lateral da um total de 41 grupinhos de 3 pontos altos terminados juntos espero que nao se encomode mas a contagem de pontos e quantidades de grupinhos ficou errada tenta fazer ele seguindo o passo a passo sei que a contagem nunca vai dar certo e olhe nos comentarios em um vc responde que sao 42 grupinhos de 3 pontos altos finalizados juntos no passo a passo sao 40 o total de pontos baixos ate a terceira carreira vc disse 116 mas no passo a passo e nos comentarios que vc respondeu vc fala 120 me perdi e acabei desistindo mas te admiro como professor adoro o blog mas esse passo a passo ficou a desejar admiro sua dedicaçao e por passar todos esses trabalhos lindos mas esse eu nao consegui da uma olhadinha nos comentarios e vc vai entender o que digo e mais uma vez obrigada professor samuel .R Ramos um grande bj

    1. Vou revisar e fazer esta parte novamente só para tirar a dúvida. Darei um retorno pra você Natalia.

      Grande beijo.

  8. Ola samuel olha eu aqui de novo bom fiz essa mesma pergunta a dois dias atraz a minha terceira carreira deu 120 pontos 48 em casa lateral e 12 em cada parte oval eu desmanchei tantas vezes que estou quase desistindo nesse caso eu posso estar pulando esses dois pontos baixos de cada parte oval pra contagem da certa ou daria alguma mudança no tapete ele ficar repuxando ou embabadando meu ponto e bem apertado parabens pelo blog que eu amo e um grande beijo! Grata

    1. Pode pular e seguir normalmente, não vai fazer diferença notável já que os pontos baixos são bem juntos… mas fique sempre atenta aos pontos nas voltas seguintes para não errar porquê ele começa de fato ficar complicado nas voltas seguintes.

      Bom trabalho.

  9. Ola samuel eu estou tendo dificuldades na parte oval do tapete o conjunto de 3 pontos altos finalizados juntos que da no total de 4 na parte oval o meu sempre sobra 2 pontos baixos somando o conjunto ocupa somente 10 pontos baixos e na parte oval sao 12 pontos baixo de aumento certo? O que estou fazendo de errado na lateral deu certo mas na parte oval a contagem esta dando errado pode me ajudar? Um forte abraço e grata desde de ja

      1. Obrigada por responder e o 16 17 e 18 sao 12 pontos baixos de aumento e fazendo os 4 bloquinho de 3 pontos altos finalizados juntos o meu esta sobrando dois somando os pontos que vc diz pra fazer esta dando somente 10 espaços nao estou conseguindo entender desde de ja grata

        1. Oi Natália, provavelmente seu tapete está com pontos a mais… Observe bem como descrevi no passo 17 alguns dos bloquinhos da parte oval fica com 2 pontos altos no mesmo ponto de base. Li sua outra pergunta… Pode pular e seguir normalmente, não vai fazer diferença notável já que os pontos baixos são bem juntos… mas fique sempre atenta aos pontos nas voltas seguintes para não errar porquê ele começa de fato ficar complicado nas voltas seguintes.

          Bom trabalho.

  10. Bonjour et merci pour votre article, j’adore!
    Mais auriez- vous crée un schéma? Je trouve ça plus simple à suivre ,et plus facile à emmener partout!
    En tous cas encore merci, et continuez
    Amitiés
    Isabel

    1. Olá Isabel, ne pas le diagramme. Est-ce que ce travail inspiré par un autre modèle qui a vu la photo et décrit la façon dont je l’ai fait juste pour aider de ne pas avoir le diagramme. Je vous remercie de l’amitié!

  11. Olá Samuel gostaria de fazer este tapete um pouco maior, no começo tem q ser múltiplo de algum número ou não. Obrigada

    1. Oi Laise, não existe um número correto porque logo após a terceira volta você vai ter que começar adaptar… então sendo múltiplo de 3 vai dar certo apenas no início, logo depois vai ter que começar adaptar e este meu vai servir apenas como inspiração :)

  12. Boa noite Samuel! Por gentileza, esta é a primeira vez que fasso uma peça de crochê. Se entendi, se eu quiser dobrar a receita… Onde iniciamos com 50 correntes, início com 100, 48 seriam 96 e onde tínhamos 16 grupinhos de 3, seriam 32. É esta a lógica? E na parte oval dobraria também? Muito grata!

    1. Oi Luciane… a lógica está correta, mas na parte oval não muda nada independente do comprimento do tapete.

  13. Bom dia!!! Marcelo, iniciei a segunda parte do trabalho mas acho que diz alguma coisa errada na primera parte… rsrsrs
    Por favor, pode me informa quantos pontos picôs temos no final da primeira parte? Ótimo final de semana!!!

  14. Oi Samuel boa noite olha estou tendo dificuldades para executar a parte do conjunto de 3 pontos altos juntos vc explicou aqui nos comentários que na parte oval fica o total de dez mas no passo a passo vc fala 12 o meu esta dando 41 bloquinhos o que eu faço é obrigada parabéns pelo sucesso

    1. Olá Natalia, no passo 11 sim, a contagem de pontos mostram que teremos 12 pontos baixos na parte oval. Porém na próxima volta vamos utilizar um ponto de cada lado para completar os bloquinhos da lateral e por isso vão sobrar apenas 10. Nestes 10 pontos faremos 4 bloquinhos divididos nos pontos de acordo com o explicado no passo a passo.

      Conte todos os pontos baixos que você tem na terceira volta, se o total são 116 está correto, neste caso esqueça a contagem da parte oval e siga atentamente o passo a passo a partir do número 14 do passo a passo e você vai ver como vai dar certinho os 42 bloquinhos :)

      Se não conseguir me avise.

      Grande beijo.

  15. Bom dia,boa semana, Marcelo! Gostaria de parabenizá-los pelo maravilhoso trabalho. Através deste blog,fiz várias peças.Por gentileza,pode esclarecer uma dúvida? Se são 120 pontos baixos na terceira carreira e na quarta são 40 blocos com 3 pontos altos fechados juntos,totalizando 120 pontos,porque devemos ,na parte oval,colocar dois pontos no mesmo ponto de base? Desculpe-me,não consegui entender. Obrigada.

    1. Olá Ana Paula, admiro muito o o professor Marcelo Nunes porém este não é o blog dele :( mas não se preocupe, vamos esclarecer sua dúvida e fico feliz que tenha gostado do blog e também por já ter feito vários trabalhos daqui.

      Bem, na terceira carreira teremos um total de 116 pontos baixos. São 48 em cada lateral que vão formar 16 bloquinhos em cada lado e 10 pontos baixos em cada parte oval que vão formar mais 4 bloquinhos em cada parte oval.

      Como na parte oval temos 10 pontos e precisamos fazer 4 bloquinhos para não repuxar, os bloquinhos foram divididos fazendo 2 pontos juntos por duas vezes para formar o terceiro bloquinho, caso contrario daria para fazer 3 e sobraria 1 ponto.

      Temos então um total de 40 bloquinhos, são 16 em cada lateral + 4 em cada parte oval.
      16+16+4+4=40

      Abraço e bom trabalho,

      Samuel Ramos.

      1. Desculpe, Samuel. Não te confundi com o Marcelo Nunes,somente digitei errado seu nome. Desculpe mesmo.Muito obrigada pelos esclarecimentos. Eu estava fazendo doze pontos baixos na lateral. Daí o meu erro. Abraços e novamente agradeço.

      2. Samuel,

        Os 48 pontos de cada lateral vão dar 16 bloquinhos de 3 cada. Os 12 pontos da volta vão dar 6 bloquinhos de 3. São 44 bloquinhos de 3 ao todo e não 40 como está no pap.

        1. Oi Luciene, os bloquinhos não são feitos sempre dividindo a quantidade certa para cada bloquinho… na parte oval por exemplo utiliza também pegando o último ponto da lateral… dá uma olhada nas imagens:

  16. Nao sei oq faço q sempre erro em algum momento a contagem de pontos e o erro vai encolhendo o tapete.. 😢😢

  17. Boa tarde, no meu início fica 41 conjuntos de 3 pontos altos, poderia me dizer no total quantos pontos baixos vai?

    1. Olá Caroline, no comprimento são 48 e na parte oval são 6
      Antes de iniciar os grupinhos teremos então 48 em cada lateral e 12 em cada parte oval
      Total = 120 pontos

    1. :)
      Como tive que desmanchar algumas vezes gastei uns 5 dias de trabalho com média diária de 3hs, mas fazer o tapete fotografando passo a passo realmente é mais demorado.

  18. Oi , eu vou tentar vou comecar hoje !!! ai ai ai , voce me ajuda se eu tiver algum problema ? respirando fundo agora , quero dar pra minha mae !!!! kkkkkk de natal !!!!

    1. Oi Elaine, acredito que vai alongar muito os pontos… Fiz com fio 8 e agulha 3.5 acho que agulha 4 vai formar ondulações.